sábado, 24 de junho de 2017

Serra Futebol Clube

Nome : Sociedade Desportiva Serra Futebol Clube
Fundação : 24 de junho de 1930
Local : Serra
Estádio : Roberto Siqueira Campos "Robertão"
Títulos : Campeonato Capixaba Série A 1999, 2003, 2004, 2005, 2008 e 2018
Campeonato Capixaba Série B 1997 e 2017
Futebol amador : Supercampeonato Serrano 1985, 1987, 1989 e 1996
Taça Cidade da Serra: 2001







Dos tempos do amador


Na Copa Espírito Santo de 2016 usou este modelo


Estádio Roberto Siqueira Campos

Sociedade Desportiva Serra Futebol Clube, o cobra coral foi fundado em 24 de junho de 1930, se tornou profissional em 1997, já disputando o estadual Série  B no mesmo ano, conquistou acesso a 1ª divisão, onde jogou até 2012. 

Em 1999 o Serra teve seu melhor ano, conquistou o título de campeão capixaba, e foi jogar a série C, lá o clube capixaba conseguiu um feito único, vencer uma partida no Maracanã, derrotando o Fluminense por 2x1, única vitória de clube capixaba neste estádio, nesta série C o Serra seria o vice campeã atrás somente do próprio Fluminense, mas devido 3 pontos perdidos na justiça acabaram ficando em 3º lugar atrás do Náutico/PE.
O Serra clube de muitas glórias chegou a ser tricampeão consecutivo, o que não acontecia no Espírito Santo desde 1979/80/81(Desportiva).


Registro do Serra amador em 1935
Raridade Serra no período de futebol amador em Timbuí na Cidade vizinha de Fundão em 18 de agosto de 1964.


31 de agosto de 1997 o Serra estreava em competições profissionais, e a estréia foi com vitória de 6x0 sobre o Botafogo de Jaguaré. Na Série B ficou na Chave Norte com Botafogo de Jaguaré, Canário de Pedro Canário e São Gabriel, o São Gabriel inclusive foi o único a segurar o Serra em toda a série B, foram uma pedra nas chuteiras serranas, foram 4 jogos entre as equipes com 4 empates, 3 em 1x1 e um 0x0. Na 1ª fase ambas equipes chegaram com 14 pontos na liderança, diferença pro Serra forma as goleadas, 6x0 e 4x0 no Botafogo e 4x1 no Canário.
2ª fase veio um quadrangular final, com Serra, São Gabriel, Mimosense e Ypiranga de Marataízes.
Nesta fase as 4 equipes jogaram e turno e returno com 1º e 2º lugares fazendo a grande final e subindo de divisão, o Serra com 2 vitórias e 2 empates em 5 jogos chegou já classificado a final, pois tinha 8 pontos, contra 7 de São Gabriel e Mimosense (se enfrentavam) e 5 do Ypiranga, de camarote Serra viu Mimosense se classificar após o 1x1 com o São Gabriel, melhor para o Serra que não encarava o único time não ser derrotado pelo Serra nesta série B. 
Na partida de ida na Serra vitória dos serranos por 2x1, destaque para experiente China que foi decisivo marcando duas vezes, agora o Serra precisava apenas de um empate para ser campeão. Em Mimoso do Sul o Serra segurou os donos da casa e levou o título ao empatar em 0x0 com o Mimosense!

1ª Fase

Serra 6x0 Botafogo
São Gabriel 0x0 Serra
Serra 2x0 Canário 
Botafogo 0x4 Serra
Serra 1x1 São Gabriel
Canário 1x4 Serra

Quadrangular final

Serra 1x0 Ypiranga
São Gabriel 1x1 Serra
Mimosense 2x0 Serra
Serra 1x0 Mimosense 
Serra 1x1 São Gabriel
Ypiranga 2x1 Serra

Final

Serra 2x1 Mimosense
Mimosense 0x0 Serra




Campeões de 1997Em pé: Marcão, Eduardo, Luiz Carlos, Mozart, Fábio, Renan, Anderson e Marcos Magalhães. Agachados: Índio, Evaldo, Tatu, Pelézinho, Clayton, Leco, China e Pipoca.

Em 1998 começa sua caminhada na Série A, começou perdendo para o Vitória por 1x0 em 28 de fevereiro, a primeira vitória só aconteceu em 22 de março 2x0 sobre o Aracruz, conquistou mais 6 vitórias, 2x1 Mimosense, 3x0 Rio Branco de Venda Nova, 3x1 no Estrela do Norte, 2x0 no Vitória, 3x0 na Desportiva e 4x3 no Estrela do Norte, encerrou em 6º lugar  entre 11 equipes.

Em 1999 após um turno com 5 vitórias, 4 empates e 1 derrota  o Serra chegava na última rodada com 9 partidas de invencibilidade, na tabela Serra tinha 19 pontos contra 22 do São Mateus, o Serra vinha empolgado depois de derrotar o São Mateus por 1x0, mas precisava vencer a Desportiva e secar o São Mateus, mas não contava com a Desportiva que venceu o tricolor serrano por 2x0 estragando tudo, mas o São Mateus também venceu sua partida.

No returno em algumas partidas muito boas como os 4x1 no Comercial de Alegre e os 5x0 no Rio Branco de Venda Nova, nem a derrota por 1x0 para o Nacional de Itaguaçu botou a classificação em risco, a classificação só veio graças a vitória sobre a Desportiva por 1x0, o Serra avançou na classificação geral.

Turno
Linhares 1x0 Serra
Serra 2x1 Comercial de Alegre
São Gabriel 1x2 Serra
Vitória 0x0 Serra
Serra 1x1 Nacional
Rio Branco de Venda Nova 0x3 Serra
Serra 1x1 Rio Branco capital
Aracruz 1x1 Serra
Serra 1x0 Santa Maria
São Mateus 0x1 Serra
Serra 0x2 Desportiva

Returno
Serra 1x1 Linhares
Serra 4x1 Comercial de Alegre
São Gabriel  0x1 Serra
Serra 2x2 Vitória
Nacional de Itaguaçu 1x0 Serra
Serra 5x0 Rio Branco de Venda Nova
Rio Branco da capital 2x0 Serra
Serra 1x0 Aracruz 
Santa Maria 1x2 Serra
Serra 2x2 São Mateus 
Desportiva 0x1 Serra

No Quadrangular Final começou em 0x0 com São Mateus, venceu Rio Branco por 2x0, Linhares por 1x0, no returno após empatar com Linhares em 2x2 já poderia conquistar o título inédito com uma rodada de antecedência, e aconteceu, o Serra derrota o São Mateus e conquista o título inédito, já campeão perde para o Rio Branco por 2x0 mas nada mudava.

Campeão estadual o Serra disputou sua primeira competição nacional, o Brasileiro Série C, no grupo D o tricolor começou enfiando 4x0 no Dom Pedro II/DF, na sua chave um participante ilustre o Fluminense/RJ que passava seu pior momento da história, no Maracanã deu tricolor carioca por 1x0, venceu Anapolina/GO duas vezes, 2x1 e 2x0, venceu Goiânia 2x0, Villa Nova/MG 1x0 mas parou no Fluminense/RJ 1x0 no Eng. Araripe, mas encerrou vencendo o Dom Pedro II/DF por 1x0, esta vitória colocou o Serra na liderança da chave  com 22 pontos deixando o poderoso Fluminense/RJ em segundo com 21,  e isso com o Fluminense ganhando os pontos da derrota por 1x0 para o Anapolina em pleno Maracanã por 1x0 por escalação de jogador irregular. 
Na 2ª fase o Villa Nova/MG que foi adversário da 1ª fase e avançou em 3º lugar. Na ida em Nova Lima o Villa aplicou 3x1,  na volta deu Serra 1x0 e na partida de desempate o Serra aplicou 3x1 e avançou. Na 3ª fase encarou o Caxias/RS e voltou a perder por 3x1 na ida, mas na volta devolveu o placar e na partida desempate o 0x0 classificou o time capixaba por ter melhor campanha. 
Chega o Quadrangular Final, Serra, Fluminense/RJ, São Raimundo/AM e Náutico/PE. Na estréia Serra  venceu o São Raimundo em casa por 4x3, mas na rodada seguinte sofreu 4x1 do Náutico em Recife, na rodada seguinte a vitória histórica sobre o Fluminense em pleno Maracanã, o Serra pode bater no peito e se gabar de ser o único capixaba vencer no palco mais famoso do futebol, Joelson aos 31 fez 1x0 Serra,  Yan empatou aos 42, mas Agnaldo aos 26 da 2ª etapa deu a vitória ao tricolor serrano. No returno no Eng. Araripe com direito a apagão no fim da partida Serra e Fluminense ficaram no 2x2, na rodada seguinte o Serra venceu o Náutico por 1x0 e chegava aos 10 pontos contra 10 do Fluminense, 6 do São Raimundo e 3 do Náutico, o empate em Manaus classificaria o Serra para a Série B, sem contar que poderia até conquistar um título inédito em caso de vitória, mas então o Serra recebe um duro golpe ao perder os pontos  da partida por escalação irregular contra o Náutico perdendo os pontos agora caia para sete pontos mas seguia dependendo apenas de um empate para conquistar o acesso mas o Serra acabou perdendo a partida por 2x0 sendo ultrapassado perdendo a chance do acesso.



Em 2000 lutando pelo bicampeonato o Serra chega na semi final do turno após vencer Rio Branco 1x0, 3x1 Comercial de Alegre, 2x0 Desportiva, 1x0 Riachuelo e 2x1 no Nacional de Itaguaçu, mas para no Rio Branco depois de empate em 1x1 que tinha vantagem do empate por ter melhor campanha.
No returno o Serra outra vez avançou em 3º lugar, a classificação veio após 4x0 no Nacional de Itaguaçu, mas também parou na semi final ao perder para a zebra Riachuelo de Aracruz por 1x0.
Mas o Serra avança na classificação geral as semi finais, encara o Rio Branco, na ida  e após duas vitórias nem precisa  com vence por 2x0, e na volta ao vencer por 3x2 já conquista vaga na final sem necessidade da 3ª partida.
Na final enfrenta a Desportiva que eliminou o Estrela do Norte que tinha a melhor campanha, na ida no Eng. Araripe o Serra perde por 1x0, no Robertão na volta empate o empate em 2x2 foi ofuscado pela tragédia com a arquibancada móvel instalada para aumentar a capacidade do Estádio Robertão que cedeu, na queda Nayara Ferreira da Silva de apenas 10 anos acaba falecendo dias depois devido a forte pancada na cabeça. Com Robertão interditado Serra escolhe o Kleber Andrade como casa para a 3ª partida, lá a Desportiva não dá chances e em dia inspirado goleia por 3x0 impedindo o bicampeonato do Serra. Durante o estadual estreou na Copa do Brasil mas sofreu 3x0 do Santos/SP eliminando a partida de volta.
Vice campeão capixaba disputa a Copa João Havelange equivalente a Série B do Brasileiro, foi uma bela virada de mesa que em 1999 a CBF já havia inventado bastante, puniu o São Paulo no caso  Sandro Hiroshi tirou seis pontos do tricolor
nos jogos contra o Internacional/RS e Botafogo/RJ, e repassou-os para os adversários. Com isso salvou o clube carioca do rebaixamento. Mas não parou por aí criou uma nova regra, que suspendia um atleta de uma partida do
Brasileirão somente a partir do quinto cartão amarelo, ao invés do terceiro,
que só serviu para aumentar a impunidade dos jogadores mais violentos.
na campanha o cobra coral nas primeiras 10 partidas só havia vencido o Paysandu no Pará, era sério candidato ao rebaixamento, mas  nas últimas sete rodadas o Serra começou uma reação assustadora, começou com uma goleada histórica no Engenheiro Araripe quando aplicou impiedoso 6x0 na Desportiva, até hoje é a pior derrota grená dentro de casa. Em 40 minutos o Serra abriu 4x0 no placar, gols aos 18, 24,32 e 40 minutos todos marcados por Preto, na segunda etapa Carlinhos e Valério fecharam o massacre. O Serra foi a campo com Ronaldo Campo, Polaco, Ituano, Parreira e Aílson; Carlinhos, Edson Garcia (Marcão), Marcelo Ribeiro e Peres (Franklin); Índio e Preto (Valério). Marcos Magalhães treinador do Serra conhecia muito bem a Desportiva e isso ajudou muito na construção do resultado. Na sequência derrotou o Bandeirante no Distrito Federal, aplicou 5x2 no Remo/PA e 2x0 no Vila Nova/GO ambos em casa, 0x0 com ABC/RN em 0x0 e 2x0 no CSA/AL ambos fora fechou a série invicta aplicando 3x1 no Sampaio Correa/MA, de virtual  rebaixado o Serra ficou a 1 ponto da classificação para a fase final.

Em 2001 o ano foi cheio para o Serra,  outra vez entrou forte brigando pelo título, no Quadrangular Final encarou Alegrense, Estrela do Norte e Cacheiro. Na primeira ficou no 1x1 com Cachoeiro, venceu o Estrela do Norte por 3x2, na rodada seguinte sofreu 5x3 do Alegrense o mesmo Alegrense da 2º rodada que o Serra havia aplicado 5x0 na 2ª rodada. No returno ou o Serra perdeu por 3x1 para  Alegrense e viu o estadual terminar de forma antecipada com o rival conquistando o troféu. Nas rodadas seguintes derrota por 4x0 para Cachoeiro e vitória por 2x0 para Estrela do Norte.
Na Série B do Brasileiro a primeira vitória demorou, só aconteceu na 9ª rodada 1x0 sobre o Malutron/PR, a torcidas tinha esperança de acontecer outra reação fantástica, na 14ª rodada o Serra fez 3x1 no Americano/RJ, depois venceu Vila Nova/GO 4x1, 2x1 Avaí em SC, mas a reação parou e o tricolor  venceu apenas o Bragantino/SP e Figueirense/SC ambos por 3x1 foi rebaixado para Série C na lanterna da chave.
na Copa Nordeste começa perdendo por 1x0 para o bandeirante/DF, depois aplica 3x0 no Comercial/MS, sofre 4x2 e 6x3 do Goiás, perde para o Comercial 2x1 mas conquista a vaga ao vencer o Bandeirante por 3x0 avançando no saldo de gols de -1 contra -3 do Comercial e -13 do bandeirante.
na semi final o Serra para o Vila Nova/GO depois de vencer uma por 2x1 perde pelo mesmo placar, o Vila avança por ter melhor campanha.
   
Em 2002 o Serra lutou mais vez no topo da tabela, avançou as semi finais com destaque para o 5x1 aplicado no Veneciano, mas na semi final parou no Rio Branco depois do 0x0 na ide perdeu por 2x1 na volta. Retornando a Copa Centro Oeste aplica sonoro 5x0 no Vila Nova/GO, depois disso Serra vira um saco de pancadas da chave, perde para Gana/DF, Comercial/MS, Palmas/TO, Brasiliense/DF e empata com Juventude/MT, para piorar na rodada seguinte sofre sua pior derrota no futebol profissional perdendo por humilhantes 9x0 para o Goiás, no returno só uma vitória 3x1 Palmas/TO, termina na lanterna com apenas 9 pontos 5 atrás do Palmas/TO 7º lugar.

Em 23 de julho de 2003 o Serra Futebol Clube chegava a mais um título estadual...Para chegar ao título o Serra teve que ter grande reação no 2º turno, no 1º turno foram apenas 3 vitórias em um 7º lugar entre 10 equipes. No returno o Serra venceu 7 das 10 partidas, destaque para 5x1 no Tupy e os 4x1 no Rio Branco ambos dentro do Robertão, em 2º lugar geral na classificação o Serra teve as companhias de CTE/Colatina campeão do 1º turno, Estrela do Norte campeão o 2º turno e Alegrense 4º melhor colocado geral.

No Quadrangular final Serra estreou no Sumaré empatando em 2x2 com o Estrela, CTE/Colatina derrotando Alegrense por 2x1. Segunda rodada Serra empatou em 0x0 com CTE, Alegrense derrotou o Estrela por 1x0. Na 3ª rodada CTE 1x1 com Estrela do Norte, Serra vitória por 1x0 sobre o Alegrense.
4ª rodada Serra consegue importante vitória fora de casa sobre o Alegrense por 2x0, Estrela e CTE novo empate em 1x1. Penúltima rodada do estadual deixava o Serra com 8 pontos, contra 6 do CTE, e 3 de Alegrense e Estrela, o Serra com uma combinação de resultados poderia ser o campeão com uma rodada de antecedência, para isso precisava vencer o Estrela em casa e o CTE não vencer o Alegrense em Alegre. Em Alegre o Alegrense atropelou o CTE/Colatina por 4x0, enquanto o Serra derrotava o Estrela por 2x1 e conquistava o estadual de 2003!!! Na ultima rodada já campeão empate em 0x0 com o CTE, Alegrense 1x1 Estrela.
No segundo semestre a primeira Copa Espírito Santo o título não veio, mas as goleadas de 4x1 aplicadas na Desportiva e no Rio Branco já valeram a pena.

1º turno

Alegrense 0x2 Serra
Serra 0x0 Estrela do Norte
Serra 1x1 São Mateus
Tupy 0x1 Serra
Serra 2x1 Cachoeiro]
CTE/Colatina 3x1 Serra
Serra 0x1 Nova Venécia
Rio Branco 2x1 Serra
Vitória 1x0 Serra 

2º turno

Serra 2x0 Alegrense
Estrela do Norte 2x0 Serra
São Mateus 1x3 Serra
Serra 5x1 Tupy
Cachoeiro 2x2 Serra
Serra 2x1 CTE/Colatina
Nova Venécia 1x3 Serra
Serra 4x1 Rio Branco 
Serra 3x2 Vitória

Quadrangular final

Estrela do Norte 2x2 Serra
Serra 0x0 CTE/Colatina
Serra 1x0 Alegrense
Alegrense 0x2 Serra
Serra 2x1 Estrela do Norte
CTE/Colatina 0x0 Serra




O estadual de 2004  foi disputado por 9 equipes em turno e returno, o campeão de cada turno junto dos 2 melhores colocados jogariam o quadrangular final para decidir o campeão, se caso o mesmo time conquistasse os dois turnos seria declarado campeão antecipado.
Contando com 6 clubes da capital, este estadual foi uma exceção em meio a tantos clubes o interior como é normalmente. No 1º turno  o Serra conquistou o título na penúltima rodada derrotando Vilavelhense e venceu por 4x2, o Estrela segundo lugar não conseguiria mais alcançar o Serra  ao empatar em 1x1 com o Rio Branco.
No returno o Serra não tirou o pé, e seguiu vencendo quase todos, e na ultima rodada o Serra chegava com 17 pontos contra 20 do Estrela, mas o rival já havia jogado suas 9 partidas do returno e folgava, o Estrela tinha saldo de 13 gols, 19 gols marcados contra 6 sofridos, o Serra tinha saldo de 9 gols, 16 gols a favor contra 7 sofridos, ou seja o Serra precisava vencer por no mínimo 4 gols de diferença para conquistar o capixaba 2004 de forma antecipada, e foi justamente o que o tricolor  fez naquele 11 de julho no Robertão, com gols e Reiger duas vezes, Dedé e Alex Gomes o Serra goleou por 4x0 o CTE/Colatina e conquistou estadual, desde 1982/83 não havia um bicampeão quando Rio Branco conquistou o bicampeonato, outro grande feito era ser campeão de forma invicta o que não ocorria desde 1967 com a Desportiva. Na Copa do Brasil acabou sofrendo 4x1 do América/MG na ida dando adeus na 1ª fase.
Depois de brigas na Justiça Desportiva o Serra vai para a Série C, a FES havia indicado Desportiva e Rio Branco mais vem ranqueados, mas Serra e Estrela campeões e vice pleitearam a vaga e venceram. Na estréia Serra derrotou o Ipatinga em Minas por 1x0, depois de empatar cm Estrela do Norte vence o Villa/MG Nova por 3x1 mas perde por 2x0 fora, na rodada seguinte a vitória por 3x2 sobre o Estrela deixava o Serra perto da vaga e ela veio no 2x2 com Ipatinga.
No mata mata derrota o Confiança/SE por 4x3 mas como perde por 1x0 fora é eliminado pelos gols sofridos em casa.

Campanha

1º Turno
Vitória 1x1 Serra
Serra 3x2 Estrela do Norte
Rio Branco 2x2 Serra
Tupy 0x2 Serra
Serra 1x0 Desportiva
Serra 1x0 São Mateus 
Vilavelhense 2x4 Serra
CTE/Colatina 1x1 Serra

2º Turno

Serra 1x0 Vitória
Estrela do Norte 2x2 Serra
Serra 1x1 Rio Branco
Serra 4x2 Tupy
Desportiva 1x2 Serra
São Mateus 0x2 Serra
Serra 4x1 Vilavelhense
Serra 4x0 CTE/Colatina




2005 o Serra começou com tudo aplicando 4x1 no Vitória,  no turno em  8 partidas venceu 7, só o CTE Colatina conseguiu segurar o time cobra coral em um 3x3. Esta campana valeu o título do turno e vaga antecipada nas semi finais. No returno foi o Serra que foi goleado pelo Vitória por 4x0, mas para compensar o Serra aplicou 6x1 no Veneciano, de novo, foram 5 vitórias e 3 derrotas nas 8 partidas encerrando em 4º mas a vaga já estava garantida mesmo não fazia tanta diferença.
Na semi final outra vez o Jaguaré, mas ao contrário do ano anterior o Serra passou por cima, aplicou 3x1 tanto em Jaguaré quanto na Serra. Agora era o Estrela do Norte na final, na partida de ida o Estrela venceu por 3x2, jogava pelo empate para levantar o título inédito, e até os 33 da 2ª etapa o Estrela vencia a partida por 2x1 com dois gols de Quirino, mas quando Betinho empatou o Robertão lotado que não cabia mais ninguém explodiu e o Serra foi com tudo pra cima em busca da virada e de forma incrível virou para 4x2 com Índio fechando o placar dando título ao tricolor serrano, Alex Gomes e Alex Passos marcaram os outros gols do Serra tricampeão na partida, desde 1979/1980/1981 com a Desportiva não acontecia um tricampeonato consecutivo, e o Serra quebrador de recordes derrubava mais um recorde.
Na Copa ES que foi disputada em turno e returno pontos corridos terminou com 6 vitórias em 12 jogos na 3º posição com 21 pontos contra 27 do Estrela do Norte campeão. Na Copa do Brasil enfrenta o Brasiliense/DF na ida 2x2 e na volta o Serra perde por 4x2 dando adeus a competição, esta foi a primeira vez que o Serra conseguiu jogar a partida de volta.
No Brasileiro Série C avança mais uma vez, a classificação veio graças ao 100% em casa 3x2 no Ipatinga, 2x1 no Estrela do Norte e os 5x0 no Americano/RJ o empate em 1x1 com Estrela no Sumaré foi o diferencial para avançar. No mata mata derrotou o Atlético Sorocaba/SP em casa por 4x3 mas na volta derrota por 2x1 eliminou o Serra novamente pelo gol feito fora.

Turno
Serra 4x1 Vitória
Cachoeiro  0x1 Serra
Serra 3x3 CTE Colatina
Veneciano 2x4 Serra
Serra 3x0 Jaguaré
Serra 1x0 Estrela do Norte
São Mateus 0x2 Serra
Vilavelhense 1x3 Serra

Returno
Vitória 4x0 Serra
Serra 2x1 Cachoeiro
CTE Colatina 1x2 Serra
Serra 6x1 Veneciano
Jaguaré 3x2 Serra
Estrela do Norte 1x2 Serra
Serra 3x4 São Mateus
Serra 3x2 Vilavelhense

Semi final
Jaguaré 1x3 Serra
Serra 3x1 Jaguaré

Final 
Estrela do Norte 3x2 Serra
Serra 4x2 Estrela do Norte




Em 2006 destaque para os 3x0 no São Mateus fora de casa e 6x2 no Cachoeiro em casa, no turno o Serra tinha a liderança nas mãos jogando apenas por um empate contra o CTE, ou até mesmo podendo perder pois tinha 5 gols marcados contra nenhum sofrido, o Linhares 2º tinha 2 marcados e 1 sofrido, mas a derrota por 2x1 deixou o Serra com 9 pontos e o Linhares ao aplicar 4x0 no Jaguaré e levou a vaga antecipada por causa de 1 gol de saldo pois foi para 6 marcados contra 1 sofridos, o Serra com a derrota ficava com 6 marcados e 2 sofridos. 

No returno a única vitória em  5 partidas foi no 6x2, resultado Serra eliminado na 1ª fase o que não ocorria a muitos anos, e o tetra consecutivo terminava.
Na Copa ES eliminação precoce na 1ª fase. Na Copa do Brasil outra eliminação ainda na ida, derrota por 3x1 para o Ipatinga/MG.

Em 2007 o Serra não vai bem outra vez, 3x1 o Pinheiros e 3x0 no  Vitória são as únicas vitórias na competição, resultado eliminação precoce outra vez, pior o Serra quase foi rebaixado, ficou apenas 2 pontos da zona, como ficou no 1x1 com CTE Colatina se livrou graças a falta de competência dos adversários, derrotas o Estrela, Pinheiros e empate do Linhares. na Copa ES outra eliminação ainda na 1ª fase.

Em 2008 o Serra começou com duas derrotas e um empate no estadual, só foi vencer na 4ª rodada, depois disso embalou e ficou 14 partidas sem derrotas, foram 18 partidas na 1ª fase o Serra venceu 10 empatou 5 perdeu apenas 3, os 35 pontos valeram a 2º posição geral ao Serra, ficando atrás apenas do Linhares com 38 pontos. Isso deu ao Serra a vantagem de jogar a volta em casa por dois resultados iguais na semi final.

Nas semi finas o Serra encarava o Jaguaré, que foi o melhor ataque da 1ª fase com 37 gols marcados, na 11ª fase os dois confrontos, o 1º terminou 2x1 pro Serra em Jaguaré e 2x2 na Serra. A partida de ida o Serra repetiu o placar de 2x1 de virada, Diogo de penal abriu placar ao 9 minutos, Oliveira empatou aos 30 minutos ambos no 1º tempo, na segunda etapa Siller virou aos 4, agora o tricolor jogava podendo perder por até um gol de diferença. Na volta o Jaguaré buscou a vitória, abri o placar aos 8 minutos de jogo com Ricardo Henrique, mas o Serra com Thiago aos 15 empatou, aos 26 Diogo fez o 2º dos visitantes, mas o 2x1 não foi o suficiente para eliminar o Serra.
A grande final seria contra o Rio Bananal que terminou em 4º lugar eliminando o Linhares de melhor campanha, o Serra buscando o penta, o Rio Bananal seu primeiro título. Na partida de ida o Rio Bananal abriu o placar aos 10 minutos de jogo, Willian empatou aos 12. Sharlei aos 20 deu a vitória aos ribanenses no Estádio Virgílio Grassi todos gols na segunda etapa.
Na partida de volta no Estádio Engenheiro Araripe logo aos 16 minutos o Serra acabou com a vantagem do Rio banal com Guaçuí marcando 1x0, aos 44 Richard fez o 2º e deixou o Serra com 2x0 no placar, o 2x0 não mudou mais e o Serra comemorou seu penta campeonato estadual. Porém depois disso o Serra não conseguiu mais conquistar título estadual.
na Copa ES finalmente o Serra consegue avançar para a fase seguinte, nas quartas de final eliminou o Caxias com duas vitórias, 2x0 e 3x1, mas na semi final contra o Rio Branco sofreu um sonoro 5x1 na partida de ida que impossibilitou a vaga na final, na volta venceu por apenas 1x0 dando adeus a competição.
Na Série C a classificação não veio desta vez, venceu América/MG 1x0 e Duque de Caxias/RJ mas perdeu as outras 4 partidas.

Ficha técnica :
Serra 2x0 Rio Bananal
Local: Engenheiro Araripe (Cariacica - 18h30);
Árbitro: Elvis Siqueira de Almeida (ES);
SERRA: Rogen, Guaçuí, Siller e Edson Cavalini; Luciano,
Clodoaldo, Richard (Marley), Ronald e Léo;
Índio e Oliveira (William). Técnico: Paulo Marcos.
RIO BANANAL: Walter, Luciano, Abílio, Pablo e Fabiano;
Carlos Santos, Tililu (Flávio), David e Eduardo;
Sharlei e Kiesa. Técnico: Marcos Magalhães
Gols: Guaçuí 16' e Richard 44' do 1º;
Cartões Amarelos: Richard, Guaçuí e Sharlei.

Campanha

Linhares 2x0 Serra 
Serra 0x3 Vilavelhense 
Desportiva 2x2 Serra 
Serra 1x0 Atlético Colatinense 
Jaguaré 1x2 Serra 
Serra 2x2 Pinheiros 
Rio Branco 0x1 Serra 
Serra 1x0 Rio Bananal 
CTE/Colatina 0x1 Serra 
Serra 0x0 Linhares
Vilavelhense 0x1 Serra 
Serra 2x1 Desportiva
A. Colatinense 2x4 Serra 
Serra 2x2 Jaguaré 
Pinheiros 1x1 Serra
Serra 3x1 Rio Branco
Rio Bananal 2x0 Serra
Serra 5x2 CTE/Colatina

Semi final

Partida de ida
Jaguaré 1x2 Serra

Partida de volta

Serra 1x2 Jaguaré

Final

Partida de ida
Rio Bananal 2x1 Serra

Partida de volta

Serra 2x0 Rio Bananal



Em 2009  na 1ª rodada depois de venceu Rio Bananal na reedição do estadual de 2007 o Serra, mas ao contrário do esperado não defendeu o título,  para piorar lutou até o fim contra o rebaixamento. No turno a campanha era dividida em vitórias e derrotas, vencia uma partida na outra perdia, foi assim até a 9ª rodada quando derrotou o Grêmio Laranjeiras por 3x2 no clássico serrano, o time cobra coral havia derrotado também Desportiva 2x1, Atlético Colatinense 2x1 e Jaguaré 2x0, até então a campanha era tímida mas colocava o tricolor na briga pelo G4 afinal de 11 equipes 4 avançavam as semi finais, mas depois d empate com Rio Bananal na abertura do turno o Serra não conquistou mais nenhuma vitória, perdeu para São Mateus, Linhares, Atlético Colatinense, Vilavelhense e Jaguaré, nesta partida os 5x1 sofridos foi o pior do Serra em casa em estaduais, seu único ponto foi no 3x3 contra o Rio Branco, na última rodada o Serra chegava com grave crise dentro e fora de campo e encarava o Grêmio Laranjeiras já rebaixado, o Serra possuía 19 pontos contra 18 do Atlético Colatinense encarava o Jaguaré brigando pela semi final, o Serra acabou perdendo sua partida por 2x1 para o GEL e só não foi rebaixado devido a derrota do Atlético Colatinense por 2x1. na Copa do Brasil em um partida de baixíssimo nível técnico o Serra perde por 3x2 para o CAL/AL na ida, na volta derrota por 3x1 e outro adeus a a competição. 

Na Copa ES outra eliminação inda na 1ª fase.

Em  2010 o Serra retornou a luta pela 2ª fase, conseguiu belas vitórias, 4x2 na Desportiva, 4x1 no São Mateus, na penúltima rodada  conseguiu uma vitória histórica, o Serra perdia por 2x0 para a Desportiva que lutava contra o rebaixamento, essa derrota deixava o Serra praticamente fora das semi finais, mas no fim o tricolor virou para 3x2 e conquistando os 3 pontos que deixavam ele em vantagem para classificar, na rodada final o Serra com 28 pontos enfrentavam o Rio Branco líder já classificado, mas o Serra ficou no empate e viu a vaga ir embora para o Jaguaré que venceu o Vitória por 1x0 e ultrapassou o Serra na tabela de classificação. 
Em 2010 volta avançar na Copa ES, na ida fica no 1x1 com Jaguaré mas na volta surpreendente derrota por 3x1 elimina o Serra nas quartas de final.

Em 2011 o estadual não haveria rebaixamento devido o abandono da competição por Jaguaré e Rio Bananal, o torcedor serrano não sabia se seu time brigaria pela vaga na 2ª fase ou ficaria apenas sendo coadjuvante. A resposta veio na 6ª e 7ª rodada quando o Serra foi suspenso pelo TJD-ES por dívidas com a FES, o clube então teria que apresentar 40 pessoas para doar sangue. Mas o clube não conseguiu, parece que ninguém quis dar sangue pelo clube que foi punido com a perda dos pontos dos jogos com o Vitória e com o Linhares por W.O.  A única vitória foi por 3x0 sobre o Rio Branco ainda na 3ª rodada, na classificação final foi o lanterna da competição com apenas 7 pontos em 14 partidas.

Na Copa ES outra eliminação ainda na 1ª fase.

Em 2012 o Serra teve sua pior campanha na história, em 18 jogos foram 3 vitórias, 1 empate e 14 derrotas, acumulou recordes ruins, time tão acostumado em brigar por títulos encerrou outra vez na lanterna com 29 gols de saldo negativo, sofreu 6 goleadas, sua única vitória foi 2x0 no Real Noroeste, eixando evidente a grave crise do tricolor serrano.

Na Copa ES consegue nova classificação para a 2ª fase, encarou o Linhares nas quartas de final, na ida goleou por 3x0 colocando os dois pés na semi final, poderia perder por até 3x0 que avançaria, mas não se acomodou e venceu novamente agora por 2x1.
Nas semi finais após empate em 1x1 com a Desportiva o Serra ficava a um empate de chegar a final da competição pela primeira vez em sua história. Até os 50 do 2º tempo o tricolor serrano sentiu o gosto de chegar a final mas aos 51 a Desportiva marcou o gol da classificação e venceu por 1x0.

Em 2013 o Serra chegou ao fundo do poço ao ser lanterna da Série B a sua 3º lanterna seguida venceu apenas o Vilavelhense (4x1) perdeu os dois clássicos para o GEL, 3x1 e 2x1.

No segundo semestre não disputou a Copa Espírito Santo nem em 2014. 

Em 2014 volta a brigar por título, na Série B encerrou a 1ª fase em 4º lugar conquistando a vaga para o Quadrangular Final, na 1ª fase foram 6 vitórias as duas mais marcantes foram 3x0 no Rio Branco e 5x2 no clássico serrano contra o GEL por 5x2.

No Quadrangular empatou com Atlético Itapemirim em 1x1 e 0x0 com Rio Branco, venceu o Sport por 1x0 mas no returno desandou e perdeu 2x1 do Atlético, 2x0 Rio Branco, mesmo assim dependia apenas de suas forças para conquistar o acesso contra o Sport Capixaba na rodada final, mas perdeu por 5x2 adiando o sonho de retornar a Série A por pelo menos mais um ano.  

Em 2015 o Serra não disputa a Serie B. No ano de 2016 começa a Série B aplicando 4x1 no GEL, mas a empolgação parou aí, só votou a vencer mais 3 vezes duas delas por W.O já que o Espírito Santo de Marilândia abandonou  a competição em pleno curso, ficando em 6º lugar eliminado na 1ª fase.


Em 2016 o Serra recheado de garotos foi pra mais uma Copa ES, o resultado não foi bom com eliminação na 1ª fase com apenas uma vitória. Mas o planejamento era mesmo vir forte no ano seguinte.

Em 2017 o Serra com apoio político e patrocinadores velhos conhecidos novamente monta um time muito forte para a Série B,  encerrou a 1ª fase líder isolado aplicando a maior goleada desta edição 6x0 no Vilavelhense. Nas semi finais o Estrelado Norte seria o adversário na luta pelo acesso. Na partida de ida Estrela abriu placar já no 2º tempo mas o Serra empatou pouco depois ficando no empate em 1x1. na volta o Robertão lotado lembrou os tempos bons tempos entre 1999 e 2005, e no placar o Serra que jogava pelo empate venceu por 1x0 conquistando o acesso e finalmente voltaria a Série A.
Na final diante do Rio Branco de Venda Nova o Serra vence por 2x1 fora de casa e agora poderia perder por até um gol de diferença que mesmo assim levantaria  o troféu da Série B, e o placar não saiu do 0x0 e com isso o Serra quebrava um jejum de quase 10 anos sem títulos. 
  



Em 2018 o Serra retorna a Série A com tudo, estreou derrotando o Espírito anto por 2x1 no Kleber Andrade, goleou o Vitória por 3x0 em sua reestreia no Robertão, 2x0 no São Mateus no Sernamby e 2x1 no Tupy em casa, 2x1 no Atlético Itapemirim e 1x0 no Rio Branco de Venda Nova, a esta altura o tricolor coral era o único 100% no Brasil mas o Real Noroeste quebrou esta série ao derrotar o tricolor serrano por 2x0 em Águia Branca. Mas o Serra já estava classificado para as semi finais, ficou no 1x1 com a Desportiva no Engenheiro Araripe e confirmou a liderança aplicando 3x1 no Doze no Robertão.
Nas semi finais voltou de Venda Nova com derrota por 1x0 frente ao Rio Branco local, na volta a vitória era necessária para classificar para a final, e o fez, em jogo polêmico em que o time do Rio Branco reclamou um pênalti claro não marcado onde a arbitragem marcou lance fora da área o Serra fez sua parte e venceu por 1x0 avançando a final.
Na partida de ida em Águia Branca o Serra deu um enorme passo runo ao título vencendo o Real Noroeste por 1x0 gol de Rael aos 34 do 1º tempo.
Na partida de volta ocorrida no Kleber Andrade pois o Robertão não possuía a capacidade mínima para uma final, o Real Noroeste que disputava sua primeira final de estadual viu a situação ficar ainda pior quando Darlan marcou Serra 1x0 logo aos 2 minutos de partida, agora o Real precisava virar para 3x1, Warley aos 21 minutos e Madison aos 26 ainda do primeiro tempo viraram para 2x1 Real que foi para o intervalo precisando de mais um gol para levar o troféu inédito para Águia Branca, mas aos 12 do 2º tempo Thiago empatou tudo deixando o Serra mais perto do título, a final seguia eletrizante e aos 23 Igor fez Real 3x2 no placar...A torcida dom Serra cantava de forma tímida quando aos 41 minutos Rael fez 3x3 no placar agora fazendo o grito de campeão sair mais forte na arquibancada do Kleber Andrade, mas aos 43 Igor fez o 4º gol Merengue deixando o clima tenso novamente, mas não dava tempo para mais nada, o Serra perdia por 4x3 mas conquistava o título apagando aquela memória de 2000 quando disputou a final no mesmo Kleber Andrade diante da Desportiva perdendo por 3x0, Serra Campeão Capixaba novamente após 10 anos de espera!












Nenhum comentário:

Postar um comentário