segunda-feira, 7 de novembro de 2022

Torneio Eliminatório em Benefício da Caixa Olímpica 1932

Torneio Eliminatório em Benefício da Caixa Olímpica foi uma competição ocorrida em 08 de maio de 1932 em Jucutuquara, Vitória, uma semana antes do início do Campeonato Capixaba de 1932. 

Relatos sobre as equipes e as partidas retiradas do Jornal Diário da Manhã de 10 de maio de 1932.

Associação Viminas de Esportes, apesar de possuir nos seus onze vários elementos de renome nos nossos gramados, não conseguiu repetir a façanha do Torneio Initium, e isso porque ainda lhe falta melhor atendimento entre os seus homens. em um bom triangulo, um ótimo pivot, mas carece da linha de frente.

Vitória conta com players de destaque, mas ainda não organizou devidamente sua esquadra

Santo Antônio embora sofresse o afastamento de quatro dos seus melhores futebolistas, mesmo assim apresentou um conjunto mais ou menos harmonioso, apto a fazer uma excelente fugira, nesta temporada. Pé Chato é que não teve, em Barcelos, um substituto a sua altura.

Uruguaiano e o São João do Forte se equivalem, sendo que o Benjamin da L.S.E.S, possuem mais homogeneidade do que o tricolor da cidade. Ambos parecem estar dispostos a dar o que fazer aos que julgam mais fortes.

O Rio Branco que levantou o torneio ante ontem, parece-nos, atualmente, o quadro mais a treinado da cidade. José, Dias I e Dias II forma triangulo respeitável o mesmo acontecendo com a linha de ataque, bastante impetuosa e oportunista. No entanto tem seu ponto fraco: ressente-se de um center-hall, que preencha a falta deixada por João Bala.


1º jogo

Rio Branco x Santo Antônio 

Às 13h30 alinharam-se em campo as esquadras de Rio Branco F.C e do Santo Antônio F.C. O primeiro tempo transcorreu equilibrado, notando-se, todavia, mais precisão nas jogadas alvinegras, que marcaram um goals e um corner. Na virada o campeão da cidade melhorou de atuação, vindo a obter um goal e um corner, triunfando afinal por dois tentos e dois escanteios contra um ponto e um corner.

Serviu de juiz o Sr. Alcebiades Monjardim, cuja atuação agradou. 

Rio Branco F.C. - José; Dias II e Dias I; Romeu, Jaime e Milton, Otacilio, Cícero Eusiquio, Lacino e Adauto.


2º Jogo 

Uruguaiano x Viminas

Ás 14 horas teve início a segunda partida da tarde, entre as apresentações da Associação Viminas de Esportes e do Uruguaiano F.V. Durante grande parte da peleja, o tricolor ofereceu seria resistência ao campeão do Initium, mas foi abatido no final da mesma por um goal e dois corners a zero. O juiz doi Sr, Guilherme Abaurre, que atuaou a contento.

Associação Viminas de Esportes - Pé Chato; Segóvia e Chinês, J. Paulo, Bala e Reis; Horácio, Orlando, Joaquim, José e Hermes.


3º jogo

Vitória x São João do Forte

Sob as ordens do Sr. Laonte de Limas Soares, deram entrada en campp, para a terceira contenda, os quasdros principais do Victoria F.C, e do S. João F.C. O benjamin conseguiu repetir o feito obtido no torneio inicial frente aos rapazes da camisa azul, vencendo-os desta vez por um goal contra um corner

S. João F.C. - Claudiadario; Agenor e Etore,; Daciano, Crispim e Manduquinha; Zequinha, Romualdo, Joaquim, Astrogildo e Inocencio.


4º jogo

Rio Branco x Viminas

Apresentaram-se para o mesmo, o Rio Branco F.C, e a Associação Viminas de Esportes, vencedores do 1º e 2º jogos respectivamente.

O alvinegro não encontrou dificuldade em abater o seu adversário, conquistando dois golas e um corner.

O juiz, Sr, Americo Souza, agiu corretamente.


5º jogo

São João do Forte x Rio Branco

Mais uma vez a esquadra riobranquense puziu o gramado, para enfrentar o vencedor do 2º jogo S. João F.C.

A peleja final teve início após o descanso regulamentar de dez minutos, sob ordens do Sr. Antonio Gomez. O primeiro tempo findou sem que qualquer dos contendores abrisse a contagem ou conseguisse escanteios.

Veiu o segundo tempo e a atuação dos disputantes permanecem a mesma, com ataques de parte a parte.

Restavam cinco minutos somente, quando a linha alvinegra começou a exercer forte pressão sobre o arco contrário. Uma avançada pela direita, Otacilio centra e a bola volta novamente. Cicero arremata e conquista, sob aplausos da assistência, o ponto da vitória para o quadro, que anda conseguiu um corner a seu favor.   

E o Rio Branco F.C, venceu merecidamente o torneio, ficando em posse do bronze olímpico, instituído pela L.S.E.S.

Time do Rio Branco campeão do Torneio Eliminatório em Benefício da Caixa Olímpica 


Tabela do Torneio Eliminatório em Benefício da Caixa Olímpica 

Rio Branco 2x1 Santo Antônio

Viminas 1x0 Uruguaiano 

São João do Forte 1x0 Vitória

Rio Branco 2x0 Viminas

São João do Forte 0x1 Rio Branco


Este torneio por anos foi registrado como Torneio Início de 1932, mas a confusão é desfeita aqui nesta matéria, o Torneio Início de 1932 aconteceu em 24 de abril em Jucutuquara, já o Torneio Eliminatório em Benefício da Caixa Olímpica foi uma competição diferente.

A tabela foi a seguinte:

1º jogo São João 1x0 Vitória

2º jogo Rio Branco 2x0 Santo Antônio

3º jogo Viminas 2x0 Uruguaiano

4º jogo Rio Branco 1x0 São João

Final Viminas 2x2 Rio Branco

Viminas foi campeão por vencer nos escanteios 1x0.

Sendo assim o campeão oficial do Torneio Início de 1932 é o Viminas e não o Rio Branco.


Mefuca Instagram

Memória Futebol Capixaba | Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário