terça-feira, 20 de junho de 2017

Associação Atlética Santa Teresa

Nome : Associação Atlética Santa Teresa
Fundação : 15 de junho de 1994
Local : Santa Teresa
Estádio : Municipal Ângelo Frechiani

Associação Atlética Santa Teresa fundado em 15 de junho de 1994 na Cidade de Santa Teresa. No mesmo ano o clube já entrou no futebol profissional disputando a Série B capixaba, e surpreendeu todo mundo, o clube colorado terminou a 1ª fase em 2º lugar na Chave Norte atrás apenas do Mateense, ficou a frente de Canário de Pedro Canário, Nacional de Itaguaçu, Botafogo de Jaguaré e Real Madri de Colatina. 

A 1ª partida em competições oficias foi em 11 de setembro de 1994, 1x0 sobre o Canário na cidade de Santa Teresa. Na partida seguinte 1x0 sobre o Real Madri de Colatina, a primeira derrota veio contra o Mateense por 2x0, derrotou o Nacional de Itaguaçu por 2x0 e perdeu para o Botafogo de Jaguaré no fechamento do turno.
No returno 1x1 com Canário, 0x0 com Real Madri e derrota por 3x1 para o Mateense deixava o time colibri preocupado para as duas rodadas finais. O Canário era quem mais ameaçava, tanto que após vencer o Nacional por 2x1 alcançou o próprio adversário na tabela com nove pontos, junto com os dois o Canário que enfrentaria o Real Madri na última rodada teoricamente os 3 pontos eram certos, então o Santa Teresa teria que vencer o Botafogo de Jaguaré para avançar pois o Nacional enfrentaria o Mateense que era o líder disparado da competição e teria muita dificuldade para vencer. No campo o Santa Teresa fez sua parte vencendo o Botafogo em um jogaço que terminou em 5x3, com isso conquistando a classificação pois o nacional perdeu por 3x1, e o Canário mesmo vencendo o Real Madri ficou de fora por ter 4 vitórias contra 5 do Santa Teresa.
Nas semi finais encarou o Mimosense líder da outra chave, acabou sendo eliminado após vencer por 1x0 em Santa Teresa mas perder por 2x0 em Mimoso do Sul. Assim o Santa Teresa estaria fora da Série A, mas por sorte a FES Federação de Futebol do Estado Espírito Santo confirmou que não haveria rebaixamento no estadual de 1ª divisão de 94, com isso o Santa Teresa teve a chance de disputar a 1ª divisão pela primeira vez na sua história.

A campanha do estreante na Série A em 1995 deixou a desejar, foram apenas 2 vitórias nas 16 partidas.
A primeira partida aconteceu em 04 de março no empate em 2x2 com o Vitória. As partidas seguintes o Santa Teresa foram 4 derrotas e 1 empate até a primeira vitória contra o Colatina em 13 de abril com placar de 1x0, isso já na última rodada do turno. 
Depois de perder para o Vitória na abertura do returno o ataque do Santa Teresa desencantou e goleou o Nova Venécia por 4x1 em 23 de abril em sua melhor apresentação, nas rodadas seguintes 3 empates e 3 derrotas, a última partida do time colibri na Série A foi em 20 de março de 1995 derrota por 3x1 para o Colatina fora de casa. Em 2002 um outro Santa Teresa disputou a Série B mas sem ligação com este Santa Teresa que foi extinto pouco depois do fim do estadual de 1995.

Campanha

Turno
Santa Teresa 2x2 Vitória
Nova Venécia 2x2 Santa Teresa
Santa Teresa 0x5 Linhares
Aracruz 1x0 Santa Teresa
Santa Teresa 1x3 Rio Branco
Santa Teresa 2x2 São Mateus
Desportiva 2x0 Santa Teresa
Santa Teresa 1x0 Colatina
Returno
Vitória 2x0 Santa Teresa
Santa Teresa 4x1 Nova Venécia
Linhares 1x1 Santa Teresa
Santa Teresa 0x0 Aracruz
Rio Branco 1x0 Santa Teresa
São Mateus 2x0 Santa Teresa
Santa Teresa 1x1 Desportiva
Colatina 3x1 Santa Teresa


Estádio Municipal Ângelo Frechiani


Estádio Municipal Ângelo Frechiani, capacidade gira em torno de 1500 pagantes, tem uma grande homenagem a Fontana, campeão do Mundo com a seleção do Brasil em 1970, é o único capixaba até hoje conquistar este feito pela seleção, nascido em Santa Teresa em 31 de dezembro de 1940, Fontana começou a carreira no Vitória/ES em 1958, foi campeão capixaba em 1959 e 1962 já no  Rio Branco/ES, Já no Vasco da Gama/RJ formou dupla defensiva com Brito. Em 1969, quando deixou o Vasco para defender o Cruzeiro/MG, a dupla foi desfeita, mas não por muito tempo. Em 1970, Brito foi contratado pelo Cruzeiro e os dois voltaram a jogar juntos. No mesmo ano, ambos foram convocados para a disputa da Copa do Mundo de 1970, sagrando-se campeões do mundo pelo Brasil, dois anos após conquistar a Copa do Mundo de 1970 José de Anchieta Fontana encerrou sua carreira, até que em 9 de setembro de 1980 o dia trágico, durante uma partida de futebol entre amigos, Fontana sofreu um ataque cardíaco e morreu, aos 39 anos. Na frente do estádio Fontana foi eternizado com uma estátua, antes Fontana estava com os braços cruzados diante da Taça Jules Rimet da Copa de 70, mais tarde foi modificado para movimento de corrida. Anexo ao estádio ainda existe o Ginásio de Esportes José Nilzo Vargas Lima.







Nenhum comentário:

Postar um comentário