terça-feira, 13 de junho de 2017

Nacional Clube de Muqui

Nome : Nacional Clube Muqui
Fundação : 12 de junho de 1929
Local : Muqui


O Nacional Clube Muqui ou Nacional Club Muquy foi fundado em 12 de junho de 1929 em Muqui, que naquele tempo se escrevia Muquy portanto chamar de Nacional de Muquy não é nenhum erro, ou até mesmo Nacional Club como era escrito. A equipe é uma das primeiras de Muqui, filiou-se a federação entre abril e maio de 1931 e no mesmo ano disputou o Sulino de futebol.

No mês de setembro de 1932 foi até a capital Vitória enfrentar dois desafios. O primeiro é o Nacional que aparece na foto abaixo derrotou o Uruguaiano por 1x0 em partida amistosa intermunicipal. A primeira etapa não teve quem empurrasse o balão de couro para o barbante, mas na segunda etapa o Nacional conquistou o tento da vitória sobre o tricolor da capital em partida apitada por Amaro Bastos Neto.



Em 7 de setembro de 1932 o Nacional encarou um combinado formado por atletas de clubes da capital em Jucutuquara, Rio Branco, Vitória, Santo Antônio e Uruguaiano. Cada clube cedeu pelo menos um atleta ao combinado que abriu 2x0 na primeira etapa, mas o Nacional de Muqui não se entregou e buscou um honroso empate em 2x2 na 2ª etapa, do lado da capital dizem que o empate foi uma derrota para o Nacional pois o combinado da capital era desorganizado e desentrosado, já o Nacional era um time entrosado e temido, já para o lado de Muqui foi uma recuperação incrível pois encarava a seleção da capital, mas o que importa para o Nacional é que o esquadrão interiorano buscou uma bela reação não perdeu a peleja. O combinado da capital jogou com Pé Chato, Dias II, Chinês, Manduquinha, Lauro, Milton, Filhinho, Romualdo, Alci, Lacínio e Renato. Alci que é tido como um dos maiores jogadores do futebol capixaba até hoje, ou seja, este papo de ser derrota para o Nacional valia muito mais como desculpa para o combinado da capital depois de abrir 2x0 e sofrer o empate na etapa final.
Registro sobre a ida do Muqui até a capital em 1932











Nenhum comentário:

Postar um comentário