terça-feira, 16 de maio de 2017

União Atlética Ginasial do Espírito Santo - UAGES


Nome : União Atlética Ginasial do Espírito Santo - UAGES
Fundação : 16 de maio de 1934
Local: Vitória



Fundado em 16 de maio de 1934 União Atlética Ginasial do Espírito Santo ou simplesmente UAGES, era uma agremiação resultante dos esforços dos alunos do Ginásio Espírito Santo, um colégio muito tradicional no estado. 
Seu idealizador foi o professor Aloyr Queiroz de Araújo, conhecido como um homem cheio de força de vontade, idealista e combatente intemerato. O Gymnasio como era chamado na época além do futebol, teve o Basquete, Remo e o Vôlei e Atletismo.
No futebol o clube por ser escolar não entrou em competições oficiais. No amador enfrentou os clubes que eram filiados a federação várias vezes além de excursões pelo estado. Não se limitava apenas suas realizações ao terreno esportivo, tomava iniciativas em outras áreas com grande exito, eram excursões esportivas e culturais, sessões cívico literárias, palestras educativas e etc.
Quando UAGES encarava os outros colégios em competições era sempre favorito tanto no masculino quanto no feminino.

Tradicional Festival do Livro realizado pelo UAGES, aqui um trecho de reportagem nos anos 40 
Um destes colégios que saia faísca era o Americano Batista, as duas escolas adoravam se enfrentar e uma grande rivalidade existia entre os alunos, e até mesmo professores,. Uma destas partidas temos um belo registro,  ela foi disputada no Estádio Governador Bley, e por ser uma peleja escolar vários alunos compareceram ao estádio dando um clima ótimo a partida. 
UAGES foi a campo com Evaristo, Carnera, Vicentini, Calhau, Acir, Chefinho, Sylvio Izaídas, Salomão, Attila e Jairo. O Colégio Americano foi com Rubens, Milkau, Moacyr, Mauro Galante, Henrique, Loirinho, Adrião, Augusto, João e Hugo.
No jogo a primeira etapa findou se gols mesmo com ritmo forte de ambas equipes, na 2ª etapa era que as emoções seriam realmente fortes. Jairo faz 1x0 UAGES para alegria de seus alunos e para decepção dos alunos do Americano, e antes do fim da partida Attila faz 2x0 UAGES  fechando assim o placar, quando Celso Bomfim encerrou a partida festa por parte do UAGES, mas o lado do Americano não estava tão triste pois faltou sorte a equipe que jogou de igual para igual a partida, as torcidas sempre em clima de amistosidade pois eram rivais mas sempre com todo respeito as suas instituições de ensino. A partida ocorreu em 22 de outubro de 1937.
Mostrando o clima de amistosidade entre UAGES e Americano, alunos de ambos colégios  na colação de Grau dos americanos em 1939. 





Registro raro da UAGES em ação, esta imagem sensacional é de fevereiro de 1940, traje de gala.
Outro rival fervoroso da UAGES era a A.A.G.S.V.P, ou Associação Atlhética Gimnásio São Vicente de Paula. Nesta partida o São Vicente comemorava sua fundação e encarou a UAGES em uma peleja muito movimentada, tudo dentro de muita cordialidade, Alipio e Macedo marcaram para o S. Vicente mas os rivais duas vezes com Colmar outra com Grijó venceu por 3 tentos a 2.
São Vicente foi escalado da seguinte forma : Mineiros, Alipio, Aridio, Cesar, Lalá, Alarico, Omar, Durval, Macedo, Wilis e Alvaro.
Já UAGES  venceu com Welson, Darcy, Orlando, Nevio, Colmar, Angelo, Grijó, Fernando, Dacio, Patesko e Jardel. Partida em 19 de julho de 1945. 

Registro do UAGES encarando o time de Funcionários Federais do Espírito Santo em 21 de setembro de 1935


Em 1945 a UAGES encarou a Escola Técnica no Campeonato Estudantil de Futebol no Estádio Governador Bley e aplicou uma goleada sensacional, com Grijó sendo o grande destaque anotando 5 gols, Dilson e Ribeiro 2 gols cada no dia que seu time aplicou 9x3, UAGES foi a campo com Weraston, Orlando, Oliveira, Rico, Jair, Darcy, Jardel, Ribeiro, 81 (isso mesmo Oitenta e um), Paterko e Grijó.

UAGES em Santa Leopoldina interior do Espírito Santo na década de 30

6ª aniversário de fundação do UAGES

6ª aniversário de fundação do UAGES


Seus uniformes eram verdadeiro trajes de gala!






Nenhum comentário:

Postar um comentário