Modelo também oficial |
Em 2020 a equipe atualizou seu escudo em comemoração aos 45 anos de fundação
Associação de Esportes Apolo XIII Futebol Clube fundado em 26 de julho de 1975 em Marechal Floriano, o Apollo tem seu estádio próprio onde manda suas partidas, o Estádio Edmundo Rupf conhecido como Campo do Apollo se localiza às margens da Rodovia João Ricardo Schorling.
O nome Apollo XIII é em homenagem a sétima missão tripulada do Projeto Apollo lançada em 1970, a terceira com intenção de pousar na Lua, mas não cumpriu a missão devido a um acidente durante a viagem de ida, causado por uma explosão no módulo de serviço, que impediu a descida no satélite. A nave e seus tripulantes, entretanto, conseguiram retornar à Terra, após seis dias no espaço.
Edmundo Rupf um tapete |
O Apollo "Verdão das Montanhas" é um dos mais tradicionais de Marechal Floriano e Região Serrana capixaba, cultiva uma rivalidade grande com o América F.C também de Marechal, sempre foi focado no futebol amador, mas isso não impediu de disputar o Campeonato Centro Sul de 1985 que foi competição oficial da FES (Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo). É Tetra campeão Municipal de Marechal Floriano 1993,2007,2008 e 2016, títulos que são homenageados no escudo oficial do clube com 4 estrelas douradas.
No aniversário de 40 anos de fundação o Apollo proporcionou uma festa em seu estádio com partida entre ex-jogadores, música ao vivo, churrasco, cervejinha,
organizado por dirigentes antigos e atuais do Verdão das Montanhas.
Veteranos na comemoração dos 40 anos do Apollo |
No título municipal de 2016 o Apollo chegou a final contra um rival tradicional, o América. A partida disputada no Estádio José Henrique como esperada de um clássico decisivo teve confusão dentro e fora de campo. O América dono da casa jogava pelo empate devido a melhor campanha durante a competição. Lembrando que a partida de ida havia terminado empatada em 0x0 no Estádio Edmundo Rupf uma semana antes, era o segundo 0x0 seguido na competição no Edmundo pois na última rodada da 1ª fase já classificados os rivais não saíram do 0x0, detalhe que a partida foi encerrada aos 37 minutos do 2º tempo devido falta de iluminação causado pela neblina forte e tempo chuvoso. Na volta as duas equipes se alternaram nas chances de gols, mas o gol do título do Apollo XIII saiu aos dez minutos do 2º tempo com Pedro vencendo e o goleiro do América, Welington, eleito o melhor da competição.
A partida chegava aos 45 minutos quando subiu a placa de acréscimos de 6 minutos para revolta do banco de reservas do Apollo XIII e de seus torcedores que pulavam empolgados desde o gol do Verdão das Montanha, mesmo revoltados seguraram a vitória por 1x0 e com isso conquistavam o tetracampeonato de Marechal Floriano e ainda enceravam com artilheiro da competição Josiel com 14 gols marcados,
Apollo entrou em campo com : Jean, Dudu, Kesley, Ítalo, Geovani, Ferreira, Igor, George, Wiliam, Josiel e Pedro.
O time do América foi formado inicialmente com : Welington, Biel, Kiko, Ripher, Ximbinha, Beibe, Leozinho, Jocinho, Leandrinho, Dudu e Tiago. O árbitro foi Francisco Cássio, auxiliado por Jean Cleres e Arildo Pinto.
Campeões de 2016 |
Apollo campeão municipal de 1993 |
Apollo campeão municipal de 2007 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário