quarta-feira, 3 de maio de 2017

Mariano Futebol Clube de Aracruz

Nome : Mariano Futebol Clube
Data : 1º de maio de 1967
Local : Aracruz

Estádio : Arena Mariano
Eugênio Bitti (Bambu)
Títulos : Vice Campeão Capixaba Série B 1993



Outro utilizado em 1994

Outro modelo oficial

Dia de jogo na Arena Mariano


Mariano Futebol Clube da cidade Aracruz , fundado em 1ª de maio de 1967, teve uma participação interessante no futebol profissional no início dos anos 90, disputou a Série B em 1993 conquistando o vice campeonato, não sabemos sobre títulos mas o clube no amador de Aracruz levantou algumas taças, era conhecido por engrossar as partidas contra o Aracruz Esporte Clube o mais conhecido da cidade que foi Campeão Capixaba em 2012 na 1ª divisão. O Mariano possui a Arena Mariano como é chamado seu campo, mas nas partidas oficiais utilizava o Estádio Eugênio Bitti o Bambu que pertence ao Aracruz E.C.


Em 1993 na sua primeira aparição profissional o Mariano ficou na Chave A ao lado de Botafogo(Jaguaré), Canário(Pedro Canário), Nacional(Itaguaçu), Real Madri(Colatina) e Ferroviária(João Neiva), segundo poucas informações encerrou em  1º lugar graças ao saldo de gols pois terminou com mesmos 13 pontos do Botafogo, Canário e Nacional vieram com 9, Real Madri e Ferroviária com 7 pontos.
Nas semi finais encarou o Botafogo de Jaguaré. O time Mariano jogava por dois resultados iguais para chegar a final e conquistar o acesso. Na partida de ida em Jaguaré as equipes não saíram de um empate sem gols. Na volta no Estádio Eugênio Bitti o Mariano venceu por 2x1 e conquistou acesso para 1994.

Jogadores do Mariano comemorando o gol na final em Venda Nova

Na final enfrentou o Rio Branco de Venda Nova que tinha a vantagem desta vez decidindo em casa, após derrota em Ibiraçu no Estádio Marcão por 1x0 gol de Jean logo aos 8 minutos do 1º tempo, só a vitória interessava ao Mariano e teria que ser por 2 gols de diferença. 
Na partida de volta no Estádio Olímpio Perim Jean calou a torcida rio branquense depois de abrir o placar para o Mariano, mas na segunda etapa logo aos dois minutos Serginho empatou tudo, e com este empate em 1x1 deu o título ao time dono da casa.


Mesmo extinto o Campo do Mariano ainda existe e segue sendo utilizado, seu time principal foi extinto nas a escolinha ainda existe
Se poderia fazer um belo estádio no local da Arena Mariano
O Local é ideal para construir um estádio modelo olímpico

Na 1ª divisão de 1994 o Mariano começou até relativamente bem com  duas vitórias, 1 empate e uma 2 derrotas, mas depois não teve desempenho satisfatório, o time perdeu muitas vezes e venceu pouco. 

Sua primeira partida aconteceu em 28 de fevereiro contra o Alfredo Chaves e o Mariano surpreendeu empatando em 1x1, na rodada seguinte a primeira derrota, 2x1 para o Comercial de Alegre, derrota para o Rio Branco por 3x0 até que em 13 de março o dia esperado, o Mariano vence sua primeira partida na Série A, 3x1 sobre o Rio Pardo em casa, depois venceu o Vitória (2x1) surpreendendo outra vez, a equipe era uma das líderes do estadual, mas depois veio derrota por 2x1 para o Muniz Freire. Na reedição da final da Série B de 93 outro empate com Rio Branco em Venda Nova desta vez por 0x0, no dia 3 de abril o grande confronto entre Mariano e Aracruz, melhor para o Mariano que venceu clássico local por 3x2 em jogo emocionante, na rodada seguinte outro jogo empolgante empate em 3x3 com São Mateus, derrota por 1x0 para Linhares empate em 2x2 com Castelo, derrota por 1x0 para Nova Venécia e Colatina depois dois empates em 0x0 com Estrela do Norte e Desportiva fechando o turno.


Aqui Mariano no Salvador Venâncio da Costa diante do Vitória empate em 1x1

Começando o returno 1x1 com Comercial de Alegre com Rio Branco da capital respectivamente, derrota por 1x0 para Rio Pardo empate com Vitória 1x1 e derrota por 2x1 para Muniz Freire, outra vez Rio Branco de Venda Nova e outra vez empate agora 1x1. Em novo confronto contra o Aracruz que desta vez quem se deu bem e venceu por 1x0, depois da derrota por 2x1 para São Mateus e 4x0 para o Linhares o Mariano alcançou sua melhor sequência, venceu Castelo e Nova Venécia ambos por 2x1 e empatou com Estrela do Norte em 0x0 e 2x2 com Colatina, este série positiva seria encerrada pelo Alfredo Chaves ao vence-los por 4x1, mas esta série aumentou a torcida do Mariano que contou com a apoio do São Mateus, pois o clube do Norte após derrotar o Rio Pardo por 2x0 chegava aos 37 pontos, e a Desportiva tinha 42 faltando 6 em disputa, se o Mariano segurasse a Desportiva o São Mateus tinha chances de título pois jogaria duas partidas contra uma do time grená. A esperança era que o Mariano segurasse a Desportiva, e até certo ponto conseguiu, jogo foi duríssimo, a Desportiva venceu por 1x0 apenas, mas não foi nada fácil, partida nervosíssima com direito a várias expulsões dos dois lados, isso motivado pelo extra campo oferecido ao Mariano pelo São Mateus a famosa mala branca, mas não deu resultado, Desportiva seria campeã capixaba na rodada seguinte após 0x0 com o Rio Branco no Kleber Andrade. Esta partida diante da Desportiva em 31 de julho de 1994 foi a última do Mariano Futebol Clube no futebol profissional.
A equipe de Aracruz foi apenas o 14º entre 16 clubes, foram 22 pontos em 30 jogos, 5 vitórias, 12 empates e 13 derrotas, 29 gols a favor e 43 contra. Tempo depois o Mariano foi extinto.

Modelo do clube de 1994, coisa muito difícil de encontrar

Lima treinador, Zé Luiz, Careca, Humberto, Koki, Cacau, Cafu, Zé Jorge e Gibinha. Nei, Sena, Cássio, Jean, Marquinho, Perneta e Dr Coutinho













3 comentários: