terça-feira, 11 de outubro de 2022

Santa Cruz Bairro Aparecida Cariacica


Nome : Santa Cruz Futebol Clube
Fundação : 13 de outubro de 1976
Local : Bairro Aparecida, Cariacica
Campeão Interligas 2022
Títulos : Tetracampeão Cariaciquense : 2012, 2013, 2016 e 2021
Copa Campo Grande 2020

 

Santa Cruz Futebol Clube fundado em 13 de outubro de 1976 no Bairro Aparecida em Cariacica é uma equipe amadora de muita tradição. Prova de sua força são os 4 títulos do Campeonato Municipal de Cariacica da 1ª divisão além do Interligas de 2022 essa a maior conquista da equipe até então.

Alguns jogos do título de 2016, na 1ª fase Santa derrotou Vila Nova por 2x0 em Aparecida, empatou com Guarany em 0x0 em Caçaroca, ficou no 1x1 com Cruzeiro e 2x0 no Olaria ambos em Aparecida, 2x1 no 7 de Setembro em Vale dos Reis, encerrou a 1ª fase com tropeço de 4x1 contra União em Piranema. Mas nas quartas de final aplicou 4x0 no Sotelândia apagando por completo a apresentação ruim daquela partida. 

Já na final contra Guarany, no tempo normal Kadu(guardem esse nome) para time coral e Wendel para Guarany anotaram os gols no tempo normal resultado que levou para os pênaltis no Estádio Engenheiro Araripe. 

Já na marca da cal o grande destaque foi o goleio Tiago do Santa Cruz, quando o placar estava em 3x2, ele simplesmente pegou a 3ª cobrança do Guarany, cobrou e fez 4x2 e selou o título defendendo a cobrança seguinte, e o Kadu lembra dele? havia dito o que aconteceu na sequência, disse que Tiago pegaria pênalti e faria o dele do título, e foi praticamente o que aconteceu.


Em 2021 estreia foi com 4x2 sobre campo Verde em Vale Esperança, jogo seguinte empate em 1x1 com Itapemirim fora de casa, derrota por 2x0 para 7 de Setembro em Aparecida, venceu o Vitória em Aparecida por 2x0, empatou em 0x0 com Democrata em Aparecida, fechando a 1ª fase empatou em 2x2 com União de Piranema em Aparecida.

O Democrata foi o adversário nas quartas de final. A classificação veio fora de casa, depois do 0x0 em Aparecida Santa Cruz venceu por 2x0 em São Conrado avançando deixando democrata pelo caminho.

Na semi final veio o 7 de Setembro, outra que havia derrotado o Santa na 1ª fase igual Democrata, e também ficou pelo caminho, depois do 2x0 na ida Santa Cruz foi tranquilo para volta e voltou a vencer, placar de 2x1 e credencial para final garantida.

A final contra Cruzeiro que vinha invicto na competição, final foi no Estádio Kleber Andrade, quem saiu na frente foi Cruzeiro de pênalti aos 26 minutos de partida, jogo foi lá em cá tempo todo praticamente, não tinha esse papo de segurar resultado, aos 16 do 2º tempo Junior com chute despretensioso empata tudo, placar que não mudou levando a taça para disputa de pênaltis. 

Na disputa de pênaltis Diogo bateu fez Santa, Jaime empatou, Iago bateu fez 2x1, Vitor Mineiro também fez 2x2, Madruga fez 3x2, quando Hugo isola e perde a primeira cobrança e Mateus Costa faz,  o Santa fica com uma mão na taça anotando 4x2, Josias fez e deixou Cruzeiro vivo na disputa, Netinho vai pra última cobrança marca e confirma o título Santa Cruz  5x3 tetra campeão Cariaciquense da 1ª divisão.

Os tetracampeões em 2021

Em 2022 o Santa Cruz ganhou o estado, a equipe conquistou interligas que é a competição amadora mais valorizada do Espírito Santo.

Caminho começou com 0x0 em Piranema contra União, novo empate com Cruz de Ouro em Aparecida 1x1, a primeira vitória veio contra bicho papão da competição em São Conrado goleada de 4x0 sobre Democrata, novo empate, 1x1 com 7 de Setembro em Aparecida. Seguindo a competição Santa empatava bastante, ficou no 1x1 com Parma em 2x2 com Real Vila ambos na Serra. A primeira derrota foi acachapante, 5x1 sofridos para o União em Jucu, encerrou a primeira fase com mais um empate, 2x2 com Furacão Independente. Santa terminou empatado com 4 equipes com 12 pontos, atrás de Cruz de Ouro, Colina por ter menos vitórias e na frente do Furacão pelo saldo de gols.

Nas quartas de final Colina foi o adversário, na partida de ida deu Santa 1x0, na volta no Campo do MEC Santa Cruz confirmou a classificação voltando a vencer, agora por 2x0.

Nas semi finais veio 7 de Setembro, na ida Santa vence por 1x0 igual na fase anterior, diferença que na partida de volta em Vale dos Reis as equipe empataram em 2x2 com isso conquistando a vaga na final pela primeira vez.

Santa Cruz e Independente Furacão fizeram final inédita, desde 2006 que Interligas não tinha duas equipes da mesma cidade na final, desde Carapina e Diamantina da Serra.

Santa querendo levantar a taça, que é normal nos últimos anos começou com tudo, logo aos 03 minutos DG abriu placar no Engenheiro Araripe em Cariacica, mas antes do fim do 1º tempo Furacão empatou aos 42 minutos. E este empate em 1x1 foi até o final do tempo regulamentar, e como na maioria das decisões os pênaltis seriam a barreira final antes da taça. Melhor para Santa Cruz que venceu por 4x2 e conquistou taça inédita.

Campeão Interligas 2022









Sim Santa Cruz também teve time feminino e em uma época que era mais muito difícil para as mulheres.

Equipe em 1985

Santa Cruz tem uma grande curiosidade em relação a sua localização, trata-se do Cemitério Municipal Santo Agostinho que fica atrás de um dos gols, nas fotos que seguem a matéria podemos ver melhor esta mistura entre "mundos" tão distintos. 
Por ser um esporte muito passional onde existem várias superstições, poderia existir a lenda de que o cemitério traria azar ao time, mas no Santa é diferente, com eles não tem essa história, o time joga sem problemas e convive(desculpe trocadilho) muito bem com isso. 
Fazendo contra ponto me lembro de uma matéria da Revista Placar de 1995 sobre o Ipanema de Alagoas que foi vice campeão de 1992 e que acabou rebaixado 2 anos depois, onde se atribuíam o fracasso ao fato do Estádio Governador Arnon de Mello ficar ao lado do Cemitério Santa Sofia, a grama não crescia mais, os últimos 4 degraus de arquibancada sempre ficavam vazios por ser ao lado dos túmulos, eram algumas superstições na região, aquelas lendas folclóricas sem base sólida, mas que ganham o popular e tomam forma , o que mais motivava a crença popular acreditar em assombração dos espíritos era que no tricampeonato do interior 1957/58/59 não existia o Santa Sofia, o time chegou até a Série A em 92 por convite da federação alagoana, em 93 foi 3º lugar e em 1994 rebaixado acabou se licenciando, não pelos fantasmas mas sim pela falta de dinheiro e a seca que abateu Santa do Ipanema sua terra natal.



Muro do Santo Agostinho e o gramado do campo 





Aqui o Estádio do Ipanema para quem ficou curioso




Nenhum comentário:

Postar um comentário