quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Ajax de Jardim Botânico Cariacica


Nome: Ajax Esporte Clube
Fundação: 20 de novembro de 1996
Local: Bairro Jardim Botânico, Cariacica
Campeão Cariaciquense 2ª divisão: 2021
Vice-campeão Cariaciquense 1ª divisão: 2007 e 2013
Copa de Verão de Cariacica 2006
Campeonato Grande Castelo Branco: 2001

Modelo antigo



Ajax Esporte Clube fundado em 20 de novembro de 1996 no Bairro Jardim Botânico, Cariacica, é uma equipe amadora muito tradicional e respeitada, com uma torcida apaixonada e fiel, ela passa de geração para geração no Bairro. Possuí dois vices da 1ª divisão do Campeonato Cariaciquense em 2007 e 2014 e o título da 2ª Divisão em 2021. 

*Não confundir com Ajax Futebol Clube também de Cariacica nas mesmas cores, mas do Bairro Porto de Santana.

Imagem da final entre Ajax e Senna no Campeonato Grande Castelo Branco, o Ajax também venceu no aspirante. 


Por 3 oportunidades disputou a Interligas equivalente ao estadual amador. Debutou em 2017, começou empatando em 1x1 com A.A. Guarapari no Campo do Una, na primeira partida em casa 1x1 com Comercial de Fundão em Jardim Botânico, sua primeira vitória veio na Barra do Jucu Vila Velha 3x1 sobre o Barrense, contra Cruz de Ouro da Serra em casa grande vitória por 5x1fechando o turno dividindo a liderança com Guarapari.

Pelo returno 1x0 no Cruz de Ouro na Serra, venceu Barrense por W.O(placar de 3x0), derrotou Comercial em Fundão por 1x0 fora de casa vitória importante devido adversário ter 09 pontos agora contra 11 do Tigre, Chegava contra Guarapari necessitando da vitória para não depender do resultado entre Cruz de Ouro e Comercial, mas acabou que Comercial tomou W.O por não comparecer a sua partida, agora o Ajax mudava o foco para terminar na liderança, e conseguiu, fechou a 1ª fase derrotando Guarapari por 2x0 com isso chegou a liderança da chave com 14 pontos os mesmos do adversário mas com 02 gols a mais no saldo de gols 08 contra 06.

Nas semifinais encarou União de Cariacica que terminou em 2º na sua chave com 10 pontos, na ida em Vale dos Reis uma derrota inesperada por 2x0 dificultou demais a volta, mesmo assim Ajax lutou buscou a vitória e conseguiu devolver om resultado, com isso a vaga foi para os pênaltis, que achou que o sofrimento acabaria nos penais errou feio, errou rude, depois de 05 cobranças para cada lado o placar marcava empate em 4x4, mas os times além de um ao outro tinham um adversário em comum em Jardim Botânico, o tempo, isso mesmo, devido tempo fechado nublado, o dia terminou mais rápido que o normal deixando as duas equipes as escuras, na foto abaixo podemos ver o campo iluminado por faróis de carros e motos dos presentes ali, as torcidas invadiram o campo e a partida acabou paralisada, a FES se viu obrigada paralisar a disputa e remarca-la para o Estádio Engenheiro Araripe. 

Imagem da disputa de pênalti fatídica que não teve fim.


Na nova disputa de pênaltis o União Piranema acabou convertendo todas as cobranças vencendo por 5x3 encerrando o confronto surreal que reuniu as equipes apenas para disputar os pênaltis.

Em 2018 o Tigre começou com tudo enfiando 4x1 no Unidos da Vila em Jardim Botânico, mas decepcionou na partida seguinte também em casa derrota de 2x0 para Brahmeiros de Serra, ficou no 0x0 com Parma na Serra, perdeu para Internacional em São Mateus por 1x0 ficou no 1x1 com Vasco de Bebedouro Linhares, a partida seguinte era confronto direto pela 4ª vaga contra Atlético Santa Mônica, a vitória era imprescindível para evitar a classificação antecipada do rival, mas o Tigre não se encontrou perdendo por 4x1 encerrando suas chances de classificação, já eliminado encerrou com 3x0 vitória por W.O sobre Botafogo de São Mateus que já havia abandonado a competição desde a 3ª rodada. Em 2019 foram 5 jogos onde a equipe empatou 1 e perdeu 4 encerrando a participação ainda na 1ª fase.


Já no cariaciquense em 2021 a escalada para o retorno a 1ª divisão de Cariacica começou com 3x1 no América em Campina Grande, rodada seguinte 2x0 no Campina Grande em Jardim Botânico "JB ", derrota por 3x2 para Bola Branca em Vale dos Reis, 2x1 sobre Furacão Independente em JB, 2x0 no Náutico em JB, na partida seguinte massacrante 10x2 no Granito em Santa de Cima, derrota por 5x2 para Milan em Itapemirim, fechou a 1ª fase com 2x0 no Vila Nova em JB fechando 6 pontos na frente do 2º colocado, foram 30 pontos em 12 jogos, 10 vitórias 02 derrotas, 40 gols marcados contra apenas 07 sofridos.

Nas quartas de final derrotou América em JB por 3x1 em partida única, nas semi finais atropelou o Vila Nova por 6x2 em Aparecida na ida ficando praticamente na final, na volta em JB voltou a vencer, agora por 3x2 chegando na grande final no Estádio Kleber Andrade. 

O Náutico foi o grande rival na final, depois de um 1º tempo sem gols, com apenas 54 segundos da 2ª etapa o Tigre abriu placar com Gabriel após chute de Luciano que saiu errado e iria para fora, mas ele foi oportunista no lugar certo na hora certa, mas se o Ajax marcou no começo o Náutico marcou no fim do tempo, depois de falha coletiva da defesa Tonzinho empatou aos 46 minutos para desespero da torcida do Ajax, com isso 1x1 no tempo normal o campeão seria decidido nos pênaltis.

O primeiro foi Nego Piu que foi péssimo batendo fraco no meio do gol Thalyson defendeu sem esforço, Vantierri com inveja também foi péssimo, isolou batendo para fora, Mateus foi primeiro a converter 1x0 Ajax,  Filipe também perdeu acertando a trave para o Náutico, Henrique abriu 2x0 Ajax, Marlinho foi o primeiro do Náutico a acertar a rede, Paulo Henrique deixou Ajax muito perto da taça fazendo 3º, Huelkson cata a batida de Go e conquista o título da 2ª divisão, detalhe curioso peculiar que a várzea adora, o goleiro na verdade era lateral esquerdo improvisado no gol Ajax 3x1 nos penais campeão. 




Partida válida pelas quartas de final do cariaciquense 2017 série A, Ajax 2x1 Guarany de Caçaroca em Jardim Botânico. Detalhe da torcida em peso.

Título resgatado que poucos tinham conhecimento 



Equipe em 1998


Faixa em homenagem a um torcedor muito querido do Ajax que faleceu e foi lembrado durante a Interligas 2019. 



Memória Futebol Capixaba | Facebook

Mefuca Instagram



Nenhum comentário:

Postar um comentário