sábado, 13 de outubro de 2018

Olímpico Atlético Clube de Guaçuí



Nome : Olímpico Atlético Clube
Fundação : 12 de outubro de 1951
Local : Guaçuí
Títulos : Campeão Campeonato Sulino 2018
Campeão Municipal de Guaçuí 1950 entre outros
Estádio : Municipal Francisco Lacerda Aguiar 



Modelo anterior 


Um dos modelos mais antigos do clube






Estádio : Francisco Lacerda Aguiar 

Olímpico Atlético Clube fundado em 12 de outubro de 1951 em Guaçuí no interior do Espírito Santo, é uma equipe amadora com tradição e muito conhecida na região Sul do estado. Nas primeiras décadas de existência o Olímpico enfrentava qualquer adversário independente de ser amador ou profissional, em 21 de abril de 1959 encarou o Fluminense-RJ no Estádio Francisco Lacerda Aguiar, o placar uma derrota honrosa por 3x1. 

Disputava o Campeonato Sulino que era o estadual do interior, os times da capital disputavam Campeonato Taça da Cidade de Vitória.
Um registro de vitória convincente do Olímpico aconteceu em 1957 frente ao Rio Pardo, o Olímpico bem armado abriu o placar com Duque logo no início da partida, Quequé e Paulinho marcaram mais um cada abrindo 3x0, o Rio Pardo descontou com Itamarzinho encerrando a primeira etapa em 3x1 para o Olímpico. No segundo tempo Quequé fez o seu segundo gol na partida fechando o placar em 4x1 Olímpico no Rio Pardo no Estádio Francisco Lacerda em Guaçuí. Olímpico foi a campo com : Edemir (Rafael de pois Joaquim), Nilton, José do Jader, Paulinho, Hamilton, Quequé (João Mamão), Tostão (Alfredinho),  
Elcio e Mendonça.
O Rio Pardo foi escalado com : Lutinha, Afilolio, Mesias, João Campos, Raimundo, Jaçon,Clodoaldo, Ilton, Basinho (Lézio depois Nilson) e Silvio (Ronaldo). 




Olímpico nos anos 60 teve a que foi considerada maior equipe da história do clube, o Albiverde era muito forte, tanto que nesta década ficou mais de 45 jogos invicto. 
Em uma dessas mais de 40 partidas o Olímpico foi até São José do Calçado enfrentar o Americano. O Olímpico jogou com : Orly, Chico, Darli, Paulinho I, José Alves, Cirinho, Paulinho II (Mendonça), Aroldo, Said, Elcio (Alfredinho depois Lilinho). O americano foi a campo com : Niterói, Tote, Leiteiro, Franco, Procópio, Pedro, Agrimaldo, Paulo, Agnaldo, Eloísio (Cardoso depois Tião). Os donos da casa queriam acabar com a "banca" do time de Guaçuí e através de Paulo aos 35 do 2º tempo abriu o placar e parecia que quebraria esta grande série, mas aos 40 minutos o Olímpico igualou através de Elcio em cobrança de pênalti, para descontentamento da torcida local que se revoltava com a vitória escapar e o Olímpico conseguia de forma heroica manter sua série invicta.
Matéria do Olímpico no Jornal Carioca Correio da Manhã


Após alguns anos afastado o Olímpico retorna a disputa do Campeonato Sulino em 2018 para alegria de seus torcedores, e a equipe desempenha bem seu papel dentro de campo. 
Na primeira fase ficou na Chave D ao lado de União Calçadense de São José do Calçado, Muqui e Santa Maria time carioca convidado. A classificação não veio em partida fácil, ela veio apenas na última rodada fora de casa contra o Muqui em jogo polêmico e pegado, o Olímpico venceu por 2x0 chegando aos 12 pontos com 4 vitórias e duas derrotas em 6 jogos, com 5 gols marcados e 2 sofridos.
Nas quartas de final encarou o Caxias Castelense 2º colocado da Chave C, após jogo equilibrado na partida de ida o Olímpico simplesmente não tomou conhecimento do Caxias e atropelou por 6x0 garantindo vaga nas semi finais do Super Campeonato Sulino após décadas.
Nas semi finais encarou um Santa Maria equipe carioca convidada. Na ida no Rio de Janeiro vitória o Santa Maria por 1x0, obrigando o Alviverde vencer por 2 gols de diferença. Estádio Francisco Lacerda onde o verdão estava empolgadíssimo e esta empolgação fazia a equipe "agredir" o adversário em busca dos gols e não foi diferente nesta partida. O Olímpico marcou duas vezes mas o Santa Maria marcou uma finalizando a partida em 2x1 verdão, com isso a vaga para a final seria nos pênaltis. Nas cobranças alternadas o verdão marcou 4x3 conquistando a vaga na grande final.

Na grande final o Oriente de Jerônimo Monteiro foi o rival na briga pelo título inédito para ambos.
Na partida de ida em Burarama ninguém venceu, melhor para o Olímpico que trouxe o empate em 1x1 fora de casa.
No dia 10 de  foi realizada a final do Campeonato Sulino de futebol em Guaçuí. O jogo aconteceu no Estádio Municipal  Francisco Lacerda de Aguiar e, ao final da partida, o time Olímpico se consagrou campeão, em casa, num jogo disputado contra o  Oriente, de Jerônimo Monteiro, com placar de 1x0. É a primeira vez que um time da cidade vence a competição.
Rhuan de Freitas de falta foi o autor do gol que garantiu a vitória do Olímpico. Ele destacou que a título é de todos que torceram pela equipe. “Esse título não é somente dos atletas mas de todos os Guaçuienses que tiraram um tempo para ir torcer pela nossa equipe e pelos que não foram mas torceram de longe”, disse Rhuan.
Raone Bazani, do Olímpico, levou o título de goleiro menos vazado e Rhuan Freitas, também do Olímpico, foi eleito o artilheiro do campeonato com seis gols marcados. o título vem conquistar o retorno após quase 20 anos inativo do Olímpico.
O Olímpico campeão sulino de 2018 








Olímpico com a faixa de Campeão Municipal

















Mefuca Instagram

Memória Futebol Capixaba


4 comentários:

  1. FORAM DOMINGOS MARAVILHOSOS,,ONDE FUTEBOL ERA FESTA. SO ALEGRIA.

    ResponderExcluir
  2. Muito orgulho em ter feito parte dessa história, fazendo o gol que deu o título do Sulino 2018 para a equipe mais tradicional do futebol Guaçuiense. Nada, nem ninguém apaga isso!

    ResponderExcluir