Modelo também utilizado oficialmente |
Estádio Elias Bravim e os trilhos "cortando" uma de suas laterais |
Sede e vestiários do clube |
Esporte Clube Araguaia fundado em 12 de junho de 1918 em Marechal Floriano é uma das equipes de futebol mais antigas do Espírito Santo em atividade. O distrito de Araguaia fica situado na região sul de Marechal Floriano, aproximadamente 20 km do centro do município. Um vilarejo com uma rica história e cultura, o distrito possui entre outros atrativos, uma igreja com mais de cem anos e a Estação Ferroviária Araguaya, que fazia parte da antiga Estrada de Ferro Leopoldina.
Primeiro time e atletas fundadores do E.C.A foi formado por Rafael Ronchi (Goleiro), Victorio Bravim Canela (Goleiro), Otávio Bravim, Gabriel Bravim Canela, Hugo Lorenzoni, Taumaturgo Puppin, Humberto Lorenzoni, Alexandre Monteverde, Santo Puppin Neto, Pedro Celante, Cristiano, João Puppin, João Horácio Costa, Aníbal Bravim, Emílio e João Gavi, José Borgo, Victorio Lorenzoni, Henrique Bravim Canela, Basílio Monteverde, Benjamim Bravim, Elias Bravin,Joaquim Bravim, Hugo Littig, José Lorenzoni, Argeo Lorenzoni, Silvestre Celante, Acácio Celante, Mário Bravim, Didio Frasson, Arthur Pagotto, Antônio Betona, João de Bianco, Ferdinando Prest, Mário e Honório Reggiani,o time tinha os pés na Itália pois eram vários de Imigrantes Italianos!
Uma observação em relação ao nome Bravim é que por ser de origem italiana se escreve Bravin e Bravim.
O Araguaia nasceu tricolor nas cores verde, vermelha e verde cores da bandeira italiana, mudou para alvinegro em 1936, nos 40 passou a ser tricolor em branco, vermelho e azul, nos anos 60 se transformou em rubro negro e a partir da década de 70 adotou o alviverde que perdura até hoje.
Capa do Livro escrito por Ezequiel que jogou no E.C.A |
Aqui o Araguaia em 1946 era tricolor nas cores branca, vermelha e azul. com Florino Pupin de Ribeirão do Cristo na década de 40 Time : Jair Ronchi,Fiori Prest,Fiorino Puppin,Delfino Canal,Arthur Pagotto e Ailton Rangel.Agachados:Hilton Ronchi,Honório Reggiani (Ex Deputado Estadual),Antônio Prest,Mário Reggiani e Ele rio Colodetti (Neco)! |
Aqui o hino do Araguaia na década de 20 |
De 1963 até 1969 o Araguaia se tornou rubro negro, Milton Guimarães presidente foi o responsável pela mudança para as cores de seu time no Rio de Janeiro. |
O Araguaia começou com vitória por 3x1 sobre o Brasil casa, na volta empate em 1x1. Na fase seguinte 1x0 sobre o Vila Isabel em casa, na volta empate em 2x2 garantiu o Araguaiana final contra o Santa Maria. Na final o Araguaia após 3X3 venceu por 1x0 conquistando o título.
Em 1983 o torcedor alviverde pôde comemorar o bicampeão na competição. O elenco era o mesmo de 1982, apenas Izael Ferreira e Tico Pereira de diferente chegaram.
Após deixar Associação Esportiva Santa Maria Futebol Clube e Brasil de Paraju pelo caminho, o Araguaia encarou o Matilde Esporte Clube na grande final, na partida de ida dentro de casa o Araguaia não passou de um 0x0. Na volta em Matilde os donos da casa eram confiança total, mas a equipe visitante se superou e com gols de Elias e Colombino e Gelson Calvi o Araguaia venceu por 2x1 levantando o troféu, mas nem tudo foi festa pois a partida terminou em pancadaria, mas o Araguaia que tanto demorava para ser campeão em menos de 2 anos era duas vezes campeão por isso nem a briga estragou a festa.
Na imagem o Araguaia na partida do título em 1983 |
Pulando duas décadas em 09 de Setembro de 2000 o clube proporcionou uma grande festa de inauguração da sede e novos vestiários do Estádio Elias Bravim em Araguaia. Organizou um Torneio de Master que contou coma ilustre presença de Assis ex Fluminense, São Paulo, Atlético Paranaense e Seleção Brasileira, vestiu a camisa do Clube e foi homenageado neste dia!
Copa do Café 2001 o Araguaia foi muito além das expectativas, começa vencendo o Alto Nova Almeida por 2x1 graças um gol contra e outro de Gustavo Colombino, a rodada seguinte novas vitória pelo mesmo placar, Nivaldo e
Jozemar marcaram no triunfo por 2x1 no Sport Club Rio Fundo, contra o Posto Ipiranga goleada de 4x1 para o Araguaia, gols de Buback, Cezinha, Gustavo e Divino. Contra o Pinheirinho de Alto Santa Maria uma vitória massacrante, Gustavo 4 vezes, Divino duas vezes e Motor e Nivaldo fechando o placar em 8x0. Contra um velho conhecido a Associação Esportiva Santa Maria Futebol Clube a partida mais complicada até então, empate em 1x1 com Olívio marcando o gol seu gol. Com o empate no tempo normal a decisão foi para a disputa de pênaltis, Cezinha, Divino, Gustavo Colombino, Nivaldo Mendonça e Braulio Brambila anotaram todas as cobranças terminando com vitória do Araguaia por 5x3.
A grande final foi contra o Santa Maria, com gols de Olivio, Divino, Gustavo Colombino e Braulio Brambila o Araguaia venceu por 4x2 e conquistou o título da Copa do Café de forma invicta.
Em 2014 veio o título de Campeão Municipal de Marechal Floriano. Na final no Estádio José Henrique Pereira na partida de ida o Araguaia venceu por 3x2 o América ficando em grande vantagem.
Na partida de volta no Elias Bravim o Araguaia não tomou conhecimento do América e goleou por 5x1, esta é até hoje a maior goleada sofrida da história do América em finais. Alexandre marcou 4 gols e Bimbo um, um ano antes o Araguaia era vice campeão da mesma competição.
Este post teve que sua totalidade colaboração de Cezinha Ronchi que foi presidente do clube por 18 anos e nos enviou a história e as fotos e material informativo da história do simpático Araguaia, obrigado Cezinha.
Placa de inauguração do Estádio Elias Bravim, o estádio foi inaugurado em 12 de janeiro de 1946. |
Troféu é o que não falta no clube |
Time feminino do Esporte Clube Araguaia em 1999 |
Gostaria que me enviasse a FT foto de atanagildo assis.foi goleiro em Vitória ES.
ResponderExcluir