quinta-feira, 29 de julho de 2021

Parma da Serra

Nome : Parma Futebol Clube
Fundação : 29 de julho de 1999
Local : Bairro Novo Horizonte, Serra
Estádio : Pedro Maria Neli
Títulos : Campeão Municipal da Serra 2004, 2018,2019 e 2020
Vice campeão Interligas 2018 e 2021





 




Estádio Pedro Maria Neli


Parma Futebol Clube fundado em 29 de julho de 1999 no Bairro Novo Horizonte na Serra onde manda seus jogos no  Estádio Pedro Maria Neli, a inspiração é no clube italiano Parma, é uma equipe  amadora muito forte e tem tradição nas disputas de competições amadoras.

Equipe campeã municipal de 2004

No título do Municipal Serrano de 2004 a estreia foi com derrota por 1x0 para Juventude, na rodada seguinte nova derrota, 2x1 para Real Madri, apenas na 3ª rodada o Parma consegue vencer e que vitória, aplicando 5x0 no JC, nas rodadas seguintes mais duas goleadas, ambas por 3x0, a primeira no xará Parma de Jardim Carapina a outra no América, venceu a 4ª seguida 2x1 no Goiás mas acabou caindo por 4x0 para Olímpia partia esta já pela 2ª fase. 
Se recuperou vencendo Goiás e América ambos por 3x2 e vingou a goleada contra o Olímpia aplicando 4x0, perdeu para Goiás por 3x1 mas carimbou a vaga na final derrotando América por 1x0. 
Na grande final 4º jogo contra o Goiás de Jardim Limoeiro, vitória do Parma por 2x0 e título conquistado.
No título de 2020 não faltou emoção, após 2x2 no tempo normal o Parma venceu por 4x3 na disputa de pênaltis.

Primeiro modelo do escudo


Buscando alçar voos maiores o Parma já disputou a Interligas maior competição amadora capixaba, sua estreia foi em 2013, começou com pé direito vitória por 5x3 sobre Guarani de Vila Velha em casa, empatou com LEAC Marilândia em 0x0 na Serra, 0x0 União em Vale dos Reis Cariacica na estreia fora de casa, em casa aplicou 3x0 no Guarany de Caçaroca Cariacica, ficou no 4x4 com Boca Juniors em Vale Encantado Vila Velha, venceu Jardim Boavista por W.O(3x0).
Nas quartas de final encarou Santos em Cangaíba na ida e venceu, placar de 1x0, a partida de volta na Serra quem esperava facilidade se surpreendeu pois o Parma avançou mas só depois de vencer por 4x3 em jogo duríssimo.
Nas semi finais a equipe se despediu após empate em 1x1 com Barrense em Vila Velha acabou surpreendido em Novo Horizonte perdendo por 1x0, o Barrense foi o campeão da competição mostrando que o Parma teve uma grande participação já na sua estreia. 
Em 2014 o Parma derrotou o Vitória em pleno Salvador Costa com gol de Dati em jogo treino

Em 2015, a campanha começa com igualdade em 1x1 com Social de Vila Velha em casa, goleia o Una de Guarapari por 4x1 na Serra, perde para o Guarani em Caçaroca por 2x0, vence o Social em Vila Velha por 2x1, perde para Una por 1x0 em Guarapari e nova derrota para Guarani agora em casa por 4x2, essa derrota custou a vaga no mata mata. 
Em 2016 o Parma veio decidido a repetir a boa campanha de sua estreia, começou encarando seu algoz Barrense, empate em 0x0 em Vila Velha, perdeu para Campo Verde em casa(2x0), se recuperou com 2x1 no Guarany em Vila Velha, goleou o Ajax de Cariacica por 4x0.
No returno derrotou Barrense por 2x1, mas acabou perdendo outra para Campo Verde(1x0), para não correr risco de eliminação precoce venceu Guarany em casa 2x1, mas a vaga não estava garantida, no confronto direto contra o Ajax em Rio Marinho Parma tinha uma vantagem muito confortável pois Ajax 10 pontos chegava com saldo de -7 graças aos 6x0 sofridos para o Campo Verde na véspera da partida já o Parma tinha +5 de saldo além de 13 pontos, ou seja só uma goleada de pelo menos 6 gols de diferença eliminaria o Parma, mas o Ajax ficou longe disso venceu apenas pelo placar mínimo de 1x0.
Nas quartas de final Kenedense de Presidente Kennedy, na ida as coisas já ficaram muito complicadas pela derrota por 3x0 em casa, na volta o 2x2 foi o fim da linha para o Parma.
Em 2018 Parma não repetiu as boas participações, acabou zerado na competição em 5 jogos não venceu nenhuma partida.
Mas 2019 vieram para apagar esta má impressão largaram derrotando Brahmeiros em Linhares por 1x0, aplicaram 4x1no Internacional em Jaguaré, ficou no 0x0 com Ajax em casa, goleou Unidos da Vila por 3x0 em casa, venceu por W.O o Botafogo de São Mateus essa vitória praticamente classificou o Parma para as semi finais, a derrota para o Vasco de Bebedouro em Linhares tirou a liderança da equipe serrana, mas durou pouco pois na última rodada da 1ª fase Parma aplicou impiedoso 9x1 no Santa Mônica de Guarapari em Novo Horizonte, assim Parma chegou aos 16 pontos com 17 gols de saldo contra os mesmos 16 do Vasco mas que tinha 12 de saldo.
Seu adversário foi Brahmeiros, na ida em Linhares triunfo por 1x0, na volta nova vitória, agora por 2x1 e vaga na final inédita.
O adversário foi Unidos da Vila, na partida de ida ocorrida no Estádio Manoel de Araújo de Oliveira do Santos de Aribiri em Vila Velha, o torcedor viu o Parma ser superior na primeira etapa tendo mais chances de marcar, mas as duas equipes foram para no intervalo no 0x0 e futebol tem aquele ditado quem não faz leva, e foi isso que aconteceu, na segunda etapa foi o Unidos quem jogou melhor e após uma cobrança de falta lateral Chokito testou e marcou o gol da vitória do Unidos que agora estava a um empate do grande título. 
Mas a partida de volta no Estádio Pedro Maria Nelli em Novo Horizonte na Serra o empate não seria nada fácil de se conquistar. Prova disso é que Arthur marcou 1x0 para o Parma e acabou com a vantagem do empate do adversário, agora qualquer gol na partida valeria o título de ambas as partes, mas o gol não veio e o título seria decidido na dramática disputada de pênaltis. 
Todas as 4 cobranças de Unidos e do Parma haviam sido convertidas quando Geovane fez a diferença e defendeu a cobrança de Edylei, agora era Unidos marcar e correr para o abraço Parma chegava ao vice campeonato na sua melhor participação, são aqueles "detalhes" do futebol, Parma terminou com melhor ataque marcando 26 gols, melhor defesa sofrendo apenas 07.
2020 começou derrotando Bairro Garoto em Vila Velha por 1x0, perdeu pro Ipiranga de Carapina em casa por 2x1, goleou União e Guarapari por 4x0, derrotou Ajax por 2x1, 3x0 no Goiabeiras valeu a vaga no mata mata.
As quartas de final foram contra um velho conhecido, Brahmeiros e novamente Parma foi o algoz linharense, na ida venceu por 1x0 na volta venceu por 2x0.
 A semi final aconteceu em jogo único, União de Jucu Viana foi o rival na briga pela final, depois do 0x0 no tempo normal mais uma vez Parma parou nos pênaltis placar de 5x4.  
Em 2021 o Parma foi em busca do título inédito da Interligas, a vaga veio nas goleadas por 5x0 no Furacão e 4x0 no Milan que garantiram a equipe nas quartas de final, lá seu adversário foi o Náutico que na primeira fase foi derrotado por 3x1,  e na partida de ida aprontou e o Parma foi surpreendido ao perder por 2x1 em Vila Velha, mas na volta o Parma afastou a zebra e aplicou goleada de 5x2 avançando para as semi finais.
Nas semi veio o Furacão o mesmo dos 5x0 aplicado, na ida o empate em 3x3 deixava Parma a uma simples vitória da final, na partida de volta no Pedro Maria Neli a equipe serrana venceu por 2x0 e foi rumo a sua segunda final.
A final era contra um velho conhecido, o União Jucu algoz de 2019 quando acabou eliminando Parma na semi final, era a chance de vingança mas o União defendia o título conquistado em 2019 e foi mais eficaz vencendo por 2x0 tirando a chance de título  inédito do Parma.


Sede do Parma em 2019 antes do tetra chegar








Um comentário:

  1. Melhor time de futebol amador da serra , ou melhor, do espírito santo,Dale Parma.

    ResponderExcluir