Em 1965 o Santo Antônio marcou a partida amistosa contra o Santos na única apresentação de Pelé em terras capixabas. Era um sonho pessoal de Michel Sily presidente recém eleito trazer o Santos de Pelé para jogar no estado, e conseguiu, em 28 de julho de 1965 às 20h30 no Estádio Governador Bley em Jucutuquara Vitória Santos e Pelé fizeram apresentação única.
|
Pelé na sua única apresentação no Espírito Santo |
O clube capixaba se portou muito bem, mesmo sofrendo 1x0 com Coutinho logo aos 5 minutos de jogo, viu Ciro empatar aos 27 após "chapelar" Gilmar goleiro santista. Mas 10minutos mais tarde viu Coutinho novamente marcar deixando o Peixe em vantagem.
Não podia faltar o gol dele, o gol de Pelé saiu para delírio da torcida que viu o único gol dos do Rei em terras capixabas dos seus 1283, foi o gol 736º do Pelé.
Curiosidade é que a torcida começava pegar no pé de Pelé por achar que ele não se esforçava dentro da partida, queriam ver o Rei partindo pra cima, driblando todo mundo, mas foi mexer com os brios do homem que ele meteu gol de cabeça.
|
Adjalmo quando trabalhava no Engenheiro Araripe |
Adjalmo que sofreu gol nem estava em atividade no momento, ele foi chamado pela história que tinha, enfrentou quando pelo próprio Santão enfrentou Botafogo de Garrincha e estava no 1º jogo capixaba no Maracanã, a Desportiva clube ao qual ele pertencia o emprestou prontamente sem problemas, foi a sua despedida dos gramados.
O amistoso rendeu ao Santos 20 milhões de cruzeiro, mas os gastos para o Santo Antônio chegaram aos 32 milhões de cruzeiro gerando um prejuízo de aproximadamente 10 milhões de cruzeiros para os cofres do clube, que nunca mais recuperou a saúde financeira, não conseguiu mais montar times competitivos encerrando suas atividade nos anos 90, sobrou até para Michel Sily presidente do time que era empresário e acabou falindo por injetar dinheiro do próprio bolso no clube.
Algo que marcou negativamente foi a atitude dos santistas antes e depois da partida, criaram muita dificuldade querendo marcar a partida para meio de semana à tarde, depois aceitaram jogar à noite, isso mudou os planos do Santo Antônio que queria jogar em casa no Estádio Rubens Gomes em Vila Velha mas teve que mudar para o Governador Bley em Vitória por seu estádio não possuir refletores, ao final da partida jogadores do Santos não foram até os torcedores dar atenção como times mineiros e cariocas faziam, o valor alto dos ingressos o horário, afastaram o povão que era mais aficionado pelo esporte bretão, mas era muitos humilde, muitos preferiram ficar do morro assistindo de longe inclusive.
|
Governador Bley local da partida |
Santo Antônio 1x3 Santos
Competição : Amistoso Interestadual
Data: 28 de julho de 1965 (quarta-feira)
Horário: 20h30
Local: Governador Bley (Vitória-ES)
Árbitro: Carmelito VóiGols: Coutinho(San) aos 05 minutos, Ciro(S.Ant) aos 27 minutos, Coutinho(San) aos 37 minutos do 1º tempo.
Pelé(San) aos 28 minutos do 2º tempo
Santo Antônio: Adjalmo; Lacy (Orion), Fifi, Nilton e Carmino; Walter e Paulo Arantes; Telmo (Joel), Ciro, Belo (Pretti) e Sidney.
Santos: Gilmar; Modesto, Mauro (Olavo), Orlando e Lima (Haroldo); Rossi e Zito (Joel); Peixinho (Toninho), Coutinho, Pelé e Abel.
Matéria em memória de Edson Arantes do Nascimento Pelé
* 23 de outubro de 1940 - 29 de dezembro de 2022 +
Siga e curta nossas redes sociais
Nenhum comentário:
Postar um comentário