Nome : Uruguayano Football Club Data : 11 de setembro de 1916 Local : Vitória Título : Torneio Inicial Suburbano 1919 |
Uruguayano Football Club fundado em 11 de setembro de 1916 em Vitória, também conhecido como Uruguaiano Futebol Clube, disputou por várias vezes o Campeonato Capixaba entre 1923 e 1932.
Não conquistou títulos expressivos mas deixou marcado nome na histórica futebolística capixaba, uma prova disso que juntamente com Fluminense, Palmeiras e 7 de Setembro fundou a Liga Suburbana em julho de 1921, sendo assim os clubes de Vitória, Vila Velha e Cariacica poderiam organizar competições e ter intercâmbio maior com um órgão gestor.
Diário da Manhã de 13 de setembro de 1921 lembrando aniversário de fundação do tricolor |
Chamada Jornal Diário da Manhã em outubro de 1923 para uma partida do Uruguayano |
Matéria sobre a conquista do Torneio Início Suburbano do Uruguayano em 21 de setembro de 1919, Jornal Diário da Manhã de 23 de setembro de 1919. |
Em 1928 o Uruguayano entrou com torcida extra para sua última partida, a equipe não tinha mais chance nenhuma de título mas os rio branquenses torceram pelo tricolor pois o América em caso triunfo levaria o título estadual, mas a torcida não funcionou e o America com gols de Bezerra, Octavio e Milton venceu por 3x1 com Azarias descontando para o Uruguayano o América venceu por 3x1 e sagrou-se Hexacampeão estadual.
Em setembro de 1931 o Uruguayano para comemorar a passagem de mais um ano de fundação organizou um torneio algo comum toda vez que o clube completava mais um ano de fundação, convidou Vitória, Rio Branco, Botafogo de Vila Velha, Santo Antônio, Floriano e América.
Coube ao Floriano encarar o aniversariante, e não foi um convidado nada educado, venceu por 2x0 eliminando os aniversariantes logo na primeira partida deles. O Uruguayano jogou com Nilo, Manoel, Berilho, Agenor, Orlando, Pedro, Jeronymo, Geraldo, Laphitor, Francisco e Manoel II. O quadro do Floriano foi a campo com Claidiadari, Ettore, Joaquim, Antônio, Chrispim, Lauro Bandeira, Amadeu, Innocêncio, Astrogildo e Armando.
Um dado curioso é que o torneio não terminou no mesmo dia, Vitória e Santo Antônio finalistas teimaram em não marcar gols, e depois de 5 prorrogações a partida final foi adiada para outra data por falta de luz, o Vitória acabou sendo o campeão mais tarde.
A equipe durou até início da década de 50 e encerrou as atividades sendo extinto.
Ainda buscamos escudo oficial, por hora adotamos este apenas para ilustrar a matéria.
Ainda buscamos escudo oficial, por hora adotamos este apenas para ilustrar a matéria.
Uruguayano anos 20 |
Equipe do Uruguayano em 1931 em partida diante do Rio Branco |
Aqui Uruguayano em 1927. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário