quinta-feira, 5 de julho de 2018

Iconha Futebol Clube

Nome : Iconha Futebol Clube
Fundação : 04 de julho de 1977
Local : Iconha
Estádio : Jose de Souza Soares


Escudo também utilizado pelo clube nos primeiros anos






Vista panorâmica Jose de Souza Soares encravado no coração de Iconha

Imagem da entrada do Jose de Souza Soares e suas arquibancadas

Iconha Futebol Clube fundado em 04 de julho de 1977 é uma equipe amadora da terra do caminhão. 
Iconha é localizado na BR-101, região de montanha, onde os imigrantes italianos encontraram terras e clima perfeitos para o plantio do café e da banana. O apelido de "A cidade dos caminhões" é devido enorme número de caminhões e carretas no município, é a cidade com maior número de caminhões por habitante no Brasil.
O nome Iconha é em homenagem ao município de origem. A cidade que nasceu da dedicação de um inglês e guarda uma polêmica em torno da data de sua criação.  A criação do município, com a denominação de Piúma, data de dois de janeiro de 1891. A instalação ocorreu a 19 de janeiro de 1891, com território desmembrado do município de Benevente, hoje chamado de Anchieta. Pela Lei estadual nº 81, de 18 de novembro de 1904, Iconha torna-se sede da administração do município de Piúma, que havia sido criado pelo Decreto nº 53, de 11 de novembro de 1890. Em 03 de julho de 1924 passa o município de Piúma a denominar-se Iconha, pela Lei nº 1.428.

Em relação ao nome são diversas teorias também se, chegar a um consenso. 
Primeira teoria : Devido à turfa existente no vale do Orobó, Piúma, que se inflama facilmente que em indígena quer dizer “ICOON“, que significa “água a arder”. 
Segunda teoria : O nome também teria sido originado da palavra “INCONHO“, ou seja, “morro ligado a outro existente na margem do rio”. 
Terceira teoria : Padre José de Anchieta ao visitar a Pedra do Frade e a Freira, denominou toda a região de “ICONO“, que em espanhol significa “montanhas com aspectos humanos”. Por fim, a teoria de que “I-CONY`YA” significa “morada entre duas montanhas”.


Sobre a equipe de futebol pouco se sabe, sabe-se que se arriscou a disputar o campeonato Sulino uma ou duas vezes sem sucesso e de quebra não se encontra material e registros sobre os jogos. existe um Iconha Futebol Clube atualmente que não tem nenhuma ligação com o extinto Iconha desta matéria.


Vista parcial do gramado do Jose de Souza Soares
Raridade pura uma imagem do Iconha




Um comentário:

  1. quando foi o ano de fundaçao deste campo, poderia me informar

    ResponderExcluir