sábado, 31 de dezembro de 2022

O dia que o Espírito Santo viu Rei Pelé

Em 1965 o Santo Antônio marcou a partida amistosa contra o Santos na única apresentação de  Pelé em terras capixabas. Era um sonho pessoal de Michel Sily presidente recém eleito trazer  o Santos de Pelé para jogar no estado, e conseguiu, em 28 de julho de 1965 às 20h30 no Estádio Governador Bley em Jucutuquara Vitória Santos e Pelé fizeram apresentação única. 

Pelé na sua única apresentação no Espírito Santo

O clube capixaba se portou muito bem, mesmo sofrendo 1x0 com Coutinho logo aos 5 minutos de jogo, viu Ciro empatar aos 27 após "chapelar" Gilmar goleiro santista. Mas 10minutos mais tarde viu Coutinho novamente marcar deixando o Peixe em vantagem. 

Não podia faltar o gol dele, o gol de Pelé saiu para delírio da torcida que viu o único gol dos do Rei em terras capixabas dos seus 1283, foi o gol 736º do Pelé. 

Curiosidade é que a torcida começava pegar no pé de Pelé por achar que ele não se esforçava dentro da partida, queriam ver o Rei partindo pra cima, driblando todo mundo, mas foi mexer com os brios do homem que ele meteu gol de cabeça. 


Adjalmo quando trabalhava no Engenheiro Araripe


Adjalmo que sofreu gol nem estava em atividade no momento, ele foi chamado pela história que tinha, enfrentou quando pelo próprio Santão enfrentou Botafogo de Garrincha e estava no 1º jogo capixaba no Maracanã, a Desportiva clube ao qual ele pertencia o emprestou prontamente sem problemas, foi a sua despedida dos gramados. 

O amistoso rendeu ao Santos 20 milhões de cruzeiro, mas os gastos para o Santo Antônio chegaram aos  32 milhões de cruzeiro gerando um prejuízo de aproximadamente 10 milhões de cruzeiros para os cofres do clube, que nunca mais recuperou a saúde financeira, não conseguiu mais montar times competitivos encerrando suas atividade nos anos 90, sobrou até para Michel Sily presidente do time que era empresário e acabou falindo por injetar dinheiro do próprio bolso no clube.

Algo que marcou negativamente foi a atitude dos santistas antes e depois da partida, criaram muita dificuldade querendo marcar a partida para meio de semana à tarde, depois aceitaram jogar à noite, isso mudou os planos do Santo Antônio que queria jogar em casa no Estádio Rubens Gomes em Vila Velha mas teve que mudar para o Governador Bley em  Vitória por seu estádio não possuir refletores, ao final da partida jogadores do Santos não foram até os torcedores dar atenção como times mineiros e cariocas faziam, o valor alto dos ingressos o horário, afastaram o povão que era mais aficionado pelo esporte bretão, mas era muitos humilde, muitos preferiram ficar do morro assistindo de longe inclusive.

Governador Bley local da partida


Santo Antônio 1x3 Santos

Competição : Amistoso Interestadual
Data: 28 de julho de 1965 (quarta-feira)
Horário: 20h30
Local: Governador Bley (Vitória-ES) 
Árbitro: Carmelito Vói
Gols: Coutinho(San) aos 05 minutos, Ciro(S.Ant) aos 27 minutos, Coutinho(San) aos 37 minutos do 1º tempo.
Pelé(San) aos 28 minutos do 2º tempo
Santo Antônio: Adjalmo; Lacy (Orion), Fifi, Nilton e Carmino; Walter e Paulo Arantes; Telmo (Joel), Ciro, Belo (Pretti) e Sidney.
Santos: Gilmar; Modesto, Mauro (Olavo), Orlando e Lima (Haroldo); Rossi e Zito (Joel); Peixinho (Toninho), Coutinho, Pelé e Abel.



Matéria em memória de Edson Arantes do Nascimento Pelé
* 23 de outubro de 1940 - 29 de dezembro de 2022 +

Siga e curta nossas redes sociais



Nenhum comentário:

Postar um comentário