Nome: Grêmio Atlético Estrelinha Fundação: 16 de fevereiro de 1968 Local: Bairro Jucutuquara, Vitória Títulos: Campeão Copa Arizona Zona Centro 1980 |
Este modelo provavelmente foi o primeiro adotado pelo clube |
Este também foi utilizado oficialmente |
Grêmio Atlético Estrelinha de Jucutuquara Vitória fundado em 16 de fevereiro de 1968, é um time amador que disputava amistosos e competições principalmente pela Grande Vitória, mas também teve e tem em seu quadro de modalidades o futebol de campo, futebol de salão, vôlei e atletismo.
Um conquista bem interessante encontrada foi da Copa Arizona de 1980, o título foi conquistado depois da vitória por 1x0 gol de Moacyr Calado sobre Siderúrgico tradicional time amador de Cariacica.
A Copa Arizona de Futebol Amador foi uma competição de futebol que aconteceu entre os anos de 1974 e 1980. Era organizada pelo jornal A Gazeta Esportiva/SP e patrocinada pela Companhia Souza Cruz, produtora de cigarros, foi considerada a maior competição de futebol amador do Brasil na década de 70.
Após este título o Grêmio participou do triangular contra Ferroviária/MG e Francisco Xavier/RJ, dois adversários duríssimos, o time mineiro era bicampeão de seu estado, já o time carioca tricampeão de seu estado além de já ter conquistado 01 título da Copa Arizona Nacional.
Grêmio encarou a Ferroviária na primeira partida decisiva da Região Centro, a partida foi disputada no Estádio da Avenida Teixeira de Castro do Bonsucesso F.C.
Estádio Leônidas da Silva local da grande vitória gremista. |
Até os 10 minutos jogo foi equilibrado, mas nos 10 minutos seguintes o Estrelinha dominou e abriu placar com Ademir, ele entrou no meio da zaga mineira que parou pedindo impedimento e viu o Grêmio sair na frente aos 15 minutos. Mas depois dos 20 o Ferroviário que tomou domínio da partida e aos 27 depois de falha de Lalá que atrasou a bola sem força para Valdemir e viu Nem se antecipar e empatar a peleja, mas no minuto seguinte o Grêmio pulou na frente outra vez, nova jogada pelo lado esquerdo a zaga mineira afasta errado e Cézar no bico da pequena área acerta o canto de Dalcir que nada pode fazer para evitar o gol capixaba, esse gol deu uma desmontada no "Ferro" que aos 32 sofre o 3º gol, Marcos que havia acabado de entrar ganha disputa de bola contra Mirim zagueiro adversário e arrematou no ângulo, aos 40 Ademir e Nego fazem ótima tabela, mas Nego perde gol, cara a cara com Dalcir. Na 2ª etapa o confronto foi bem menos movimentado, algumas jogadas de perigo mas o único gol veio apenas aos 32 minutos com Lourinho contra descontando para Ferroviário, mas Grêmio vence por 3x2 e conquista a liderança da Zona Nacional.
Grêmio: Valdemir, Paulo, Lalá, Lorinho, Curió(Almeida), Alcemir,Ademir, Maldivar, Nego, Tunico(Marcos) e César.
Ferroviária: Dalcir, Marco Antônio, Coxinha, Mirim, Itaquari, Serginho, Paulinho, Iraci, Samuel, Nem e Leosino.
Local: Estádio do Bonsucesso
Juiz: Renato Fidalgo
Auxiliares: Antônio Dornelas e Jorge Ramalho
Gols: 1º tempo Ademir(Grê) aos 15, Nem(Fer) aos 27, César(Grê) aos 28 e Marcos(Grê) aos 32 minutos.
2º tempo: Lourinho(Grê) contra aos 32 minutos.
Na rodada seguinte o Francisco Xavier derrotou o Ferroviário por 2x0 e com isso assumiu a liderança no saldo de gols obrigando o Grêmio vencer o confronto entre os dois. Essa obrigação de vencer fez o Grêmio entrar com um peso a mais na partida já que os cariocas jogavam pelo empate e em casa já que a partida foi no Rio de Janeiro.
Imagens da grande vitória do Grêmio contra Ferroviária |
Matéria do Jornal dos Sports/RJ |
Estrelinha Jucutuquara 1968 ano de fundação Campeonato Colégio Salesiano |
Grêmio Atlético Estrelinha em 1980 |
Banner do site, em uma das fotos o Grêmio no Estádio Salvador Costa em Vitória. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário