quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Clube Atlético Colatinense

Nome : Clube Atlético Colatinense
Data : 17 de novembro de 2005
Local : Colatina
Estádio : Justiniano de Melo e Silva
Título : Campeão Capixaba Série B 2006 




Outro modelo utilizado pelo Colatinense






Vista aérea do Estádio Justiniano de Melo e Silva em Colatina


Em 17 de novembro de 2005 era fundado o Clube Atlético Colatinense na cidade de Colatina. O clube foi fundado por colatinenses apaixonados por futebol, o nome do clube homenagem ao extinto Atlético Clube Colatinense fundado em 1919 e a todos moradores do município de Colatina.  São sitados Edvaldo Vieira, Ferdinando Main, Marcos Fontana e Alécio Sesana como responsáveis pela criação da equipe.

A maior conquista do Colatinense foi o estadual série B de 2006, esta competição teve uma enorme zebra, a Desportiva que participava pela 2ª vez da série B não conseguiu sequer passar da 1ª fase terminando em 3º lugar onde apenas dois passavam de fase.
O Colatinense caiu no Grupo B com Sul América de Conceição da Barra e Pinheiros, sua estréia no profissional foi diante do Sul América em Colatina, vitória maiúscula por 4x0 gols de Paulo Roberto, Índio, Fusquinha e Ronie, após a vitória  foram dois empates e 1 derrota, isso classificou a equipe em 2º na Chave não podendo jogar por dois resultados iguais na fase seguinte.

Nas semi finais o Colatinense lutaria contra o Unidos de São José dos Calçados pela vaga na série A de 2007 inédito para ambos. 
Na partida de ida no Estádio Justiniano Melo e Silva o Colatinense goleou por 3x0 gols de Alex Passos, Paulo Roberto e Boiadeiro, ficando com os dois pés na final, a vaga foi carimbada com nova vitória, desta vez 2x0 em São José do Calçado com dois gols de Índio.

Já garantido na série A agora era hora do título, Pinheiros responsável pela única derrota da equipe na 1ª fase era o adversário.
Na partida de ida Boiadeiro marcou no empate em 1x1 no município de Pinheiros no Estádio João de Sousa de Moura Filho. 
Já na volta em Colatina dia 16 de setembro de 2006 com gols de Alex Passos e Paulo Roberto o Clube Atlético Colatinense conquistou seu título mais importante, o estadual da Série B

Campanha
1ª fase Grupo B
Colatinense 4x0 Sul América
Colatinense 0x1 Pinheiros
Pinheiros 0x0 Colatinense
Sul América 1x1 Colatinense

Semi final
Colatinense 3x0 Unidos
Unidos 0x2 Colatinense

Final
Pinheiros 1x1 Colatinense
Colatinense 2x1 Pinheiros





Equipe campeão em 2006

Disputou a 1ª divisão estadual 3 anos seguidos, 2007, 2008 e 2009 além de duas Copas Espírito Santo 2007 e 2008.
A estreia na Série A foi com chave de ouro, vitória por 2x1 sobre o Rio Branco na capital por 2x1 Dedé marcou o 1º tento na Série A do clube e Paulo Roberto marcou o gol da vitória surpreendente. Eram duas Chaves com 5 equipes cada, na Chave do Atlético Colatinense, Rio Branco, Vitória, Serra e Vitória faziam companhia, um verdadeiro grupo da morte, mas quem disse que isso inibiu o novato colatinense, honrando a tradição de Colatina de bom futebol a equipe, o Colatinense só não conquistou a vaga na final do turno pois perdeu por 1x0 para o Vilavelhense que chegou aos 8 pontos e ficou 1 a frente da equipe. 
Mas no returno o Colatinense não deu chances, enfrentando as equipes da outra Chave, terminou na liderança após golear o Pinheiros por 3x0 fora de casa com dois gols de Dedé e outro de Índio. Com isso o Atlético enfrentaria o Linhares na final do turno, o vencedor estava classificado para a grande final. Mas nas duas partidas da final o Atlético acabou não rendendo e foi derrotado duas vezes por 1x0, encerrando ali sua campanha de estreia na Série A, mas o 3º lugar foi grande resultado para quem acabava de chegar ao futebol profissional, deixou para trás Serra, Vitória, Estrela do Norte, Rio Branco e tantos outros.

Resultado de imagem para Atlético Colatinense
Modelo de 2006


No 2º semestre veio a primeira participação na Copa  Espírito Santo. A estreia foi contra o Linhares algoz do estadual, empate em 1x1 dia 23 de agosto em Colatina. Das 4 equipes da chave duas avançavam, o Atlético terminou em 3º lugar culpa disso foi novamente o Linhares que venceu por 1x0 chegou aos 9 pontos contra 6 do Atlético.

Em 2008 por coincidência a estreia foi outra vez contra o Rio Branco e outra vez com vitória por 2x1, só que a partida foi em Colatina. Mas desta vez a equipe ficou apenas no meio da tabela, com 7 vitórias, 4 empates e 7 derrotas. Curiosidade é que se por um lado o Atlético vencia o Rio Branco pela 3ª vez em 3 jogos (1x0 na capital), perdia as duas para o Linhares (2x0 em casa e 2x1 fora).

No 2º semestre nova participação na Copa Espírito Santo. O Atlético fechou a 1ª fase com a melhor campanha, 19 pontos com 6 vitórias, 1 empate e 1 derrota, e enfim derrotou o Linhares, 3x2 na casa do rival, Zé Augusto e Caio para os donos da casa, com Índio, Vitor e Ricardo Paraíba para o Atlético.
A alegria e empolgação para logo na partida de ida das quartas de final, derrota por 1x0 para o Grêmio Laranjeiras na partida de ida na Serra. Precisando vencer por qualquer placar o Atlético fez com Beto mas Renan empatou e garantiu a vaga do time Serrano nas semi finais.
Vem 2009 e a 3ª disputa de estadual série A, a estreia foi horrível, derrota por 4x0 para o Grêmio Laranjeiras, a campanha foi oscilando demais, tanto que o Atlético perdeu pela primeira vez para o Rio Branco (placar de 4x0 em casa). A oscilação ficava clara comparando alguns resultados, derrota por 3x0 para o Rio Bananal (fora), 3x1 para a Desportiva (em casa), e vitórias surpreendentes, 3x0 no Grêmio Laranjeiras, 3x1 no Serra e 4x2 no Vilavelhense todas fora de casa. Esta falta de sequência de bons jogos colocou o Atlético brigando contra o rebaixamento, 4 equipes estava nesta briga ferrenha que nenhuma equipe deseja estar...Rio Bananal  e Atlético com 18 pontos, Serra e Desportiva com 19 pontos, os 4 dependia apenas de si mesmo, a Desportiva fez sua parte derrotou o São Mateus por 2x1, Rio Bananal também e derrotou o Linhares por 1x0, o Serra perdeu para o Grêmio Laranjeiras já rebaixado por 2x1, azar do Atlético que com a derrota por 2x1 para o Jaguaré fora e casa acabou sendo o rebaixado.  Deste então a equipe se afastou de competições oficias, algumas vezes ensaiando a retorno mas nada concretizado, no mesmo ano se fundiu com CTE Colatina para disputar competições nas categoria de base usando nome CTE Colatinense.


Equipe durante o ano de 2009



Abaixo o ofício de desligamento do Clube Atlético Colatinense

Colatina-ES, 08 de Maio de 2009.

ILMO SRº. MARCUS ANTONIO VICENTE
Presidente da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo

O CLUBE ATLETICO COLATINENSE, ainda revoltado e indignado pelas sucessões de erros cometidos pela arbitragem no Campeonato Estadual de 2009, vem por meio desta, comunicar que se afastará de todas as competições oficiais da categoria de profissionais promovidas por esta entidade por tempo indeterminado.

Tal atitude se deve ao fato desta entidade não tomar as providencia cabíveis para averiguação dos fatos ocorridos, uma vez, que este Clube encaminhou diversos ofícios, imagens de vídeo e ainda fazendo comunicação de forma verbal a Comissão de Arbitragem solicitando a punição dos árbitros envolvidos em erros grosseiros contra esta agremiação, não sendo atendida em nenhum momento com os árbitros permanecendo nos sorteios para as partidas.

O Clube Atlético Colatinense entende que fora prejudicado em pelo menos 05 jogos deste Campeonato Estadual, sendo que o último (Jaguaré 2 x 1 Colatinense), apitado pelo senhor Odair Mattos, foi o mais revoltante e tendencioso. O árbitro além de não coibir a violência por parte dos jogadores do Jaguaré, usou de "dois pesos e duas medidas" em desfavor do Colatinense, tendo expulsado 04 jogadores desta equipe e ainda terminado o jogo aos 40 minutos da segunda etapa alegando falta de segurança no estádio. 
Ora presidente, as imagens da partida mostram que havia policiamento suficiente no estádio, que inclusive protegeram por diversas vezes o árbitro da partida.

Ademais, outras atitudes dos árbitros causaram grande estranheza ao Clube Atlético Colatinense, como descrevemos a seguir:

Linhares 1 x 0 Colatinense - Sernamby - 1º turno: A auxiliar Solange Corrêa apontou um impedimento inexistente do meia Richard que acabou tendo o gol de empate anulado. Não foi feita reclamação oficial, porém as imagens são claras.

- São Mateus 2 x 2 Colatinense - Sernamby - 2º turno: O árbitro Devarly do Rosário marcou um pênalti inexistente quando o CAC vencia o líder do campeonato na casa do adversário e com um público de 3000 pessoas, além disso o árbitro deixou de dar dois pênaltis a favor do Colatinense. Como se não bastasse, expulsou o meia Wilian Simões em um lance de ataque. O clube enviou um documento oficial para a Comissão de Arbitragem reclamando o acontecimento.

Colatinense 0 x 1 Linhares - Justiniano M.Silva - 2º turno: O árbitro Antônio Buaiz Filho após trabalhar em uma partida de Beach Soccer pela manhã viajou para Colatina para trabalhar em uma partida profissional. Correu pouco, acompanhou as jogadas de longa distância e deixou de marcar 3 penalidades a favor do CAC. As imagens desta partida foram enviadas para a Comissão de Arbitragem que não se pronunciou posteriormente.

- Rio Branco 0 x 0 Colatinense - Salvador Costa - 2º turno: O árbitro Marcos André Gomes expulsou o lateral direito Fernando Totonho no primeiro tempo após ser agredido por um atleta adversário (as imagens são visíveis), sem revidar. Até o momento da expulsão, o atleta vinha sendo o principal nome do CAC na partida e responsável pelas jogadas mais perigosas. No entendimento dos dirigentes do CAC, se o atleta permanecesse no jogo, fatalmente em uma das suas jogadas o Colatinense venceria a partida. Há de se destacar que o auxiliar José Carlos Linhares que estava a poucos metros do acontecimento nada interferiu para ajudar o árbitro. 

Destarte, houveram a partir da primeira reclamação contra a arbitragem, outros fatos que ocorreram que apenas causaram dúvidas ao clube, como 06 pênaltis marcados em quatro jogos seguidos em desfavor ao Colatinense, expulsões sem critérios por parte da arbitragem, mas sempre em desfavor do CAC.

Assim, o Clube Atlético Colatinense, por entender que não lhe foi dispensado o respeito que lhe era devido por ser um clube filiado a esta federação, resolveu pelo seu afastamento das competições profissionais oficiais promovidas por esta Federação de futebol, pelos fatos alhures mencionados.

Por fim, informa que continuará participando das competições referentes às categorias de base, uma vez que promove um trabalho social que vem rendendo bons frutos, em parceria com a Prefeitura Municipal de Colatina, já que entendem que o esporte é um meio que promove a paz social, desde que conduzido com seriedade, honestidade e imparcialidade.

São por estes termos e fundamentos que firmamos a presente.
Atenciosamente,
Ferdinando Thadeu Main - Presidente
Édson Raul Caliari - Vice-presidente 
Washington Pereira da Silva - Diretor de Futebol
João Carlos da Silva - Gerente de Futebol

Uma boa notícia ocorre em outubro de 2018, do retorno do Clube Atlético Colatinense para o Campeonato da Série B após quase 10 anos é confirmado.








Atlético Colatinense fundado em 1919




Nenhum comentário:

Postar um comentário