Nome: Grêmio do Forte São João Fundação: 06 de março de 1990 Local: Bairro Forte São João, Vitória Títulos: Tricampeão Taça das Comunidades de Vitória |
O Grêmio Forte São João de Vitória fundado em 06 de março de 1990 Bairro Forte São João é uma equipe amadora, como fica bem claro o time sulino é a inspiração para criação do "Tricolor do Forte", mas como a história se ocorreu é curiosa e peculiar, o time foi fundado por um vascaíno que comprou os uniformes nas cores do time sulino para implicar com seus amigos flamenguistas, pois o Grêmio havia eliminado o Flamengo nas semi finais da Copa do Brasil de 1989 de uma forma humilhante, aplicando histórico 6x1 na partida de volta no Estádio Olímpico, no final das contas a ideia "pegou" e o time se tornou Grêmio do Forte.
Todo mês de setembro no dia 07 acontecia torneio de futsal da criançada de 13, 14 e 15 anos. Foi a partir daí que nasceu a ideia de criar um time já que a comunidade lotava os jogos, nasceu um time de titulares e aspirantes que jogavam futebol de campo e futsal também. O Grêmio sempre valoriza a comunidade que é super presente nos elencos, sempre dá preferência para os jogadores do Forte São João.
Na Copa das Comunidades competição mais tradicional de Vitória o Grêmio é tricampeão além de possuir 5 vices.
Em 2015 o caminho do Grêmio até a final foi passando pela Ponte Preta nas oitavas de final da disputa de pênaltis placar de 5x4 depois do empate em 1x1 no tempo normal. Nas quartas de final novamente o sofrimento dos pênaltis após 1x1 com Itararé no tempo normal vitória por 6x5, nas semi finais foi ais tranquilo, goleada de 3x0 sobre Amigos de Santa Lúcia.
Chegando na final o tricolor foi campeão batendo o Unidos de Tabuazeiro pelo placar de 4x0, Leleco, Breno, Bruno Madeira e Jonas Ratinho foram os autores dos gols.
Em 2019 o Salvador Costa foi o palco da 37ª 37ª edição da Copa Vitória de Futebol das Comunidades. Após 32 equipes começarem o mata mata restaram apenas o Grêmio e o Bavi de Jesus de Nazareth, esta final foi diferente de 2015, em uma partida equilibrada, disputada lance a lance. Apenas aos 32 minutos do segundo tempo saiu o primeiro gol, de pênalti Carlindo abriu o Placar com gol com cheiro de título, e isso se confirmou aos 44 com Carlos Breno marcando 2x0, quando a torcida já gritava “O campeão voltou”.
Melhores da Competição
Ricardo do Estrela, com 10 gols, foi artilheiro. O melhor goleiro foi Fábio Silva, do Bavi. O destaque da competição foi Carlindo, do Grêmio do Forte.
Campeões 2019 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário