quarta-feira, 7 de junho de 2023

União Calçadense Futebol Clube

Nome: União Calçadense Futebol Clube
Fundação: 07 de junho de 2017
Local: São José do Calçado
Títulos: Vice Campeão Sulino 2021
Vice campeão Sulino Sub 20 2021
Bicampeão Copa Asvale Sub15
Bicampeão Copa Asvale Sub17
Campeão Copa Asvale Nacional Sub17




Modelo utilizado na Copa Noroeste de 2017 e 2018


União Calçadense Futebol Clube fundado em 07 de junho de 2017 em São José do Calçado, é uma equipe amadora, não confundir com Unidos de São José do Calçado que disputou a Série B Capixaba pelo menos 03 vezes, o Leão Calçadense é uma equipe amadora que disputa competições no principal e na base, desde Campeonato Sulino até torneios contra times do Rio de Janeiro e Minas Gerais. A inspiração vem do Peñarol,  time uruguaio pentacampeão da Libertadores e tricampeão Mundial. 

Em 2017 União disputou o Capixaba Sub17, e foi muito bem. Sua estreia foi com 1x0 sobre Ypiranga de Marataízes, derrotou Craque do Futuro em Guarapari por 2x1, jogando em São José derrotou Atlético Itapemirim por 1x0, seguiu com tudo aplicando 3x1 no Guarapari fora, no returno perdeu os 100% no empate em 0x0 com Guarapari, mas já voltou vencer na partida seguinte, derrotou Atlético agora em Itapemirim por 2x1, aplicou 5x0 no Craque para o Futuro. Encerrou sua ótima participação empatando em 1x1 com Ypiranga sendo líder de sua chave com 20 pontos e melhor campanha na 1ª fase.
Nas quartas de final encarou Ypiranga novamente, sofreu a primeira derrota 1x0 placar final.
Mas na volta goleou por 4x0 e afastou a zebra no Ernesto Campos da Fonseca, São José do Calçado.
Parou na semi final contra o Atlético Itapemirim, após derrota por 3x1 no Celso de Souza, Fazenda Velha em Itapemirim, e o empate em 1x1 em São José.
No mesmo ano também disputou a Copa ES da categoria, como a base do time era a mesma do estadual o ótimo desempenho era esperado, já deu ponta pé inicial aplicando 3x0 no Ypiranga de Marataízes, derrotou Craque para o Futuro em Guarapari por 1x0, 0x0 com Atlético Itapemirim, e 1x0 no Guarapari fora de casa, no returno 4x3 no Guarapari, derrota por 1x0 para Atlético Itapemirim, goleada de 3x0 no Craque do Futuro, encerrou a 1ª fase derrotando Ypiranga por 3x1. Novamente foi líder de sua chave agora com 19 pontos com melhor campanha no geral.

Começa mata mata sem precisar entrar em campo pois venceu as duas partidas por W.O contra a Desportiva que não foi a campo.
Na semi final um revés não esperado, derrota por 4x0 para Porto Vitória na partida de ida, na volta como venceu por 2x0 parou nas semi finais outra vez.

Em 2018 aconteceu o 1º Campeonato Rural do Espírito Santo, organizado pela Sesport, Secretaria de Esporte e Lazer, com exceção de Vitória, Serra, Vila Velha e Cariacica, todos os outros municípios tiveram um representante, e São José do Calçado ficou a cargo do União, e já começou com tudo, aplicou 6x1 no Divino São Lourenço encaminhando a classificação logo na partida de ida, na voltou voltou a vencer fora de casa agora por 5x3.
Na 2ª fase outra vez São José encaminhou a vaga logo na ida, goleou o Apiacá por 4x1 em casa, na volta carimbou a vaga com eletrizante 3x3.
Na 3ª fase São José derrotou Guaçuí na ida por 2x0 e avançou com empate em 1x1, pelas quartas de final São José seguiu imparável dentro de casa, contra Presidente Kennedy aplicou 4x0 ficando com um pé na semi final, colou os dois na vitória por 1x0 na  volta em Presidente Kennedy.

São José em ação na classificação em Presidente Kennedy 

Na semi final o São José seguiu imbatível em casa derrotando Anchieta na partida de ida, mas desta vez sem goleada como era esperado em uma ida de semi final, vitória por 2x1. Na volta em Anchieta a derrota simples por 1x0 pôs fim a campanha da equipe que acabou se despedindo por causa do gol sofrido em casa. 

Elenco recebendo troféu de 3º lugar. 


Em 2021 após ótima campanha no Sulino o União foi finalista contra Oriente de Jerônimo Monteiro. Para chegar a final passou na chave com Olímpico de Guaçuí, Atlético de Jerônimo Monteiro e Olímpico Divinense líder com 04 vitórias, 01 empate e 01 derrota. 
A liderança da chave garantia vaga direto nas semi finais, o adversário foi o Anchieta 2º colocado da sua chave, na ida em Anchieta empate em 1x1, na volta jogo equilibrado a vaga foi conquistado pelo União com placar de 2x1.
Na partida de ida no Ernesto Campos da Fonseca o placar foi de 1x0 para Oriente, colocando boa vantagem com essa vitória fora de casa. 
Estádio Ernesto Campos da Fonseca na partida de ida da final do Sulino 


Partida de ida da final

Na partida de volta disputada no Estádio José Perim em Burarama Cachoeiro de Itapemirim, o União vencia por 2x1 quando faltando 10 minutos para o fim do 2º tempo depois de um pênalti assinalado para Oriente começou uma grande confusão, uma grande revolta tomou contra dos jogadores do União, depois de consultar o auxiliar voltou atrás, agora para revolta dos jogadores do Oriente, mas não acabou aí a confusão, depois de vários minutos de jogo parado, o árbitro voltou atrás novamente e confirmou pênalti para Oriente, revoltados com a situação a comissão técnica e atletas do União se retiraram de campo, com isso a LDCI, Liga Desportiva de Cachoeiro de Itapemirim responsável pela competição declarou Oriente campeão e União vice do Sulino 2021. Na categoria Sub 20 União também foi vice, perdendo para Guaçuí. Lembrando que em 2017 e 2019 Unidos já havia sido semi finalista. 
Detalhe curioso do time do União em Burarama na final é o goleiro de boné, o capixaba de São José do Calçado Wallef ficou conhecido nacionalmente como o "goleiro de boné" quando ajudou o Afogados/PE eliminar o Atlético na segunda fase da Copa do Brasil 2020, após empate em 2x2, nos pênaltis ele defendeu dois. Na visão de uma parte da torcida, essa eliminação foi o divisor de águas para o Atlético, que depois da queda trocou treinador trouxe medalhões e reforçou elenco conquistando Brasileiro que não vinha desde 1971.


No ano seguinte o União novamente se envolveu em polêmicas de arbitragem, durante disputa da Copa Noroeste de Futebol, a equipe derrotava a Associação Ubaense/MG por 1x0 quando na 2ª etapa uma arbitragem tendenciosa fez os ânimos se exaltarem e o União perdeu a razão partido para agressão do trio de arbitragem tanto de jogadores quanto alguns torcedores. Isso causou a exclusão da equipe da competição pela junta disciplinar do campeonato de forma unânime por 5 votos a zero. 



Panorâmica do Ernesto Campos da Fonseca do Motorista FC utilizado como casa pelo Unidos


  
Equipe na vitória por 3x1 sobre Irupi que garantiu vaga para semi finais do Sulino 2017








 




Nenhum comentário:

Postar um comentário