terça-feira, 15 de novembro de 2022

Itanguaense Futebol Clube


Nome: Itanguaense Futebol Clube
Fundação: 15 de novembro de 1933
Local: Bairro Itanguá, Cariacica/ES


Outro modelo oficial durante um bom período 



Década de 60 é possível ver o campo onde Itanguaense jogava algumas vezes em Itanguá.

 

Itanguaense Futebol Clube é um time amador fundado em 15 de novembro de 1933 em Itangua Cariacica Região da Grande Vitória. Itanguá tem origem indígena que significa  Vale das Conchas. "Itam" quer dizer concha e "Guá" ou "Gué" é mesmo que vale ou baixada. O rio Itanguá já foi rota de mercadorias que chegavam a Vitória, foi sustento de muitas famílias durante anos, de onde se tiravam peixes, camarões e outros pescados. 

O Itanguaense é uma equipe de sorte, em setembro de 1954 durante um torneio amistoso Cristovão Antônio disputado por 12 equipes o podium foi decidido através de sorteio por falta de luz natural, e o Itanguaense foi declarado campeão tendo Bahia de Alto Laje como vice e 20 de Novembro em 3º, União de Piranema ficou com troféu disciplina. 

Mas saiba que este não foi o primeiro episódio envolvendo a falta de luz com a equipe de Itangua, em julho de 1935 Itanguaense e 20 de Julho disputavam a final do Torneio do Recreio Football Club quando por falta de luz natural a partida foi paralisada no placar de 0x0 e 1 escanteio para cada. Em 02 de julho os rivais voltam a campo para conhecer o campeão, o Itanguaense saindo perdendo 2x0 no 1º tempo, a arbitragem era conivente com 200 de Julho que abusava das jogadas violentas, tanto que ainda na primeira etapa o Itanguaense perdeu seu atacante por lesão após entrada ríspida,  devido pressão o árbitro da partida foi substituído por Licínio, que foi mais imparcial o que resultado e um desenvolvimento melhor do futebol Itanguaense que buscou empate em 2x2 logo no início do 2º tempo, mas a partida não chegou ao fim. O 20 de Julho não podendo vencer o jogo, quiz vencer "a pauladas", tendo um dos seus torcedores agredindo o ponta esquerda do Itanguaense.O agressor foi recolhido ao xadrez e o ferido foi conduzida pela assistência para receber os curativos.

E assim, cheia de incidentes, terminou a partida em 2x2, disputado o torneio do Recreio F.C é esta a 3ª vez que os dois adversários empatam, deixando torneio sem um campeão oficial. 

A equipe não ficou apenas na várzea, em 1954 disputou Campeonato Suburbano, a equipe brigou por vaga na 1ª divisão com fortes candidatos, tais como Santa Cruz, Itaunas e Ferroviário que foi o campeão. 

Itanguaense era temido principalmente na década de 50 onde acumulava goleadas, década marcada por belas vitórias que conquistava em amistosos, como os 8x0 sobre Estrelinha de Santo Antônio, 4x0 sobre Tiradentes da Ilha do Príncipe, 4x1 CESMAG da Serra, 3x0 Porto Alegrense de Cariacica, 5x0 Riachuelo, 4x1 Mauvile de São Torquato e tantos outros jogos marcantes.

Em 1959 no seu aniversário de 26 anos foi realizado um torneio, e nada melhor que o aniversariante ser o campeão, venceu tanto no principal quanto no aspirante.

O quadro titular foi escalado com Miro, Domingo, Alcebiades, Mariano, Siri, Helio, Anilton, Toninho, Arthur, Zito e Genero.

Já os aspirantes jogaram com Cauzer, Lelinho, Clovis, Joel Alberto, Peix, Vivi, Aldino, João Reis, Orlandinho(Reginaldo) e Chinezinho.


Itanguaense década de oitenta no Campo da Divisão Ferroviária em Porto de Santana Cariacica, também era uma equipe difícil de ser batida. De pé: Sérgio(Cineta), Batista, Emanoel, Diovani, Iraildo, Hélio (Curujão). Agachados: Domingos, Sidálio, Alaerce, Irohnes,  Fernandinho(Lobinho) e Edinho.

A baixo algumas fotos da equipe que segue em atividade no amador até os dias atuais e anualmente ex jogadores se encontram para confraternizar.

Foto da década de 50



Década de 80


Década de 90


As duas abaixo não possuem data exata da década, mas parecem ser de 80 e 70.

Nenhum comentário:

Postar um comentário