domingo, 16 de agosto de 2020

Brasileiro 1979, recorde de clubes capixabas na Série A

Em 1979 o Campeonato Brasileiro da Série A contou com 94 participantes, entre eles 3 do Espírito Santo. A competição começou em  16 de setembro e acabou em  23 de dezembro,
foram 1361 gols em 583 partidas, média de 2,33 gol(o)s por partida, o campeão foi o Internacional, que chegava ao tricampeonato, o vice-campeão foi o Vasco da Gama,
César  do América-RJ artilheiro com 13 gols, na fase inicial o Cruzeiro-MG foi melhor ataque com 21  gols marcados, melhor defesa Brasil de Pelotas-RS e Campinense-PB com 4 gols sofridos. São não tiveram mais equipes graças a Santos, São Paulo, Corinthians e Portuguesa que boicotaram a competição por discordar do calendário que faria as equipes jogar o Brasileiro e o Paulista ao mesmo tempo.
Os capixabas participantes foram Desportiva Ferroviária atual campeã capixaba, Rio Branco  e Colatina, este último a única equipe capixaba do interior a jogar a primeira divisão do Brasil.
Desportiva e Colatina caíram na mesma chave, a B com Grêmio Maringá e Operário ambos do Paraná, Brasil de Pelotas, São Paulo e Caxias do Rio Grande de Sul, Caldense de Minas Gerais, Criciúma e Chapecoense de Santa Catarina, já o Rio Branco para seu azar ficou "sozinho" na Chave G que era muito forte com Internacional e Grêmio do Rio Grande do Sul, Operário do Mato Grosso do Sul, Santa Cruz e Sport de Pernambuco, Atlético e Coritiba do Paraná e Figueirense de Santa Catarina.
As 10 equipes se enfrentavam em turno único dentro de suas chaves e os 5 primeiros avançavam na chave de Desportiva e Colatina. Na chave do Rio Branco das 10  equipes 8 avançariam de fase. 

Rio Branco Atlético Clube

Associação Desportiva Ferroviária

Associação Atlética Colatina





A competição :
  
23/09/1979 - Domingo
 As 3 equipes foram a campo. Colatina estreou em casa com 0x0 contra o Brasil de Pelotas no Justiniano de Melo e Silva, já a Desportiva foi até Maringá e perdeu para o Grêmio por 2x0, Rio Branco foi pior ainda sofrendo um 4x0 para o Operário em Campo Grande no MS. Início nada animador para os capixabas. 

26/09/1979 - Quarta-feira
A Desportiva foi o único capixaba entrar em campo, e fez bonito, foi até Aldo Dapuzzo no Rio Grande do Sul e derrotou o São Paulo/RS por 2x1, os 3 gols da partida foram de grenás. Aos 30 minutos Dario atacante grená marcou contra, aos 20 já no 2º tempo Cacildo igualou. O tento da vitória foi marcado aos 42 minutos  justamente por Dario que começou como vilão e terminou como herói.

29/09/1979 - Sábado
Foi a estreia da Desportiva em casa, acabou terminando com um 0x0 sem graça contra Chapecoense.
30/09/1979 - Domingo
Colatina joga mais uma vez em casa, e novamente decepciona, acaba perdendo por 0x1 para o São Paulo-/RS que se recupera da derrota pra Tiva.
No mesmo dia o Rio Branco consegue um ótimo empate em 0x0 com o Grêmio jogando no Eng Araripe.

03/10/1979 - Quarta-feira
Mais uma vez o Colatina jogando no Justiniano Melo e Silva e novamente não consegue vencer, empate em 1x1 com a Chapecoense.
Rio Branco novamente no Araripe empata, agora em 1x1 com Atlético/PR.

06/10/1979 - Sábado
A Desportiva em casa vence mais uma, aplica 2x0 sobre o Operário/PR, já o Rio Branco desencanta e vence a primeira 2x0 sobre Sport Recife também no Araripe, esta vitória colocava o capa preta pela primeira vez na zona de classificação para a fase seguinte

10/10/1979 - Quarta-feira
Enquanto o Colatina enfim fazia sua primeira partida fora de casa e perdia para o Grêmio Maringá por 2x0 no Paraná, o Rio Branco também perdia em sua estreia fora por 3x1 para o América/RJ.

14/10/1979 - Domingo
Outra derrota do "Colá" fora de casa, 1x0 para o Operário no Paraná.

17/10/1979 - Quarta-feira
Enquanto a Desportiva vencia o Criciúma em casa por 1x0, Colatina perdia por 0x1 para o Caxias em casa.


20/10/1979 - Sábado
O Colatina surpreende e derrota o Criciúma em Santa Catarina por 0x1 e enfim vence sua primeira partida na Série A, Luiz Carlos aos 42 do 2º tempo foi o nome do herói. Já a Desportiva trás um empate em 1x1 com o Brasil em Pelotas. Já o Rio Branco trazia empate em 1x1 do Paraná contra o Coritiba. 

23/10/1979 - Terça-feira
Nova vitória da Desportiva que brigava pela liderança da chave, 2x0 na Caldense em Cariacica, esta vitória deixava a equipe grená com os dois pés na fase seguinte. No mesmo dia Rio Branco ficava no 1x1 com Figueirense no Espírito Santo e perdia a chance de entrar no G5. 

28/10/1979 - Domingo
A classificação da veio justamente contra o Colatina, após o 0x0 no Justiniano de Melo e Silva a Desportiva chegava aos 10 pontos e abocanhava uma das 5 vagas, o Colatina praticamente dava adeus as chances de classificação. O Rio Branco sofria uma goleada de 5x1 do Inter em Porto Alegre e também estava quase eliminado.


03/11/1979 - Sábado
Chega a última rodada da 1ª fase, Colatina já eliminado é goleado por 3x0 pela Caldense em Caldas Novas MG, a Desportiva confirma a crescente e vence Caxias por 2x1 em Jardim América, e encerra sua participação na 2º colocação da chave com 13 pontos em 9 partidas, 5 vitórias, 3 empates e apenas 1 derrota, 10 gols a favor contra 5 sofridos, saldo de +5. Colatina encerra com   5 pontos em  9 jogos, 1 vitórias, 3 empates, 5 derrotas, 2 gols marcados , 9 sofridos, saldo de -7. O Rio Branco  chegava com 6 pontos contra 8 do Santa Cruz, adversário da última rodada, 7 do Atlético/PR e Figueirense que se enfrentariam e 7 do Coritiba. Ou seja o Rio Branco dependia apenas de suas próprias forças, mas o "Santa" também. Aos 15 o Rio Branco abriu placar com Baiano e chegava ao resultado que precisava para avançar, mas aos 12 do 2º tempo  Paulo César empatou, e agora era o Santa que avançava, aos 26 Da Silva fez 2x1 Rio Branco, mas nem deu tempo de comemorar, na saída de bola Joãozinho empatou novamente, Cidinho aos 37 virou para o tricolor pernambucano deixando time capixaba mais longe da vaga, aos 40 Baiano empatou dando esperanças, mas ficou nisso mesmo,  após um jogaço o empate em 3x3 classificou os pernambucanos eliminando os capixabas, o Rio Branco 7 pontos em 9 jogos, venceu apenas 1, empatou 5, perdeu 3, marcou 10 vezes, sofreu 18 vezes tendo saldo de -8.

Segunda fase :
Com apenas a Desportiva representando o Espírito Santo na competição, vem a segunda fase. Anapolina/GO, Goytacaz/RJ, Atlético/PR, Internacional/RS, Internacional de Limeira/SP, São Paulo/RS e Caldense/MG seriam os rivais na disputa. As 8 equipes jogariam em turno único avançando apenas os 2 primeiros
08 de novembro Quinta-feira
A caminhada tem início em casa contra a Internacional de Limeira-SP, jogo mais duro que se imaginava,  Desportiva  2x2 Internacional/SP, o visitante fez 1x0(logo aos 9 de jogo), aos 16 Vicente Cruz empatou, mas já no 2º tempo a Inter aos 20 voltou ficar na frente, aos 24 minutos  Célio empatou, final 2x2 no Araripe.

11/11/1979  Domingo
De novo em casa agora a Desportiva soube aproveitar melhor o fator casa e com gols de Zuza e Orlando venceu o Anapolina por 2x1.

15/11/1979  Quinta-feira
Jogando em Campos no Godofredo Cruz no Rio de Janeiro a Desportiva cresce pra cima do Goytacaz e vence por 1x0 gol de Silva, a Desportiva está empatada com Internaciol-RS e Atlético-PR na liderança com 5 pontos cada.


18/11/1979  Domingo
Em uma partida de 4 pontos(a vitória não valia 3 ainda) a Desportiva encarava o Atlético-PR no Engº Araripe, e com gol de Celio o time grená venceu por 1x0 e agora entrava no G-2 que dava vaga para a próxima fase. Na verdade a Desportiva assumia a liderança da chave com 7 pontos contra 6 do Inter e 5 do Atlético.

21/11/1979  Quarta-feira
A derrota para a Caldense em Minas Gerais pelo placar mínimo ligava o sinal de alerta, mesmo assim ao final da rodada a Desportiva ainda era líder da chave, mas agora tinha companhia da Inter-SP e do Inter-RS com os mesmos 7 pontos.

25/11/1979  Domingo
Esta partida contra o Internacional em Porto Alegre foi uma verdadeira tragédia, e nem digo isso por causa da derrota por 4x0, digo isso pelo acidente que encerrou de forma prematura a carreira de Zé Rios jogador grená, ele ao subir para cortar um cruzamento foi atingido por Bira do Inter e teve traumatismo craniano, ele caiu tendo convulsões no gramado, aquilo abalou demais o elenco da Desportiva, com o companheiro entre a vida e a morte no hospital alguns atletas nem queria voltar para o segundo tempo, a partida não interessava mais aos grenás, apenas saber se Zé Rios sobreviveria. 


28/11/1979  Quarta-feira
Rodada final desta fase, a Desportiva havia caído para 4ª posição e já não dependia mais de suas forças para avançar, com 7 pontos precisava vencer e torcer contra Atlético-PR e Inter de Limeira. A Desportiva fez e com louvor a sua parte, aplicou sua maior goleada na 1º divisão acachapantes 4x0 sobre o São Paulo-RS , Dario aos 14, Célio aos 20, Dário novamente aos 24 e Evandro aos 39 construíram a goleada grená. na outra partida que interessava diretamente aos capixabas a Inter perdiam Limeira para o Internacional por 1x0, resultado que daria a classificação para a Desportiva, mas estranhamente só o Atlético jogaria sua partida na quinta feira já sabendo o resultado da Desportiva, quando o correto eram todos os jogos serem no mesmo dia e horário, a Caldense já eliminada não tinha mais motivação direta em vencer sabendo que mesmo derrotando o Atlético não passaria a Desportiva, o time paranaense venceu por 1x0 e avançou. 
Entre 94 clubes a Desportiva Ferroviária foi o 18º. 
16 jogos 09 vitórias, 04 empates, 03 derrotas, 20 gols marcados contra 13 sofridos, saldo positivo de 07.

Melhor participante a Desportiva, na foto no título contra o América em Linhares



Nenhum comentário:

Postar um comentário