segunda-feira, 12 de junho de 2017

Esporte Clube Araguaia de Marechal Floriano

Nome : Esporte Clube Araguaia
Data : 12 de junho de 1918
Local : Marechal Floriano
Estádio : Elias Bravim
Títulos : Campeão de Verão 1982 e 1983
Campeão  Copa do Café 2001 invicto
Campeão da Copa Florianense 2009
Campeão Municipal 2014



Modelo também utilizado oficialmente



Estádio Elias Bravim e os trilhos "cortando" uma de suas laterais

Sede e vestiários do clube

Esporte Clube Araguaia fundado em 12 de junho de 1918 em Marechal Floriano é uma das equipes de futebol mais antigas do Espírito Santo em atividade. O distrito de Araguaia fica situado na região sul de Marechal Floriano, aproximadamente 20 km do centro do município. Um vilarejo com uma rica história e cultura, o distrito possui entre outros atrativos, uma igreja com mais de cem anos e a Estação Ferroviária Araguayaque fazia parte da antiga Estrada de Ferro Leopoldina.
Primeiro time e atletas fundadores do E.C.A foi formado por Rafael Ronchi (Goleiro), Victorio Bravim Canela (Goleiro), Otávio Bravim, Gabriel Bravim Canela, Hugo Lorenzoni, Taumaturgo Puppin, Humberto Lorenzoni, Alexandre Monteverde, Santo Puppin Neto, Pedro Celante, Cristiano, João Puppin, João Horácio Costa, Aníbal Bravim, Emílio e João Gavi, José Borgo, Victorio Lorenzoni, Henrique Bravim Canela, Basílio Monteverde, Benjamim Bravim, Elias Bravin,Joaquim Bravim, Hugo Littig, José Lorenzoni, Argeo Lorenzoni, Silvestre Celante, Acácio Celante, Mário Bravim, Didio Frasson, Arthur Pagotto,Antônio Betona, João de Bianco, Ferdinando Prest, Mário e Honório Reggiani,o time tinha os pés na Itália pois eram vários de Imigrantes Italianos! 
Uma observação em relação ao nome Bravim é que por ser de origem italiana se escreve Bravin e Bravim.
O Araguaia nasceu tricolor nas cores verde, vermelha e verde cores da bandeira italiana, mudou para alvinegro em 1936, nos 40 passou a ser tricolor em branco, vermelho e azul, nos anos 60 se transformou em rubro negro e a partir da década de 70 adotou o alviverde que perdura até hoje.


Na foto do começo da década de 20 o Araguaia no campo que utilizou até a década de 30, que era instalado no terreno pertencente a João Celante conhecido como João de Bianco. Aqui em 1923 outro antigo e tradicional time capixaba fez sua estréia, o Sport Clube Campinho enfrentou e derrotou o  Sport Club Araguaia pelo placar de 4x2.


No livro Recordações de uma Vila de Ezequiel Ronchi Netto um pouco mais sobre a história do clube. Vem informações muito interessantes, curiosamente os araguaianos adaptaram para o seu dia a dia termos do Soccer, o goleiro chamado de Keeper se transformou em Kipa, zagueiros que eram os Backs viram os Beques, quase no meio temos os Centar Halfs ou centeralfi,os Center Fowards eram centrefor, offside era ofisaide o Corner era corne, o tempo total de jogo era o fitame e não mais First Time A partida era chamada de certame,o juiz de Referee se transformava em refe,o Esporte Clube Araguaia era o que animava os finais de semana da Vila, principalmente nos domingos.
1934 no Campo do João de Bianco em Araguaia. Araguaia X Matilde. Rafael Ronchi fotografou. De pé : Doutor Aguinaldo, Abelardo Correia (Técnico) Coronel Barbeta (Presidente do Clube), Robercir Correia, Almir Pagotto, Ildo Frasson, Floriano Pires e Jair Ronchi. Agachados : Lino, Ezequiel Ronchi, Emílio Pagotto. Sentados : José Pires, Vitorio Guimarães e Américo Bravim. 



Capa do Livro escrito por Ezequiel que jogou no E.C.A
Aqui o Araguaia em 1946 era tricolor nas cores branca, vermelha e azul.  com Florino Pupin de Ribeirão do Cristo na década de 40 Time : Jair Ronchi,Fiori Prest,Fiorino Puppin,Delfino Canal,Arthur Pagotto e Ailton Rangel.Agachados:Hilton Ronchi,Honório Reggiani (Ex Deputado Estadual),Antônio Prest,Mário Reggiani e Ele rio Colodetti (Neco)!

Estreia da Camisa Verde e branca. 1969. Neo Malini, Cezar Ronchi, Santo Justo, Carlinhos do Ônibus, Gilberto Lorenzoni, Ângelo Malini e Sebastião Schneider (Técnico e Presidente). Agachados : Nelson Calvi, Augustinho Santos, Mingo Pinon, Carlos Prest (Foi Vice Prefeito de Marechal Floriano),Jacinto Catelan,Neco Justo,Ivani Lorenzoni e o menino Julio César Lorenzoni.Esse time ficou 14 partidas invictas!                        
 Esse é o quase um livro rs da gloriosa história do quase centenário antes Sport Club Araguaya e agora Esporte Clube Araguaia!                        
 Time fundado por filhos de Imigrantes italianos!                        
 Muito obrigado por divulgar nosso Clube na qual tive a honra de ser Presidente por 18 anos!



Aqui o hino do Araguaia na década de 20


De 1963 até 1969 o Araguaia se tornou rubro negro, Milton Guimarães presidente foi o responsável pela mudança para as cores de seu time no Rio de Janeiro.

Primeira Camisa usada pelo maior ídolo e artilheiro da história do Clube Jacintinho Catelan em 1973. No ano de 1969 o Araguaia trocou as cores rubro negras pelo alviverde em 1963 por (Presidente do Clube na época que era Flamenguista)

Time vice campeão da Copa Alfredense 1975 em Alfredo Chaves.de pé : Elias Colombino, Sebastião Araújo, Arthur Krohling, Cezar Ronchi, Tiao Preto, Ademir Dadalto e Muca. A garchados : Malini, Lucas, Celso, Dimeu, Mingo e Pinon
Histórica foto do uniforme utilizado em Alfredo Chaves em 1975 no vice campeonato municipal de Alfredo Chaves (Copa Alfredense). O ECA foi escalado com Elias Colombino, Sebastião Araújo, Arthur Krohling, Cezar Ronchi, Tiao Preto, Ademir Dadalto e Muca. Malini, Lucas, Celso, Dimeu, Mingo e  Pinon.

No Campeonato de Verão de 1982 o Araguaia sai da fila e levanta o troféu. A equipe alviverde teve a companhia de Brasil de Paraju, Vila Isabel Esporte Clube, Associação Esportiva Santa Maria Futebol Clube, Estrela de Ouro Futebol Clube de Ibitiruí Alfredo Chaves e Pedreiras Futebol Clube de Pedra Azul. 
O Araguaia começou com vitória por 3x1 sobre o Brasil  casa, na volta empate em 1x1. Na fase seguinte 1x0 sobre o Vila Isabel em casa, na volta empate em  2x2 garantiu o Araguaiana final contra o Santa Maria. Na final o Araguaia após 3X3  venceu por 1x0 conquistando o título.
Os campeões de 1982. Da esquerda para a direita: Ivani Lorenzoni, Sebastião Araújo(Tiao Branco), Mingo Pinon, Cezar Ronchi, Sebastião Antônio(Tiao Preto), Celio Modolo, Ademir Dadalto, Jacinto Catelan, Ângelo Malini, Professor Sidney Bravin e Tarcisio Borgo. Agachados : Roque De Nadai, Elias Colombino, Jacintinho Catelan, Gelson Calvi, Lucas Christho, Renato Schneider e Santo Christho!
Em 1983 o torcedor alviverde pôde comemorar o bicampeão na competição. O elenco era o mesmo de 1982, apenas Izael Ferreira e Tico Pereira de diferente chegaram. 
Após deixar Associação Esportiva Santa Maria Futebol Clube e Brasil de Paraju pelo caminho, o Araguaia encarou o Matilde Esporte Clube na grande final, na partida de ida dentro de casa o Araguaia não passou de um 0x0. Na volta em Matilde os donos da casa eram confiança total, mas a equipe visitante se superou e com gols de Elias e Colombino e Gelson Calvi o Araguaia venceu por 2x1 levantando o troféu, mas nem tudo foi festa pois a partida terminou em pancadaria, mas o Araguaia que tanto demorava para ser campeão em menos de 2 anos era duas vezes campeão por isso nem a  briga estragou a festa.


Na imagem o Araguaia na partida do título em 1983

Pulando duas décadas em 09 de Setembro de 2000 o clube proporcionou uma grande festa de inauguração da sede e novos vestiários do Estádio Elias Bravim em Araguaia. Organizou um Torneio de Master que contou coma ilustre presença de  Assis ex Fluminense, São Paulo, Atlético Paranaense e Seleção Brasileira, vestiu a camisa do Clube e foi homenageado neste dia!                       
Da esquerda para a direita Jacintinho Catelan, Cezinha Ronchi (Presidente do Clube), André Bravim, Assis,Zé Carlos Pinon, Tiao Preto, Adilson Grecco, Altamir, Aloisio Pulz, Lucas Christho e Tarcisio Borgo. Agachados : Elias Colombino, José Luis Bravin, Paulo, Paulinho Zureta, Josemar Ludwig, Carlinhos Pereira e Renato Schneider!
Copa do Café 2001 o Araguaia foi muito além das expectativas, começa vencendo o Alto Nova Almeida por 2x1 graças um gol contra e outro de Gustavo Colombino, a rodada seguinte novas vitória pelo mesmo placar, Nivaldo e 
Jozemar marcaram no triunfo por 2x1 no Sport Club Rio Fundo, contra o Posto Ipiranga goleada de 4x1 para o Araguaia, gols de Buback, Cezinha, Gustavo e Divino. Contra o Pinheirinho de Alto Santa Maria uma vitória massacrante, Gustavo 4 vezes, Divino duas vezes e Motor e Nivaldo fechando o placar em 8x0. Contra um velho conhecido  a Associação Esportiva Santa Maria Futebol Clube a partida mais complicada até então, empate em  1x1  com Olívio marcando o gol seu gol. Com o empate no tempo normal a decisão foi para a disputa de pênaltis, Cezinha, Divino, Gustavo Colombino, Nivaldo Mendonça e Braulio Brambila anotaram todas as cobranças terminando com vitória do Araguaia por 5x3.
A grande final foi contra o Santa Maria, com gols de  Olivio, Divino, Gustavo Colombino e Braulio Brambila o Araguaia venceu por 4x2 e conquistou o título da Copa do Café de forma invicta.                        
 Da esquerda par,a a direita: Ângelo Traspadini (Técnico), Cezinha Ronchi (Goleiro e Presidente do Clube), Jacintinho Catelan, Nivaldo Buback, Ademir Malavazi, Luis Cláudio Borgo, Rodrigo Rangel, Ronaldo Antônio, Jozemar Ludwig, Braulio Brambila e Martin Trarbach. Agachados : Robson Antônio, Olivio, Cezinha Colombino, Paulinho Santana, Gustavo Colombino, Nivaldo Mendonça Donizete Marcio (Motor) e Divino!   


Em 2014 veio o título de Campeão Municipal de Marechal Floriano. Na final no Estádio José Henrique Pereira na partida de ida o Araguaia venceu por 3x2 o América ficando em grande vantagem.
Na partida de volta no Elias Bravim  o Araguaia não tomou conhecimento do América e goleou por 5x1, esta é até hoje a maior goleada sofrida da história do América em finais. Alexandre marcou 4 gols e Bimbo um, um ano antes o Araguaia era vice campeão da mesma competição.
Este post teve que sua totalidade colaboração de Cezinha Ronchi que foi presidente do clube por 18 anos e nos enviou a história e as fotos e material informativo da história do simpático Araguaia, obrigado Cezinha.
Placa de inauguração do Estádio Elias Bravim, o estádio foi inaugurado em 12 de janeiro de 1946.
Troféu é o que não falta no clube



Time feminino do Esporte Clube Araguaia em 1999






Um comentário:

  1. Gostaria que me enviasse a FT foto de atanagildo assis.foi goleiro em Vitória ES.

    ResponderExcluir