quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Atlético Clube Colatinense

Nome : Atlético Clube Colatinense
Data : 01 de setembro de 1919
Local : Colatina
Títulos : Campeão Municipal de Colatina 1948
Torneio Incentivo 1948,1949 e 1950 entre outros



Escudo utilizado nos anos 50

Modelo com as cores invertidas era comum ser utilizado





Estádio Justiniano de Melo e Silva em 1967, neste local a equipe mandava seus jogos, inclusive antes da construção do estádio.


Em 1º de setembro de 1919 foi fundado o Atlético Clube Colatinense no município de Colatina que possuía um municipal fortíssimo jogado por equipes como São Silvano, Vila Nova, UACEC e o próprio Colatinense, todos eles com participações na 1ª divisão do Campeonato Capixaba, o Colatinense fez algumas participações na série A no fim dos anos 50 e início dos anos 60, em 1969 chegou em 3º lugar atrás apenas de Rio Branco Atlético Clube e Associação Desportiva Ferroviária.

Um registro do Atlético em ação é diante do Viminas de Vitória que em 1931 foi até Colatina para encontro amistoso. A partida teve início às 15 horas apitada por João Leite, o Colatinense foia campo assim : Adhemar, Aleixo, Dias, Luiz, Angelino, Messias, Vitali, Eutropio, Victorino, Abreu e Henrique.
A Associação Viminas de Esportes foi escalada com : Souza, Nicanor, Tião, Arcobaldo, Euclydes, Soares, Lopes, Falcão e Sá Carvalho. A partida se encerrou com empate em 2x2, na manhã do dia seguinte o desempate e ali o Atlético venceu por 3x1 mostrando que ficou mais inteiro que o Viminas dos festejos a noite anterior com a participação das duas equipes e convidados.


Foto de 7 de setembro de 1919 da primeira partida do Atlético Colatinense, o adversário foi o Flor de Minas  de Aimorés/MG que terminou em 1x1 no local onde hoje fica o Estádio Justiniano de Melo e Silva. Em 12 de outubro correu o desempate em Aimorés  e o Colatinense venceu por 3x1.  

Em 1948 foi campeão municipal em 1949 vice campeão, Tricampeão do Torneio Incentivo 1948,1949 e 1950.
Na temporada de 1950 sofreu apenas uma única derrota, seu maior rival em Colatina era o Vila Nova Futebol Clube, onde neste ano de 50 os derrotou duas vezes seguidas com belos resultados, o primeiro por 4x1 o segundo por 3x1, venceu também o Futebol Clube Mantena-Minas/MG por 5x0, outra grande vitória foi sobre o Caxias Esporte Clube time formado pela Polícia Militar de Vitória por 5x1, por ser time militar seu preparo físico era invejável valorizando ainda mais a goleada.

Em 1950 o Atlético encarou o Madureira/RJ  em amistoso em casa, chegou abrir 2x0 com Lastênio e Josias  mas cedeu o empate em 2x2 na 2ª etapa, Betinho e Jorge marcaram.
Jayme Bragam apitou.
Colatinense :  Luizinho, Nena (China), Pito, Zeca, Cheno, Bibel (Mideu) Josias, Jaime, Platol, Gutemberg e Lastênio (Reichel).
Madureira : Milton, Danilo, Biduco, Avanti, Herminio, Eunápio, Valter, Didi, benedito (Betinho), Jorge e Pedrinho. Partida em 27 de janeiro de 1950

Em 1954 encarou o Vasco da Gama/RJ em 9 de junho no Justiniano de Melo e Silva. O placar um sonoro 10x0 para os cariocas.

Em 07 de março de 1954 o Flamengo/RJ jogou em Colatina contra a Seleção de Colatina e venceu por 5x2, só foram encontradas apenas informações do time carioca,
Flamengo: Garcia, Marinho, Pavão, Jadir, Servílio, Osni, Joel, Evaristo, Zezinho, Benitez e Esquerdinha (Zagallo).
Gols do Flamengo: Benitez(2), Zezinho, Evaristo e Zagallo.

Em 12 de julho de 1959 foi a vez da Seleção Colatina encarar o  Fluminense/RJ no Estádio  Justiniano de Melo e Silva em  Amistoso Interestadual, vários eram do elenco do Atlético.


Em 2005 foi fundado o Clube Atlético Colatinense que foi uma homenagem a moradores do Município de Colatina e ao próprio Atlético Clube Colatinense levando as mesmas cores do clube extinto.



Algumas fotos históricas do clube.


1950. Da direita para esquerda  : Euclides, Nilson, Chiro, Amadeu, Pito, Álvaro, Batista, Gutembergue, Dinomar, Onor, José Tavares, Bibiu, Lastênio, Carlinhos (mascote) Carlos Bezerra, presidente Arlindo Villasehi, Vice presidente Aley Souza. 












Sr. Pedro Maia, Felipe, Tassio, Luizmar Preti, Zeca Tavares, Carlinho Farofa, Xirão, Tiozinho. Darcy Barbados, Doca, Meloti, Salomé, Carlito Felisberto. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário