quarta-feira, 21 de junho de 2017

Desportiva Ferroviária

Nome : Associação Desportiva Ferroviária
Fundação : 17 de junho de 1963
Local : Cariacica
Estádio : Engenheiro Alencar Araripe
Títulos :  18 títulos capixabas : 1964 (invicta), 1965, 1967 (invicta), 1972, 1974, 1977, 1979, 1980, 1981, 1984, 1986, 1989, 1992, 1994, 1996, 2000 , 2013 e 2016.
Taça Cidade de Vitória 1966 (invicta) e 1968 
Copa Espírito Santo  2008 e 2012
Capixaba série B  2007 e 2012
Copa dos Campeões Espírito Santo 2014
Torneio início  1967
Taça Jones dos Santos Neves  1977
Taça Grande Vitória 1988








Estádio Engenheiro Alencar Araripe Desportiva 1x0 Espírito Santo 2016 
Inaugurado em 16 de janeiro de 1966, Desportiva Ferroviária enfrentou o America do Rio de Janeiro, ganhando o time carioca por 3x0. A Desportiva Ferroviária foi a campo com Adjalma, Azul, Mateus, Roberto Almeida, Earl, Wilson, Fausto, Arinos, Maurélio, Silvinho e Bezerra. Entraram durante a partida Xavier, Umberto Monteiro, Somonassi, Edson Flecha Negra e Alcione. O primeiro gol do Araripe foi marcado por Roberto Almeida (contra).
O primeiro treino noturno no estádio foi no dia 19 de fevereiro de 1967. A primeira partida noturna no estádio Araripe aconteceu no dia 22 de fevereiro de 1967 entre Desportiva Ferroviária 2x0 Fluminense, vencida pela equipe capixaba. Dennilson e Silvinho marcaram os gols da vitória da Desportiva.
O Engenheiro Araripe foi palco da única apresentação oficial da Seleção Brasileira de Futebol no estado do Espírito Santo, em 26 de junho de 1996, quando a Seleção Brasileira derrotou a Seleção da Polônia por 3 a 1. O Brasil do técnico Zagallo contou com Danrlei(Dida), Zé Maria(Zé Elias), Aldair, Ronaldo Guiaro(Narciso) e Roberto Carlos, Flávio Conceição, Amaral, Rivaldo, Juninho, Bebeto e Ronaldinho(Marques depois Luizão). Os gols foram de Bebeto (2), Narciso e Dubicki. O árbitro foi o espanhol José Maria Aranda Encimar. Este foi o jogo de número 915 da Seleção Brasileira.
Já foram mais de 120 jogos no Estádio Engenheiro Araripe pela série A do Brasileiro, seja ela com a Desportiva donos da casa ou outras equipes como mandantes, Rio Branco, Vitória, Flamengo/RJ, Fluminense/RJ e Botafogo/RJ.
O Estádio já recebeu Nelson Mandela, e a seleção da Austrália para a Copa do Brasil 2014.

Assim era o primeiro uniforme oficial da Desportiva



A Associação Desportiva Ferroviária fundado em 17 de junho de 1963 em Jardim América Cariacica, após a fusão de cinco clubes de trabalhadores da empresa Companhia Vale do Rio Doce...Associação Atlética Vale, Valério, Ferroviário, Guarany e Cauê. Curioso que o time grená nasceu canarinho, apenas em 1965 passou a ser grená, cores que são as oficiais até o dia de hoje.
É o clube capixaba com mais participações na Série A e B do Brasileiro e Copa do Brasil. Disputou a série A do Brasileiro 9 anos seguidos (1973 até 1982), jogou a série B de 1991 até 2001, (em 85 e 93 jogou a série A), além de participações na Série C e D do Brasileiro, Copa do Brasil, Taça Brasil e Copa Verde. Na base tem a melhor campanha ta Taça Sã Paulo em 1998 quando chegou eliminar o Corinthians/SP maior campeão da competição, uma conquista que poucos sabem é que a Desportiva Ferroviária possui um título Brasileiro na categoria Juniores, que hoje corresponde ao Sub-20, em 1995 a Desportiva venceu a Taça Rio que era o Campeonato Brasileiro da categoria.




Fachada do estádio arquibancada principal


Em seu primeiro ano de vida a Desportiva disputou a Taça Cidade de Vitória sem muito sucesso, já em 1965 reforçada por quase um time inteiro do Santos de Aribiri de Vila Velha que inclusive foi o campeão da Taça Cidade de Vitória de 1963 a Desportiva conquistou seu primeiro título estadual, depois de uma campanha repleta de goleadas aplicadas, 4x0 no Santos (seu ex jogadores não tiveram pena do ex clube), 5x0 no São Silvano de Colatina, 3x0 no Americano, 4x1 no Estrela do Norte, e incríveis 10x1 no São Silvano a equipe chegava a final contra o Rio Branco com 7 vitórias seguidas, como o Rio Branco havia conquistado um turno a Desportiva outra, ocorreu a partida desempate que daria o título ao Rio Branco em caso de vitória. Esta partida é a maior registrada no clássico, ela terminou em 1x1 no tempo normal, foi para a prorrogação com Rio Branco marcando 2x1 faltando 3 minutos e a Desportiva empatando no último minuto, isso levou a mais um tempo de 15 minutos que encerrou sem gols,e nos pênaltis a Desportiva venceu por 2x1 obrigando uma final entre os dois clubes. Na partida de ida da final a Desportiva sobrou em campo e venceu por 3x1, na partida de volta mesmo podendo perder por um gol de diferença voltou a vencer agora por 3x2 em pleno Governador Bley conquistando seu primeiro título estadual, ali uma rivalidade histórica nascia.

Em 18 de julho a Desportiva estreava na Taça Brasil 1965, foi sua primeira competição nacional. Lá já ostentando as cores grenás (reza a lenda que a CBD havia proibido de usar as cores da seleção em suas competições, nisso a Desportiva acatou sendo verdade ou não e escolheu as cores dos trens da estrada de ferro Vitória-Minas, onde o grená era cor predominante. Na partida de ida empatou 1x1 com Eletrovapo no Rio de Janeiro, correram mais duas partidas, uma em 2x2 outra em 1x1, a partida terminou a prorrogação empatada e o regulamento não previa disputa de pênaltis então ocorreu algo inédito no Brasil, a primeira disputa de cara ou coroa da história, se acha que ficou só nesta disputa se engana, até um Botafogo/RJ e Atlético/MG também decidiram uma vaga na competição com cara ou coroa.
Na fase seguinte não deu para a Desportiva que mesmo vencendo sua primeira partida 2x0 no Atlético/GO acabou perdendo duas e foi eliminada.  

O estadual de 1965 a exemplo de 1964 foi disputado no ano seguinte por atrasos no calendário caótico nacional, e a Desportiva já havia se tornado grená e contava com uma grande vantagem, a sua casa, pois em 1996 foi inaugurado o Estádio Engenheiro Alencar Araripe, e esse fator casa fez uma diferença enorme, a equipe vencia todas em casa e ainda buscava muitos pontos fora de casa, começou fazendo 2x0 no Cachoeiro, 2x1 no Rio Branco, 1x1 com Estrela do Norte e 4x0 no Santo Antônio, o estadual era curto, o campeão de cada turno se garantia na final, mas quem disse que a Desportiva deixou isso acontece. venceu Cachoeiro por 5x0, 2x2 com Rio Branco, mas com as vitórias de 4x1 no Vitória, 4x0 no Estrela do Norte e 3x0 no Santo Antônio levantou também o troféu do returno e com isso foi o campeã de forma antecipada do estadual, era o bicampeonato em sua segunda participação e desta de forma invicta.




No 2º semestre não satisfeita também conquistou a Taça Cidade de Vitória, esta pela primeira vez em sua história, detalhe que também foi de forma invicta. Aplicou várias goleadas, 3x0 no Santo Antônio, 4x0 Santos de Aribiri, 3x0 no Rio Branco esta a primeira goleada da história do grande clássico, 8x1 no Corinthians de São Torquato e 4x1 no Caxias, curioso que o titulo foi conquistado em um 0x0 com Rio Branco. Durante a competição a Desportiva encarou o Americano/RJ na Taça Brasil e acabou fora comum empate e uma derrota.

Em 1967 a Desportiva seguia imbatível, ou quase pois a Taça Cidade de Vitória não veio, a equipe acabou sem o título mesmo invicta. Mas no estadual no 2º semestre o título não escapou, a Desportiva seguiu a rotina de aplicar várias goleadas, 5x1 no Muqui, 3x0 no Villa Nova de Colatina, 4x1 no Santo Antônio, 7x0 no Castelo, e na última rodada do returno confirmou o título ao derrotar o Rio Branco por 1x0, era o tricampeonato estadual o segundo invicto. 
Neste período de 1967 a Desportiva marcou de vez seu nome na história do futebol ao ficar 51 partidas consecutivas sem derrotas, até hoje esta série de 343 dias é a segunda maior do Brasil só perde para Flamengo/RJ e Botafogo/RJ que ficaram 52 partidas sem derrotas.

Em 1968 a Desportiva parou no Goytacaz/RJ após um empate e uma derrota, e ali entrou em um seca que o seu torcedor acostumado comemorar títulos toda hora não conseguia aceitar, a seca acabou só em 1971 quando derrotou o Rio Branco na final do estadual, porém muito tempo após o fim do estadual a federação remarcou a final pois a Desportiva havia usado jogadores que estavam disputando dois torneios ao mesmo tempo a Desportiva se recusou entrar em campo e o título foi via correio para o Rio Branco, de forma bem sem graça afinal o rival já havia dado até volta olímpica em plena sua casa depois de vencer a ida por 1x0 empatar a volta por 1x1 e vencer mais uma vez por 1x0.
Em 1972 as contas foram acertadas, Desportiva e Rio Branco chegaram para mais uma final, a Desportiva tinha vantagem e acabou vencendo por 1x0 a ida, mas na volta o Rio Branco devolveu o placar, então veio a 3ª partida, e nela a Desportiva só precisava do empate e foi o que aconteceu, 0x0 placar final e festa grená no Engenheiro Araripe.


Em 1973 o time não foi bem como esperado no estadual, mas então depois de muita briga fora de campo conseguiu ser confirmado no Campeonato Brasileiro da 1ª divisão pela CBD. E logo mostrou que não havia lutado tanto atoa, venceu Sergipe/SE e Atlético/MG ambos por 2x0, e junto com Palmeiras/SP era único time 100% na liderança,e ainda tinha Zezinho Bugre com 3 gols como artilheiro, nas partidas seguintes aprontou com Flamengo/RJ vencendo por 1x0, 1x0 e 2x0 no Náutico/PE, contra o Paysandu/PA a primeira vitória fora, placar de 2x0, foram 8 vitórias ao todo, mas uma partida que ficou marcada foi contra o Vasco/RJ na 4ª rodada, o Estádio Eng. Araripe ficou lotado, o público pagante foi de quase 24 mil, mas presente girou em torno de 30 mil , para se ter idéia haviam pessoas até nas torres de iluminação, o Vasco venceu por 1x0 gol de Zanata. Foram 28 partidas, 8 vitórias, 9 empates e 11 derrotas, 20 gols a favor e 22 contra, a equipe capixaba foi a 27ª colocada entre 40 equipes, em sua primeira participação ficou na frente de Atlético/PR, Portuguesa/SP e Sport/PE por exemplo.
Em 1974 tem um desafio logo no começo do ano, a Seletiva do Brasileiro, encarando o Rio Branco pela vaga no Brasileirão daquele ano, mesmo sendo atual campeão o Rio Branco viu o rival se classificar após vencer duas partidas na melhor de três.
Mas no Brasileiro apenas 4 vitórias, 1x0 Itabaiana/SE, 1x0 Avaí/SC, 1x0 Tiradentes/PI e 2x1 Sampaio Corrêa/MA, resultado apenas 34 entre 40 equipes.
Pelo menos no estadual não deu chances no estadual, chegou ao Quadrangular Final com 7 vitórias em em 10 jogos, a única derrota  havia sido para o Santo Antônio por 1x0 3 partidas atrás, e 3 foi o número de gols que a Desportiva aplicou no Santo Antônio, derrotou o Vitória por 1x0 e na rodada final contra o Rio Branco repetiu o placar levando o campeonato para casa.




Em 1975 um ano sem conquistas, na verdade teve o Torneio de Verão aplicando 4x0 no Santo Antônio na final, no Brasileiro só 4 vitórias, 1x0 Santa Cruz/PE, 2x1 Campinense/PB, 1x0 CSA/AL e 3x0 no Americano/RJ em Campos. Ficando em 37º entre 40 equipes.


Em 1976 após ótima campanha na 1ª fase acabou tendo desempenho ruim no Quadrangular final perdendo a chance de título, no Brasileiro apenas duas vitórias, uma contra o Figueirense/SC por 1x0, a outra foi em dia histórico, pela primeira vez os maiores rivais capixabas em enfrentariam na elite nacional, tudo bem que houveram 3 partidas na seletiva em 1974 mas esta partida foi realmente na Série A, em 7 de setembro a Desportiva venceu por 2x1 o Rio Branco no Engenheiro Araripe. Após a eliminação do Brasileiro a Desportiva disputou uma outra competição nacional, na companhia de Rio Branco, Americano/RJ e Fortaleza a Desportiva foi a campeã da Taça Governador Élcio Tavares 1976, em 6 partidas foram 3 vitórias, 2 empates e 1 derrota.

Em 1977 logo no início do ano a Desportiva foi campeã da Taça Jones dos Santos Neves uma prévia do estadual com a presença de Desportiva, São Mateus, Guarapari, Rio Branco e Vitória, a exemplo da Élcio Tavares o título foi conquistado após um 0x0 com Rio Branco que já havia perdido por 4x2 nesta mesma competição.

No estadual a primeira fase a Tiva foi quase perfeita, aplicou 4x0 no Industrial de Linhares, 5x0 no Caxias e 6x0 no III de Maio, foram 7 vitórias em 13 jogos, a sua única derrota foi para o Rio Branco por 1x0 na partida que teve incríveis 15 minutos de acréscimo dados por Henrique Ribeiro na 2ª etapa, estranho é que forma no máximos 2 ou 3 minutos de paralisação.
Na 2ª fase a Desportiva outra vez foi quase perfeita, não aplicou goleadas mas venceu 9 das 14 partidas, perdeu apenas uma única partida, 1x0 justamente para o Rio Branco igual na 1ª fase.
No Quadrangular Final venceu Industrial por 1x0 e repetiu o placar contra Estrela do Norte, mas na hora de conquistar o título parou novamente no Rio Branco derrota por 3x2, a torcida da Desportiva já havia perdido a paciência com estas 3 derrotas, e agora teria mais uma partida contra o Rio Branco, agora era vencer ou vencer para conquistar o título, e desta vez a Desportiva não deu mole e com a vitória simples de 1x0 levantou o troféu e acabou rindo por último.

No Brasileiro foram vitórias contra Volta Redonda/RJ, 4x1 no e Sergipe em plena casa rival, 1x0 no Vitória na Bahia, 3x1 no Confiança/SE, 2x1 no Bahia/BA, 3x1 no Vitória/BA, 2x1 no Vitória/ES, esta vitória eliminou o rival e classificou a Desportiva, mas antes desta vitória a Desportiva encarou o Vitória/ES no primeiro clássico capixaba na Série A que terminou com vitória do lado azul e branco por 2x1. Mas na 2ª fase a Desportiva acabou sendo eliminada com 3 empates e 2 derrotas na fase seguinte. Algo que vale lembrar é que uma partida entre Desportiva x Fluminense de Feira de Santana/BA durou apenas 19 minutos, pois o Fluminense teve 5 jogadores expulsos de uma vez encerrando a partida por não ter o número mínimo de jogadores em campo, mais tarde se descobriu que a Federação da Bahia e dirigentes do Vitória compraram jogadores do Fluminense para não deixar a Desportiva vencer pois isso classificaria o time baiano, que ao ver que não conseguiria segurar o time capixaba causou grande confusão desde antes do jogo falando que não tinha segurança no Araripe e várias outras atitudes. A CBD marcou jogo em campo neutro entre Desportiva e Vitória, mas o time baiano que havia perdido as duas "arregou".

Em 1978 a Desportiva acabou não conquistando títulos, no Brasileiro apenas 4 vitórias, 1x0 no Operário/MT, 2x0 Dom Bosco/MT, 2x0 Vila Nova/GO. Outra vez enfrentou o maior rival em duas partidas, uma 0x0 e a outra a Desportiva venceu o Rio Branco por 2x1.


Nos 3 anos seguintes foram históricos para a equipe grená, foram 3 títulos seguidos pela primeira vez em sua história. Começando por 1979 o Leão de São Marcos foi o primeiro a sentir a força da locomotiva, o placar final de 8x1. Aplicou também 4x0 no Santo Antônio. No Quadrangular Final a Desportiva foi cirúrgica, venceu Vitória por 1x0, 1x1 com América de Linhares, 1x0 no Rio Branco e 0x0 com Vitória, e na 5ª rodada já poderia conquistar o título antecipado, e conseguiu ao empatar em 1x1.
No Campeonato Brasileiro foram 9 vitórias, 2x1 no São Paulo/RS, 2x0 Operário/PR, 1x0 Criciúma/SC, 2x0 Caldense/MG,  2x1 Caxias/RS, 2x1 Anapolina/GO, 1x0 Goytacaz/RJ, 1x0 Atlético/PR e 4x0 São Paulo/RS, a equipe não avançou de fase e ainda teve a tragédia com Zé Rios que em choque de cabeça com Bira do Internacional/RS em Porto Alegre entrou em coma ainda dentro de campo e nunca mais voltou a jogar futebol novamente.

Em 1980 veio a melhor campanha da Desportiva no Brasileiro, derrotou o Guarani/SP por 1x0, amargou 5 jogos sem vencer até que desencantou vencendo Palmeiras/SP por 1x0, venceu também Flamengo/PI e Ferroviário/CE ambos por 3x1, no returno derrotou o Ferroviário/CE novamente 0x1, 3x1 Remo/PA garantindo a vaga na fase seguinte.
Agora era Quadrangular contra Flamengo/RJ, Santos/SP e Ponte Preta/SP, mas lá não contou com a sorte, além de jogar apenas a última rodada em casa contou com retorno do Zico inspirado no Macaranã na estréia perdendo por 3x0 com show do galinho, que adorava marcar contra a equipe, e pensar que em 1973 ele não foi para a própria Desportiva que quis leva-lo por empréstimo graças a Zagallo que não liberou ele e mandou Fio Maravilha em fim de carreira em seu lugar. Na rodada seguinte mesmo com um a menos a Desportiva segurou um 0x0 com Santos em São Paulo. na rodada final cumprindo tabela derrotou a Ponte por 2x1 no Araripe. Entre 44 equipes a Desportiva foia 15ª com com 7 vitórias, 4 empates, 7 derrotas, 20 gols as favor e 32 contra em 18 partidas disputadas.
No estadual entrava como o time mais favorito que nunca, entre várias vitórias destaque para os 7x0 sobre o leão de São Marcos que de novo sentia a força da locomotiva grená. No Quadrangular Final foi cirúrgica novamente, 2x0 no Colatina, 1x1 com Rio Branco, 0x0 com Vitória e 1x1 com Colatina, na penúltima rodada o mais otimista grená ficou surpreso com tamanha facilidade a Desportiva derrotou o rival Rio Branco, aplicou impiedosos 4x1 com show do jovem Geovani, que viraria um craque consagrado mais tarde não só no Brasil como na Europa. Com as duas mãos na taça a vitória por 2x0 sobre o Vitória garantiram o bicampeonato que não vinha desde 64/65.


Em 1981 depois de sua pior campanha em Brasileiros onde em 9 partidas não conquistou nenhuma vitória, sua única alegria foi buscar um empate em 2x2 em São Paulo com Corinthians após sofrer 2x0 no início da partida.
Depois disso sua primeira excursão internacional onde jogou pela Ásia na Coréia do Sul, Indonésia e Qatar.
De volta ao Brasil começa a caminhada pelo inédito tricampeonato capixaba, no turno perdeu a final para o Colatina após um empate e uma derrota na final, no returno não chegou a final então agora restava a 2ª fase como chance de chegar a final, para isso teria que passar pelo Rio Branco que também lutava pela vaga contra o Colatina, após vencer por 2x1 na ida e empatar na volta garantiu a vaga na final. O Colatina era o único que poderia impedir o tri inédito, e começou bem vencendo por 1x0, mas na volta a Desportiva devolveu o placar e por ter melhor campanha jogaria pelo empate a 3ª e decisiva partida, e foi o que aconteceu, empate em 0x0 e a Desportiva conquistava um feito único em sua história, três estaduais consecutivos.


Em 1982 no Brasileiro após vencer Vitórias duas vezes uma em casa por 3x1 e 4x2 na Bahia a Desportiva era obrigada derrotar o Grêmio/RS para buscar a repescagem e conseguiu, o tricolor gaúcho que seria campeão Mundial de clubes por 1x0, mas na repescagem encarou o Cruzeiro/MG no Mineirão e acabou de fora da fase seguinte.
No estadual até chegou ao Quadrangular  Final mas com 3 vitórias e 3 derrotas ficou sem o sonhado tetracampeonato.

Em 1983 um ano atípico, pela primeira vez desde 73 o torcedor grená não veria o time no Campeonato Brasileiro, para piorar perdeu o título estadual para o Rio Branco.

Em 1984 estreou na Série B nacional, começou empatando em 1x1 com Goytacaz em casa e na volta eliminou os cariocas com vitória por 2x0, na fase seguinte parou no Comercial/MS após uma vitória e uma derrota por 2x1, na disputa de pênaltis o Comercial venceu por 5x4.
Já no estadual o time demorou 12 partidas até sua primeira derrota, a vaga na fase final estava garantida deste o turno ao derrotar o Rio Branco na final, e no Quadrangular Final depois de perder por 1x0 para o Vitória o time da Desportiva não deu vacilo mais, aplicou 4x0 no Colatina, depois ficou no 0x0 com Rio Branco venceu Vitória e Colatina por 2x0 ficando com as mãos na taça, e ela veio ao vencer o Rio Branco por 2x0 no Eng. Araripe.


Em 1985 retorna a Série A, consegue vitórias sobre Vila Nova/GO 2x1,
Uberlândia/MG 1x2, Brasil de Pelotas/RS 3x0, Leônico/BA 3x1, Uberlândia/MG 2x1 e Ponte Preta/SP 1x0, entre 44 equipes termina em 32º com 7 vitórias, 3 empates e 12 derrotas e 22 jogos. Mas no estadual deixa o bicampeonato escapar após empate em 0x0 com Rio Branco dentro de casa.

Em 1986 foram 14 partidas até a primeira derrota, este ano o Guarapari foi o maior rival inclusive quando o craque Enéas fez sua estréia no Estádio Davino Mattos o Guarapari venceu por 1x0 e parte do muro caiu em meio a grande confusão que se formou no estádio super lotado ferindo pelo menos 3 pessoas. No quadrangular Final a Desportiva venceu estrela do Norte 2x1, ficou no 0x0 com Guarapari e aplicou sonoro 3x0 no Rio Branco com 3 gols de Enéas, no returno após vencer o Estrela do Norte por 2x0 já poderia conquistar o estadual de forma antecipada mas o Guarapari estragou a festa vencendo por 1x0, quis o destino que o Rio Branco fosse o adversário da festa final, e com gol do título de Enéas a Desportiva venceu por 2x1 sagrando-se campeã no Kleber Andrade.
No Brasileiro Série B campanha ruim, venceu apenas Goytacaz 1x0, Taguatinga/DF 1x0 e 3x0 no Confiança/SE.


Em 1987 deixou outro bicampeonato escapar no Quadrangular Final, na sua estréia na Série C só os 3x0 sobre o Estrela do Norte foram alegria pois não venceu mais, 3 empates e 2 derrotas, curioso foi confrontos dos simpáticos grenás, Desportiva e Juventus/SP, ninguém venceu, 1x1 no Espírito Santo e 0x0 em São Paulo.

Em 1988 outra vez passou sem título estadual, sua alegria foi a Taça Grande Vitória com Vitória, Santo Antônio e Rio Branco onde venceu de forma invicta com 4 vitórias e 2 empates em 6 jogos.
Na Série C destaque para os 4x1 no Tupi em Minas Gerais,. venceu também Cabofriense no Rio de janeiro e Itaperuna/RJ, até passou para 2ª fase mas ficou pelo caminho.

Em 1989 finalmente sai da fila, depois de classificação sem sustos chega ao Quadrangular Final, e lá que sofreu grande susto, depois de vencer Estrela do Norte 3x2 empatar com Colatina e e Ordem e Progresso por 0x0 e 1x1 respectivamente derrota Estrela do Norte por 1x0, chega na penúltima contra o Colatina precisando vencer pois uma vitória do Colatina seria título rival antecipado, a torcida colatinense já estava preparada para o título mas quando viu a Desportiva abrir 2x0 perdeu a empolgação, mesmo ficando 2x1 placar final eles sabiam que haviam perdido uma chance única pois agora a Desportiva precisava apenas de uma simples vitória, e ela veio contra o Ordem e Progresso por 2x0 selando o título.
Na Série B o Brasileiro e vitórias apenas em 10 jogos, 2x1 Cabofriense/RJ, 2x1 Colatina 1x2 e 1x0 Itaperuna/RJ.


Em 1990 deixou o bicampeonato escapar no Triangular Final justamente para o Colatina, veio sua estréia na Copa do Brasil, encarou o Botafogo/RJ, após 1x1 no Engenheiro Araripe gol de Francisco o primeiro do Espírito Santo na competição foi eliminada ao perder por 2x1 no Rio de Janeiro.

Em 1991 na Série B venceu várias partidas, 2x0 Fluminense/BA, 1x0 Itaperuna/RJ, 1x0 Americano/RJ, 2x1 Colatina, 2x1 Catuense/BA, 3x0 Colatina, 2x1 América/RJ e 2x1 Americano/RJ, parou a 2ª fase.
No estadual derrota surpreendente para o Muniz Freire, após 1x0 fora de casa empate em 2x2 em casa deu o título para o rival do interior.

Em 1992 no primeiro semestre a Desportiva conseguiu conquistar o inédito acesso a Série A do Brasileiro, na campanha derrotou Remo/PA 2x1, Taguatinga/DF 0x1, 2x0 Itaperuna/RJ, 1x0 Anapolina/GO, Remo/PA 3x4, 3x0 Confiança/SE e 1x0 no Taguatinga/DF, estas vitórias ajudaram a equipe que foi beneficiada pela mudança no regulamento feito pela CBF para salvar o Grêmio/RS que não conseguiria o acesso entre os 4 primeiros.
No estadual o único time Série A entrava como grande favorito, ainda mais por ter a dupla Andrade e Washington, jogadores consagrados no futebol. Na primeira fase em 18 partidas apenas 3 derrotas, a vitória que merece maior destaque sem dúvidas é o 5x0 aplicado no Vitória no returno. No mata mata veio Castelo  nas Quartas de Final, a equipe do Sul deu trabalho, depois do 0x0 em casa perdeu por 3x2 no Araripe. Na semi final foi mais tranquilo, depois de vencer por 1x0 o Alfredo Chaves fora de casa aplicou 3x0 em casa. A final era contra a grata surpresa Comercial de Muqui, na ida os donos da casa abriram o placar mas a Desportiva virou e venceu por 2x1, no Engenheiro Araripe mandou na partida e aplicou 3x0 levantando o troféu coroando o ano brilhante.

Na temporada de 1993 que prometia muito por falta de investimento começou empatando em 1x1 em casa e perdendo  por 5x0 fora na Copa do Brasil contra o Cruzeiro/MG, no Capixaba uma zebra tremenda, mesmo após vencer o Comercial por 2x0 na partida de volta acabou eliminada pois perdeu por 2x0 em pleno o Araripe a Desportiva na ida para o Comercial de Alegre.
O estadual era um prenúncio do que viria no Brasileiro, apenas uma vitória sobre o União São João/SP, sem poder de investimento acabou rebaixada para a Série B.
Em 1994 o estadual foi em turno e returno, a Desportiva fez como aquele piloto que lidera a prova desde a primeira volta e de ponta a ponta venceu mais que todo mundo, foram várias vitórias que podem ser conferidas a seguir, 1x0 Rio Branco, Estrela do Norte 1x3, 1x0 Comercia de Alegre, 2x0 Colatina, 3x0 Castelo, 3x0 Rio Branco de Venda Nova, 4x1 Alfredo Chaves, Rio Pardo 0x4, 2x0 Vitória, 2x0 Estrela do Norte, Colatina 0x1, 2x0 Nova Venécia, São Mateus 0x1, 2x1 Muniz Freire, Rio Branco de Venda Nova, 3x0 Aracruz, 1x0 Rio Pardo, Vitória 0x2 e 1x0 Mariano. O título foi conquistado em uma empate nervoso em 0x0 com o Rio Branco no Kleber Andrade.
No Brasileiro Série B a Tiva venceu quase todo mundo que passava pelo caminho. na 1ª fase em 10 partidas venceu CRB/AL 1x0, 1x0 Sergipe/SE e CRB/AL, 2x1 Santa Cruz/PE, americano/RJ 1x0.
Na 2ª fase América/RN 1x0, Santa Cruz/PE 3x1, 3x0 Moto Club/MA e 1x0 América/RN, agora faltavam dois jogos para voltar a Série A, e na ida da semi final quando derrotou o Goiás/GO por 2x0 no Eng. Araripe a vaga estava muito perto, porém na volta com arbitragem comprada o Goiás venceu por 2x0 marcando o segundo gol de pênalti em uma jogada que ocorreu fora da área.


Em 1995 para no Grêmio/RS na Copa do Brasil após derrota por 1x0 em casa e 2x1 fora. No estadual outra zebra, o Rio Branco de Venda Nova vence por 3x1 a partida de ida,e se segura no Araripe perdendo por 2x1 eliminando o time grená que outra vez não chegaria ao bicampeonato.
No Brasileiro Série B após calar o Arruda outra vez vencendo por 2x1 o Santa Cruz/PE, faz 2x1 e 1x0 no Democrata de Governador Valadares/MG e 2x1 no Sergipe a Desportiva avança para a fase seguinte.
Derrota América/RN duas vezes, uma por 1x0 e outra por 5x0 e fica precisando da vitória para avançar mas o Ceará/CE consegue segurar o 0x0 no Araripe e avança.

Em 1996 foi um ano mágico, no estadual a equipe atropela na fase inicial, chega aplicar humilhantes 4x0 no Rio Branco em plena casa do rival Kleber Andrade, aplica também 3x0 no São Mateus, Rio Pardo e Mimosense, além dos 5x1 no Comercial de Alegre.
No Quadrangular Final começa co derrota de 1x0 para Rio Pardo, recupera aplicando 3x1 no Alfredo Chaves, fica no 1x1 com Linhares, quando vence Rio Pardo por 2x1 e Alfredo Chaves por 2x0, fica a um empate do título com Linhares, era a primeira vez que os dois times mais vezes campeões nos anos 90 decidiram título, lembrando que na 1ª fase a Desportiva venceu o Linhares por 1x0 fora de casa conquistando a fase e o ponto extra para o Quadrangular, ponto que deixava o time em vantagem, e ao final da partida com empate em 1x1 a Desportiva conquistou o título.
No Brasileiro Série B após vencer XV de Piracicaba/SP 2x0, Sergipe/PE 3x1, 3x1 União São João/SP garantiu vaga ao empatar com Americano/RJ por 1x1 eliminando o adversário.
No mata mata encarou o Náutico/PE, em Pernambuco derrota por 2x1, na volta depois de sofrer o gol virou pra 2x1 e venceu a partida, com isso a decisão foi para os pênaltis e o Náutico acabou vencendo por 5x4, curioso é que os dois gols no tempo normal foram de pênalti convertidos por Tico Mineiro que ainda marcou mais uma na decisão.

Em 1997 após 1x1 em casa e derrota por 5x1 fora a Desportiva é eliminada pelo Santos. No estadual acaba outra vez sofrendo coma maldição do bicampeonato ao ser eliminada pelo São Mateus em pleno Engenheiro Araripe nas Quartas de Final, após empate em 1x1 fora perdeu em casa após pressionar e perder vários gols, detalhe que poderia empatar para avançar.
Na Série B derrota Americano/RJ, Goiatuba/GO e Ponte Preta/SP todos por 1x0 e 2x0 no Botafogo/SP.
No mata mata após perder por 2x0 para o América/MG na ida fica no 1x1 em casa e vê a vaga ir embora de novo em casa.

Em 1998 no capixaba campanha a baixo do esperado,
foram apenas 6 vitórias em 20 jogos, a sua pior campanha na história dos estaduais até então, a crise financeira afetava a equipe de Jardim América.
Mas na Série B do Brasileiro foi montado um selecionado capixaba, os melhores do estadual chegaram e na 1ª fase 2x0 no União São João/SP, 1x0 no Atlético/GO e Londrina/PR, 2x1 no Remo/PA e na última rodada a vaga veio após vitória por 1x0 no Náutico/PE que com esta derrota foi rebaixado para a Série C, vigando a eliminação de 1996.
Na 2ª fase Tuna Luso/PA na melhor de 3 partidas. Na ida 1x1 em Belém, n volta 2x0 Tiva, e na 3ª partida o 3x1 classificou o capixabas, Índio foi o destaque partida participando de todos os 6 gols, marcou 5 e ainda deu assistência para outro.
Na 2ª fase a Desportiva chegava a penúltima rodada com apenas a vitória por 2x1 sobre o XV de Piracicaba/SP e se não voltasse de Santa Catarina com 3 pontos estava eliminada, conseguiu fez 2x1 no Criciúma e voltou viva na competição. Na rodada final venceu o já classificado Gama/DF por 2x0 e secou muito XV de Piracicaba e Criciúma que empataram e morreram abraçados com isso a festa era grená que entrava como azarão na rodada e avançava.
No Quadrangular Final depois de empatar em 1x1 com Botafogo/SP e casa e 2x2 com Gama/DF fora vence o Londrina/PR por 2x1 assumindo a liderança da fase, mas a derrota em Londrina e o 2x2 em casa com Gama impediram o acesso, agora na rodada final cheia de desfalques não foi páreo para o Botafogo/SP perdendo a partida e a vaga na Série A de 1999, o estado jamais chegou perto da Série A novamente.

Desportiva no período da Capixaba S/A

Em 21 de maio de 1999 era assinado o contrato que transformava a Desportiva Ferroviária em clube empresa, passando assim a se chamar Desportiva Capixaba S/A.
A empresa Villa-Forte & Oliveira Empreendimentos Ltda, era agora responsável por cuidar do clube mais vezes campeão capixaba desde 1963 ano da fundação da Desportiva Ferroviária. Assumiram o patrimônio e a história do clube, atendendo assim a legislação recém criada lei 1621 que previa no artigo XX a transformação dos clubes em clube empresa, a Lei Pelé.
Desportiva Ferroviária criou uma comissão para negociar a criação da nova sociedade, composta de cinco representante, Edvaldo Rocha Leite, Jordenir de Paula, Galileu Viana, Theotonio Barcellos e João Marcos. Por parte da Villa-Forte & Oliveira, participaram Marcelo Villa-Forte Oliveira e Orlando Dias.
Em 19 de maio foi criado novo escudo e novo hino, em virtude do desejo da Desportiva Ferroviária em manter seu escudo e hino no seu clube social.
Isso já causou grande polêmica e desconforto, pois a torcida odiou e rechaçou a idéia de mudar escudo hino e cores, a Desportiva perdia sua identidade de décadas.
Dentro de campo foram campanhas desastrosas, o time antes Série B do Brasileiro acabou parando na Série B do Capixaba, o clube não estava nada bem das pernas, eram brigas internas que desgastavam tanto a Desportiva Ferroviária que ficava na antiga sede social e manteve atividade com o sede social do clube com piscinas e área de lazer para os sócios e escolinhas quanto para a Desportiva Capixaba que não conseguia bons desempenhos dentro de campo. A parceria rendeu apenas os títulos de 2000 Série A , 2007 Série B e 2008 da Copa Espírito Santo.
Na 1ª fase venceu Riachuelo 1x2, 3x2 Aracruz, Estrela do Norte 3x4, Comercial de Alegre 1x3, 1x0 Riachuelo, Aracruz 1x2, 3x0 Comercial de Alegre, Nacional de Itaguaçu 0x2, 5x1 Santa Maria, Rio Branco 1x2. 
O 1º turno o time terminou em 7º lugar apenas 3 pontos da zona de classificação, isso graças a derrota por 2x1 para seu maior rival o Rio Branco. 
No returno a Desportiva não se encontrava e chegou precisando vencer as últimas 3 partidas e ainda torcer contra seus adversários para classificar a semi final do returno. Em uma reação incrível vence Nacional e Itaguaçu por 2x0, Santa Maria em casa por 5x1, agora enfrentava novamente o Rio Branco precisando vencer igual no turno para classificar, e venceu, devolveu o 2x1 e foi as semi finais.
Mas após a reação a Tiva acabou parando no Estrela do Norte que tinha a vantagem do empate. 
Eram dois turnos e ao final de cada turno ocorriam semifinais e final, e no 2º a Desportiva conseguiu classificação heroica, precisava vencer as 3 partidas restantes e ainda torcer por uma combinação de resultados. Mas na semi final parou no Estrela do Norte. Mas a Desportiva estava na fase final devido a 4ª melhor campanha, o adversário era novamente o Estrela do Norte. Na partida de ida vitória da Desportiva por 1x0, o Estrela teria agora duas chances de vencer pois era melhor de 3 partidas. Mas a Desportiva foi valente e empatou as duas partidas no Sumaré em 2x2 com isso garantindo vaga na grande final.
Final inédita Desportiva x Serra. Na partida de ida a Desportiva voltou a vencer por 1x0 e agora jogava por dois empates para conquistar o título. Na partida de volta no Robertão na Serra empate em 2x2, isso obrigava o Serra vencer de qualquer placar para conquistar o bicampeonato. A 3ª partida mudou do Robertão para o Kleber Andrade devido uma tragédia, ao comemorar o primeiro gol do Serra, a arquibancada metálica instalada para ampliar a capacidade do Robertão não suportou e cedeu. Nayara Ferreira da Silva, de 10 anos, caiu e bateu a cabeça no chão. O impacto provocou um coágulo no cérebro de Nayara que não resistiu e morreu quatro dias depois. Dentro de campo no Kleber Andrade com direito a goleada por 3x0 a Desportiva levantou o troféu.


Alegria assim apenas em 2007 quando conquistou a Série B ao derrotar o Rio Bananal por 3x1 no Araripe, em 2008 o primeiro título da Copa Espírito Santo após dois empates dom Rio Branco na final 1x1 e 0x0.
Campeões Série B 2007
Campeões Copa Espírito Santo 2008 : Jeferson, Gilmar, Ygor, Pablo, Diogo, Felipe, Renan, David, Jailson, Kieza e Walter.  Agachados : Anderson Sorriso, Matheus, Jean, Amaral, Edmar, Arpini e Thiago Keller

Em 2011 a Associação Desportiva Ferroviária consegue reaver os direitos do futebol profissional e do patrimônio(Estádio Engenheiro Alencar Araripe), os 51% a 49% que eram da Capixaba S/A passam para a Ferroviária que retorna ao futebol profissional, porém com isso vem as dívidas acumuladas da Villa-Forte & Oliveira Empreendimentos Ltda, isso inclui dívidas até de postos de gasolina(Franel) e escola particular (Cedtec).
Em sua primeira temporada após o retorno da Ferroviária chega ao vice campeonato da Copa Espírito Santo, no ano seguinte conquista o título da Série B de forma emocionante ao empatar com Estrela do Norte aos 47 do 2º tempo depois de vencer na ida por 2x1.
No segundo semestre a segunda final de Copa Espírito Santo contra o Rio Branco, a exemplo de 2008, em 2012 a Desportiva também conquista o título após vencer por 2x0 no Eng. Araripe e 2x1 no Salvador Costa.
Campeões da Série B 2012

Campeões da Copa Espírito Santo 2012

Em 2013 o tão aguardado retorno a Série A, teve vitórias marcantes, como os 5x1 no Espírito Santo e 5x0 no Vitória este em pleno Salvador Costa, e nos dois confrontos contra o Rio Branco venceu ambos, 2x1 e 3x2 em partidas emocionantes, mas no fim da 1ª fase bobeou e perdeu a vaga na Serie D do Brasileiro para o Aracruz pois o líder da primeira fase que disputaria a competição não o campeão. Durante o estadual a Desportiva conquistou sua primeira vitória na Copa do Brasil após empate em 1x1 com Atlético/AC fora de casa venceu em uma emocionante 5x4 no Engenheiro Araripe.
No estadual depois do 1x1 com Conilon em Jaguaré a Desportiva sofreu um susto ao ir para o intervalo perdendo por 2x0, mas na segunda etapa virou para 3x2 e garantiu vaga na final.
O Aracruz era o adversário, após empate em 1x1 no Engenheiro, a torcida do Aracruz tinha certeza do bicampeonato, mas a Desportiva tinha uma diferencial que era marcar gols no final das partidas com,o contra Estrela na Série B e aos 51 contra o Serra eliminando o rival na semi final da Copa ES ambos em 2012.
E nesta partida quando a torcida do Aracruz já comemorava Anderson Sorriso fez aos 43 o gol do título marcando 2x1 Desportiva. O título em pleno cinquentenário grená e baixamento do maior rival em pleno seu centenário deixou a festa ainda melhor

Em 2014 e 2015 o time grená não teve motivos para se alegrar, o vice estadual para o Rio Branco em 2015 após mais de 30 anos sem finais entre os rivais no estadual provou isso.

Em 2016 a equipe entrou forte, começou preparação antes como era em 2012 e 2013 anos de sucesso. Dentro de campo isso fez a diferença, quando venceu o Botafogo/RJ por 2x1 em amistoso o torcedor viu que o ano prometia, no estadual em 8 jogos na 1ª fase 6 vitórias e 2 empates e olha que a equipe ainda perdeu pontos.
No Hexagonal Final a equipe perdeu pela primeira vez, na verdade foram 3 derrotas seguidas que causaram troca de treinador, nas 4 rodadas seguintes aplicou 3x1 no Atlético Itapemirim e histórico 4x1 no Rio Branco, ficou no 1x1 com Espírito Santo e 2x0 sobre o Real Noroeste, esta vitória garantiu a liderança e vantagem na final.
Na final Desportiva x Espírito Santo, confronto que cada dia fica mais carregado de rivalidade. Neste estadual 4 jogos com 1 vitória pra cada um e 2 empates. Mas na final a Desportiva foi 100% e venceu as duas por 1x0 levantando mais um título estadual.
Na sua primeira participação na Série D do Brasileiro ficou devendo, foram duas vitórias em 6 jogos, 4x1 e 1x0 no Goianésia/GO saco de pancadas do grupo causando eliminação da competição.


Em 2017 o seu torcedor sofreu bastante, o estadual era curto, apenas 9 partidas na 1ª fase e a Desportiva só venceu na 6ª partida aplicando 4x0 no Tupy, depois disso empatou com Vitória e perdeu para Real Noroeste, chegava a última rodada ma zona de rebaixamento precisando vencer e torcer por derrotas de Rio Branco ou Vitória. No fim venceu o Linhares por 2x0 e acabou se livrando do rebaixamento, detalhe que com isso quem caiu foi o Rio Branco, e pensar que na 3ª rodada os rivais empataram em 2x2 após o Rio Branco abrir 2x0 no Kleber Andrade.
Atualmente a Desportiva disputa a Serie D do Brasileiro na chave com Bangu/RJ, Portuguesa/SP e Villa Nova/GO e briga por uma das vagas domingo em casa contra a Portuguesa..
No estadual de 2018 a equipe começou mais uma vez enfrentando o Atlético Itapemirim fora de casa, uma rotina em competições estaduais seja estadual ou Copa Espírito Santo, e o placar também é o mais comum, empate em 1x1, na rodada seguinte derrota para o Rio Branco em Venda Nova a sua única na competição inclusive, goleou Tupy por 3x0 em casa, ficou no 1x1 com Real Noroeste também em casa, novo 1x1 agora no Kleber Andrade com Espírito Santo, já sem Edinho grande destaque da competição a Desportiva aplicou 2x0 no São Mateus novamente em casa, na rodada seguinte derrotou Doze por 3x1 no Kleber Andrade, o primeiro gol marcado por Tatá foi o mais rápido da Desportiva na história do Campeonato Capixaba, na rodada seguinte o clássico contra o Serra ficou no 1x1 em uma das melhores partidas do estadual, mas com isso a Desportiva precisaria vencer o Vitória para avançar mas o 1x1 no Salvador Costa fez os dois morrem juntos na praia.


Os times que participaram da fusão, o Cruzeiro participou através dos terrenos que possuía em Vitória sendo único sem representante na diretoria e conselho que deu vida a fusão. 










10 comentários:

  1. Gostaria de rever o gol do fantástico de Euzébio no primeiro jogo do capixaba contra o Vitória ES Saudades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TV Gazeta que possui os gols mas é um valor alto para ela liberar os arquivos infelizmente.

      Excluir
  2. Muito legal a matéria. Parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
  3. Como é bom saber que tem pessoas que conservam a memoria do futebol capixaba, parabéns pela iniciativa. Sucesso para o blog...

    ResponderExcluir
  4. Amigo, conhece algum livro sobre a história do futebol capixaba?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho conhecimento de nenhum livro específico sobre futebol capixaba ainda, apenas sobre a história dos clubes.

      Excluir
  5. Muito boa sua iniciativa cara, sou vascaíno mas meu time capixaba é a Desportiva Ferroviária, o Engenheiro Araripe fica ao lado do terminal de Jardim América e muito perto da Praça e tbm da minha escola, por isso eu me identifiquei com o clube, gostei muito de saber que alguém conhece e se preocupa em compartilhar a história do futebol capixaba, parabéns mesmo 👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir