Nome : Esporte Clube Ouro Branco Data : 15 de novembro de 1940 Local : Cachoeiro de Itapemirim Estádio : Elpídio Volpini Títulos : Campeão Municipal Juvenil 1964, 1965, 1966 e 1967 |
Esporte Clube Ouro Branco fundado em 15 de novembro de 1940 foi uma equipe tradicional nos anos 40 até os anos 70 no futebol amador do Sul capixaba, a equipe chegou até a disputar o Campeonato Sulino competição mais importante do Espírito Santo até os anos 60 depois da Taça Cidade de Vitória.
O clube era situado no Bairro Independência onde ficava seu estádio o Elpídio Volpini, estádio este que serviu de casa para o Cachoeiro Futebol Clube primeiro time do interior campeão capixaba, a equipe na categoria principal não possui títulos mas tem seu ultimo registro no estadual em 1963 quando teve campanha sem brilho. Foram 10 partidas vencendo 1, empatou 2 e perdeu 7, marcando 13 gols sofrendo 33.
Se no principal a equipe era sem muito brilho na base era muito forte e competitiva, prova disso foi o tetracampeonato municipal de Cachoeiro de Itapemirim em 1964,1965, 1966 e 1967, 64 e 65 inclusive foram de forma arrasadora ambos invictos.
Imagem rara de Elpídio Volpi |
Estádio Elpídio Volpi |
Ouro Branco já no futsal |
Ouro Branco durante a transição campo/quadra |
Nos anos 70 na fase alvianil |
Em 1994 uma imagem do Ouro Branco colorado |
Uma passagem interessante é sobre Clinio Pubel. Em Cachoeiro antes de ir para o Ouro Branco passou passou pela escolinha do Estrela do Norte de Cachoeiro de Itapemirim, sendo campeão regional. Depois foi para a seleção infantil do município. Em 1964 o meia esquerda ofensivo despertou interesse do clube que através do técnico Paulo Ceguinho foi indicado a José Lopes, um dos dirigentes do Ouro Branco ofereceu pagar o colégio na Escola Técnica de Comércio para que Clínio ficasse na equipe. Em Cachoeiro, o time era imbatível derrotando os adversários e sagrando-se campeão municipal em 64 de forma invicta.
Clínio Poubel foi a revelação do campeonato em 1964 recebendo o troféu na Rádio Cachoeiro. Após a passagem vitoriosa por Cachoeiro, se mudou para Caxias no Rio de Janeiro, lá seguindo jogando em equipes de várzea, João Santos mandou José Lopes buscá-lo para a disputa do municipal de 1965 contra Cachoeiro Futebol Clube e Leopoldina Railway.
Clínio veio para Cachoeiro e ficou escondido do restante do elenco na casa do dirigente do Ouro Branco, José Lopes, sendo apresentado apenas na hora da primeira partida contra o Leopoldina. “Aquilo foi demais”, exclama Poubel em suas lembranças. A partida ficou de 2 a 0 para o Ouro Branco com um gol de Clínio e outro de Jerônimo.
Após vencer o campeonato, onde o juvenil do Ouro Branco foi bi-campeão municipal invicto, aconteceu uma grande festa no Restaurante Belas Artes, no centro de Cachoeiro. No ano seguinte, novamente, Clínio foi convocado para em 1966 ser tri-campeão invicto também pelo Ouro Branco. “Era um timaço”.
“A última partida foi no Baiminas no campo do Cachoeiro. A partida estava empatada até o fim do segundo tempo, quando Nélio saiu do banco e fez o gol da vitória com assistência de Clinio.
Juvenil e profissional
Clínio voltou para Caxias e de lá foi treinar no Botafogo. Naquela época a Desportiva estava atrás dele para compor o elenco, que de pronto aceitou voltar ao Espírito Santo e se apresentar a equipe. Clínio jogou na Desportiva no juvenil e profissional.
Em 1967 Clínio, no profissional, sagrou-se campeão do Torneio Início pela Desportiva. Como ainda tinha idade e o meia armador do juvenil havia vindo do flamengo e não tinha se adaptado ao esquema tático, a comissão técnica achou melhor colocar Clínio novamente no juvenil nesta posição, pois ele ainda estava na idade. Não deu outra, ganhou a posição e a Desportiva Ferroviária foi campeã regional invicta em 1968.
A final foi diante do Rio Branco maior rival, que dizia na imprensa que a Desportiva jamais seria campeã tendo que passar por eles. Mas a Desportiva não só venceu de forma antecipada como goleou o Rio Branco por 5x0 em plena sua casa no Governador Bley em Jucutuquara.
Última partida jogada pelo Esporte Clube Ouro de que tenho notícias foi em 31/10/1975, em seu próprio estádio. Tenho a foto do time que terminou a partida.
ResponderExcluirBoa noite. Nos consegue mandar esta foto? No endereço do facebook https://www.facebook.com/memoriafutebolcapixaba conseguiria mandar msg?
ExcluirÚltima partida como Futebol Amador!
ResponderExcluirBoa noite estou fazendo um documentário sobre os clubes e jogadores de varzea e profissional de cachoeiro gostaria de receber fotos desses clubes podem me mandar
ResponderExcluirAdilsocsilva@gmail.com ficarei muito grato
ResponderExcluirBoa noite. Só temos esta única foto do clube.
ResponderExcluir