Tupi Futebol Clube fundado no Bairro de Porto Novo em Cariacica em 04 de setembro de 1936, focado no futebol amador se tornou uma família criando laços de amizade entre seus adeptos e torcedores. Foi uma das primeiras equipes fundadas na Grande Porto de Santana, região muito forte no futebol durante as décadas de 30 até 80, de lá saíram diversos jogadores que reforçavam as equipes profissionais capixabas, Toninho Ramos que estava no primeiro time da história da Desportiva, Rui Scarpino(Rio Branco), Adelaildo, Tião(Desportiva), Florienio(Centenário de Vitória) e tantos outros craques que dariam um livro.
Era frequente Tupi enfrentar equipes que disputavam o Campeonato estadual, e não dava mole não, quem entrava achando que seria jogo ganho quase sempre se enganava. Um registro de uma grande partida foi em 1953, Tupi que usava a grafia TUPY encarou o Ferroviário, aquele mesmo que fez parte da fusão da Desportiva Ferroviária, jogo no Campo de Porto Novo apitado por Clodoaldo que começou às 15h45 com saída dos ferroviários, que começaram melhores, tomando as ações no ataque, estavam tranquilos com sua defesa que era muito segura e confiante, com essa tranquilidade na defesa o ataque tinha bastante terreno para atacar, e com isso aos 17 minutos Zezito arrancou com a pelota tocou para Lecinho que só parou no gol 1x0 Ferroviário, mas confiança nem sempre traz resultado esperado no futebol, os visitantes ainda comemoravam o gol quando Zezé solta o pé de fora da área e empata o placar no minuto seguinte. Após o Tupi crescer no jogo, ainda mais após a saída de Zezito para entrada de Jorge. Pingão, Genésio e Eduardo dão muito trabalho a meta rival mas a primeira etapa ficou em 1x1.
Já pelo 2º tempo com Ruruca e Carlinhos em campo, os ferroviários retomam domínio da partida e aos 13 minutos chegam ao 2º gol, Carlinhos finaliza, Jarbas dá rebote e Lecinho se aproveita sem dificuldade.
Na cobertura da partida foram destacados os nomes de Cristiano, Jandú e Jorge do Ferroviário e Júlio, Perminio, Bayron e Cesar.
Tupi foi escalado com: Jarbas, Mário, Júlio, Perminio, bayron, Júlio César, Louro, Zezé, Carly, Nenem e Milton.
Ferroviário foi a campo com Heraldo, Pingão, Genésio, Waldemar (Cristiano), Jandú, Eduardo, Jonas, Ruruca, Zezito(Jorge), Carlinhos e Lecinho, um detalhe o treinador do Ferroviário era Pernambuco que mais tarde foi o técnico do primeiro título estadual da Desportiva Ferroviária, esta vitória por 2x1 do Ferroviário encerrou um período de mais de 20 jogos sem derrotas do Tupi. E 1953 foi mesmo um ano muito movimentado para Tupi, dentro e fora de campo, dentro de campo o Tupi aplicou impiedosos 11x1 no Cariacica, já fora das 4 linhas a equipe se filiou a federação de futebol do estado, podendo assim até disputar o Campeonato Suburbano, a segunda divisão estadual.
Foto provável do final da década de 70. Em pé: Deraldo, Wellington, Wilsinho, Aroldo, Marcelo, Lovinho, Dilson e Beto Simplório. Agachados: Adir Poláco, João Zoião, (? ), Deraldo kungfull, Pedrinho e Francisco Petisco |
Registro de aniversário do time, sempre bom ter registros de jornais para reforçar a veracidade das matérias |
Alguns registros de jogos da equipe encontrados abrindo partidas do estadual, era muito comum no futebol terem as partidas preliminares, umas eram amistosos, outras valendo pontos, e o Tupi participou várias vezes em jogos amistosos e encontramos 3 triunfos do colorado 02 em preliminares do Campeonato Capixaba de 1967.
Em 22 de outubro de 1967 na preliminar de Rio Branco 1x0 Vitória no Estádio Governador Bley, o Tupi encarou Juvenil do Rio Branco e levou a melhor com gol de Cariacica aos 15 do 1º tempo venceu por 1x0. Tupi escalado com: Roberto, Zé Maria, Delio, Zarur, Edy, Toninho, Luiz, Vilson, Cariacica e Tião (Hitinho). Tupi venceu com 1 a menos por expulsão de Hiltinho.
Em 12 de dezembro de 1967 Tupi encarou Juvenil do Vitória no Salvador Costa na preliminar do clássico em que Vitória e Desportiva ficaram no 1x1, se na partida principal ninguém venceu, com gol de Cariacica ele outra vez Tupi venceu por 1x0. Tupi jogou com Roberto, Walter, Delio, Zarur, Gato, Edy, Toninho, Luiz, Vilson, Cariacica, Hitinho(Antônio). Tupi contra Rio Branco venceu com 1 a menos, nessa foi diferente, não foi bem na partida e ficou devendo, ainda mais pelo adversário só entrar com 9 jogadores pois não tinha elenco para esta partida.
Em 1968 um dos últimos registros encontrado da equipe, em 19 de maio de 1968 Tupi e Bahia se encaravam no Campo do Porto Novo. Com Zé Biguelé, Joel, Walter, Zé Maria, Gaguinho, Edy(Toninho), Giboia, Marcos (Byron), Tião, Walter e Giboia Tupi goleou por 5x0.
Data imprecisa, mas olhem que moral do Tupi, equipe amadora que arquibancadas para comportar seus fanáticos adeptos |
Nenhum comentário:
Postar um comentário