segunda-feira, 12 de março de 2018

União de Piranema Cariacica

Nome : União Futebol Clube
Fundação : 05 de março de 1949
Local : Bairro Piranema, Cariacica
Títulos : Campeão Cariaciquense de 2011, 2015 e 2019
Campeão da Interligas 2012
Campeão Copa Campo Grande 2019
Vice Campeão Cariaciquense de 2005
Vice Campeão da Interligas 2016 e 2017

Escudo anterior do União de Piranema





Campo do União em Piranema

Fundado em 05 de março de 1949 em Piranema Cariacica o União Esporte Clube é uma equipe amadora que tem muitas conquistas através das décadas desde sua fundação sem um dos mas respeitados de Cariacica. A maior prova disso são os três títulos de Campeão Cariaciquense da 1ª divisão 2011, 2015 e 2019 além da Interligas, que quem acompanha o Blog Memória Futebol Capixaba sabe que é o maior campeonato amador do Espírito Santo. 

Registro de  uma partida de 16 de abril de 1955 União goleando

No Bicampeonato cariaciquense de 2015 o União teve que passar pelo sufoco dos pênaltis para conquistar o título sobre o Milionários, era sua terceira decisão, um ice em 2005 e um título em 2011. 
A partida disputada no Estadio Estadual Kleber Andrade só foi sair gol aos 17 do 2º tempo com Manôlo Klippel que fez 1x0 União, com este gol ele se tornou artilheiro isolado da competição com 7 gols. 3 minutos depois o Milionários até empatou mas o gol foi anulado, a partida seguia no 1x0 mas com várias chances de ambos os lados , isso desde o 1º tempo, quando parecia que ninguém mexeria mais no placar o Milionários empatou aos 43 com isso a partida acabou em 1x1 ido para os pênaltis, lá brilhou a estrela de Douglas goleio do União que catou duas penalidades e ainda viu outra ir para fora com isso União campeão 4x1 nos pênaltis!




No Interligas de 2012 o União ficou na Chave D. 
Sua estréia foi com 1x0 sobre Unidos da Vila de Vila Garrido Vila Velha, derrotou São Paulo também de Vila Velha, este por 2x0, perdeu  por 2x0 para Carapina grande bicho papão da competição que possuía 4 títulos e 1 vice, sendo até hoje o maior campeão da competição, União fechou turno em 0x0 com Anchieta fora de casa.

No returno voltou vencer o União da Vila por 1x0, mas perdeu para São Paulo por 2x0, e conseguiu placar histórico aplicando 4x0 no Carapina em plena casa do rival na Serra, com confiança total fez 3x1 no Anchieta e avançou. 

Na 2ª fase veio o Brasil de Domingos Martins, a derrota por 2x1 em casa deixava o União na obrigação de pelo menos devolver o placar ou a vaga estaria perdida, e conseguiu, se superou e derrotou o Brasil em Paraju avançando as semi finais.
Nas semi fiais veio a Portuguesa da Serra que era atual campeão da Interligas, na ida 1x0 União em casa na volta o empate em 1x1 garantiu a vaga na grande final.
O adversário era bem conhecido o São Paulo Futebol Clube de Vila Velha que já havia se enfrentado na 1ª fase com uma vitória para cada um em 2x0. 
Na primeira partida da final disputada no Engenheiro Araripe da Desportiva vitória do União por 1x0, na volta podendo até empatar o União fez melhor e jogando no Gil Bernardes do Tupy venceu por 2x0 conquistando seu maior título!



Em 2016 e 2017 o União bateu na trave e ficou com o vice da Interligas, em 2016 o União aplicou 3x0 e 4x0 sobre o Democrata Tricampeão da competição, além de 4x1 no Náutico. Nas quartas não tomou conhecimento do Vila Verde de São Mateus, após perder por 2x1 a ida aplicou 4x1 na volta. Também avançou atropelando o Campo Verde de Cariacica nas semi finais com 4x1 na ida e 2x0 na volta.  
Mas na grande final após dois empates por 2x2, um no Sernamby estádio do São Mateus outro no Estadual Kleber Andrade, ficou com vice nos pênaltis ao perder por 5x4.
Em 2017 avançou sem muito brilho em 2º lugar na chave e nas semi finais encarou o Ajax de de Jardim Botânico, conseguiu ótima vantagem vencendo por 2x0, mas o Ajax devolveu o placar levando a decisão para os pênaltis, e lá o desta vez o triunfo foi para o União que conquistava a vaga na final mais uma vez vencendo por 5x3. Mas esta disputa não terminou simplesmente assim em 5x3, ela começou no Campo do Ajax mas foi encerrada sem um vencedor pois depois de 5 cobranças de cada lado com 4 convertidas de cada lado isso tudo sob luz de carros e motos pois o campo de Jardim Botânico não possuía refletores, as torcidas invadiram o campo e a arbitragem se retirou sem um vencedor remarcando as cobranças para Estádio Engenheiro Araripe, e lá sem problemas com luz natural sim o Uni]ao venceu as cobranças que foram cobradas todas novamente.

Imagem das cobranças de pênaltis anuladas
O adversário Bairro Garoto que foi líder da sua chave na 1ª fase, lá nas duas partidas 1x0 para o Bairro Garoto no turno e 0x0 no returno, então foram para a grande decisão e na ida no Engenheiro Araripe da Desportiva 2x1 para o União, mas na volta no Manoel Araújo de Oliveira estádio do Santos de Aribiri o Bairro Garoto devolveu o 2x1 levando assim para uma nova decisão por pênaltis, por um lado o União vinha de uma decisão por pênaltis e o Bairro Garoto não, mas por outro lado o vice de 2016 nos pênaltis era muito vivo ainda na memória do torcedor que não queria mas viu o triste roteiro se repetir desta vez derrota por 3x2.

2019 foi uma ano mágico para o União, foram duas taças muito importantes. Começando pela Copa Campo Grande, a estreia foi com empate em 2x2 diante do Campo Verde em Bubu, 4x2 sobre Cruzeiro em casa, 1x0 no Granito em Santa de Cima, 0x0 com Náutico em Vale dos Reis, 3x2 em casa sobre o Itapemirim fechando o turno. 
No returno 2x1 no Campo Verde em casa, em Flor do Campo a primeira derrota, 2x1 para Cruzeiro, 3x1 sobre Granito em casa, goleada de 4x1 sobre o Náutico, e pra fechar a 1ª fase com chave de ouro 4x1 sobre o Itapemirim em Aparecida.
Vem as quartas de final, dois confrontos contra Palmeiras. na ida em Porto de Santana deu verdão 1x0, mas na volta União fez valer a sua força e aplicando 3x1 avança para semi final.
Nas semi velho conhecido, o Campo Verde. Na partida de ida o União foi surpreendido dentro de casa perdendo por 4x3, mas na volta em Bubu, o que se viu foi União perfeito em campo aplicando 4x0 chegando assim a grande final com todos os méritos.
Na final no Estádio Kleber Andrade o Guarany de Caçaroca, que vinha em uma campanha bem parecida com a do União, ambos com 23 pontos na 1ª fase, nas quartas Guarany goleou por 5x0 o Granito que era da Chave do União. Era a final das melhores equipes e o título estaria em boas mãos, no campo naquele 18 de agosto o União saiu na frente na primeira etapa e levou o placar de 1x0 até o fim dos 90 minutos levando a taça para casa, mais que merecido.




No mesmo mês de agosto o União já engatilhou a busca do tricampeonato do Cariaciquense. Curiosamente a estreia foi diante do Guarany que uma semana atrás havia sido seu vice, no placar 1x0 para o Bugre de Caçaroca. na rodada seguinte 2x2 com Milionários, 2x0 no Ajax, derrota de 2x1 para Santa Cruz, goleada por 4x1 sobre Botafogo, na rodada seguinte um histórico 10x0 sobre o Vitória em Jucu Viana, 1x1 com Itapemirim.
Nas quartas de final na ida 3x3 com E.C Flexal. a partida de volta em Nova Canaã novo empate agora em 1x1, a vaga foi decidida nos Pênaltis, melhor para o União que venceu por 4x3.
Nas semi finais o União precisou mostrar força pois perdeu em casa por 2x1 para Sete de Setembro. na volta em Vale dos Reis precisando vencer por 2 gols de diferença o azulão foi decidido em venceu por 2x0.
O tri era realidade, a grande final era contra o Santa Cruz, o adversário foi duríssimo e o título só veio nos penais após empate em 1x1, nas penalidades Uni~]ao venceu por 4x2 e conquisto o título do Cariaciquense  1ª divisão. 

Duas imagens do União dos anos 80/90










3 comentários:

  1. Posta as conquistas de 2019, por favor? Copa Campo Grande, 1 x 0 no Guarany de Caçaroca e Cariaciquense primeira divisão, 1 x 1 com o Santa Cruz, vencemos nos pênaltis por 4 x 2.

    ResponderExcluir