sexta-feira, 7 de abril de 2023

Nova Venécia Futebol Clube





Nome: Nova Venécia Futebol Clube

Fundação: 27 de abril de 2021

Local: Nova Venécia

Título: Campeão Campeonato Capixaba Série B 2021

Campeão Copa Espírito Santo 2022

Vice campeão Capixaba Série A 2023

Estádio: Estádio Municipal Zenor Pedrosa Rocha


 

 Zenor Pedrosa Rocha vista aérea


O Nova Venécia Futebol Clube foi fundado em 27 de abril de 2021na Cidade de Nova Venécia, tem capixaba Richarlisson "O Pombo" como seu padrinho e embaixador, embora ele tenha começado no Real Noroeste por ser de Nova Venécia é super normal esse apadrinhamento, a cidade sempre gostou de futebol, já teve o A.A Nova Venécia,  Veneciano S.C e S.E Veneciano na Série A do capixaba.
Por ter um aporte financeiro bom rapidamente se destacou no futebol do Espírito Santo. Nasceu para trazer o
 futebol profissional à Nova Venécia. A cidade não contava com um time disputando competições profissionais, desde 2005. Curiosidade  que o A.A Nova Venécia era de 24 de abril(1983).

O escudo do Nova Venécia tem três cores com significados distintos: natureza e saúde (verde), positividade e otimismo (amarelo) e humildade (branca). O desenho, elaborado pelo artista Marcelo Claudino, tem como ideia central do clube é ser um "time do povo", bem ligada às raízes e com uma estrela em cima do mapa do Brasil.

O clube está iniciando a sua trajetória de maneira vitoriosa. Logo no primeiro ano, foi campeão do Campeonato Capixaba Série B, sua estreia profissional foi em 14 de julho no Estádio Kleber Andrade vitória por 2x1 sobre Sport Brasil Capixaba pela 1ª rodada da Série B de 2021. Foram 05 vitórias seguidas inclusive aplicando 3x0 no Aster Brasil e 6x0 no Sport Brasil, sua 1ª derrota foi por 3x0 contras Forte Rio Bananal dentro de casa surpreendente, a equipe classificou com sobras vencendo 7 dos 8 jogos na 1ª fase.

Nas semi finais encarou Castelo valendo a vaga na Série A, venceu em Castelo por 2x1  e confirmou  acesso aplicando 4x0 em casa. 

Na grande final conquistou o título após emocionante disputa de pênaltis contra CTE, após empate em 1x1 no tempo normal Nova Venécia venceu por 8x7 e levantou sua primeira taça,.

Em 2021 o time não parou, e no 2º semestre já foi finalista da Copa Espírito Santo também. Foi uma competição cheia de surpresas, nesta fase a equipe fez uma campanha que não empolgou, mesmo sendo líder o time se destacava por ter uma defesa sólida, mas marcava poucos gols, nos 3x0 no Pinheiros e 4x0 no GEL foi que o ataque mais funcionou.

Já pelo mata mata veio a Desportiva Ferroviária, depois de um empate em 1x1 no Araripe o a vitória por 2x0 em Nova Venécia valeu a vaga na semi final.

Na ida contra Serra a vitória por 3x1 fora de casa foi garantia da vaga após empate sem gols na volta.

A final novo sofrimento nos pênaltis, após 1x1 com  Aster Brasil o Kleber Andrade vitória sofrida nos pênaltis por 7x6, a exemplo da Desportiva em 2012 o Nova Venécia consegue o feito de se tornava campeão da Série B e da Copa ES no mesmo ano. 

Campeões!


Sua primeira partida na Série A foi em 29 de janeiro de 2022 no Estádio Robertão no empate em 2x2 contra Serra FC, a estreia em casa foi no empate em 1x1 com Rio Branco A.C em 05 de fevereiro, a primeira vitória foi em grande estilo dia 12 de fevereiro no Justiniano de Melo e Silva em Colatina com goleada por 4x1 sobre CTE. Outro grande resultado foi os 3x0 aplicados no Vitória em pleno Salvador Costa. nas quartas de final encarou e venceu a Desportiva duas vezes, 2x0 no Eng Araripe e 3x1 no Zenor Pedrosa, nas semi finais após derrotar o Vitória por 1x0 no Salvador Costa abriu boa vantagem, mas ela foi implodida na volta com a derrota por 3x1. 

Em 2022 graças ao título da Copa ES  a equipe disputa sua 1ª Copa do Brasil, e já começa fazendo história ao eliminar o Ferroviário-CE de virada. Na 2ª fase parou no Atlético/GO ao ser derrotado por 2x1 em Goiânia. 

NOVA VENÉCIA 2X1 FERROVIÁRIO-CE

Copa do Brasil 2022 - 1ª Fase

Data: 03 de março de 2022

Horário: 15h30 (de Brasília)

Local: Zenor Pedrosa Rocha (Nova Venécia, ES)

Árbitro: Felipe da Silva Gonçalves Paludo (RJ)

Cartões Amarelos: Edson Cariús (FER), Roni (FER), Junior Ramos (NVE) e Max Miller (NVE)

Gols: Wandson (FER), aos 39min do 1º tempo, Patrick (NVE), 22min do 2º tempo, Carlos Vitor (NVE), 43min do 2º tempo

Nova Venécia: Harrison; Jairo, Max Miller, Lucas Tavares, Ian Silva (Ayrton); Liniker (Thomas), Dodô (Andrei), Júnior Ramos (Patrick), Carlos Vitor; João Bonani, Gabriel Beck (Arthur). Técnico: Cássio Barros.

Ferroviário: Jonathan; Roni, Vitão, Éder Lima, Madson (André Baumer); Robson Alemão (Renê), Diego Valderrama (Emerson Souza), Mauri; Gabriel Silva (Elias), Wandson, Edson Cariús. Técnico: Paulinho Kobayashi.

A torcida se empolgou e esperava ótimo desempenho na Série D do Brasileiro de 2022, ficou na Chave 6 ao lado de Pouso Alegre - MG, Bahia de Feira - BA, Real Noroeste, Inter de Limeira - SP, Ferroviária - SP, URT - MG e Caldense - MG.

O pontapé foi no 0x0 com Bahia de Feria e casa, fora de casa se recuperou aplicou 3x0 na URT, ficou no 2x2 com Inter de Limeira em casa, 2x1 na Ferroviária/SP em casa, perdeu "clássico" para Real Noroeste por 1x0 fora, aplicou 3x1 na Caldense em casa, ficou no 1x1 com Pouso Alegre fora e depois em casa, derrotou Caldense em Minas por 2x1, derrotou Real em casa por 2x1, ficou no 0x0 com Ferroviária e perdeu para Inter de Limeira ambos fora, ficou no 1x1 com URT em casa e com Bahia fora, com isso avançou com a 4ª e última vaga da chave para mata mata.

Veio Brasiliense, na ida a vitória com propriedade por 3x1 deixou uma boa vantagem. Na volta Odilávio tranquilizou tudo quando empatou a partida aos 36 do 2º tempo em 1x1, nos acréscimos aos 47 cenas covardes, com eliminação inevitável a torcida do Jacaré invadiu o campo tentando agredir o time capixaba, que se trancou no vestiário  escapando do pior, os baderneiros revoltados com a eliminação depredaram o estádio mostrando mais cenas lamentáveis no futebol brasiliense.

Nas oitavas de final a Portuguesa/RJ, o time acabou dando adeus ao sonho de acesso depois de perder por 2x1 no Rio e ficar no 2x2 em casa. 

Na Copa ES nova chance de voltar as competições nacionais, na 1ª fase avançou na liderança, destaque para os 8x0 aplicados no GEL Laranjeiras, a maior da competição, mas nas quartas logo de cara pegou Real Noroeste, outra equipe que tem poder de capital grande para os padrões capixabas, depois da derrota por 1x0 em Águia Branca o empate em 2x2 acabou com eliminação.   

Em 2023 na 2ª Série A o desempenho foi mais satisfatório, não começou bem ficando até na zona de rebaixamento, mas depois do meio da competição pra frente mudança de treinador e o time se encontrou,  avançando com a 4ª melhor campanha no mata mata.

Nas quartas de final eliminou o Rio Branco A.C, depois do 2x2 no Kleber Andrade, goleada por 3x0 no Zenor Pedrosa.

Na semi final a vitória por 3x1 em casa dava uma tranquilidade para seu torcedor, mas na volta por pouco não perde a vaga, depois de sofrer 2 gols depois dos 37 do 2º tempo a derrota por 2x0 fez a vaga ser disputada nos pênaltis, após várias cobranças  o Nova Venécia classificou derrotando Vitória por 8x7.

Na grande final na ida no Kleber Andrade pois Zenor Pedrosa não tinha capacidade mínima de 5 mil pessoas, o primeiro zero a zero do estadual 2023, na volta em Águia Branca o Real Noroeste volta ser vilão do Leão, vitória do time merengue por 3x1 conquistando tricampeonato estadual(a primeira vez que um time do interior chega 3 títulos seguidos no estado).  

Capixabão 2023 – Final (Volta)

Real Noroeste 3 x 1 Nova Venécia (22/04, José Olímpio da Rocha)

Gols: Alysson Caucaia (1º Tempo – 18 min), Emerson Martins (1º Tempo – 39 min) e Robert (2º Tempo – 12 min e 27 min).

Real Noroeste: Neguete; Gabriel Santos (Giovanni Carignano), Clebson, Balbino e Guga; Victor Salvador, Alysson Caucaia e Robert (Luís Felipe); Juninho Potiguar, Matheus Paulista (Jonathan Santana) e Piauí (Allan Paulista). Técnico: Duzinho Reis.

Nova Venécia: Yuri; Tony, Tiago Bettim, Pedro Botelho e Geisandro (Djavan); Dudu (Vitão), Emerson Martins e Cleyton (Rhamon Mexicano); Dodô (Pedro Emanuel), Toni Galego (Erick Bahia) e Alison Mira. Técnico: Badinho Alves.

Público presente: 2.236

Renda: R$ 59.160,00

Arbitragem: Dyorgines José Padovani (árbitro), Pedro Amorim de Freitas (assistente 1), Arthur Pancieri Pires (assistente 2), Alex Eder de Mendonça (árbitro reserva), Vinícius Teixeira de Souza (assistente reserva) e Marcos André Gomes (observador)







Mefuca Instagram

Memória Futebol Capixaba | Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário