Esporte Clube Flexal tem sua fundação em 1º de maio de 1950 no bairro Flexal, Cariacica, equipe amadora que tem larga tradição nos campos de várzea capixaba. Já venceu Campeonato Municipal da 1ª e 2ª divisões de Cariacica, Copa Campo Grande, além de títulos no Veterano e Aspirantes.
Na história recente várias participações desempenhando boas campanhas. Em 2017 foi uma delas no Campeonato Cariaciquense 1ª divisão. Não começou bem é verdade, derrota por 1x0 para Botafogo FC, se reabilitou derrotando Democrata em São Conrado por 2x1, também derrotou Palmeiras 1x0, perdeu para Guarany por 3x2, a vitória por 1x0 sobre Atlético Sotelândia deixava a vaga encaminhada, os 2x2 com Olaria e Santa Cruz respectivamente fecharam a 1ª fase com uma dose de emoção, Flexal terminou com 11 pontos em 3º nos critérios de desempate atrás de Palmeiras e Guarany também com 11, Atlético Sotelândia, Botafogo e Santa Cruz terminaram todos com 10 pontos na cola.
Nas quartas de final União de Piranema foi o adversário, após sofrer 3x0 do adversário buscou empate heroico escapando de uma derrota que acabaria com a chance de avançar.
Na partida de volta uma grande confusão após um rojão ser atirado em campo por torcedor do União, ele afirmou que não tinha intenção de acertar dentro do campo e que bateu no alambrado antes, a partida ficou paralisado por quase meia hora, sendo encerrada e após julgamento na FES foi homologado placar de 2x0 para Flexal, do lado do União revolta foi por cobrar que a partida ainda não havia passado dos 30 minutos do 2º tempo e deveria prosseguir.
A final foi em Vale dos Reis, o Palmeiras foi o rival. Após um 1º tempo zerado, a teve Palmeiras que foi melhor na 1ª etapa inaugurar o placar, aos 9 minutos, Ratinho colocou o time de Porto de Santana na frente. Marcelo goleiro do Flexal, que foi destaque do time sendo maior responsável pelo 0x0, acabou falhando, aos 19 minutos, Julio Côgo chutou fraco e ele aceitou, com o 2x0 no placar as coisas ficaram tensas, Cláudio, presidente do Flexal foi expulso por reclamação, também foram expulsos Paulo Vitor lateral esquerdo do Flexal e Peixe zagueiro do Palmeiras foram para o chuveiro mais cedo.
O Flexal conseguiu descontar de pênalti com Esquerdinha, mas logo depois Marcelo falhou mais uma vez. Neguinho de falta chutou despretensiosamente e fez o 3º, fim de papo, Palmeiras 3 x 1 Flexal.
Em 2018 o importante título inédito da Copa Campo Grande. A partida inicial foi contra A.A Santana com triunfo por 2x0, derrota para Vila Nova FC por 3x1, ficou no 2x2 com Democrata, votou a vencer nos 2x0 sobre Cruzeiro, depois 2x1 no Guarany de Caçaroca, fechou sua participação no 0x0 com Botafogo FC, com 11 pontos o Alvirubro avançou na 4º posição da chave, fazendo a equipe enfrentar o União Jucu que foi líder da Chave A, detalhe União foi líder com 12 pontos, curioso que mesmo na Chave A o Flexal encerraria na 4ª posição já que os 3 primeiros lá chegaram com 12 pontos.
Nas quartas de final na ida Flexal venceu por 2x1 e reverteu a vantagem adversária, na volta o empate em 2x2 carimbou a vaga.
Nas semis Democrata, a exemplo da 1ª fase ficaram no empate em 2x2, na volta Flexal avançou com triunfo de 2x1.
Na grande final o União de Piranema, o último encontro entre as equipes foi polêmico jogo do rojão! União e Flexal disputaram na tarde deste domingo, a final da Décima Nona Copa Campo Grande, no estádio Kleber Andrade, e a equipe Capixaba Esporte Clube acompanhou de perto essa super final.
A partida foi disputada no Estádio Estadual Kleber Andrade, o União começou melhor, teve mais posse de bola criando mais chances no começo da decisão, isso se transformou em gol logo aos 05 minutos gol contra de Ronildo, o União estava mas perto de marcar o 2º que sofrer o empate, mas Juninho inspirado evitou pelo menos 03 chances.
Com já diz o ditado quem não faz leva aos 25 minutos Esquerdinha de pênalti empatou, na verdade Douglas defendeu, e o próprio fez no rebote, o Flexal cresceu com empate na partida e aos 31 virou com Digão.
No 2º tempo União continiuou atacando e perdendo mais chances que o Flexal, de tanto atacar aos 40 minutos enfim conseguiu empatar com Lisinho, mesmo após esse choque de sofrer gol faltando poucos minutos para o título o Flexal não se abateu e nos pênaltis venceu por 3x2 levando a taça, ao União restou vice de forma invicta(6v,5e).
Colorado no antigo Estádio Kleber Andrade. |
Escudo utilizado pelo aspirante nos anos 90 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário