![]() |
Regulamento do Torneio Início 1917 |
Com regulamento decidido em 27 de abril de 1917. Moscoso Football Club, Barroso Football Club, Victória Football Club, América Football Club e Rio Branco Football Club foram para a disputa.
Participantes
![]() |
Victória Football Club de Vitória |
![]() |
Barroso Football Club de Vitória |
![]() |
América Football Club de Vitória |
![]() |
Moscoso Football Club de Vitória |
MOSCOSO VS BARROSO
O primeiro Match foi entre Moscoso e Barroso.Moscoso foi a campo com Vauzo, Viana, Zizi, Cruz, Carvalinho, Macedo, Eloysio, Albino, Machado, Zambelli e Castellani.
Barroso foi escalado com Alvaro, Izidio, Laurinho, Baptista, Candinho, Moacyr, Luiz, Manoel, Badú, Jau e Nogo. Melchiades Caldeira foi o árbitro auxiliado por Mr Fate e dr A. Zamith..
O Moscoso deu o pontapé inicial, quem chegou primeiro foi o Barroso que tomava as ações na partida e foi coroado com um córner aos 05 minutos, o que era uma vantagem pois ao final dos dois tempos de 30 em caso de igualdade no placar venceria quem obtivesse mais escanteios. Sabendo disso o Barroso precisava ou alcançar um córner para empatar ou marcar um gol para ter a vantagem, mas o Barroso é quem aumentou a vantagem com outro córner aos 12 minutos, indo assim com 2 escanteios a zero para a segunda etapa.
Com a vantagem até confortável o Barroso mais tranquilo abriu 3 escanteios a zero aos 05 minutos, agora só um gol para salvar o Moscoso da derrota e o gol saiu, 1 minuto após sofrer o 3º escanteio o Moscoso balançou as redes pela primeira vez no Torneio através de Manoel, depois disso o Barroso ainda teve mais um escanteio e o Barroso outro mas quem pôs a bola na rede e avançou foi mesmo o time rubro negro final de partida Moscoso 1x0 Barroso.
gols
AMÉRICA VS VITÓRIA
A partida seguinte ocorreu entre América e Vitória.
o América foi a campo com Menezes, Adrolado, Dadinho, Xixi, Abreu, Darly, Sarlo, Athayde, Luiz, Lafayete e Homero.
O Vitória foi com Manoslito, Lourival, Taciano, Constancio, Lawrence, Analio, Aylton, Luiz, Jair, Noslen e Prado. Mr Tate foi o árbitro auxiliado por Mr Gillam e Sr José Leal.
O Vitória deu a saída, e tomava a atitude de atacar e foi premiado com gol aos 13 minutos de jogo com Nelson, e aos 18 minutos conquistou um escanteio ficando com ótima vantagem, o América diminuiu o prejuízo ao conquistar escanteio no último minuto do 1º tempo.
Na segunda etapa o América atacando mais conquistou 2º escanteio aos 02 minutos. Mas o Vitória mais efetivo fez 2x0 aos 57 minutos com Luiz "matando" a partida sendo assim o alvianil avançou , Vitória 2x0 América.
RIO BRANCO VS MOSCOSO
Na 3ª partida a estréia do Rio Branco que foi a campo com Edu, Raul, Fiel, Edmundo, Odilon, Nelson, Bezerra, Paixão, Pires. Argeu e Pavão. dr Pedro Rocha foi o árbitro auxiliado por sr Armando Ayres e tenente Octavio Araujo.
O Rio Branco saiu com a bola mas o Moscoso conquistou córner aos 02 minutos, mas no lance seguinte o Rio Branco marcou seu gol. O Moscoso não se abateu e seguiu na tentativa de empatar chegando ao 2º córner aos 09, mas se o Moscoso conseguia escanteios o Rio Branco conseguia os gols e fez 2x0 aos 21 minutos. Sem conseguir o gol restou ao Moscoso conquistar dois escanteios na 2ª etapa que acabaram não fazendo diferença graças aos 2 gols marcados por Bezerra, final Rio Branco 2x0 Moscoso.
VITÓRIA VS RIO BRANCO
O clássico mais antigo do Espírito Santo ganhava seu primeiro capítulo em 27 de abril de 1917, a final era cercada de expectativas e abas equipes queriam levantar este primeiro troféu. Mr Gillam foi o árbitro auxiliado por Mr Tate e sr Melchiades Caldeira.
A partida começou às 4 e 25 da tarde com penta pé inicial do Vitória. Com apenas 01 minuto de jogo o Vitória conseguia um córner. Aos 5 foi a vez do Rio Branco conquistar o seu córner, aos 15 a partida foi paralisada devido a lesão de Edmundo do Rio Branco, depois da retomada a partida foi encerrada em 0x0 no placar e 1x1 em escanteios.
Começa o segundo tempo e logo aos 5 minutos Nelson marca 1x0 Vitória colocando o Rio Branco contra a parede, Bezerra se machuca e a partida é paralisada como na 1ª etapa, logo depois Nelson abre 2x0 Vitória, não daria tempo para mais nada a não ser outro córner para o Vitória. Fim de partida Vitória 2x0 Rio Branco.
Vitória Campeão do 1º Torneio Início do Espírito Santo.
A baixo matéria original do Jornal Diário da Manhã de 1917

![]() |

![]() |

![]() |