Nome: Esporte Clube Goiabeiras Fundação: 01 de fevereiro de 1954 Local: Bairro Jabour, Vitória-ES |
Fundado em 01/02/1954 o Esporte Clube Goiabeiras de Vitória no Bairro Jabour, na grande Goiabeiras, é uma equipe amadora tradicional em solo capixaba, a região de Goiabeiras tem vários times tradicionais, Belenense, 3 de Maio, Industrial são apenas 3 exemplos.
A década de 50 quando time foi fundado já nasceu conquistando respeito e até medo dos adversários, o América da Ilha do Príncipe sentiu na pele isso, o Goiabeiras jogou com Mauro, Baiano, Toninho, Dílson, Piloto, Luiz, Sabará, Bueno, José Maria, Jucelem e Benjamim. O placar? 8x0 Goiabeiras! Bueno marcou 4 vezes, Sabará e José Maria 2 cada. No aspirante outro atropelo por 7x0.
Os times da Ilha do Príncipe sofriam muito com o colorado, o Vasco também sofreu nos pés deles, Mosquito, Carlinhos, Osmar, Dílson, Mendonça, Hermes, Jair, Arcelino, Luiz, Jucelem e Gess venceram por 4x1. Mendonça, Arcelino, Hermes e Luiz ,arcaram os gols na partida disputada em agosto de 56.
Não era apenas equipes amadoras que tentavam derrotar o Goiabeiras em 1956, o União Manufatora, conhecido como Fantasma do Subúrbio que disputava a Série B capixaba foi até a casa do Goiabeiras mas também não foi capaz de quebrar a série invicta, o Goiabeiras foi à campo com Luiz, Osmar, Paulo, Dílson, Mendonça, Hermes, Sabará, Adilson, José Maria, Jocelem e Jair. José Maria foi destaque marcando os dois gols da vitória colorada.
A Grande Goiabeiras como foi dito possui vários times e haviam vários clássicos, em um deles o Goiabeiras encarou o III de Maio que já jogou a Série A do capixaba. O Goiabeiras lançou à campo: Mesquita, Toninho(Osmar), Paulo Dílson, Mendonça, Coara, Jair, Adilson, Zéca, Jucelem e Piloto não deu chances ao rival, venceu por 3x0 gols de Zeca duas vezes e Adilson, o placar só não foi mais dilatado por causa de Jamilton goleiro do III de Maio. Nos aspirantes as goleada se repetiu gols de Sabará, Joel e Caba.
Em 1957 mais um registro do visitante indigesto que era o Goiabeiras, outro time que foi Série A estadual convidou o colorado para um amistoso e não venceu, o Industrial de Linhares o mesmo que na década de 90 se fundiu com América e formaram o Linhares EC um dos melhores times do estado semifinalista de Copa do Brasil. Mas nesse dia o domínio foi do Goiabeiras, escalado com Mauro, Osmar, Jorge, Milson, Mendonça, Hermes, Pimentel, Orestes, Zé Maria, Piloto e Jair. em um domingo de sol Jair e Zé Maria anotaram os gols dos visitantes, o Industrial teve que buscar o empate quase no final da partida, isso quando Mauro goleiro do Goiabeiras jogava lesionado .
Em 1960 uma vitória de respeito, o adversário Guarapari que na década de 80 conquistaria a Série A estadual e começava ensaiar sua ida para profissional, a partida teve uma 1ª etapa movimentada com Joaquim Gílson marcando os gols do visitante e Capixaba para o Guarapari. Já no 2º tempo o Guarapari buscava o empate e o Goiabeiras se segurava na vantagem de 2x1, melhor para o colorado que segurou o 2x1 no Davino Matos e venceu.
Guarapari: Ri, Alcenor, Adionor, Capixaba, Durval, Carlos Alberto, Alcides, Wílson, Barcelos, Mimil, Galo Branco e Rubinho.
Goiabeiras: Ruy, Marino, Osmar, Dílson, Mendonça, Andrade, Gilson, Baibi, Zé Maria. Jucelem e Joaquim.
Com a tradição no amador o Goiabeiras já disputou a Interligas maior competição amadora do estado, em 2010 Goiabeiras venceu Guarani em Vila Velha por 2x0, jogando duas seguidas em casa venceu Farmácia por 1x0 mas perdeu para Cruzeiro de Domingos Martins por 1x0, engatou uma sequência péssima de resultados, fora perdeu para Democrata em São Conrado Cariacica por 5x2 e paras Diamantina na Serra por 6x0, fechando o turno de forma horrível.
No returno perdeu para Guarani em casa por 5x3, em Domingos Martins por 4x0 para Cruzeiro, 4x2 para Democrata e casa, se despediu a competição com empate em 3x3 com Diamantina.
Em 2011 jogando a Chave C, começou vencendo América de Vila Velha por 2x1, na partida seguinte vitória contra o Brasil em Cariacica, parou no Anchieta 1x0 em casa e no Democrata de São Conrado fora por 3x0, voltou a vencer na última rodada quando era obrigado a vencer para classificar, contra Juventus de Guarapari vitória por 2x1 em casa.
Nas quartas de finais clássico contra Belenense, na partida de ida empate em 1x1, mas a despedida da Interligas não foi nada boa, derrota por 4x0.
Em 2019 nova participação, estreia com pé direito goleada por 3x0 sobre Ajax EC de Cariacica no Campo do Jabour, na 2ª rodada também em casa derrota por 3x2 para União de Guarapari, contra Bairro Garoto no Manoel Araújo em Vila Velha empate em 2x2, contra Ipiranga da Serra desastrosa derrota por 6x3, precisando vencer para classificar encarou o Parma da Serra se jogou ao ataque e acabou sofrendo derrota de 3x0.
Nenhum comentário:
Postar um comentário