sexta-feira, 28 de julho de 2017

Botafogo Football Club de Vila Velha

Nome : Botafogo Football Club
Fundação : 27 de julho de 1926
Local : Bairro Divino Espírito Santo, Vila Velha


Botafogo Football Club fundado em 27 de julho de 1926 em Vila Velha, foi uma equipe de futebol amadora maior parte do seu tempo de vida, mas em 1930 disputou o Campeonato Capixaba, este que foi o primeiro contando com equipes do interior, sua Sede ficava na Avenida Luciano das Neves na Toca. Também teve equipes de Remo e Basquete que também disputaram o estadual nas categorias. Em 1959 retorna a uma competição oficial na Série B estadual também conhecido como Campeonato Suburbano.







Registro dos 4 anos de fundação do Botafogo

O estadual de 1930 foi disputado pelo Botafogo, Rio Branco, Floriano, Santo Antônio e Vitória. Algo interessante sobre 1930 é que o Botafogo foi convidado para fazer a preliminar da final do estadual entre Rio Branco e Cachoeiro, na partida o Fogo encarou o time do Álvares Cabral que era muito famoso pelo remo e poucas pessoas sabiam que já disputou partidas de futebol. A partida foi movimentada com Heitor marcando duas vezes para o Álvares e Manoel também duas vezes para o Botafogo. A partida ocorreu em 3 de março de 1931 e é histórica pois foi a primeira vez que o Álvares Cabral entrou em campo para uma partida de futebol. 


Botafogo 2x2 América estadual de 1930, sensacional narrativa no Jornal Vida Capichaba.


Um registro de vitória do Botafogo em 22 de março de 1931, Botafogo e Floriano fizeram a preliminar de Vitória e América em Jucutuquara. Depois de uma primeira etapa que se  encerrou sem gols, Horácio de pênalti inaugurou o placar para o Botafogo, o alviverde poderia ter feito ais gols mas parou em dia pouco inspirado de seus atletas. 
O Botafogo entrou com : Demerval, Alziro, Aristeu, Helmar, Daciano, Noill, Horacio, João, Lindolpho, Joaquim e Phitolomeno.
O Floriano foi a campo com : Claudiadari, Ettore, Joaquim, Antônio, Chrispim, Anísio, Bandeira, Amadeu, Innocencio, Astrogildo e Armando.







Nenhum comentário:

Postar um comentário