terça-feira, 10 de julho de 2018

Sociedade Esportiva de Futebol Amador SEFA



Nome : SEFA Sociedade Esportiva de Futebol Amador 
Fundação : 10 de julho de 1970
Local : Bairro Glória, Vila Velha
Estádio : Campo Alfredo Clementino Pimentel, "Alfredão"
Título : Campeão da Copa Metropolitana 2020



Outro modelo oficial do SEFA






Entrada do Alfredão


A Sociedade Esportiva de Futebol Amador ou simplesmente S.E.F.A, foi fundada em 10 de julho de 1970 pelos desportistas Alfredo Clementino Pimentel, o "Alfredão" e José Mozart Garcia Rosa. O clube surgiu na Barbearia do Sr. Gentil, onde trabalhavam também os Senhores Elias, Adir e também o Sr. Domingos, os amigos lá se reunião e debatiam de tudo, principalmente futebol. Lá perto havia um terreno com área de um campo de tamanho oficial, e ali era sagrado o futebol aos domingos. 


Barbearia Matriz onde ocorriam as reuniões do SEFA antes mesmo dele existir
Alguns amigos que encontravam-se desempregados e também participavam das reuniões na barbearia e no campo apelidaram o time carinhosamente de S.E.F.A que significava Serviço Especial de Ficar Atoa, a sigla pegou tanto que em 10 de julho de 1970 ficou oficializado o nome SEFA , porém agora seria Sociedade Esportiva de Futebol Amador, nas cores vermelha e branca e o escudo oficial, sete por iniciativa do atleta e diretor do time Edmilson Vieira, mais conhecido como "Mimilson". 
A partir dai as reuniões passaram a ser realizadas na residência José Mozart Rosa, que era atleta e também diretor do clube, além de ser quem cuidava do material do SEFA.
Nos 3 primeiros anos o SEFA jogava seus jogos todos descalços e apenas contra equipes locais, cresceu e com o passar dos meses e acabou se filiando a Federação de Desporto Espíritosantense.
A equipe já teve alguns nomes de peso em seus elencos. Zito (Ex-Desportiva Ferroviária-ES), Jorginho (Ex-Vasco-RJ), Neném Berruga (Ex-Valério Doce-MG), Adalmo (Ex-Vitória-ES), Oswaldir (ex-São Bento-SP), Caite (Ex-Fluminense-RJ), Adalmo inclusive foi emprestado por 6 meses para o futebol argentino. 

SEFA lá o comecinho quando ainda jogavam descalços

No início curiosamente como foi citado o S.E.F.A jogava descalço no campo do time do Glória, e somente depois de algum tempo começaram a jogar de chuteiras. Sua estreia jogando de chuteiras aconteceu contra o Sapucaia município de Colatina no Norte do Espírito Santo, vitória do SEFA por 2x0 em pleno campo adversário. 
O S.E.F.A. possui time principal, aspirante, categorias de base além dos veteranos máster, Sub-40 e Sub-50, participou varias vezes da Copa A Gazetinha na categoria de base, do Campeonato Vilavelhense e de torneios como o da Primavera.
Manda suas partidas em seu campo próprio conhecido como Praça de Esporte do S.E.F.A. que recebe o apelido de Campo do Alfredão, homenagem ao seu fundador. A sede está localizada no Bairro da Glória ao lado da quadra da escola de samba Mocidade Unida da Glória, "MUG", e do Colégio Luiz Manoel Vellozo, o (Polivalente), no ponto final do Glória.

Flâmula da equipe



Gramado do Alfredão

SEFA em julho de 1980

Alfredão possui até iluminação noturna 
Equipe no Estádio do Santos de Aribiri em Vila Velha




Em 2020 no ano de Pandemia o SEFA conseguiu sua maior conquista, na Copa Metropolitana, após ir avançando nas oitavas e as quartas, nas semi finais encarou o Santa Inês, após 1x1 na ida e 0x0 na volta nos penais o SEFA avançou vencendo por 4x1. Na final o SEFA encarou a AFAG Associação de Futebol Amador de Guarapariense no Engenheiro Araripe, Kill foi o nome da partida marcando 1x0 aos 32 do 1º tempo e 2x0 aos 32 do 2º tempo, garantindo o título inédito da equipe! 

7 comentários:

  1. Bom dia.
    Eu gostaria muito de obter o contato do prof.do time.
    Para eu estar conversando com ele.
    Pois eu estou afim de jogar no time na categoria aspirante.
    Peço se fosse possível um retorno ok.
    O meu contato é (27)9.9832.8662 walmir.
    Moro em vitoria es.

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana esse resgate da história do SEFA, sobretudo pela lembrança dos fundadores Seu Mozart e meu Querido Genitor Alfredo Pimentel, o "Alfredão". Parabéns a todos!!!

    ResponderExcluir
  3. Tenho a satisfação de feito parte desta família, e imensamente grato pelo acolhimento dos fundadores, os Srs. Alfredo Pimentel(Alfredão) e Mozart. Parabéns as pessoas que continuam dedicados a esta entidade chamada S.E.F.A. ����

    ResponderExcluir
  4. Grande história acompanhei jogos desta equipe, parabéns pela públicacao

    ResponderExcluir