sexta-feira, 16 de junho de 2017

Esporte Clube Aracruz


Nome : Esporte Clube Aracruz 
Fundação :12 de junho de 1954
Local : Aracruz
Estádio : Eugênio Antônio Bitti, Bambu
Títulos : Campeonato Capixaba Série A 2012
Vice Campeão Capixaba Série A 1993 e 2013
Campeão Capixaba Série B 1990 e 2010
Campeão Campeões Espírito Santo 2012

Aracruz escudo quando se chamava Sauassu


Modelo utilizado antes do atual ser adotado





Estádio Bambu após reformas


Fundado em 12 de junho de 1954, com o nome Esporte Clube Sauassu, em homenagem à localidade de fundação, antes apenas um distrito, mas que passaria a ser sede do município. Nasceu um clube amador para a prática de esportes da comunidade local, sua primeira diretoria foi formada F. Souza Neto, Artêmio Modenesi, Aurício Modenesi, Pedro Tonon, Francisco Monteiro Bermudes, João Paulo de Barcelos e Otacílio Bermudes.

Em 1956, por doação de Eugênio Antônio Bitti, a instituição recebeu uma área de mais de 29 mil m² para a construção de sua praça esportiva, por anos chamada de Estádio do Bambu, em função do fato de que era toda cercada pela referida planta. No final dos anos 1980, o espaço recebeu alvenaria e jogos amadores, principalmente contra Mariano, rival na época.




Hino do Esporte Clube Aracruz

Letra: Eduardo Silva Bitti
Música: Kaymuan, banda de rock-congo indígena de Aracruz 


Retorno de uma história, 
De emigrados e paz, 
Caminhais rumo à glória, 
Consciência que traz.
Em gramados, reluz 
O luar sobre nós. 
Contra as trevas conduz 
Dragão algoz. 
Tua existência és minha vida! 
Tua existência és minha vida! 
Lutais! Lutais! 
Sei o que foste e o que serás! 
No altar dessa cruz,
A vitória virá! 
Aracruz! 
Pelo ar, deve estar 
Sentimento de um mito, 
Pavilhão em três cores, 
Representa infinito. 
Amanhã faz-se hoje, 
O teu campo és um palco, 
Tu desfilas em meu sonho, 
Campeão, estás ao alto. 
Tua existência és minha vida! 
Tua existência és minha vida! 
Lutais! Lutais! 
Sei o que foste e o que serás! 
No altar dessa cruz, 
A vitória virá! 
Aracruz!

Estádio Eugênio Bitti, Bambu


Sauassu em 1957



O Aracruz ingressou no futebol profissional no final dos anos 80. Disputou a Série B estadual em 1988, 1989 e 1990, este último sagrando-se campeão conquistando direito de disputar a Série A pela primeira vez no ano seguinte já com nome de Esporte Clube Aracruz. 
A estreia na Série A em 1991 foi em grande estilo, vitória sobre o Vitória por 2x1, depois desta vitória vieram mais quatro, 1x0 sobre Rio Branco, 2x1 no São Mateus, 2x1 no Vitória novamente e 1x0 no Rio Branco outra vez. Mas na classificação geral encerrou com apenas 13 pontos muito distante dos 24 conquistados pelo Linhares e 21 da Desportiva classificados para a semi final.
Em 1992 o Aracruz fez campanha boa, mas foi e 1993 que a coisa foi realmente feliz para seu torcedor. O Aracruz fez ótima campanha e com isso chegou as finais, lá enfrentou o Linhares Esporte Clube, na primeira fase o Linhares vinha com vantagem nos embates, vitória por 2x0 em casa e 1x1 em Aracruz. Na final a primeira partida no Bambu Careca de cabeça após cobrança de falta lateral abriu placar para o Aracruz, o gol era mais que merecido pelos donos da casa que atacavam muito, mas o Linhares aos poucos foi ganhando terreno, mas os gols não siam mesmo com as duas equipes tendo várias chances claras de marcar mais gols, mas o melhor estava guardado para o final, em cobrança perfeita de falta o Linhares com Arildo Borges  empatou mandando a bola no ângulo do goleiros Júnior, fim de papo 1x1 e agora o Dragão precisaria vencer fora de casa para levantar o troféu. Na volta Estádio Joaquim Calmon  lotado, o Linhares não sabia o que era perder em casa a muito tempo, seja no Guilhermão ou no Joaquim Calmon, e Júnior goleiro do Aracruz e Hércules do Linhares tiveram trabalho nesta partida que o placar não saiu do  0x0 com isso o Linhares levantou o troféu restando ao Aracruz o vice.


Aracruz vice campeão estadual aqui no empate em 1x1 na partida de dia da final no Bambu.


Em 1994 o estadual foi longo disputado todos contra todos em pontos corridos, foram 30 partidas, em 13 delas o Aracruz venceu, oque acabou sendo pouco pois a Desportiva campeã venceu 18. Interessante neste estadual foram os clássicos contra o Mariano de Aracruz, no primeiro deles em 3 de abril vitória do Mariano por 3x2, no segundo encontro em 18 de junho deu Aracruz 1x0.

Em 1995 a primeira fase eram duas chaves de 9 equipes  jogando em turno e returno os 6 melhores de cada chave avançavam. O Aracruz chegou na última rodada com 3 vitórias, 7 empates e 5 derrotas com 16 pontos contra 17 do São Mateus, o Aracruz encarava o Nova Venécia já rebaixado enquanto isso o São Mateus enfrentaria o Vitória já classificado, mas no jogo o Aracruz terminou de forma melancólica empatando em 1x1 com Nova Venécia e para piorar o São Mateus venceu o Vitória por 1x0 acabando rebaixando o Dragão do Norte.
Em 1996 não disputou a Série A, retorna em 1997 começa goleando o Muniz Freire por 3x0, nas primeiras 5 rodadas 4 vitórias 10 gols marcados, porém depois vieram 8 partidas sem vencer. Vale destacar a forma ofensiva do Aracruz jogar, isso proporcionou algumas belas vitórias, 3x1 no Capixaba de Guaçuí, 4x0 no Rio Branco de Venda Nova, mas o resultado mais positivo foi os 5x2 sobre o Rio Pardo de Iúna que era uma das forças naquele período e fez grande campanha até em um Brasileiro. Na classificação geral o Aracruz encerrou em 7º eliminado na primeira fase.


Jogadores do Aracruz no Engenheiro Araripe em 1997

Em 1998 o Aracruz ficou apenas em 6º no turno sem brilho, vencendo 4 das 9 partidas, no returno na campanha outra vez 4 vitórias em 9 partidas, resultando na eliminação da equipe ainda na primeira fase. 
Em 1999 o desempenho foi ainda pior, única partida realmente empolgante foi nos 4x1 sobre o Comercial de Alegre, o grande problema do Dragão era empatar demais, foram 10 empates em 22 jogos, sendo 7 deles em 1x1, e foi justamente um destes empates em 1x1 que salvou o tricolor do rebaixamento contra o São Gabriel que também se salvou encerrando São Gabriel com 15 pontos, Aracruz com 11, quem salvou o tricolor foi o Rio Branco de Venda Nova que não havia vencido nenhuma partida, mas derrotou o Nacional de Itaguaçu que tinha 10 pontos  por 2x1.
Mas em 2000 o tricolor não escapa do rebaixamento, foram apenas 3 vitórias em 22 partidas, 14 derrotas, o rebaixamento veio por antecipação, as únicas alegrias foram os 1x0 no Nacional de Itaguaçu e Vitória, além dos 3x0 no Comercial de Alegre na última rodada onde ambas equipes já estavam rebaixadas. No dois confrontos caseiros diante do Riachuelo também de Aracruz um empate em 1x1 no primeiro turno e derrota por 1x0 no returno 

Em 2001 após vários anos fora do futebol profissional retorna na Série B, mas por causa de 2 pontos fica de fora da 2ª fase, o culpado foi o Tupy que ao empatar em 2x2 com o Aracruz na penúltima rodada eliminou a equipe da competição e de quebra praticamente garantiu o Tupy na Série A de 2002.


Só em 2007 o Dragão retornou a Série B, nesta temporada conquistou a vaga nas semi finais com uma rodada de antecipação ao golear o São Mateus por 3x0. A torcida estava empolgada mesmo depois de sofrer 6x1 do Rio Bananal na última rodada poupando jogadores é verdade. Mas o rival seria a Desportiva invicta na outra chave com 21 gols marcados em 6 jogos. Mas a competição começava do zero agora, Mas o Aracruz vacilou pois mesmo abrindo placar com Paulinho Pimentel aos 5 na 2ª etapa, deixou a Desportiva empatar aos 16  com Matheus, mas no minuto seguinte Alex Passos da Desportiva foi expulso, mesmo com um a mais quase toda segundo tempo só marcou mais uma vez, aos 38 com Paulinho Pimentel novamente. No Araripe o Aracruz jogava pelo empate, mas era tarefa dura segurar a Desportiva em casa nessa competição, em 3 jogos a equipe grená havia vencido os 3 marcando 3 gols no Tupy, 4x0 no Guarapari e 5 no Unidos, o Aracruz se segurava bem na primeira etapa mas aos 47 sofreu gol de Egmar que eliminou o Dragão da competição.


Em 2010 o Dragão retorna a Série B. Esta edição foi composta por dois grupos. O grupo A com 5 times, o B com 4, porém no B o Rio Branco de Venda Nova abandonou a competição antes dela iniciar, deixando apenas 3 times no grupo, no grupo A o Tupy de Vila Velha abandonou a competição na 3ª rodada, e todas as partidas seguintes foram computadas em W.O equivalente derrota por 2x0. Como o Tupy já havia perdido as duas primeiras o W.O não influenciou na classificação de ninguém. O Aracruz fechou líder do grupo A com 20 pontos e único invicto da 1ª fase, derrotou todos os concorrentes da chave. Agora eram dois passos para retornar a Série A finalmente.


Campanha

Aracruz 3x2 GEL
Colatina 1x1 Aracruz
Tupy 0x2 Aracruz 
Aracruz 1x0 CTE Colatina
GEL 1x4 Aracruz
Aracruz 2x0 Colatina
Aracruz 2x0 Tupy (W.O)
CTE Colatina 0x0 Aracruz

A semi final valendo vaga na elite em 2011 foi contra o Castelense 2º colocado do grupo B. Na ida no Emílio Nemer o Aracruz venceu com gol de Maicon aos 26 do 2º tempo, aumentando a vantagem ainda mais. Na volta no Eugênio Bitti nova vitória por 1x0, agora gol de Eltinho aos 22 do 1º tempo de pênalti o gol da vaga na final e na 1ª divisão finalmente.

A final era contra o Estrela do Norte, na ida no Sumaré a partida ficou em um 0x0. Na volta no Estádio do Bambu como é conhecido o Eugênio Bitti, em 8 de maio de 2010, a partida foi muito nervosa, Eltinho, Neguetti, Daniel, Colméia, Guilherme e Buiu todos levaram amarelo, e ainda tiveram 3 expulsões, Diogo, Buiu e Wescley. O Aracruz decidiu a parada em 25 minutos, aos 21 e aos 25 Eltinho em grande fase abriu 2x0 para os donos da casa, placar que foi até o fim e deu ao Aracruz o título de campeão invicto da Série B 2010.
O Aracruz foi a campo com : Dênis, Genor, Diogo, Bruno e Fabrício; Gilmar, Neguetti (Diego), Daniel e Léo Oliveira (Itarana), Eltinho e Maicon (Tandera). Técnico: Pádua.
O Estrela foi com : Thiago Aleluia, Colméia (Wescley), Carlos Henrique,(Arouca), Guilherme e Serginho; Patrick, Buiu, Alves,(China) e Pelica; Jonas e Uelton. Técnico: Róbson Gabriel.
Semi final
Ida
Castelense 0x1 Aracruz
Volta
Aracruz 1x0 Castelense
Final
Ida
Estrela do Norte 0x0 Aracruz
Volta
Aracruz 2x0 Estrela do Norte


Festa de 2010

Em 2011 após quase 15 anos fora da Série A o Aracruz voltou com bela campanha, o Dragão ficou 12 partidas invicto na competição, vale destacar os 5x2 no Espírito Santo(ex Anchieta) e 4x1 no Linhares Futebol Clube, só foi perder nas últimas duas rodadas, mas oque serias festa pois a equipe se classificaria para as semi finais acabou se transformando e uma frustração gigantesca com a perda de 6 pontos por escalação irregular do zagueiro Nei, com isso a equipe que seria vice líder com 24 pontos cai para 5º com 18, curioso e que o São Matus que estava eliminado entrou no lugar do Aracruz em 4ª acabou conquistando a competição.



Mas em 2012 o Aracruz Esporte Clube conquistou sua maior glória o título de campeão capixaba de futebol. O estadual deste ano foi disputado em turno e returno todos contra todos, com os 4 melhores indo para as semi finais do mata mata igual no ano anterior.
Foram 18 rodadas até o fim da 1ª fase, o Aracruz teve uma campanha de apenas duas derrotas na 1ª fase, a equipe ficou 11 partidas sem derrotas entre 1ª fase e final. A classificação chegou na anti penúltima rodada quando derrotou o São Mateus rival direto na briga por 1x0 em pleno Sernamby.
Após terminar empatado em 33 pontos com o Rio Branco o Aracruz terminou em 2º por ter 9 vitórias contra 10 do adversário. 

Campanha
1ª Fase
Rio Branco 3x3 Aracruz
Aracruz 1x0 Linhares
Aracruz 0x0 Conilon
Espírito Santo 2x0 Aracruz
Aracruz 1x0 Serra
Real Noroeste 1x1 Aracruz
Aracruz 1x0 São Mateus
Vitória 2x1 Aracruz
Aracruz 2x2 Colatina
Aracruz 2x1 Rio Branco
Linhares 2x3 Aracruz
Conilon 1x1 Aracruz
Aracruz 4x0 Espírito Santo
Aracruz 2x1 Real Noroeste
São Mateus 0x1 Aracruz
Aracruz 0x1 Vitória
Colatina 2x3 Aracruz


Na semi final o adversário foi o Vitória, junto com o Espírito Santo os únicos a derrotarem o Aracruz na 1ª fase, o Aracruz jogava por dois resultados iguais e conquistou a vaga após empatar por 1x1 na ida no Salvador Costa, e na volta no Bambu pelo mesmo placar.
Em uma final inédita Aracruz e Conilon(Botafogo de Jaguaré disputando com nome fantasia), lutariam para ver o novo campeão estadual.


Na partida de ida o Conilon venceu por 2x1, na volta o Aracruz precisaria vencer para conquistar o título, e fez isso muito bem, atropelou o Conilon por 4x1, com gols de Cal Santos, Nei, Gilmar, David em 5 de maio de 2012. 

Semi final
Partida de ida
Vitória 1x1 Aracruz
Partida de volta
Aracruz 1x1 Vitória

Final
Partida de ida
Conilon 2x1 Aracruz 
Partida de volta
Aracruz 4x1 Conilon


O Aracruz na partida do título inédito com direito a goleada


No segundo semestre graças ao título estadual o Aracruz fez sua primeira partida em competições nacionais em 01 de julho pela Série D do Brasileiro, o adversário o Nacional em Minas Gerais, lá não saíram de um 0x0. A estréia em casa foi em 7 de julho, 1x1 com Friburguense/RJ, a primeira vitória veio uma semana depois diante do Volta Redonda/RJ no Bambu, contra o Guarani também em Minas Gerais outro empate agora 1x1, a primeira derrota veio para o Volta Redonda por 1x0 fora de casa. Na rodada seguinte a torcida saiu muito decepcionada pois perdeu em casa por 2x0 para o Guarani que com esta vitória já conquistava a sua vaga antecipadamente, Na rodada seguinte jogo de vida ou morte com Friburguense que com 9 pontos vencendo chegaria a 12 eliminando o Dragão. Mas o Aracruz vê o Friburguense abrir 2x0 em Nova Friburgo com apenas 26 minutos de partida, só consegue descontar aos 31 do 2º tempo, tarde demais, o tricolor era eliminado antecipadamente, se despediu com vitória por 1x0 sobre o Nacional ex líder da chave, encerrando com 9 pontos em 3º contra 13 do Nacional e 16 do Friburguense, encerrando em 26º entre 40 equipes.
Aracruz usou este escudo homenageando o título da Série A 2012
Em 2013 o Aracruz entrou como o grande favorito ao título estadual, logo de cara conquistou a Copa dos Campeões Espírito Santo que colocou Aracruz campeão estadual 2012 contra a Desportiva campeã da Copa Espírito Santo 2012, a vitória foi do Dragão por 3x2 em uma partida emocionante e muito nervosa no Estádio do Bambu. 


Durante o estadual o Aracruz disputou a Copa do Brasil, esta foi sua primeira competição nacional, o Joinville/SC foi o adversário. A partida de ida aconteceu em 10 de abril o Aracruz viu o adversário com Marcelo Costa fazer 1x0 logo aos 10 minutos de jogo, no segundo tempo Regílson 25 igualou tudo terminando em 1x1 placar final. Na partida de volta na Arena Joinville foi derrotado por 1x0 dando adeus a competição na 1ª fase.
No estadual os 10 times se enfrentaram em turno e returno com os 4 melhores avançando as Semi Finais, e o regulamento uma mudança importante, o líder da primeira fase seria o representante capixaba na Série D 2013 e não mais o campeão por achar que assim se teria mais tempo para preparação do time representando do estado. Aracruz e Desportiva disputavam ponto a ponto a liderança da competição, até que na 15ª rodada um jogo cheio de polêmicas e confusão desde o extra campo até depois da partida. No campo a Desportiva venceu por 2x1, e a confusão foi grande, trocas de empurrões tentativas de agressão entre os jogadores e membros de ambas comissões técnicas, confusão entre as torcidas fora de campo, tudo isso além das vitórias do Aracruz na Copa dos Campeões e no turno do estadual por 2x1, a Desportiva pediu exame antidoping para esta partida, isso gerou a fúria de alguns atletas e diretores do Dragão. Mas quem acabou rindo por último na primeira fase foi o Aracruz, que terminou líder fechando a primeira fase goleando o Rio Branco por 4x1 chegando aos 39 pontos contra 35 da Desportiva.
No mata mata o Real Noroeste foi o adversário, e na partida de ida o Aracruz levou um tremendo susto ao ser derrotado por 2x0 em Águia Branca, mas na partida de volta o Dragão cuspiu fogo e venceu engolindo o Real por 4x2 garantindo vaga na final buscando o inédito bicampeonato.
Na final justamente a Desportiva, que não disputava um estadual como Ferroviária desde 1998 quando assinou a transformação em clube empresa se tornando Capixaba S/A.
As equipes não era de hoje já cultivavam momentos de rivalidade como nas semi finais da Série  2007 que a equipe de Cariacica levou a melhor. Mas na partida de ida foi o Dragão que marcou primeiro, Regílson o jogador dos jogos decisivos fez aos 21 minutos de jogo, o Aracruz que já jogava por dois empates agora levava uma vantagem muito grande para a volta, mas esta vantagem diminuiu com gol de Helder aos 35 do 2º tempo, fim de jogo 1x1 no Engenheiro Araripe. 
Mas no Bambu o Aracruz ainda tinha uma grande vantagem pois jogava pelo empate, a Desportiva restava apenas a vitória, mas o tricolor não perdia em casa pelo estadual desde 31 de março de 2012 derrota para o Vitória, eram mas de 10 partidas sem derrotas no Eugênio Bitti. A primeira etapa tudo ocorria como esperado pelo Aracruz, partida empatada mas Léo Oliveira fez 1x0 Desportiva logo aos 2 do 2º tempo, sem problemas Regílson estava em campo e empatou aos 18 minutos, o tempo foi passando e a torcida do Aracruz já gritava "É campeão" quando aos 43 minutos Anderson Sorriso da entrada da área chutou de esquerda e marca no ângulo calando o lado tricolor do Bambu, a Desportiva vencia o jogo por 2x1 e levava o título deixando o Aracruz com o vice campeonato para tristeza de sua torcida que teve a maior média de público naquele estadual.
No segundo semestre mesmo vice estadual foi o capixaba na Série D nacional.

A estréia foi péssima, derrota por 5x3 para o Tupi/MG em casa, na primeira fora derrota por  3x2 para o Araxá, na segunda fora 1x0 para Resende/RJ, a vitória por 1x0 sobre Nova Iguaçu no Rio de Janeiro deu vida ao clube. No returno 0x0 com Resende e Nova Iguaçu ambas em casa deixaram a chance de classificação quase impossível. Contra o Resende era vencer ou vencer, mas o Aracruz acabou sofrendo goleada de 4x1 com isso já via a eliminação precoce novamente, encerrando a competição empate em 0x0 com Araxá e derrota por 2x1 para o Tupi, o time mineiro foi uma das 4 equipes a conquistar o acesso ao chegar em 3º lugar. O Aracruz terminou em 34º colocado entre 40 equipes.


Em 2014 vem a notícia trágica para a sua torcida, o Dragão abandona o estadual com a tabela pronta e com isso é punido com afastamento de pelo menos um ano de competições oficiais da Federação de Futebol do Espírito Santo. A Desportiva chegou a propôr uma troca com o Aracruz que ficaria com a  vaga da Desportiva na Copa do Brasil de 2014 enquanto a Desportiva ficaria com a vaga do Aracruz na Série D 2013, mas a diretoria do Aracruz bateu o pé e foi para a competição causando um grande rombo nas finanças do clube que já vinham complicadas desde o estadual onde quase aconteceu greve do elenco.

 
O Clube lançou a seguinte nota sobre sua desistência.
"É com pesar que informamos que a reunião entre o Conselho de Administração e o Conselho Deliberativo do Esporte Clube Aracruz, ocorrida nesta noite de 26 de dezembro de 2013, definiu que o clube paralisará as atividades de futebol profissional por, no mínimo, dois anos, período no qual a instituição efetuará o pagamento de dívidas pendentes deixadas pela diretoria anterior.
Com isso, o clube oficiará a Federação quanto à desistência em relação à participação no Capixabão 2014.
O Dragão possui dívidas de quase 200 mil reais e a disputa do Campeonato Capixaba do próximo ano, mesmo com jogadores recebendo salário mínimo, estava orçada em mais de 400 mil reais. Sem patrocínios públicos ou privados, a continuidade do futebol profissional ficou inviável.

O Aracruz segue afastado no profissional desde então, já nas categorias de base disputou competições da FES como Sub 13, 15, 17 e 20.

.

Este modelo não encontramos data de utilização ao certo nos anos 90











Nenhum comentário:

Postar um comentário