segunda-feira, 17 de abril de 2017

Brasil de Cariacica

Nome: Esporte Clube Brasil
Data: 21 de abril de 1914
Local: Bairro Cariacica Sede, Cariacica
Estádio: Eráclides Gonçalves
Títulos: Pentacampeonato Cariaciquense 1961, 1962, 1980, 1981, 1995


Modelo oficial até 1995 quando colocou a 5ª estrela no peito.



Os 3 modelos abaixo foram utilizados entre as décadas de 40 e 50.










Estádio  do Brasil nome dado em homenagem a um antigo torcedor do clube





Interior do Estádio Eráclides Gonçalves



Esporte Clube Brasil de Cariacica, um dos times mais antigos do Espírito Santo em atividade, a equipe fundada em 21 de abril de 1914, é uma referência no futebol amador capixaba manda os jogos no Estádio Eráclides Gonçalves, desde sua fundação volta sua atenção para a base e futebol amador, revelou bons jogadores para Rio Branco, Vitória e Desportiva, já realizou partidas com equipe principal até fora do território capixaba, por exemplo quando foi para Aymorés Minas Gerais no ano de 1937 e retornou com empate.

Era muito comum equipes que disputavam o capixaba de futebol enfrentarem o Brasil em amistosos, dentro de sua casa o Brasil não dava colher de chá para ninguém, Viminas, Centenário, São João do Forte, Americano por exemplo era equipes que penavam para buscar pelo menos um empate em seus domínios.
Em sua história o clube tem o Pentacampeonato Cariaciquense 1961,1962, 1980, 1981 e 1995 que são homenageados no escudo e uniforme oficial do clube. O título de 1961 é especial pois foi o primeiro cariaciquense oficial. 

Vários nomes de sucesso com a camisa do Brasil, os filhos de dona Adília, Pitunga, o chamado arqueiro de aço, Delson o clássico e Dagmar o centroavante matador estão na galeria de ídolos que também conta com Fumanchu e seu chute atômico, Zé Elias, China, Nando, Cotoco, Coío e Miguel pé de bumerangue, são apenas alguns dos nomes lembrados na história do clube, fora das quatro linhas mas nem tanto assim temos . Fora das 4 linhas destacamos dois nomes, José Garcia dos Santos que ajudou e revelou vários talentos com seu olhar apurado, ele é tido como um dos mentores do treinador Telê Santana foi cartola do clube. Outro nome que destacamos é de Renato Teixeira Júnior, também foi cartola do clube por mais de 20 anos.



Alguns  registros históricos.

Em setembro de 1931 um belo registro do Brasil que provou sua força quando foi desafiado pelo Viminas Série A para uma pugna em sua casa, o Brasil não deu chances e com Christovam, Silvino, Arildo, Alfredo, Benedito, Euzequio, Romualdo, Sarmento, Adauto e Oscar atropelou por 5x1.
Euzequio duas vezes Sarmento, Romualdo e Oscar  foram as redes do Viminas que descontou com Horácio.


Registro detalhado de Brasil x XII de Outubro da Serra em junho de 1935
Em 1937 encarou o Centenário de Vitória atual campeão da Série B em uma partida comemorativa preliminar da decisão da Série A entre Rio Branco da capital vs Comercial de Castelo, foi uma pugna bem equilibrada com Calabrez duas vezes e Getúlio marcando para o Centenário e Josne e Nilo para o Brasil.
Centenário foi escalado com Duyllo, Bomfilho, Anísio,Theotonio, Adaneto, Walfredo, Calabrez, Cabral, Getúlio, Dady e Amadeu.
O Brasil foi a campo com Americo, Sylvino, Clerio, Alfredo, Altamiro, Bigodeiro, Wilson, Fredolino, Josne, Nilo e Osear.

Em 1954 o Brasil aplicou uma goleada histórica, o Independente de Vila Garrido viu o alvinegro cariaciquense aplicar 9x0.

Em 1959 o Brasil foi até Itarana encarar o Flamengo local que era duro de ser batido em sua casa, mas nesta partida uma grande surpresa aconteceu, Delson abriu placar para o visitante de pênalti, na segunda etapa China mostrou domínio do Brasil marcando 2x0, o Flamengo só descontou aos 41 minutos com João Luiz isso graças a grande falha de Pinduca guarda metas do Brasil, mas não evitou a surpreendente derrota, ainda mais que as duas equipes recentemente havia jogado neste mesmo local com vitória flamenguista por 3x0. O Flamengo jogou com Nilson, Pio, João Luiz, Miro, Zé Maria, Hegner, Nivaldo, Tunico,Hélio, Omar(João) e Gilson.
O Brasil foi a campo com Pinduca, Rômulo, Delson,Sandro, Thales, Fominha, Reinaldo I, Gomes, China, Catí, Reinaldo II (Coringa), 
Aqui ex jogadores no aniversário de 102 anos de fundação do E.C Brasil.

Brasil sempre foi referência nas categorias de base

Interior do estádio do Brasil

Garotada treinando, quem não tem notas boas não joga


No aniversário de 100 anos do clube vários ex atletas participaram, entre eles Juninho e Pedro Soares a direita da foto ex jogadores com passagem por Desportiva entre outros clubes.

Entre as décadas de 40 e 50

Brasil em 30 de julho de 1939

Entre as décadas de 40 e 50











Mefuca Insta


Memória Futebol Capixaba Face



21 comentários:

  1. Meu Clube amado da minha Cariacica - Sede.Tive muito orgulho de vestir essa gloriosa camisa e ter conquistado um Bi-Campeonato como atleta em 1980 e 1981,alem do titulo de 1995 como treinador,quando criança assistia o meu falecido irmão Durval Soares jogar pelo Clube,e depois tive a honra de vestir essa camisa. Amo esse Clube e essa Cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo saber que alcançamos alguém que viu a história do Brasil de perto.

      Excluir
    2. Eu formava o meio campo com o seu irmão , o saudoso Durval Soares que tempos depois veio ser comentarista de futebol em uma emissora da Capital.

      Excluir
  2. A história de um grande clube um legado que nunca se apaga na memória de todos nos cidadãos cariaciquenses.

    ResponderExcluir
  3. Eu joguei pelo clube nos anos de 1996 - 1999, muita saudade. Minha posição era Zagueiro central, o técnico era o Zé Garcia.

    ResponderExcluir
  4. Eu joguei pelo clube nos anos de 1996 - 1999, muita saudade. Minha posição era Zagueiro central, o técnico era o Zé Garcia.

    ResponderExcluir
  5. Catí, meu avô fez parte do time bicampeão Cariaciquence de 1961 e 1962, gostaria de saber onde posso encontrar mais sobre estes registros...

    ResponderExcluir
  6. Joguei nas categorias de base do ECB. Infelizmente a estrutura dificulta formar uma equipe para disputar partidas oficiais do futebol capixaba. Miguel ex-fluminense e ex-bragantino jogou aí também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal demais relato. Mas o clube também não tem pretensão de jogar profissional, anda afastado até do Cariaciquense.

      Excluir
  7. Meu querido Brasil de Cariacica,orgulho de ter vestido essa camisa!!!

    ResponderExcluir
  8. Time que fui 4 vezes campeão cariaciquence

    ResponderExcluir