quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

Grêmio Atlético Estrelinha

 


Nome: Grêmio Atlético Estrelinha
Fundação: 16 de fevereiro de 1968
Local: Bairro Jucutuquara, Vitória
Títulos: Campeão Copa Arizona Zona Centro 1980
 



Este modelo provavelmente foi o primeiro adotado pelo clube


Este também foi utilizado oficialmente

Grêmio Atlético Estrelinha de Jucutuquara Vitória fundado em 16 de fevereiro de 1968, é um time amador que disputava amistosos e competições principalmente pela Grande Vitória, mas também teve e tem em seu quadro de modalidades o futebol de campo, futebol de salão, vôlei e atletismo.  

Um conquista bem interessante encontrada foi da Copa Arizona de 1980, o título foi conquistado depois da vitória por 1x0 gol de Moacyr Calado sobre Siderúrgico tradicional time amador de Cariacica. 

A Copa Arizona de Futebol Amador foi uma competição de futebol que aconteceu entre os anos de 1974 e 1980. Era organizada pelo jornal A Gazeta Esportiva/SP e patrocinada pela Companhia Souza Cruz, produtora de cigarros, foi considerada a maior competição de futebol amador do Brasil na década de 70.

Após este título o Grêmio participou do triangular contra Ferroviária/MG e Francisco Xavier/RJ,  dois adversários duríssimos, o time mineiro era bicampeão de seu estado, já o time carioca tricampeão de seu estado além de já ter conquistado 01 título da Copa Arizona Nacional. 

Grêmio encarou a Ferroviária na primeira partida decisiva da Região Centro, a partida foi disputada no Estádio da Avenida Teixeira de Castro do Bonsucesso F.C. 

Estádio Leônidas da Silva local da grande vitória gremista.

Até os 10 minutos jogo foi equilibrado, mas nos 10 minutos seguintes o Estrelinha dominou e abriu placar com  Ademir, ele entrou no meio da zaga mineira que parou pedindo impedimento e viu o Grêmio sair na frente aos 15 minutos. Mas depois dos 20 o Ferroviário que tomou domínio da partida e aos 27 depois de falha de Lalá que atrasou a bola sem força para Valdemir e viu Nem se antecipar e empatar a peleja, mas no minuto seguinte o Grêmio pulou na frente outra vez, nova jogada pelo lado esquerdo a zaga mineira afasta errado e Cézar no bico da pequena área acerta o canto de Dalcir que nada pode fazer para evitar o gol capixaba, esse gol deu uma desmontada no "Ferro" que aos 32 sofre o 3º gol, Marcos que havia acabado de entrar ganha disputa de bola contra Mirim zagueiro adversário e arrematou no ângulo, aos 40 Ademir e Nego fazem ótima tabela, mas Nego perde gol, cara a cara com Dalcir. Na 2ª etapa o confronto foi bem menos movimentado, algumas jogadas de perigo mas o único gol veio apenas aos 32 minutos com Lourinho contra descontando para Ferroviário, mas Grêmio vence por 3x2 e conquista a liderança da Zona Nacional. 

Grêmio: Valdemir, Paulo, Lalá, Lorinho, Curió(Almeida), Alcemir,Ademir, Maldivar, Nego, Tunico(Marcos) e César. 

Ferroviária: Dalcir, Marco Antônio, Coxinha, Mirim, Itaquari, Serginho, Paulinho, Iraci, Samuel, Nem e Leosino.

Local: Estádio do Bonsucesso

Juiz: Renato Fidalgo

Auxiliares: Antônio Dornelas e Jorge Ramalho

Gols: 1º tempo Ademir(Grê) aos 15, Nem(Fer) aos 27, César(Grê) aos 28 e Marcos(Grê) aos 32 minutos.

2º tempo: Lourinho(Grê) contra aos 32 minutos.   

Na rodada seguinte o Francisco Xavier derrotou o Ferroviário por 2x0 e com isso assumiu a liderança no saldo de gols obrigando o Grêmio vencer o confronto entre os dois. Essa obrigação de vencer fez o Grêmio entrar com um peso a mais na partida já que os cariocas jogavam pelo empate e em casa já que a partida foi no Rio de Janeiro.

Imagens da grande vitória do Grêmio contra Ferroviária

Matéria do Jornal dos Sports/RJ




Estrelinha Jucutuquara 1968 ano de fundação Campeonato Colégio Salesiano

Grêmio Atlético Estrelinha em 1980


Banner do site, em uma das fotos o Grêmio no Estádio Salvador Costa em Vitória. 











Mefuca Instagram

Memória Futebol Capixaba | Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário