segunda-feira, 10 de julho de 2017

Therezense Football Club

Nome : Therezense Football Club
Fundação : 24 de julho de 1927
Local : Santa Teresa





Registro da fundação do T.F.C e sua primeira diretoria


Therezense Football Club fundado em 24 de julho de 1927 em Santa Teresa região serrana do Espírito Santo, disputou estadual da primeira divisão em 3 oportunidades, 1928, 1929 e 1930.
Algo que vale comentar é sobre o nome do clube. Com a ligação histórica do futebol no país com futebol vindo da Inglaterra os clube adotavam o idioma em seus nomes como o centenário time do Vitória Futebol Clube que se chamava Victória Foot Ball Club, e o Therezense não fugia dessa tradição, depois do fim da década de 20 adotou o nome mais "abrasileirado" de Terezense Futebol Clube e não mais Therezense Foot Ball Club, por coincidência na década de 30 também existia outro Terezense este em Vitória chamado Sport Club Terezense. Já em relação a cidade de Santa Teresa a "Terra do Colibri" hoje se escreve com "S" mas nas décadas passadas era comum ser escrito Santa Tereza com "Z".
  
Na temporada de 1928 o estadual foi disputado por América Futebol Clube, Floriano Futebol Clube, Rio Branco Atlético Clube, Vitória Futebol Clube, Santo Antônio Futebol Clube, Uruguaiano Futebol Clube, Bangu Futebol Clube todos de Vitória e as novidades Teresense Futebol Clube  de Santa Teresa e Alliança Futebol Clube de Santa Leopoldina.
A primeira partida registrada foi diante do Santo Antônio com revés por 2x1, partida ocorrida em 25 de março em Jucutuquara. 
Em 8 de abril o Therezense venceu sua primeira partida no certame, belo placar de 4x2 sobre o forte Rio Branco que entrou na justiça alegando jogador irregular do adversário, mas foi em vão. No primeiro confronto entre equipes do interior melhor para o Therezense que vence o Alliança por 2x1 em partida ocorrida em 8 de julho. os dois times foram os pioneiros do interior em jogar a Série A desde o início contra times da capital, afinal apenas nos anos 60 é que esquipes de Norte a Sul do estado começaram enfrentar times da capital desde a primeira rodada do certame. 
As duas equipes interioranas sofriam muito neste estadual afinal todas suas partidas eram disputadas na capital, sempre jogavam em Jucutuquara, mesmo mandante Teresense e Aliança eram sempre os visitantes jogado fora de casa, e devido estas dificuldades o Therezense acabou por abandonar a competição antes do fim.  

Therezense e Alliança eram rivais com grande histórico de partidas, uma que os teresenses não se esquecem foi a partida ocorrida em outubro de 1927 uma das primeiras partida do Therezense depois de sua fundação, e o placar não poderia ser melhor, vitória por 5x1 com direito a festa oferecida pela diretoria no clube Café Globo e depois no Hotel Universal onde ocorreu jantar oferecido por José Luiz Gasparini presidente, José Bomfim vice presidente, e demais membros da diretoria, Orlando Bomfim, Edgard O' Reilly de Souza, Luiz Manoeli, Leonel Soares da Silva, Marcellino Vaecasi, a vitória valeu até uma taça entregue por Octávio Peixoto prefeito da capital onde a partida foi disputada.  

Em 1928 no mês de fevereiro o Therezense recebeu o Rio Branco da capital para um amistoso. A partida dos times aspirantes começa às 14 horas em ponto, na primeira etapa os donos da casa abrem o placar indo para o intervalo com vitória parcial por 1x0, mas na 2ª etapa o Rio Branco se sobressai e vira vencendo por 4x1.
Encerrado o jogo preliminar os times principais vem escalados da seguinte forma, Therezense : Pedro, Bahiano, Thomaz, Orlando, Horácio, Jerson, Siqueira, Aristides, Augusto e Milton.
Rio Branco : Cursino, Eugenelio, Vicente, Alfredo, Reynaldo, Chrispim, Octacílio, Paixão, Parafuzo, Othelo e Dóca. 
Pedro goleiro teresense logo é testado na partida obrigado a fazer dua defesas complicadas, a primeira etapa finda sem gols. Já no retorno do intervalo 20 minutos depois o Rio Branco abre o placar em jogada que passa por Othelo que toca para Dóca que passa para Paixão que estufa as redes do Therezense, Dóca com petardo de fora da área marca 2x0 no placar antes do fim da partida, e este placar vai até o fim com vitória do Rio Branco por 2x0 no Therezense.

Em 1934 Teresense encarou o Nacional de Itaguaçu, a partida ocorreu em 16 de dezembro daquele ano, a partida era uma revanche depois do Nacional vencer por 4x2 em Itaguaçu, agora em casa o Teresense queria triunfar, mas na peleja o Nacional desempenhou melhor papel vencendo por 3x2.
  
   

1937 mês de outubro o clube já adotando nome de Teresense Futebol Clube encarou o Odragom F.C. também de Santa Teresa. Este um dos ultimos registros do Therezense.
 

Therezense antes de mais um novo amistoso
Therezense antes de entrar em ação mais uma vez 








Nenhum comentário:

Postar um comentário