quinta-feira, 22 de março de 2018

Independência de Santa Teresa

Nome : Associação Atlética Independência
Fundação : 22 de março de 1953
Local : Santa Teresa
Títulos : Tetra Campeão Municipal de Santa Teresa 2010, 2011, 2012 e 2013


Escudo  raro da equipe no período Independência Futebol Clube. As 3 estrelas são em memória aos 60 anos de fundação do clube, e também referência aos três antigos presidentes do IFC, Carlos Wanderlinger o 1º presidente, Amaury Fernandes e João Luchi.



É comum este modelo nos uniformes da equipe na última década







Campo do Independência em Barracão reformas em 2014


Associação Atlética Independência de Santa Teresa  nasceu em 22 de março de 1953 com nome de União Futebol Clube e teve seu primeiro uniforme amarelo e branco, mais tarde mudou seu  nome para  Independência Futebol Clube  modificando suas cores para verde e branco, depois do fim da década de 70 se tornou Associação Atlética Independência nome que leva até os dias atuais. A equipe era formada por estudantes da  Escola Agrícola Escola, que tem origem em 1940, criado pelo Decreto-Lei nº 12.147, de 06 de setembro, do Interventor Federal no Estado do Espírito Santo, João Punaro Bley.

Primeiro modelo de uniforme do clube quando ainda se chamava União Futebol Clube




A escola foi inaugurada a 6 de setembro de 1941, sob a denominação de Escola Prática de Agricultura (EPA), com a finalidade de ministrar dois cursos práticos e intensivos, de um ano de duração, a trabalhadores rurais - Administrador de Fazenda e Prático Rural.
Em 1948, a 10 de março, por força do Convênio firmado entre a União e o Estado, passou para a supervisão da Superintendência do Ensino Agrícola e Veterinário - SEAV - do Ministério da Agricultura, para ministrar os cursos previstos na Lei Orgânica do Ensino Agrícola - Decreto-Lei nº 9.613, de 20 de agosto de 1946, com a denominação de Escola Agrotécnica do Espírito Santo, nome que perdurou até 1956.
Em 1956, face à renovação do Convênio em apreço, passou a chamar-se de Escola Agrotécnica de Santa Teresa.
O nome Colégio Agrícola de Santa Teresa, foi-lhe dado pelo Decreto nº 53.588, de 13 de fevereiro de 1964, publicado no D.O.U. do citado mês.
O nome, Escola Agrotécnica de Santa Teresa - ES, foi estabelecido pelo Decreto nº 83.935, de 4 de setembro de 1979, publicado no D.O.U., de 05/09/79, transformada em Autarquia através da Lei Nº. 8.731, de 16/11/1993, publicado no D.O.U., de 17/11/1993, vinculada a Secretaria de Educação Média e Tecnológica-SEMTEC. 
Atualmente a Escola se tornou Instituto Federal Espírito Santo IFES. 

Escola Agrotécnica Federal de Santa Teresa na década de 50, distrito de São João de Petrópolis.

A equipe do Independência era formada por estudantes externos da Escola Agrícola, externos pois haviam estudantes de todo país que formavam o time chamado Obrigatório que eram conhecidos como estudantes internos (moravam no internato do colégio), curioso é que as equipes eram formados por amigos, mas que no futebol não existia esses laços, mesmo que jogadores de um time sempre assistiam partida dos outros, e alguns capixabas até reforçavam o Obrigatório segundo João Lani que jogou no Independência só ocorreu uma única partida entre as equipes, ela terminou com vitória do Obrigatório por 1x0, havia respeito entre os estudantes jogadores mas mesmo ambos os lados querendo muito se enfrentarem mais vezes havia o receio de acontecer confusão pois mesmo sendo estudantes na mesma escola ocorria um clima de rivalidade por serem pessoas de várias localidades do Brasil, eram cariocas, paulistas, gaúchos, paraenses por exemplo.



O Independência era uma equipe que no futebol chamamos "time encardido", era duro de ser batido principalmente entre as décadas de 60 e 70. A equipe jogava não só em São João de Petrópolis Santa Teresa, viajava o interior espirito santense, jogava em Colatina, Linhares, Itaguaçu, Santa Leopoldina, João Neiva, Santa Maria de Jetibá, Nova Venécia. Em uma dessas partidas em Nova Venécia o Independência participou de algo marcante, Nova Venécia e Vasco se enfrentaram em amistoso e um certo jovem chamado Romário marcava seu primeiro gol como profissional, na partida ocorrida em 18 de agosto de 1985 no Estádio Zenon Pedrosa o Vasco aplicou 6x0 e Romário na verdade marcou por duas vezes, aos 38 minutos e aos 40 da 2ª etapa fechando a goleada, o Independência jogou para mais de 2 mil pessoas na preliminar.

Senhor Carlos Vondoelinger eram o  motorista oficial da equipe, detalhe era que o Independência viajava em um pau de Arara, isso mesmo, a equipe viajava na carroceria de em um caminhão, ali eles rodavam o interior do estado, estradas de terra, encaravam sol e chuva para jogar. Certa vez voltando de uma partida a equipe que não era de ferro adorava uma pinga, e a rapaziada estava tão animada que ao encontrar uma cela em uma entrada de fazendo levaram ela no caminhão, inclusive colocaram em quem estava mais de fogo, acabava sendo "celado", Sr Carlos ouvindo a diversão e bagunça parou o caminhão e viu a cela, ele muito irritado disse que o responsável tomaria 30 dias de suspensão mesmo que fosse seu filho, e não é que realmente era seu filho o responsável pela brincadeira, ele queria retornar o caminhão mas já devia ter passado uns 2 km segundo João Lani que se diverte contando esta história para nós, e sim o filho do Sr Carlos realmente sofreu a punição de 30 dias.


Recentemente o Independência montou um time praticamente imbatível, resultado o time conquistou um feito histórico, sagrou-se campeão Municipal de Santa Teresa 4 vezes consecutivas, 2010, 2011, 2012 e 2013, e ainda teve o seu time aspirante sendo campeão em 2011.





Independência 1970. De pé : Jr. Malta(garotinho), João Lani, Sr. Carlos Vondoelinger, Linda Guss, Zezeca, Gieovani Matos, Antonio Milton, Erotides,  João Lani Lani e Amauri Fernades. Agachados : Tozinho, Dede, Euler, Helio Guss, Ademar Tononi, Wiles, e Toninho.



Equipe do Independência em 1973

Mais uma da equipe na década de 70. De pé : João Lani, Lala, Val Luchi, Helio Guss, Jose Maria Peixoto, Amauri. Agachados : Adauri, Dica, Toizinho, Ademar Tononi, Willis Jose da Silva(Draga) e Clesio.




Independência com seu  modelo reserva, aqui o time está no Campo de Barracão.



Esta foto foi do único encontro entre Independência e Obrigatório ocorrido em 1975, esta derrota por 1x0 colocam a culpa na conta do goleiro coitadoEm pé: Gil Guaitolini, Clesio Cardoso, José Maria Peixoto, Tito Guaitolini, Helio Guss, Giovane H. Matos, Amauri Fernandes, Nenê Simonassi, Avalcir.
Agachados: Ademir, Val, Adauri, Toinzinho, José Augusto Peixoto, João Lani, Joãozinho Fernades e José Mª Dalcolmo. .


Década de 70

João Lani Lanique nos ajudou nesta matéria aqui aparece de goleiro, jogava nas 11 o rapaz.


Segundo Carlos Renato Fernandes que foi jogador do Independência e nos mandou esta raridade o clube passou a ser no fim dos anos 80 para 90, 1989 provavelmente. 









Um comentário:

  1. Putuzzzz!!!!
    História Maravilhosa.
    Independência ou União..
    Grandes Momentos!!!
    Parabéns a todos que contribuiram para essa história...

    ResponderExcluir