terça-feira, 9 de outubro de 2018

Racing de Vitória

Nome : Racing Futebol Clube
Fundação : 09 de outubro de 1944
Local : bairro Ilha das Caieiras, Vitória
Estádio : Manoel dos Passos Lírio
Títulos : Campeão Copa das Comunidades 2005
Campeonato Metropolitano de 2013






Vista aérea do Estádio Manoel dos Passos Lírio

Racing Futebol Clube fundado em 09 de outubro de 1944 na Ilha das Caieiras em Vitória, a equipe é amadora com grande história no futebol capixaba, a Ilha das Caieiras fica situado na Região da Grande São Pedro por isso várias vezes o racing é chamado de Racing de São Pedro, a equipe é divida entre os dois bairros. 
A equipe rubro negra já chegou a aventura-se no futebol profissional. Em 1955 disputou o Capixaba da 2ª divisão contra Atlético de Aribiri, Social de Vila Velha, Leopoldina Railway de Vila Velha, Santa Cruz, Recreio, 20 de Novembro, Centenário, Bangu todos de Vitória. Não levou o título mas chegou a brigar pelas vagas nas vagas finais. 
Antes disso a equipe havia escrito seu nome com grandes apresentações, em 1945 vários registros do Racing foram muitas goleadas neste segundo ano de vida, um histórico 10x0 no Juparanã, 5x1 sobre o Humaitá em amistosos de 1945. 


Racing em registro contra Ipiranga que era um grande rival
Uma goleada com registro mais completo do Racing foi em amistoso contra o Fluminensinho, o Racing atropelou o tricolor, Arlindo duas vezes, Luiz, Deraldo, Mario e Domingos anotaram os tentos no massacre de 6x0. Racing foi escalado com : Caetano, Rubens, Bonerges, Gilson, Domingos, Luadir, Mario, Pericles, Arlindo, Deraldo e Souza. No time aspirante o Racing também venceu, placar de 2x0.




Comunicado de nova diretoria do Racing em 1945
No Campo do Racing através do Projeto Vitória de Todos os Esportes crianças e jovens moradores da região da Grande São Pedro, contam com acesso fácil às escolinhas de esportes da Prefeitura de Vitória. Distribuídas em dois núcleos distintos praticadas no Parque Municipal Dom Luiz Gonzaga e no Campo do Racing. Além do futebol de campo tem também futsal, handebol, xadrez e vôlei de quadra. E em 2012 o Racing recebeu reconhecimento pela sua história e contribuição social, prova de como é importante este projeto que retira crianças das ruas que é uma área de risco foi durante uma Copa Metropolitana, nas semi finais a  partida de ida entre Divinense e Racing por pouco não termina em tragédia no Estádio Manoel dos Passos Lírio. Duas pessoas ficaram feridas após um tiroteio provocado por uma briga na torcida. O tiroteio aconteceu em uma área ao lado do campo. Segundo informações do boletim de ocorrência, um guarda municipal (vamos identifica-lo apenas pelas iniciais B.B) saía do banheiro quando começou a brigar com um torcedor do time adversário.
A partir daí a confusão começou. Três tiros foram disparados e um deles acertou o guarda de raspão. Outro tiro acertou um torcedor (identificando apenas  iniciais S.M), de 44 anos. Os dois foram socorridos e levados para a Policlínica de São Pedro. O guarda municipal baleado pediu ajuda a um homem. “Eu socorri o rapaz que foi baleado. Felizmente não foi grave, foi na cintura. Quando estava passando para ir embora para casa, o levei para a Policlínica”, disse o homem que não quis ser identificado.
Um morador disse que presenciou o desespero das pessoas. Só vi o pessoal saindo correndo, um empurrando o outro. Uma confusão”, comentou a testemunha que também não quis se identificar, para os torcedores do Racing, falta policiamento durante as partidas. "Um jogo desse porte, uma semifinal, tinha que ter policiamento. De vez em quando, quando vêm dois times de muita rivalidade, rola confusão”, reclamou outro morador do bairro. As pessoas que foram atingidas no tiroteio receberam alta. Sobre a insegurança em São Pedro, a Polícia Militar informou que o policiamento é feito durante o dia com homens a pé, de bicicleta e em motos. Além disso, viaturas circulam 24 horas no bairro e reuniões são realizadas uma vez por mês para discutir. 
Dentro de campo o Divinense venceu o Racing, aos 36 minutos da primeira etapa com Rodolfo,e no segundo tempo, Eltinho que havia entrado no intervalo na vaga de Amaral fez 2x0 aos 26 minutos, o Racing já não esboçava reação quando aos 44 Rodolfo de pênalti fechou o placar em 3x0 deixando a equipe do treinador Alex Passos praticamente na final.

Em 2013 o projeto no futsal colheu os frutos, No Campeonato Metropolitano de Futsal 2013 o Racing chegou a final e atropelou o Rio Branco por 6x3 a grande final foi disputada no Ginásio do DED, no bairro Bento Ferreira, na Capital. Criado em 2004, o Metropolitano só não aconteceu em 2009 e 2010.

O jogo começou com gol do Racing aos 30 segundos com Jonathan. O Racing empolgado pelo gol mandava nas ações da partida mas não conseguia marcar mais gols e sofreu castigo sofrendo dois gols nos ultimos 3 minutos através de Erik.
na segunda etapa o Racing seguiu pressionando, a exemplo do primeiro gol este também veio em cobrança da falta, 4 Fabrício do meio da quadra, aí Hugo começou aparecer, ele marcou o 3° e 4° gols do rubro negro da Ilha das Caieiras, perdendo por 4x2 o Rio Branco apostou na tática do goleiro linha e deu certo pois foi com Rodrigão de descontou, mas a reação parou por ali. Faltando três minutos, Fabrício fez 5x3 e Valdeci fechou a tampa do caixão em 6x3, fim de papo título inédito para o Racing, o Rio Branco que e 2013 completava 100 anos via mais uma chance de comemorar algo indo por água a baixo neste ano já havia ocorrido o rebaixamento no Campeonato Capixaba de futebol.

Racing Campeonato Metropolitano de Futsal 2013



Racing campeão da Divisão Especial das Comunidades 2005





Vista do campo do Racing


Uma foto rara do Racing nos anos 70 para 80




Entrada do Estádio Manoel dos Passos Lírio












Nenhum comentário:

Postar um comentário