domingo, 18 de junho de 2017

São Gabriel Esporte Clube

Nome : São Gabriel Esporte Clube
Fundação : 14 de junho de 1997
Local : São Gabriel da Palha
Estádio : Estádio Municipal Antônio Ferreira da Fonseca "Gabrielão"
Título : Campeonato Capixaba Série B 1998


Estádio Municipal Antônio Ferreira da Fonseca 



O São Gabriel Esporte Clube fundado em 14 de junho de 1997 na cidade de São Gabriel da Palha, manda seus jogos no Estádio Antônio Ferreira da Fonseca o "Gabrielão".
O clube ainda em 1997 já disputou sua primeira competição oficial, a Série B capixaba e quase conseguiu a vaga na 1ª divisão do estado, a estréia foi diante do Canário e o São Gabriel voltou com uma vitória por 1x0 de Pedro Canário em 31 de agosto, após 0x0 com Serra, duas vitórias por 3x1 sobre Botafogo de Jaguaré e Canário, fechando a 1ª fase 1x1 com Serra e 1x0 Botafogo terminando em 2º lugar com 14 pontos atrás do Serra apenas no saldo de gols.

Na 2ª fase o azulão cafeeiro empatou as 3 do turno, 1x1 com Mimosense e Serra 1x1 e 4x4 Ypiranga de Marataízes. No returno venceu o Ypiranga aplicando 4x0, mas empatou com Serra em 1x1, chegava a rodada final obrigado a vencer o Mimosense para classificar a final e conquistar o acesso, mas o Mimosense que precisava apenas do empate jogou om regulamento em baixo do braço e ao segurar o 1x1 e conquistou o acesso, o azulão batia na trave, mas isso tudo com apenas 5 meses de vida. 

São Gabriel 1998

Em 1998 começa novamente com vitória por 1x0 fora de casa agora sobre o Guanduense, depois do tropeço contra o Nacional de Itaguaçu, fechou o turno com 1x1 com Santos de Barra de São Francisco com 2x1 Santa Maria e 0x0 com Ypiranga de Marataízes.
No returno 0x0 com Guanduense e duas vitórias seguidas,  2x0 no Nacional de Itaguaçu e 4x0 no Santos de Barra de São Francisco, esta vitória além da goleada valeu a classificação antecipada para a fase seguinte. Já garantido a fase seguinte o azulão perdeu para o Santa Maria e empatou com Ypiranga que na semi final foi o próprio adversário na luta pelo acesso.
Na partida de ida o São Gabriel venceu por 1x0 e só aumentou sua vantagem. na partida de volta no Gabrielão o empate em 1x1 garantiu o acesso inédito a Série A de 1999.  
Na grande final o Nacional de Itaguaçu, ena partida de ida deu Nacional vitória por 1x0. Na partida de volta São Gabriel da Palha parou para ver a final da Série B, uma grande festa estava pronta por antecipação, até trio elétrico já estava contratado parra a festa, era confiança total mesmo com a derrota na partida de ida, dentro de campo a confiança era igual de sua torcida e o São Gabriel foi pra cima e venceu por 2x0 levantando o inédito troféu de campeão da Série B.

Campanha do título de 1998
Turno

Guanduense 0x1 São Gabriel
São Gabriel 1x3 Nacional de Itaguaçu
Santos de Barra de São Francisco 1x1 São Gabriel
Santa Maria 1x2 São Gabriel
São Gabriel 0x0 Ypiranga de Marataízes
Returno

São Gabriel 0x0 Guanduense
Nacional de Itaguaçu 0x2 São Gabriel
São Gabriel 4x0 Santos de Barra de São Francisco
São Gabriel 0x1 Santa Maria
Ypiranga de Marataízes 0x0 São Gabriel

Semifinais
Ypiranga de Marataízes 0x1 São Gabriel

São Gabriel 1x1 Ypiranga de Marataízes

Final
Nacional de Itaguaçu 1x0 São Gabriel
São Gabriel 2x0 Nacional de Itaguaçu



Raro registro o fotografado do clube


São Gabriel campeão da Série B 1998


Os primeiros 4 passos do São Gabriel na Série A não foram bons, 07 de março veio a estreia, o adversário São Mateus estragou a data vencendo por 2x0, na rodada seguinte o primeiro ponto no empate em 1x1 com Linhares, derrotas por 2x1 para o Serra, 1x0 para Nacional e para Rio Branco da capital, 0x0 com Santa Maria, então na 6ª rodada o grande dia o São Gabriel conquista seus primeiros 3 pontos ao derrotar a Desportiva por 1x0 em 11 de abril no Gabrielão, mas na rodada seguinte a pior derrota até então 3x0 para o Comercial de Alegre por 3x0, outra derrota agora 2x1 para o Vitória. Na rodada seguinte a segunda vitória na competição, 2x1 sobre o Rio Branco de Venda Nova, encerrando o turno empate em 3x3 com Aracruz. Na classificação eram 9 pontos e a 11ª colocação o que causaria o rebaixamento da equipe caso não houvesse segundo turno.

No returno derrota por 1x0 para o São Mateus e 3x1 para o Linhares, antes da vitória surpreendente por 1x0 sobre o Serra, mas acabou perdendo por 4x3 para o Nacional e 1x0 para Rio Branco da capital, 1x0 para Santa Maria e 2x0 para a Desportiva, essas derrotas deixavam o São Gabriel precisando de uma sequência muito positiva para escapar da Série B nas últimas 4 partidas, e começou muito bem vencendo o Comercial de Alegre por 2x0 e na rodada seguinte é tida por muitos como a melhor partida do azulão , aplicando impiedosos 5x0 no tradicional Vitória, e a vitória por 2x1 sobre o Rio Branco de Venda Nova deu a chance de escapar do rebaixamento que parecia impossível muito possível. São Gabriel chegava com 21 pontos contra 24 do Aracruz, e justamente os dois se enfrentariam no Gabrielão, era uma decisão pois o derrotado estaria rebaixado, o Aracruz jogando pelo empate se fechou todo saindo só na boa, e neste sistema de contra ataques segurou o 1x1 no final da partida que acabou salvando o Dragão da queda e jogando o São Gabriel para a Série B. O São Gabriel que quase não entrava na competição por falta de apoio era rebaixada, o Aracruz chegou fazer um acordo para reduzir salário dos jogadores pela metade para conseguir paga-los. Hoje o São Gabriel está extinto, jamais voltou a uma competição oficial depois deste rebaixamento.

Desportiva 2x0 São Gabriel em 1999 no Engenheiro Araripe
O Estádio Municipal Antônio Ferreira da Fonseca conhecido como "Gabrielão", localizado no Município de São Gabriel da Palha, região Noroeste capixaba, 202 Km da capital Vitória, o estádio infelizmente foi durante muito tempo abandonado pelas autoridades locais, um grande descaço com o esporte local, acabou sendo reformado em 2015, e isso só por pura pressão da imprensa da região e do povo gabrielense.


O Estádio Municipal Antônio Ferreira da Fonseca conhecido como "Gabrielão", localizado no Município de São Gabriel da Palha, região Noroeste capixaba, 202 Km da capital Vitória, o estádio infelizmente foi durante muito tempo abandonado pelas autoridades locais, um grande descaço com o esporte local, acabou sendo reformado em 2015, e isso só por pura pressão da imprensa da região e do povo gabrielense.

 O azulão entrava em ação com estes modelos de uniforme





14 comentários:

  1. Sou um ex atleta do extinto São Gabriel é lamentável o que estão fazendo com o futebol local

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente acabaram com o time e com o estádio esses políticos só pensam em roubar bando de canalhas!

    ResponderExcluir
  3. Uma Vergonha atual administração de São Gabriel abandonou o Esporte e Estádio palco de muitas alegrias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente o povo gabrielense não merecia esse descaso e falta de respeito

      Excluir
  4. Eu sou de Vitória capital como apaixonado pelo futebol capixaba passei a gostar do São Gabriel estaria gostaria que voltasse a atividade.eu poderia treinar essa equipe.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde,vamos voltar com o São Gabriel Esporte Clube.

    ResponderExcluir
  6. Novamente me encontro aqui para podermos lutar pela volta do São Gabriel no futebol.
    Gostaria muito de treinar esse time maravilhoso,sou de Cariacica mas sou apaixonado pelo São Gabriel.

    ResponderExcluir
  7. Sou da Grande Vitória poderia torcer para um Rio Branco, Desportiva,Serra ou até mesmo um Vitória mas decidi ser torcedor do time de São Gabriel.
    Tenho 42anos de idade e gostaria de ser técnico do São Gabriel e retorna com o time.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é louvável, sair da zona de conforto e ser igual a maioria!

      Excluir