A equipe do Santo Antônio Futebol Clube está extinta, mas é uma das maiores do estado até os dias de hoje, a equipe é hexa campeã capixaba ao lado do Serra e do América de Vitória, atrás apenas do trio de ferro, Desportiva, Vitória e Rio Branco, e um desses títulos é até hoje o único perfeito.
Foram 10 partidas um número pequeno comparados aos dias de hoje, mas o time do Santo Antônio venceu todos eles terminando com 100% de aproveitamento.
A caminhada do título histórico começou como visitante derrotando o Caxias por 3x1, na rodada seguinte como mandante 1x0 sobre o Vitória,. Na 3ª rodada e 4ª rodadas duas vitórias como visitante, 1x0 sobre a Vale do Rio Doce e 2x1 sobre Rio Branco respectivamente. Fechando o turno massacre por 7x1 sobre o Americano da Vila Rubim.
No returno não contente aplicou outro massacre, sem piedade aplicou 7x0 no Caxias time da PM, time corajoso esse Santo Antônio correndo risco de ir preso pro agredir policiais.(sic). Na rodada seguinte triunfou por 2x1 sobre o adversário que mais complicou para eles, o Vitória F.C. Nas rodadas seguintes, virem os 4x0 sobre a Vale do Rio Doce e humilhantes 8x1, esta goleada garantia o título da Taça Cidade de Vitória por antecipação, a vitória por 1x0 sobre o Americano foi a última antes da grande final, sim, neste ano de 53 foi um daqueles anos atípicos em que o campeão capixaba seria decido entre o Campeão da Taça Cidade de Vitória x Campeão Sulino que foi o Ordem e Progresso de Bom Jesus do Norte, geralmente na maioria das vezes o campeão capixaba era o Campeão da Taça Cidade de Vitória disputado apenas pelas equipes da capital.
A grande final foi disputada apenas em 1954, na partida de ida no Estádio Carlos Firmo em Bom Jesus do Norte o Santo Antônio já voltava com as duas mãos na taça, aplicou incrível 6x1 sobre o Ordem e Progresso. Na partida de volta em Vitória os 4x1 fechavam uma campanha irretocável e espetacular.
Foram 46 gols marcados contra 06 sofridos em 12 jogos, apenas o Vitória escapou de ser goleado.
Time base do Santo Antônio treinado por Deraldo. |
O time base era formado por Alemão, Genésio e Haroldo, Oscar, Jarbinhas e Mauro, Luis (Almir), Lagreca (Mário Pato), Paulinho (Niltinho), Deraldo e Jorge. Técnico: Deraldo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário