quinta-feira, 12 de julho de 2018

Santos Futebol Clube de Vila Velha

Nome : Santos Futebol Clube
Fundação: 21 de julho de 1921
Local : Vila Velha
Estádio : Manoel Araujo de Oliveira
Título : Taça Cidade de Vitória 1962


Este modelo foi utilizado nos uniformes da escolinha do Santos nos anos 90


Escudo do Santos foi idêntico ao clube paulista alguns anos 

Esta foi mais uma das "caras" que o Santos teve

Escudo que ficou exposto por anos na fachada do Manoel Araujo








Panorâmica do Estádio Manoel Araujo de Oliveira em Aribiri

Fachada do Estádio Manoel Araujo de Oliveira

Santos Futebol Clube fundado em 21 de julho de 1921 em Vila Velha, também é conhecido como Santos de Aribiri, mas na verdade o Santos é de Paul, o apelido pegou pois o seu estádio Manoel Araujo de Oliveira é no Bairro Aribiri, e a equipe usava o Bonde de Paul até Aribiri para jogar. O Santos foi mais um clube inspirado do Santos F.C de São Paulo, tanto que durante um tempo o Santos de Aribiri teve as mesmas cores e escudo do peixe paulista.
Em Aribiri teve seu maior rival o América Futebol Clube, este sim com Sede no Bairro Aribiri, o América muitas vezes confundido com o América F.C de Vitória primeiro campeão capixaba, mas são clubes distintos.
O Campo do Santos era a grande opção de lazer aos sábados e domingos em Aribiri, várias partidas do Campeonato Capixaba que eram disputadas no Campo do Santos, várias grandes equipes capixabas passaram por lá, Rio Branco, Vitória e Santo Antônio jogavam com frequência no Manoel Araujo de Oliveira em Aribiri. A equipe do Santos disputou por pelo menos 7 oportunidades o Campeonato Capixaba, além da Série B que era chamada de Campeonato Suburbano.


Estatuto do Santos F.C no Jornal Diário da Manhã de 1936

Em 1937 o Santos comemorou um título simbólico, o Grupo Musical Está Cruel organizou um torneio e lá foi o Santos para a disputa no Estádio Governador Bley, o Santos entrou em campo na 4ª partida diante do Recreio de Vitória, avançou graças a 1 córner a zero, pois com placar sem gols os escanteios eram o primeiro critério de desempate. Na 7ª partida o Santos encarou o Vasco da Gama que havia eliminado o Alfaiates na primeira rodada, e o Santa Cruz na 2ª. O Vasco foi melhor na primeira etapa e conseguiram a vantagem de 1x0 nos escanteios, mas na segunda etapa o Santos fez o que era o mais importante, o gol, King Kong centro avante santista marcou e o placar foi até o apito final de Gabino Rios em 1x0 para o Santos que avançava a rodada seguinte.

na final o surpreendente Estrela FC de Vila Vela na final que pata chegar lá passou por Vasco Coutinho de Vila Velha, Centenário de Vitória o favorito a chegar a final. Francisco Segovia foi o árbitro da grande final, ele que não agradou alguns jogadores do Santos, estranhamente Chinez do time do Santos pediu sua substituição ao fim do primeiro tempo, ele estava apitando de forma parcial. Pedido atendido Gambino Rios foi o árbitro do 2º tempo, e não fez Chinez se arrepender do pedido, Gambino foi péssimo um verdadeiro desastre, deixou de marcar pênalti claro para o Estrela, que não causou tumulto mostrando grande disciplina, no fim da partida quando se esperavam as disputas de pênaltis Bastos marcou o gol do título santista. No fim tudo foi festa afinal Está Cruel embalou o encerramento do trneio com muito Jazz, sambas e marchinhas.
Santos encarando o Social de Vila Velha pelo Suburbano de 1955

Em 1963 na Taça Cidade de Vitória veio sua grande glória, o time conquistou o título desta competição de forma inédita, competição muito tradicional no Espírito Santo durante as décadas de 50 e 70. Esse time do Santos foi o maior de sua história, eram vários craques, Totonho, Diogo, Bezerra, Silvinho, Wilson, Earl, eram ótimos jogadores em todas as posições.
Saudoso Paulo Pimenta treinador do Santos campeão

Santos Campeão 1963
Lance na vitória do Santos por 2x1 sobre o Americano, este jogo deu título ao Santos em 1963.  Delson camisa dois desolado após marcar contra seu time enquanto Tostão pega bola no gol clicados por  Duarte.

Na foto acima o time do Santos que foi campeão da Taça Cidade de Vitória. Uma curiosidade sobre esta equipe é que no ano seguinte foi a base das recém fundada Associação Desportiva Ferroviária CVRD. Totonho, Earl, Tamilton, Wilson, Bezerra, Silvinho e Diogo todos foram contratados pela Desportiva, e a prova de que foi uma ótima escolha é que o time novato foi o bicampeonato estadual de 1964 e 1965 com campanhas assombras atropelando quem vinha pela frente conquistando até título invicto. Outro fato interessante sobre Santos e Desportiva é que em 25 de agosto de 1963 a Desportiva vencia sua primeira partida oficial e justamente contra o Santos. Luizinho aos 02 e Tamilton aos 37 do 1º tempo para a Desportiva, Jair aos 25 do 2º tempo descontou para o Santos que quase virou por jogar com um jogador a mais. Jogo foi realizado no Campo dos Santos em Aribiri.







Material raro, Santos em sua casa marcando diante do Americano de Vitória

Estádio Manoel Araujo de Oliveira  durante Interligas final de 2017 


Ano de 1966, o Santos já chegava enfraquecido as competições devido ao desmanche, mas na Taça Cidade de Vitória desempenhou uma campanha  honrosa de certa maneiras. Estreou sofrendo 4x1 do Rio Branco, se reabilitou ao vencer o Americano por 1x0, mas sofreu outra goleada na partida seguinte, 4x0 para a Desportiva Ferroviária, depois uma sequência boa, 1x1 com Caxias, e duas vitórias por 1x0 sobre Santo Antônio e Corinthians de São Torquato respectivamente, mas ao encarar o Vitória derrota por 5x0, no clássico contra o Atlético de Vila Velha empate em 2x2 fechando o turno. Na classificação entre 9 equipes o Santos foi o 4º colocado com 8 pontos, atrás apenas de Rio Branco com 10, Vitórias 13 e Desportiva 16.
No returno uma nova chance de aprontar, mas começou sofrendo outra goleada do Rio Branco agora por 3x0, ficou no 1x1 com Americano e conseguiu segurar a Desportiva em 0x0 o que acabou sendo um grande resultado pois o time ferroviário foi campeão invicto e empatou apenas 4 vezes, uma delas com o Santos. Seguindo a competição venceu o Caxias por 2x0 mas perdeu para o Santo Antônio por 2x0 e 2x1 para o Corinthians, isso tirou a equipe da briga pelas primeiras posições, mesmo assim uma ótima vitória por 2x0 sobre o Vitória, fechou a competição em um 0x0 contra o Atlético, a equipe fechou em 4º lugar na posição geral, atrás apenas do "Trio de ferro" Vitórias 16 pontos, Rio Branco 23 pontos e Desportiva 28 pontos, foram 16 jogos com 5 vitórias, 5 empates, 6 derrotas, 11 gols a favor contra 15 sofridos.    

Uma das últimas partidas do Santos no profissional, nesta enfrentava a Desportiva Ferroviária com vários ex atletas seus.


Santos em 1966 noEstádio Rubens Gomes do Santo Antônio





Atualmente o Santos  funciona como time amador, tem uma escolinha de 10 à 16 anos, além do futebol master e joga também torneios amadores m todas as categorias. Após o clube abandonar competições profissionais no amador a rivalidade contra outros bairros de Vila Velha eram enorme, Ibes (Instituto Bem Estar Social), Ataíde, Santa Mônica, Santa Inês eram alguns deles.
Santos em 1939


Master do Santos



Distancia entre Paul até Aribiri trajeto nos dias atuais








Um comentário:

  1. Bom dia.
    Eu gostaria muito de obter o contato do prof.do time do Santos.
    Pois eu gostaria muito de jogar ai no time.
    Peço se fosse possível me dá um retorno ok.
    O meu contato é (27) 9.9832.8662 (walmir) vitória

    ResponderExcluir