Nome: Acácia Esporte Clube Fundação: 04 de março de 2013 Local: Vila Velha Títulos: Copa Metropolitana 2014 e 2017 Troféu Cidade de Vila Velha 2014 |
Clube amador de Vila Velha o Acácia Esporte Clube fundado em 04 de março de 2013, sua origem vem da empresa de segurança patrimonial Acácia, é bicampeão da Copa Metropolitana, sempre trouxe vários nomes de peso quando chega as decisões,
A caminhada em 2014 começou com 0x0 com Unidos do Vila, vitória por 2x0 no clássico contra Farmácia de V.Velha, derrotas por 2x0 e 1x0 para Carapina quase complicaram as coisas, triunfo por 3x2 sobre Farmácia que foi crucial, essa vitória foi a mais importante da 1ª fase, o confronto era direto pela segunda vaga, isso fez Acácia pular para 2º obrigando adversário derrotar o Carapina na última rodada enquanto o Verdão encarava o eliminado Unidos do Vila, resultado Acácia passeou em campo classificando com grande goleada por 6x1 no Unidos.
Chega hora do mata mata, nas semi finais o tradicional Belenense de Vitória, ninguém esperava jogo fácil, mas ninguém esperava também um jogo tão franco repleto de gols, Thiago Keller marcou 1x0 Verdão aos 20 segundos de partida, o mais rápido da história da competição, 30 minutos depois Jean Sá empatou a partida, aos 38 Ronald virou para os visitantes, aos 44 Richard empatou em 2x2 no 1ªeletrizante.
Na 2ª etapa os gols não pararam, aos 27 Ricardo Paraíba fez 3x2 Acácia, mas aos 37 Peta empatou em 3x3 fechando o placar na ida no Campo do SEFA em Vila Velha.
A volta disputava em Manoel Plaza na Serra as emoções não pararam, aos 14 do 1º Peta de falta colocou Belenense na frente, mas nem deu tempo de comemorar, Hector goleiro do Belê a exemplo de Geovani do Acácia(na ida) também falhou ocasionando um gol, Ronald estava ligado e aproveitou a falha empatando em 1x1. O placar não foi mais movimentado levando a vaga para sofrimento dos pênaltis. A estrela de Geovani brilhou pegando a cobrança de Magno Juruna fechando a série em 5x4 para o Acácia que avança para final.
Acácia e Jardim da Penha entram em busca do título, Jardim da Penha na teoria entrava favorito por ser o atual campeão, mas na prática no futebol amador o poder de compra é o 12º jogador, quem tem mais caixa para trazer reforços pontuais tem bem mais vantagens, e o Acácia trouxe um nome que pesou demais a balança, Kieza com passagens por Desportiva e Rio Bananal já conhecia muito bem o futebol capixaba, e sua experiência profissional trazida do Americano e Fluminense pesava ainda mais, resultado Kieza acabou com a partida, aos 17 minutos começou seu show particular encobrindo Reinaldo após passe de Kill. Na 2ª etapa não parou, anotando mais dois, aos 25 após passe de Bruno e aos 37 minutos após passe de Leandro driblando goleiro rival, a partida de ida no SEFA terminava com goleada por 4x0 e vantagem gigante para Acácia.
A partida de volta precisando não só vencer como golear o Jardim da Penha precisava antes de tudo, segurar Kieza, se já não fosse ruim o bastante ainda tinha Kill que com 8 gols era o artilheiro da competição.
Mas cumpriu essa missão e não sofreu gols, mas como também não marcou acabou o campeonato com vice campeonato. Acácia campeão da Copa Metropolitana 2014!
Ficha da final
Estádio Salvador Costa
Jardim da Penha: Reinaldo; Sorriso, Ícaro, David, Gazeta; Madson, Igor, Flavio Santos (Júlio César), Alves; Carlos Vitor e Lambiru (Nildo). Técnico: Alex Passos.
Acácia: Giovani (Presley); Luciano, Diogo, Estevão e Leandro; Gabriel, Andrezinho, Richard (Emílio) e Thiago Keller (Ronicley); Kill e Kieza(Wilker). Técnico: Matheus Magalhães
Juiz: Antônio Buaiz
Renda: não divulgada
Público: não divulgado
Em 2017 no 2º título o Verdão classificou após uma primeira fase sem sustos, começou aplicando 4x1 no Belenense, 2x1 no Igreja Batista e 4x1 no AFM garantida a vaga antecipada, perdeu por 2x1 para Furacão Independente quando apenas cumpria tabela.
Nas quartas de final começou com derrota por 1x0 para Pega Reta de Vila Velha, mas a volta classificação com sobras com um sonoro a 3x0 em Novo Horizonte na Serra no Estádio Pedro Mariaelli onde mandou seus jogos no mata mata.
Na semi final outro confronto canela verde, agora Sguerenévz foi o rival, na partida de ida vitória do Acácia por 2x1, na volta m empate por 1x1 no Campo do Tartarugão selou a vaga para final em busca do segundo título.
Ilha Real adversário da final buscava seu 1º título, em partida disputada no Estádio Kleber Andrade.
A partida em jogo único foi pegada, teve bola na trave, lances perigosos, o Acácia dominou a maior parte da primeira etapa, mas foi na 2ª etapa que desencantou, aos 17 minutos Lambiru que em 2014 era rival na final marcou 1x0 Acácia em chute da entrada da área e diagonal, em desvantagem Ilha Real partiu pra cima, acertou bola na trave mas não conseguia balançar a rede adversária, fim de papo Acácia bicampeão da Copa Metropolitana em 2017, se juntando ao Laranjeiras(2011 e 2012) como único conquistar duas taças na competição, mais tarde Sguerenévz(Vila Velha) e Jardim da Penha(Vitória) também entraram no seleto grupo.
Campeões em 2017 no Kleber Andrade. |
Entre esses períodos de título da Metropolitana o Acácia ensaiou entrar para o futebol profissional, na época Matheus Magalhães presidente que também trabalhava na firma que deu origem ao clube apostava que o momento de insucessos do futebol capixaba ajudaria o novo clube ter sucesso.
O time até tentou jogar a Copa Espírito Santo em 2014 mas o regulamento só deixava entrar na disputa equipes que tinha disputado campeonatos profissionais naquele mesmo ano(Séries A e B).
As taxas de inscrição da FES e da CBF, mais de R$ 50 mil assustaram, afinal no amador pagamentos são por partida e não existem obrigações de contratos nem encargos trabalhistas, o projeto acabou não vingando e Acácia não migrou para profissional.
Nomes conhecidos já passaram pelo Acácia, Pedrinho, Kieza e Edmundo. Acácia chegou contratar 25 jogadores profissionais. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário