sexta-feira, 10 de março de 2023

Associação Leopoldinense de Esportes Atléticos

Nome: Associação Leopoldinense de Esportes Atléticos
Fundação: 10 de março de 1932
Local: Santa Leopoldina




Registro do nascimento do Leopoldinense do Diário da Manhã


Associação Leopoldinense de Esportes Atléticos ou simplesmente A.L.E.A fundada em 10 de março de 1932 em Santa Leopoldina e não em 14 de março como era compartilhada.
O ALEA foi criado em um período de prosperidade no futebol de Santa Leopoldina, impulsionados pelo Therezense e o Alliança que marcaram história sendo os primeiros times do interior disputar o Campeonato Capixaba, na época era disputado apenas por equipes da capital, apenas da década de 60 os times do interior jogariam o estadual desde o início contra a capital, antes disso foram disputadas finais esporádicas entre o campeão da Taça Cidade de Vitória e Campeão Sulino para assim decidir o campeão capixaba.
A ALEA como nome deixa claro não focava apenas no futebol, possuía um leque maior de modalidades, além dos aclamados bailes. Participaram do futebol, tênis, vôlei, basquete, corridas e até remo.

Escudo do A.L.E.A no Jornal Diário da Manhã em 1933



Sabia que o ALEA foi uma das primeiras equipes dirigidas por mulheres? o ambiente tão machista aceitou as moças no comando em 1953 quando  a agremiação já não ia nada bem das pernas, e deu certo, elas trouxeram de volta o interesse antes perdido de vários ex-integrantes! 


Pouco se tem dos registros futebolísticos da ALEA, um deles foi em 1932 quando receberam o Brasil de Cariacica. A partida disputada em 08 de maio de 1932 teve Amaro Bastos Netto no comando do arbitragem, o placar final foi vitória apertada do Brasil por 2x1. Mas a equipe fazia partidas frequentes contra Therezense e Alliança sempre dificuldade a vida dos rivais. 
Na imagem o cemitério que era a bilheteria do campo 


Muitos jogos do ALEA foram disputados no  campo do Moxafongo, na década de 20 já haviam partidas onde hoje é o Estádio Laerte Neves, pertencente ao Complexo Esportivo Hermínio Braz. A área particular passou por vários proprietários ao longo das décadas, isso levou a um fato curioso do campo do Moxafongo que era em local aberto, então para se cobrar ingressos, era esticada uma corda em frente a entrada de cemitério para impedir os sem ingresso de entrar. Para quem não tinha dinheiro, se passava por dentro do Córrego Crubixá, ou tinha opção de dar a volta pela estrada que dá acesso à Cachoeira do Moxafongo, caminho mais longo e mais íngreme. Opção que motivou  a corda ser esticada antes desse acesso, em frente à casa do Sr. Perim local onde se ao campo pelo caminho da cachoeira.
Uma outra opção era simplesmente pedir! Principalmente para  Sr. Dalmácio Nascimento que era técnico do Cachoeirano. São aquelas histórias do futebol que não tem preço.


Sócio de 1957 com uma correção histórica, a fundação do clube não é de 14 de março e sim 10 de março de 1932!


Abaixo 3 imagens do  Estádio Laerte Neves antigo campo em Moxafongo 




















Nenhum comentário:

Postar um comentário