domingo, 28 de outubro de 2018

Torneio Início Capixaba 1917

Em 1917 a recém criada LSES (Liga Sportiva Espirito Santense) e seus fundadores resolveram criar uma competição que antecedeu o primeiro Campeonato Capixaba da história, surgia então o primeiro Torneio Initiun, a primeira competição entre as equipes fundadoras da Federação.





Regulamento do Torneio Início 1917



Com regulamento decidido em 27 de abril de 1917. Moscoso Football Club, Barroso Football Club, Victória Football Club, América Football Club e Rio Branco Football Club foram para a disputa. 





Participantes 

Victória Football Club de Vitória


Barroso Football Club de Vitória

América Football Club de Vitória




Rio Branco Football Club de Vitória


Moscoso Football Club de Vitória











MOSCOSO VS BARROSO
O primeiro Match foi entre Moscoso e Barroso.
Moscoso foi a campo com Vauzo, Viana, Zizi, Cruz, Carvalinho, Macedo, Eloysio, Albino, Machado, Zambelli e Castellani. 
Barroso foi escalado com Alvaro, Izidio, Laurinho, Baptista, Candinho, Moacyr, Luiz, Manoel, Badú, Jau e Nogo. Melchiades Caldeira foi o árbitro auxiliado por Mr Fate e dr A. Zamith..
O Moscoso deu o pontapé inicial, quem chegou primeiro foi o Barroso que tomava as ações na partida e foi coroado com um córner aos 05 minutos, o que era uma vantagem pois ao final dos dois tempos de 30 em caso de igualdade no placar venceria quem obtivesse mais escanteios. Sabendo disso o Barroso precisava ou alcançar um córner para empatar ou marcar um gol para ter a vantagem, mas o Barroso é quem aumentou a vantagem com outro córner aos 12 minutos, indo assim com 2 escanteios a zero para a segunda etapa. 
Com a vantagem até confortável o Barroso mais tranquilo abriu 3 escanteios a zero aos 05 minutos, agora só um gol para salvar o Moscoso da derrota e o gol saiu, 1 minuto após sofrer o 3º escanteio o Moscoso balançou as redes pela primeira vez no Torneio através de Manoel, depois disso o Barroso ainda teve mais um escanteio e o Barroso outro mas quem pôs a bola na rede e avançou foi mesmo o time rubro negro final de partida Moscoso 1x0 Barroso.
gols


AMÉRICA VS VITÓRIA

A partida seguinte ocorreu entre América e Vitória.
o América foi a campo com Menezes, Adrolado, Dadinho, Xixi, Abreu, Darly, Sarlo, Athayde, Luiz, Lafayete e Homero. 
O Vitória foi com Manoslito, Lourival, Taciano, Constancio, Lawrence, Analio, Aylton, Luiz, Jair, Noslen e Prado. Mr Tate foi o árbitro auxiliado por Mr Gillam e Sr José Leal.
O Vitória deu a saída, e tomava a atitude de atacar e foi premiado com gol aos 13 minutos de jogo com Nelson, e aos 18 minutos conquistou um escanteio ficando com ótima vantagem, o América diminuiu o prejuízo ao conquistar escanteio no último  minuto do 1º tempo. 
Na segunda etapa o América atacando mais conquistou 2º escanteio aos 02 minutos. Mas o Vitória mais efetivo fez 2x0 aos 57 minutos com Luiz "matando" a partida sendo assim o alvianil avançou , Vitória 2x0 América.


RIO BRANCO VS MOSCOSO

Na 3ª partida a estréia do Rio Branco que foi a campo com Edu, Raul, Fiel, Edmundo, Odilon, Nelson, Bezerra, Paixão, Pires. Argeu e Pavão. dr Pedro Rocha foi o árbitro auxiliado por sr Armando Ayres e tenente Octavio Araujo.
O Rio Branco saiu com a bola mas o Moscoso conquistou córner aos 02 minutos, mas no lance seguinte o Rio Branco marcou seu gol. O Moscoso não se abateu e seguiu na tentativa de empatar chegando ao 2º córner aos 09, mas se o Moscoso conseguia escanteios o Rio Branco conseguia os gols e fez 2x0 aos 21 minutos. Sem conseguir o gol restou ao Moscoso conquistar dois escanteios na 2ª etapa que acabaram não fazendo diferença graças aos 2 gols marcados por Bezerra, final Rio Branco 2x0 Moscoso.



VITÓRIA VS RIO BRANCO

O clássico mais antigo do Espírito Santo ganhava seu primeiro capítulo em 27 de abril de 1917, a final era cercada de expectativas e abas equipes queriam levantar este primeiro troféu. Mr Gillam foi o árbitro auxiliado por Mr Tate e sr Melchiades Caldeira.
A partida começou às 4 e 25 da tarde com penta pé inicial do Vitória. Com apenas 01 minuto de jogo o Vitória conseguia um córner. Aos 5 foi a vez do Rio Branco conquistar o seu córner, aos 15 a partida foi paralisada devido a lesão de Edmundo do Rio Branco, depois da retomada a partida foi encerrada em 0x0 no placar e 1x1 em escanteios. 
Começa o segundo tempo e logo aos 5 minutos Nelson marca 1x0 Vitória colocando o Rio Branco contra a parede, Bezerra se machuca e a partida é paralisada como na 1ª etapa, logo depois Nelson abre 2x0 Vitória, não daria tempo para mais nada a não ser outro córner para o Vitória. Fim de partida Vitória 2x0 Rio Branco.
Vitória Campeão do 1º Torneio Início do Espírito Santo.




A baixo matéria original do Jornal Diário da Manhã de 1917














Nenhum comentário:

Postar um comentário