quinta-feira, 26 de abril de 2018

Pinheiros Futebol Clube



Nome : Pinheiros Futebol Clube
Fundação: 26 de abril de 1993
Local: Pinheiros
Estádio: João de Sousa de Moura Filho
Título : Campeão Copa Norte 2002, 2003 e 2004
Vice Campeão Capixaba Série B 2006 e 2020


Outro modelo também oficial utilizado algumas vezes no uniforme titular

Pinheiros quando foi fundado então Esporte Clube Pinheiros




Os títulos da equipe pinheirense

Pinheiros Futebol Clube foi fundado em 26 de abril de 1993 sob o nome de Esporte Clube Pinheiros mais tarde modificado para Pinheiros Futebol Clube. 
Após várias competições no futebol amador se tornando referência no Norte do estado, ingressa no futebol profissional, logo de cara conquista vice-campeonato da segunda divisão estadual em 2006. Disputou a Série A estadual em 2007 e 2008, Série B em 2006 e Copa Espírito Santo em 2010 e 2013


Pinheiros no Justiniano de Melo e Silva em 2006

Na campanha de 2006 o Pinheiros ficou na Chave B com Sul América de Conceição da Barra e Atlético Colatinense de Colatina. 

Fez sua estreia em 23 de julho com derrota por 1x0 para Sul América, se recuperou com triunfo por 1x0 sobre Atlético Colatinense fora de casa mas devido ao saldo de gols viu o rival garantir vaga na fase seguinte no saldo de gols devido a goleada por 4x0 no Sul América. 
O regulamento algo absurdo onde cada turno valia uma vaga e por tanto 3 equipes na chave jogavam apenas duas vezes e já poderiam garantir vaga na fase seguinte. 
No returno o 0x0 do Pinheiros com Atlético em casa somado ao 1x1 entre Colatinense e Sul América colocava o Pinheiros na obrigação de vencer o Sul América pois o empate  classificaria o rival pelo gol marcado, mas o Pinheiros foi "pra dentro" do Sul América e conseguiu a vaga graças a vitória por 1x0 que o colocou com 4 pontos na liderança.
A torcida comparecia nos jogos em casa

Na fase seguinte encarou o Tupy de Vila Velha nas semi finais valendo vaga na 1ª divisão de 2007. O Tupy que havia feito algo marcante e histórico, eliminado a tradicional Desportiva que na época ainda era a Capixaba S/A. Mas tal feito não influenciou em nada nesta partida. Na ida em Pinheiros venceu por 2x0 abrindo grande vantagem e colocando os pés na elite capixaba logo em sua estréia no profissional. Na volta o 0x0 colocou o "Verdão do Norte" na Série A capixaba de 2007, pela primeira vez na história.


Comemoração com a conquista do acesso em 2007

Na final encarou o Atlético Colatinense novamente. Na ida no Estádio João de Souza de Moura Filho em Pinheiros empatou em 1x1, gols de Alex para o Pinheiros e Boiadeiro para o Atlético.
Na partida de volta no Justiniano de Mello e Silva em Colatina acabou sendo derrotado por 2x1 ficando com o vice, Alex Passos e Paulo Roberto marcaram para o Atlético Colatinense e Ronicley para o Pinheiros.

Final entre Atlético Colatinense x Pinheiros 

Na sua primeira Série A a equipe ficou ao lado de Atlético Colatinense, Estrela do Norte, Jaguaré e Linhares na Chave A. Sua primeira partida pela série A foi em 14 de janeiro de 2007 em casa no Estádio João de Souza de Moura Filho, vitória por 1x0 sobre o Atlético Colatinense gol de Marcelinho Bambam. Mas depois de duas derrotas 2x1 para Jaguaré, 1x0 para Estrela do Norte e um empate 1x1 com Linhares o Pinheiros encerrou em 4º lugar.
No returno a Chave A encarava a Chave B em turno único, e o Pinheiros sentiu mais o nível dos adversários que eram da capital, sofreu derrota por 3x0 para Rio Branco fora, derrota por 3x1 para o Serra em casa. 
Na partida seguinte o jogo corria empatado em 1x1 entre Vitória(Jean) e Pinheiros(Edmílson) quando foi marcado um pênalti a favor do Pinheiros aos 47 minutos do 2º tempo o time do Vitória revoltado se retirou de campo, com isso o TJD-ES homologou vitória do Pinheiros por 2x0. Na rodada seguinte com gols de Franklin(2) e Paulo Mineiro o Verdão aplicou 3x1 no Vilavelhense entrando na briga pelo título do returno dentro de sua chave. Na última rodada o Pinheiros encarava o algoz Atlético Colatinense, na sua chave chegava com 6 pontos contra 7 do Linhares que encarava o Rio Branco fora de casa. Enquanto o Linhares empatava com Rio Branco o Pinheiros acabava sofrendo 3x0 do Atlético perdendo a chance de avançar a fase seguinte, por pouco se livrou do rebaixamento pois na soma geral ficou com 10 pontos 1 a mais que o Estrela do Norte que foi rebaixado junto do Vitória com 5, o Pinheiros se safou graças aquele abandono de campo do Vitória pois ali ganhou 2 pontos a mais.
Em 10 partidas o Pinheiros perdeu 6, venceu 3 empatou 1 na classificação geral terminando em 7º entre 12 clubes.
Pinheiros em ação contra Vilavelhense



No ano seguinte em 2008 foram 18 partidas, 3 vitórias, 7 empates e 8 derrotas. A primeira vitória só aconteceu na 13ª rodada em que derrotou o Rio Bananal por 4x3. Na rodada seguinte derrotou o CTE Colatina por 4x2, após dois empates seguidos em 1x1 com Serra e Vilavelhense, este último decretava o rebaixamento da equipe matematicamente, mesmo cumprindo tabela o Pinheiros venceu 3x1 a Desportiva em pleno Araripe e empatou em 2x2 o CTE, este empate em 06 de abril em Colatina foi a última partida do Verdão na Série A desde então.


A estreia na Copa Espirito Santo foi em 2010, 3x3 contra o CTE Colatina, Marcelo Pelé (2) e Geovani marcaram para os mandantes e Ricardo Paraíba 3 vezes pra os visitantes. O Pinheiros conquistou apenas uma vitória, 2x1 sobre Jaguaré fora de casa já na 5ª rodada, mas as 5 derrotas e 2 empates deixaram o Verdão do Norte apenas na 5ª posição ou seja na lanterna longe das semi finais.
Pinheiros em 2012 na cidade de Eunápolis onde enfrentou o time local placar ficou em com 1x1 Pinheiros sofrendo empate aos 43 do 2º tempo.

Em 2013 na sua última competição oficial começou com derrota por 1x0 para o Cachoeiro, empatou com Grêmio Laranjeiras em 1x1 e na rodada seguinte um jogo eletrizante diante do Rio Branco.
 A chuva de gols teve início logo aos 10 minutos com o atacante Rodrigo Pardal batendo em diagonal dentro da área 1x0 Rio Branco. Mas no minuto seguinte Marcelo Pelé toca para Wander deixar tudo igual em Jaguaré local da partida. Mas aos 14 Tiago Moura cruzou para Pablo Ferreira colocar o Rio Branco na frente novamente. Aos 21 minutos em uma infelicidade de Walter goleiro do Verdão, Juninho Viana fez gol olímpico colocando 3x1 Capa Preta, o Pinheiros ainda se recuperava do golpe quando sofreu o 4º gol por intermédio de Marcos Alagoano. Aos 40 minutos, Erivelton cobrou falta para a área e Wander fez de cabeça deixando o placar em 4x2 com Pinheiros ainda vivo na partida.
Na segunda etapa após muita pressão aos 17 minutos o Pinheiros desconta mais um pouco o placar com Erivelton após cobrança de escanteio de Jean 4x3. O Rio Branco sentiu o gol tanto que aos 19 viu o Verdão empatar tudo com mais um gol de Wander chegando ao seu 3º gol, agora com passe de Emílio. Pena que apenas 77 pagantes veriam algo incrível aos 28 minutos, Emílio passou por Juninho Viana e chutou de fora da área Fernando deu rebote e o atacante Alessandro, que entrou no intervalo, fez o quinto do Pinheiros, após estar perdendo por 4x1 o Pinheiros chegava a uma virada histórica de 5x4, mas não conseguiu segurar a vitória sofrendo empate aos 35 minutos com Juninho Viana em outra bola parada desta vez de falta. Fim de papo no Centro Esportivo Conilon em Jaguaré Pinheiros 5x5 Rio Branco.


O histórico 5x5 entre Pinheiros e Rio Branco
Após o 5x5 outro empate agora mais econômico por 1x1 com Cachoeiro. Na sua primeira vitória na competição 3x2 sobre o GEL o Pinheiros entrou na briga por uma das vagas nas semi finais. 
Na última rodada novamente o Rio Branco que utilizava equipe reserva por estar classificado. A partida ocorreu em 31 de agosto no Estádio Engenheiro Alencar Araripe da Desportiva Ferroviária em Cariacica. Jean de falta aos 26 do 1º tempo colocou o Verdão na frente, mas Myller aos 48 ainda na primeira etapa igualou tudo. Marcelo Pelé aos 42 do 2º de pênalti marca o gol da vitória do Pinheiros que a esta altura do campeonato sonhava com a vaga pois Rio Branco possuía 10 pontos contra 9 do Pinheiros e 7 do Cachoeiro que teve sua partida cancelada contra o GEL. A partida  foi cancelada devido à ambulância que deveria ficar de prontidão no Estádio Robertão, não apresentar desfibrilador e durante a semana o TJD-ES deu vitória ao Cachoeiro encerrando o sonho do Verdão do Norte de avançar. Deste então a equipe não disputou mais competições profissionais por quase 8 anos. 
Marcelo Pelé de pênalti marcando o último gol do Pinheiros em competição profissional na parada de quase 8 anos. Em 2020 o Pinheiros finalmente retorna ao futebol profissional já conquista vice campeonato da Série B e a vaga na Série A finalmente após mais de uma década.


Galeria recheada de troféu do Verdão do Norte












5 comentários:

  1. Essa copa Norte era competição anador né?

    ResponderExcluir
  2. CANPEONQATO AMADOR DO NORTE PARAVA TODA REGIAO MONTANHA BOA ESPERACA SAO GABRIEL MANTENOPOLIS BAIXO GUANDU VILA PAVAO PANCOS TODOS ESSAS PAGRAS NAO CRIAN MAIS NADA SO EMPRESARIO GANHAN HOJE

    ResponderExcluir
  3. BOTAFOGO DE PINHEIRO E O VERDAO HOJE ANOS 70 80 90 SARDINHA WILSON ILDO FAVARO JOAQUIN ZEZE CAPA GRILLO ANSELMO VALDIVINHO PEDRO ALMIR EDSON FABIO E O MELHOR PONTA ESQUERDA ANOS 70 80 DO NORTE RIVALDO CAPIXABA RODINEY

    ResponderExcluir
  4. DSTADIO FEIO TINHA TIMES FORTES HOJE TEM BOLA BOA TEM CHUTEIRAS BOAS CAMPOS BOM NAO TEM JOGADOR SO TODOS NO ZAAP

    ResponderExcluir