sábado, 19 de novembro de 2016

Santo Antônio Futebol Clube



Nome : Santo Antônio Futebol Clube
Data : 19 de novembro de 1919
Local : Bairro Santo Antônio, Vitória
Estádio : Estádio Rubens Gomes
Títulos : Campeonato Capixaba (Taça Cidade de Vitória) 06 : 1931,1953,1954,1955,1960 e 1961 
Torneio Início 03: 1952,1954 e 1965
Campeão Torneio Incentivo 1975
Campeão Capixaba Junior 1951
Vice Campeão Capixaba Série B 1987

Outro modelo oficial usado pela equipe durante um período



Um dos clubes mais tradicionais do Espírito Santo, em 19 de novembro de 1919 era fundado o Santo Antônio Futebol Clube, equipe de Vitória no  Bairro que deu origem ao nome do time, nasceu de dissidentes do Tiradentes também de Vitória. O clube tinha uma estrutura de padrões muito bons pra aquela época, as domingueiras lucravam bastante com sócios para os cofres da equipe, nos anos 50 o Santo Antônio sagrou-se tri-campeão Capixaba 1953/54/55 vivendo seu auge.

Rara imagem do Santo Antônio no Torneio Início de 1932

E foi nesta década vitoriosa que o clube construiu  sua sede própria, doada por dirigentes, o imóvel onde funcionava o Grupo Escolar Alberto de Almeida, pois a escola foi para a Av. Serafim Derenzi, n.° 60. A sede fica na Av. Santo Antônio, n.° 1520, na esquina da rua que leva ao Cais do Avião, em frente ao então Grupo Escolar Auxiliar da Obra Social São José, dos Padres Pavonianos, hoje EMEF Alvimar Silva, escola da Prefeitura de Vitória. Nesta sede o clube realizava bailes e festas o que sempre trazia renda ao clube e  dinheiro no caixa.

Uma curiosidade do S.Antônio em relação ao estadual. Sabia que o Santo Antônio só fica atrás de Rio Branco Vitória e Desportiva em relação a participações na Série A capixaba com 44 participações, mesmo assim só foi alcançado pela Desportiva campeã em 2013.
Fachada da sede do Santo Antônio inaugurada na década de 50
A primeira participação foi em 1923. O primeiro título veio em 1931, na 5ª rodada o Santo Antônio já havia marcado 25 gols s sofrido apenas 5, eram 5 vitórias. O título foio conquistado apos um 3x1 sobre o Vitória.
Após este título o Santo Antônio amargaria mais de 20 anos de jejum.

Em 1953 quando voltou a ser campeão, a campanha foi uma das melhores da história do estadual até hoje, foram 10 jogos com 10 vitórias, 36 gols marcados contra 4 sofridos, apenas o Vitória escapou de ser goleado pelo Santo, começou tudo com os 7x1 no Americano fechando o turno, no returno 7x0 no Caxias, 4x0 na Vale do Rio Doce, até os humilhantes 8x1 sobre o Rio Branco na penúltima rodada o que lhe assegurava o 2º título estadual. O time base era formado por Alemão, Genésio e Haroldo, Oscar, Jarbinhas e Mauro, Luis (Almir), Lagreca (Mário Pato), Paulinho (Niltinho), Deraldo e Jorge. Técnico: Deraldo.



Campanha

Turno
Caxias 1x3 Santo Antônio
Santo Antônio 1x0 Vitória
Vale do Rio Doce 0x1 Santo Antônio
Rio Branco 1x2 Santo Antônio
Santo Antônio 7x1 Americano
Returno
Santo Antônio 7x0 Caxias
Vitória 1x2 Santo Antônio
Santo Antônio 4x0 Vale do Rio Doce
Santo Antônio 8x1 Rio Branco
Americano 0x1 Santo Antônio

Em 1954 veio o terceiro título estadual, a campanha claro não foi arrasadora feito a do ano anterior, mesmo assim foram 7 vitórias em 10 jogos, 19 gols a favor contra 6 sofridos. Destaque para os 3x0 sobre o Americano e os 5x1 sobre Vale do Rio Doce.


Campanha

Turno
Santo Antônio 3x0 Americano
Caxias 1x1 Santo Antônio
Rio Branco 2x0 Santo Antônio
Santo Antônio 5x1 Vale do Rio Doce
Vitória 0x1 Santo Antônio
Returno
Santo Antônio 1x0 Vitória
Vale do Rio Doce 0x2 Santo Antônio
Santo Antônio 3x1 Caxias
Santo Antônio 2x1 Rio Branco
Americano 2x1 Santo Antônio
A máquina de títulos dos anos 50 com Ilson Lima, João Pedro, Nelde, Celso, Lola e tantos outros que marcaram história no ES

No mesmo ano o Santo Antônio teve um enorme desafio, encarar o Flamengo-RJ de Zagallo campeão carioca, na primeira partida no Espírito Santo o Santo Antônio conseguiu grande resultado empatando em 1x1 em 9 de março de 1954. Celso fez o gol dos capixaba e Joel o dos cariocas. Gabino Rios apitou a peleja. Foram arrecadados aproximadamente 150 mil cruzeiros. 

Santo Antônio : Carlinhos, Cece, Ilson Lima, Fontana, João Pedro, Nelde, Bronze, Jondir, Tom, Celso e Lola.
Flamengo : Garcia, Marinho, Pavão, Servílio, Jadir, Osny (Jordan, Joel, Evaristo (Mauricio), Zezinnho, Benitez e Zagalo.  
Em 13 de agosto de 1954 uma data histórica para o futebol capixaba, o Santo Antônio seria a primeira equipe do estado jogar no Maracanã. O placar final de 3x0 gols de Evaristo, Joel e Índio, foi construído apenas após a metade do 2º tempo, pois o Santo Antônio sem suplentes estava esgotado em campo e a melhor forma física do clube carioca desequilibrou. Após esta partida o Santo Antônio ficou conhecido como clube Maracanã e seus jogadores apelidados de Maracanãs.

Adjama defende a bola protegido por João Pedro e Ilson Lima os 3 destaques do time na partida do Maracanã 

Matéria sobre a partida



Em 1955 mais um título para o clube Antonino, este foi o mais complicado da década de 50, no turno o S. Antônio viu o Caxias ser o campeão ficando em 3º atrás do Rio Branco nos critérios de desempate. 

No returno ou era campeão ou via a chance do tetra ficar para outra disputa. Depois de empatar surpreendentemente na estreia do returno em 1x1 com o Vale do Rio Doce o Santo Antônio disparou 4 vitórias seguidas, destaque para os 3x1 no Caxias campeão do turno e os 6x2 sobre o Americano. Agora o título seria disputado na melhor de duas partidas contra o Caxias. 
Na partida de ida o time militar venceu por 2x1 ficando a um empate do título mas o Santo Antônio queria o tetra, e após bela vitória por 3x1 conquista mais um título estadual, foi a melhor década da história do Santo Antônio que também foi campeão do Torneio Início em 1952 e 1954.

Campanha 

Turno
Vale do Rio Doce 1x1 Santo Antônio
Santo Antônio 4x2 Caxias
Santo Antônio 2x1 Vitória
Rio Branco 2x1 Santo Antônio
Santo Antônio 0x0 Americano
Returno
Santo Antônio 1x1 Vale do Rio Doce
Santo Antônio 1x0 Vitória
Santo Antônio 3x1 Caxias
Santo Antônio 6x2 Americano
Santo Antônio 1x0 Rio Branco

Outra foto rara Santo Antônio em 1956 tragando seu uniforme reserva.

Estádio começando ganhar forma com as arquibancadas sendo quase finalizadas


Amistoso contra Fluminense/RJ em 1956



Em 1958 o Santo Antônio alcançava algo que até os dias de hoje muitos clubes chamados grandes são privados disto, um estádio próprio, o estádio foi inaugurado em um amistoso diante do Botafogo-RJ, os cariocas contavam com o craque Garrincha, e dos pés dele saiu o 1º gol da partida aos 15 do 1º tempo. No 2º tempo ele novamente aos 5 fez 2x0, Rossi aos 7 fechou o placar, Santo Antônio 0x3 Botafogo.
Estádio Rubens Gomes
Santo Antônio 0x3 Botafogo-RJ
Data : 17 de agosto de 1958
Local : Estádio Rubens Gomes (Vila Velha)
Árbitro : Antônio Viug
Assistentes : Euclides Onofre e Rubens Barbosa
Santo Antônio: Adjalma, Orion, Ilson, Bulau e Neide (Raul). Francisco (Didite) e Pirajá (Neco), Lauro (Osni), Telmo, Miro e Lola. Técnico: Técnico Bassini.
Botafogo: Ernani (Amauri), Cacá, Thomé, Servílio e Nilton Santos (Beto), Pampolini (Edson Martins) e Didi, Garrincha, Paulinho Valentim (Édison), Quarentinha (Rossi) e Zagallo (Garrinchinha). Técnico: João Saldanha. 



Botafogo e Santo Antônio no Estádio Rubens Gomes em Vila Velha


Em 1960 o título foi conquistado de forma humilhante. No turno o Santo Antônio foi o campeão com 15 pontos , enquanto o  Rio Branco foi apenas o 5º colocado com 9. No returno as coisas se inverteram, o Rio Branco foi o campeão com 16 pontoa enquanto o Santo Antônio apenas o 5º com 10 pontos. As duas equipes fariam a grande final na melhor de 3 partidas. 
Na partida de ida empate em 1x1 no Estádio Gov. Bley em 15 de janeiro já no ano de 1961, foi lucro para o Santo Antônio que viu seu goleiro Etiene ser o herói do empate ao catar penal de Mauro já aos 45 do 2º tempo. Ciro marcou para o Santo Antônio e Alcenir para o R. Branco. Anchieta e Francisco já haviam sido expulsos por troca de pontapés.

Rio Branco: Irezê, Monte e Hélio, Anchieta, Epaminondas (Foca) e Maciel, Mauro, Carlinhos, Belo, Gilson Murilo e Alcenir. Técnico: Mossoró. 
Santo Antônio: Etiene, Orion e Ilson (Raul), Elói, Francisco e Nélio, Ciro, Telmo, Osni, Jurandir e Joel. Técnicos: Tunico e o jogador Elói. Gols: Ciro (SA) e Alcenir (RB). Arbitro: Dílson Barroso.
Eis que em 22 de janeiro de 1961 no Estádio Rubens Gomes acontece uma das maiores humilhações da história do Rio Branco, o Santo Antônio aplica arrasadores 6x1 e destrói a confiança capa preta.  Em campo o Rio Branco se perdeu e viu Belo, Irezê, Hélio e Anchieta serem expulsos. 
Com a moral nas alturas uma semana depois no Estádio Rubens Gomes o Santo Antônio volta vence o rival e levanta o troféu de campeão capixaba de 1960. Joel aos 43 do 1º tempo marcou o gol da vitória, antes disso o Rio Branco perdeu outro pênalti com Maciel que isolou a bola por cima do travessão de Etiene
Santo Antônio: Etiene, Orion e Ilson, Paulinho (Elói), Francisco e Nélio, Telmo, Ciro, Osni, Jurandir e Joel. 
Rio Branco: Irezê, Anchieta e Hélio, Fontana, Epaminondas e Maciel, Adilson, Belo, Alcenir (Cadinhos), Gilson Murilo e Roberto.
Eunápio de Queiros foi o árbitro da partida.

Santo Antônio 1963


Em 1961 o Santo Antônio viveria seu último ano de glória sendo campeão. No dia 20 de março já no ano de 62,  o Santo Antônio é campeão goleando o Rio Branco por 5x0, gols de Osni no 1º tempo,Telmo (2) Joel e Osni novamente todos no 2º tempo. Os times eram praticamente os mesmos dos anos anteriores pois na época os jogadores procuravam defender as equipes para as quais torciam e raramente troavam de time.

Em 1963 o Conselho Nacional de Desportos (CND) extinguiu o não amadorismo, aceitando apenas amador ou profissional. Os jogadores titulares, automaticamente, passaram ao profissionalismo obrigando as equipes a pagar salário aos atletas. Isso fez muito time desaparecer Brasil a fora. Neste período o Santo Antônio vendeu para o Vasco-RJ um dos maiores jogadores da história do Espírito Santo... José de Anchieta Fontana ou simplesmente  Fontana o único capixaba campeão do Mundo pela seleção brasileira (1970).
lance de ataque do Santo Antônio na partida de 1963 no Estádio Salvador Costa na vitória por 3x1 frente o Americano da Vila Rubim.

Em 1965 o Santo Antônio marcou a partida amistosa contra o Santos de Pelé, mas não era apenas o Santos de Pelé, era o Santos de 54 bi-campeões Mundiais de futebol. O clube capixaba se portou muito bem, mesmo sofrendo 1x0 com Coutinho logo aos 5 minutos de jogo, viu Ciro empatar aos 27 após "chapelar" Gilmar goleiro santista. Aos 37 Coutinho novamente marcou deixando o Santos em vantagem. Já na 2ª etapa para delírio dos torcedores que foram ao Governador Bley aos 28 Pelé balança as redes marcando dos mais de mil gols seu único gol no Espírito Santo. Esta partida foi a despedida de Adjalma pelo Santo Antônio ele se transferia para a Desportiva, esta partida foi o grande vilão da falência do time, as dívidas deste amistoso foram exorbitantes causando enorme prejuízo. O Santos recebeu 1 milhão de Cruzeiros pelo amistoso, devido ao alto valor cobrado o Santo Antônio repassou o valor nos ingressos deixando eles extremamente caros para a época, resultado público baixo e enorme prejuízo causando um rombo que jamais foi recuperado. O próprio presidente do clube na época Michel Sily, comerciante na Av. Jerônimo Monteiro, no Centro de Vitória quebrou por botar dinheiro do próprio bolso no clube tentando fechar o rombo do amistoso com o Santos de Pelé. 


Santo Antônio 1x3 Santos

Competição : Amistoso Interestadual
Data: 28 de julho de 1965 (quarta-feira)
Horário: 20h30
Local: Governador Bley (Vitória-ES) 
Árbitro: Carmelito Vói
Santo Antônio: Adjalma; Lacy (Orion), Fifi, Nilton e Carmino; Walter e Paulo Arantes; Telmo (Joel), Ciro, Belo (Pretti) e Sidney.
Santos: Gilmar; Modesto, Mauro (Olavo), Orlando e Lima (Haroldo); Rossi e Zito (Joel); Peixinho (Toninho), Coutinho, Pelé e Abel.

Nos anos seguintes a 1965 o Santo Antônio perdeu muita força, mesmo assim ainda disputou 11 vezes a Série A, em 1974 chegou ao Quadrangular Final vendo a Desportiva ser campeã, em 1976 repetiu o feito desta vez ao perder para o Vitória por 2x0 viu o alvianil quebrar a sequência de 19 anos só com Desportiva, Santo Antônio e Rio Branco conquistando o título estadual, sendo estas suas melhores participação antes de  se afastar de competições oficias em 1989 , antes disso em 1987 um vice campeonato capixaba da Série B. Em 1991 o  Estádio Rubens Gomes foi vendido para o governo do estado por Joel Serrano então presidente do clube na época, em 1991 foi construída uma Vila Olímpica para projetos sociais no local do antigo estádio .

Imagem inédita do Santão no Jornal Sports/RJ


Em 1975 a conquista da última taça oficial do Santão, a taça foi Torneio Incentivo disputado contra Rio Branco e São Silvano de Colatina.
A estreia foi diante do São Silvano em 12 de outubro com vitória por 4x2, dia 19 empate sem gols com Rio Branco, com isso as equipes se enfrentaram na decisão do turno, melhor para Sano Antônio vencedor por 2x1 em 06 de novembro.
pelo returno triunfo por 2x1 sobre São Silvano, dia 16 derrota por 1x0 para Rio Branco, novamente se enfrentaram na decisão do returno, após empate em 2x2 o Santo Antônio venceu na disputa de pênaltis por 6x5 conquistando o returno e levantando a taça naquele 22 de novembro de 1975.

Vitória 2x0 Santo Antônio(de branco) no Araripe no Engenheiro Araripe em 1976


Em 1978 o Santo Antônio fez o estadual parar literalmente, Laerte segundo a Federação havia sido suspenso por receber o 3º amarelo, Joel Serrano presidente do Santo Antônio diz não ter recebido nenhum ofício da Federação e botou ele em campo, resultado empate em 1x1 com o Vitória eliminaria o alvianil do quadrangular final, a briga foi para o STJD, o Vitória foi derrotado na justiça e fico de fora da fase final.


Jorge Luís goleiro do Santo Antônio em partida no Engenheiro Araripe 


Em 1979 o clube foi notícia nacional ao sair em matéria da Revista Placar. Salários atrasados, apenas uma bola para treinar, treinador que era médico e massagista, jogadores lavavam o próprio uniforme, viajam em dois Fuscas para jogos no interior rachando a gasolina. Eram alguns problemas. Uma passagem no mínimo bizarra, Roberto Carone atacante do Santo Antônio saiu lesionado de campo em uma partida do estadual contra o Vitória, incrivelmente apareceu minutos depois em pé ao lado do campo durante uma partida da equipe feminina do Rio Branco, o Santo era forte mesmo.



Moiado roupeiro com a única bola disponível para treinos da equipe em 79, o outra era Gaúcho o treinador, massagista assistente médico.

Em 1980 o clube tinha um nome de santo e um treinador  pai de santo, mas nada disso ajudava, certa vez revoltado com xingamentos dos torcedores Rafael ponta esquerda antonino pulou alambrado para brigar, foi multado por rasgar o calção e ainda fraturou o perônio ao chutar um destes torcedores. 
Para provar que a desorganização tomava conta do S. Antônio, no estadual  o clube teve problema com seus  goleiros, Arnaldo não concordando com a reserva abandonou o clube sem dar satisfação a ninguém, o reserva China falhou nos 5 gols da derrota por 5x3 para o Grêmio Agostinho em Cachoeiro de Itapemirim, e Joelzinho era inexperiente, Admilton Cabral então diretor de futebol com seus 47 anos foi a Federação se registrar como atleta para ser o goleiro da meta, Hildebrando Champgnolli presidente antonino quando soube disso disse que ele deveria ser internado no Adalto Botelho (Hospital Psiquiátrico), mesmo assim ele disse que só seguia no cargo se Antônio Alves treinador lhe desse a camisa nº 1, detalhe Admilton ne havia sido goleiro quando jovem. Depois da confusão foram Arnaldo revezando com Ivanildo na meta do clube.
Rubens Gomes em 1983 segundo Grupo Canela Verde Facebook


Em 1987 o time foi vice campeão estadual da Série B apesar de tudo. Perdeu a final para o São Mateus, derrota na ida no Eng Araripe por 2x0 e 2x1 no Sernamby respectivamente. Foram 02 anos na Série A em 1988 e 1989 após este lampejo do vice


quando a equipe se despede do futebol profissional e fecha as portas. 


Um dos poucos registros em cores do clube, a fase era tão ruim que até a foto saiu cortada.



Um momento raro onde se pode ver o interior do estádio.


Na matéria abaixo de 1979 da Revista Placar o fim era anunciado como certo infelizmente.


  
Em 1991 o clube vende o Estádio Rubens Gomes para quitar dívidas trabalhistas, havia plano de se reestabelecer em Barra do Jucu Vila Velha como clube social, mas o plano não foi adiante, hoje existe apenas terreno vazio que pertence ao clube sem beneficiados.









22 comentários:

  1. Gostei muito de conhecer a história desse Clube pois sou nascido na Grande Santo Antônio e sempre quis entender aquela sede antiga em frente ao Alvimar Silva..... Sera que existe alguém que viveu naquela época e está vivo até hj ???

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, voce saberia informar onde está toda a documentação desse time? Ficou com algum diretor, foi pra prefeitura, ou pra alguma biblioteca, ou outro lugar? Onde posso conseguir essa informação?
    Desde ja agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FIQUEI SABENDO QUE O EX JOGADOR CORADINE TEM VARIAS FOTOS DO SANTO ANTONIO, INCLUSIVE EU TAMBÉM ESTOU ATRÁS DESSAS FOTOS POIS CHEGUEI A JOGAR NO FINAL DA ERA SANTO ANTONIO. DIL IBES.

      Excluir
  3. Acredito que grande parte desse acervo documental,deve estar de posse do Sr. Joel Serrano,por muitos anos presidente do clube e infelizmente falecido hoje,03.03.2020 e junto com ele perde-se parte importante da história do futebol capixaba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Descobri em uma pesquisa que o meu bisavô foi vice presidente deste clube em 1926. Onde posso ter detalhes sobre isso? Fotos antigas e qualquer coisa que me leve a mais detalhes?

      Excluir
  4. Descobri em uma pesquisa que o meu bisavô foi vice presidente deste clube em 1926. Onde posso ter detalhes sobre isso? Fotos antigas e qualquer coisa que me leve a mais detalhes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fotos vai conseguir nos CEDOC dos Jornais A Gazeta e A Tribuna.

      Excluir
  5. Eu lembro do estádio santo Antônio , que viro escola, penso que poderia ter feito uma reforma e mantendo o único estádio em vila velha, mas acabou virando uma escola que hoje eu a pior rede do bairro....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um erro acabar com estádio pois seria utilizado tranquilamente pelo Vilavelhense e Tupy para não precisar deslocar jogos para Engenheiro Araripe e Salvador Costa

      Excluir
    2. Treinei quando garoto no antigo Canela Verde que funcionava no Estádio. Quando decidiram acabar com o estádio para fazer a tal Vila Olímpica, muitos moradores aqui do Soteco reclamaram e diziam a mesma coisa sobre isso. Não faz sentido acabar com o estádio com tantos terrenos vazios na região. Bastava o governo querer fazer a coisa certa. O tempo passou e provou que quem estava contra, estava certo. Hoje a Vila Olímpica não é mais isso, sendo apenas mais uma escola pública como outras tantas. O futebol Vilavelhense continua sem um estádio de grande porte e até o campo do Tupy em Itapuã segue definhando.
      Infelizmente o poder público capixada em especial Vila Velha é muito AMADOR e sanguessuga!

      Excluir
    3. É incrível uma cidade como Vila Velha não ter um estádio para pelo menos 10 mil pessoas, mas é da cultura do estado mesmo, a Serra maior cidade do estado tem Robertão como maior mas que também deve acabar em breve que não cabe 5 mil.

      Excluir
  6. Muito bom conhecer a história desse que já foi uns dos maiores do estado, meu querido pai foi goleiro do SAFC, falecido Etienne Vieira Braga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou Marcos André filho do Etienne Vieira Braga. Fiquei muito orgulhoso em descobrir esses registros do Santo Antônio que era sua paixão; realmente foi um grande goleiro. Uma pena ver o futebol capixaba nessas condições.

      Excluir
  7. Conheci Etiene, excelente goleiro e muito querido pela torcida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senhor Barroca meu pai Etienne falava muito no Senhor. Obrigado!!

      Excluir
  8. Gostaria de investir na volta do Santo Antônio. Onde encontra se a documentação para a restauração do clube?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A FES terá isso, mas fica mais fácil começar outro Santo Antônio que resgatar o extinto pois vai precisar do aval dos ex diretores e sócios do antigo clube.

      Excluir
  9. Não fala da época que eu joguei e fui pro Vasco eu Zé Mauro tem muita história que não contaram

    ResponderExcluir
  10. Joguei no SAFC sub-16 in 1987

    ResponderExcluir