segunda-feira, 15 de maio de 2017

Grêmio Esportivo Laranjeiras GEL


Nome : Grêmio Esportivo Laranjeiras GEL
Fundação : 14 de maio de 1980
Local : Bairro Laranjeiras, Serra
Estádio : Roberto Siqueira Campos "Robertão"
Título : Vice Campeão Capixaba Série B 2008

Antigo escudo do Gel

Outro modelo oficial já utilizado pelo GEL




Grêmio Esportivo Laranjeiras , Grêmio Laranjeiras ou simplesmente Gel foi fundado em 14 de maio de 1980 localiza-se na cidade de Serra na Grande Vitória, em outro 14 de maio agora de de 2001 o clube se profissionalizou, desde 2004 o GEL disputa  estaduais da Série B, exceção em 2009 quando jogo a Série A pela primeira vez em sua história, além de várias participações na Copa Espírito Santo. 
A equipe não possui estádio próprio e já mandou seus jogos no Estádio da Associação de Moradores de Laranjeiras, Estádio da Estiva, até no Salvador Costa em Vitória e Gil Bernardes em Vila Velha e hoje joga no Robertão.

Estádio da AMPRL ou Associação de Moradores Parque Residencial Laranjeiras

Estádio Estiva Serra

Roberto Siqueira Campos, Robertão Serra

2 de maio de 2004 marca a primeira partida em competição oficial, 0x0 com Cachoeiro na Serra. na partida seguinte em 8 de maio sua primeira vitória, 2x0 sobre o Clube de Futebol Linharense. O GEL no geral só conquistou uma vitória nesta competição e encerrou a Série B com 6 pontos em 10 partidas na 5ª posição entre 6 equipes.

No ano seguinte 2005 o Gel começou de forma histórica ao aplicar 4x0 no Rio Branco Atlético Clube que fazia sua estreia na Série B, marcaram Marcelo Tibutino, Bruno Soares e Maxwell duas vezes, os 3 a 1 no Linhares e 2x0 no Unidos deixavam a equipe com 100% de confiança e aproveitamento, mas na partida seguinte contra o Guanduense uma derrota inesperada por 4x2, mas os 2x0 no Sul América de Conceição da Barra e 3x0 no Alfredense deixaram o Gel líder junto do Rio Branco ambos com 5 vitórias em 6 partidas. No returno a derrota por 1x0 para Rio Branco deixou a Gel em segundo, e foi assim até o fim da 1ª fase com destaque para os 5x1 aplicados no Guanduense. No geral o Gel ficou com 28 pontos contra 30 do líder Rio Branco, e nas semi finais encarou o Linhares que ficou com 23, lá o Gel deu mole e perdeu a vaga na Série A após derrota por 1x0 em Linhares e empate em 1x1 na Serra.
Em 2006 foi o inverso, começou tomando de 4x1 da Desportiva então Capixaba que estreava na Série B, a campanha foi péssima só uma vitória 1x0 sobre a mesma Desportiva e eliminação na 1ª fase. Em 2007 outra vez apenas uma vitória 3x2 sobre o Aracruz e eliminação na 1ª fase.

O clube ainda busca seu primeiro título no futebol profissional, o mais próximo que chegou do título foi em 2008 quando foi vice campeão da Série B.
Após ir em uma excursão a Portugal onde enfrentou Belenenses, Vitória de Setúbal, Naval, 1º de maio, Amora, Sacavenense, Estoril, entre outros, em 2007, o Gel entrava como um dos favoritos no estadual de 2008, e na 1ª fase mostrou que seria forte candidato na luta pela vaga na Série A, foram 6 partidas, 3 vitórias, 2 empates e 1 derrota. A classificação a semi final veio na goleada de 5x1 sobre o Sul América de Conceição da Barra em casa.

Semi final

A briga na 1ª divisão seria contra o tradicional Estrela do Norte líder da outra chave, na partida de ida o Gel ficou no 1x1, agora era obrigado a vencer de qualquer jeito fora de casa para chegar a final, e dentro do Sumaré Gel surpreendeu, com futebol de toques rápidos e velocidade nos ataques venceu por 1x0 e conquistou pela 1ª vez o direito de disputar a elite capixaba.

Final

Agora era a disputa pelo título inédito, o São Mateus do mesmo grupo era o rival. Na ida o empate em 2x2 deixava o Gel na mesma situação da semi final, precisando vencer fora de casa. Sernamby palco da fina um calor infernal, mas isso não atrapalhou a bela partida, foi emocionante com golaços belas jogadas, no fim o 2x2 se repetiu e o Gel acabou sendo vice campeão estadual Série B. 

Campanha
1ª fase
Espírito Santo 2x2 GEL
GEL 2x1 São Mateus
Sul América 2x3 GEL
GEL 5x1 Sul América
GEL 1x1 Espírito Santo
São Mateus 5x1 GEL

Semi final

Ida
GEL 1x1 Estrela do Norte

Volta

Estrela do Norte 0x1 GEL

Final 

Ida
GEL 2x2 São Mateus

Volta

São Mateus 2x2 GEL

Empolgado com o primeiro semestre o Gel disputou sua primeira Copa Espírito, o começo foi ruim com derrota por 3x0 para o Serra, depois foram 3 empates 2x2 Desportiva, 3x3 Rio Branco e 2x2 Serra, derrotas por 2x1 para Desportiva e 1x0 para Rio Branco, até que na última rodadas o gel desencantou em venceu o Vilavelhense gols de Dinho e Marcelo Tibutino, e não é que esta vitória valeu a classificação!? o Gel chegou aos 7 pontos contra 5 do Vilavelhense, como dos 5 times 4 avançavam a fase seguinte deu Moleque travesso.

Nas Quartas de Final encarou o Atlético Colatinense líder isolado a outra chave com 19 pontos vencendo 6 jogos em 8 disputados, mas o Gel de Mauro Soares aprontou e após vencer a partida de ida por 1x0 gol de Marcelo Tibutino avançou a fase seguinte empatando em 1x1 com Renan marcando o gol da classificação gremista.
Nas semi finais a Desportiva, na partida de ida o Gel caiu derrotado por 3x0 no Estádio da Estiva, na volta no Engenheiro Araripe o Gel lutou e com dois gols de Dinho venceu por 2x1 mas acabou eliminado.

A estreia na 1ª divisão foi promissora, goleada por 4x0 sobre o Atlético Colatinense na casa do adversário em 10 de janeiro de 2009, perdeu por 2x0 para o Jaguaré, empatou em um eletrizante 3x3 com Rio Branco, venceu Rio Bananal por 2x1, perdeu para São Mateus 3x1 e 1x0 para a Desportiva, venceu Linhares por 2x1 e no "clássico" serrano derrota por 3x2 para o Serra fechando o turno.
No returno a equipe teve uma queda de rendimento, vieram duas derrotas por 3x0, para Atlético Colatinense e Vilavelhense, venceu o Jaguaré por 2x1,mas depois disso o Gel travou de vez, outro empate eletrizante em 3x3 com Rio Branco, derrota para Rio Bananal (1x0), São Mateus(2x0), Desportiva (3x0)
e Linhares 3x2, somados a essa péssima sequência e a perda de 6 pontos por escalação irregular o Gel já chegou rebaixado a rodada final, mesmo assim se despediu com vitória por 3x2 sobre o rival Serra, e quase que o Gel leva o rival junto que também lutava contra a degola só não caiou graças derrota do Atlético Colatinense que ficou com 18 pontos contra 19 do Serra.
Vem a Copa Espírito Santo no 2º semestre, agora de 5 equipes apenas duas avançavam, o Gel terminou e 3º com 11 pontos contra 15 do Vitória finalista, o Gel além de golear o Espírito Santo (ex-Anchieta) por 4x0 não perdeu para o Serra vencendo uma por 2x1 e ficando no 2x2 na outra.




Gel e Serra em 2014 terminou sem vencedor

Em 2010 até 2014 o Gel não conseguiu passar de fase nenhuma vez, em 2015 isso mudou, a campanha não foi das melhores, bem da verdade é que a classificação veio mais pela incapacidade dos adversários que da própria capacidade do Gel, o Moleque travesso só venceu 3 partidas, Vilavelhense (2x1), Espírito Santo de Marilândia (2x1) e Tupy (3x1), já no Quadrangular Final amargou a lanterna com 6 derrotas em 6 jogos. Na Copa Espírito Santo 2011 o Gel foi outra vez semi finalista, mas isso já estava garantido desde a primeira rodada pois eram apenas 4 equipes na chave onde todas avançavam as quarta de final, lá quando derrotou o Linhares por 1x0 na partida de ida muitos se lembraram de 2008, e o Linhares era invicto até esta partida, mas na volta o Linhares fez 3x1 e avançou. Nos anos seguinte o Gel entrava apenas para completar tabela e não conseguiu mais avançar, ainda mais que o regulamento mudou e classificavam-se apenas as primeiras duas equipes o que afastou o Gel da briga. Durante a preparação da Copa Espírito Santo 2013 o clube sofreu um baque, Elvis Presley Barbosa, de 20 anos, era atacante do Grêmio foi assassinado a tiros, testemunhas falaram que  Elvis estava na garupa de uma moto com um amigo, quando os dois suspeitos que também estavam em uma motocicleta começaram a perseguição. Elvis foi baleado e caiu no meio da rua. Ele foi socorrido pelo Samu e levado para o Hospital Antônio Bezerra de Faria, em Vila Velha, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Gel no estadual Série B de 2016

Em 2016 após estrear perdendo por 4x1 para o Serra venceu Vilavelhense e Castelo, ambas por 1x0, venceu 3 rodadas depois graças a um W.O contra o Espírito Santo de Marilândia (ESSE) que abandonou a competição, mas no returno uma vitória para dar confiança, 1x0 sobre o Serra, mas fi o inverso, o Gel voltaria vencer 3 rodadas depois 1x0 sobre o Tupy, contando os 3 pontos da última rodada no W.O contra o ESSE o Gel tinha chances claras de classificar pois o Tupy tinha 18 pontos contra 20 do Gel, mas o Gel ao perder por 2x0 para o Rio Branco de Venda Nova viu a sua vaga ir para o espaço pois o Tupy ao derrotar o Vilavelhense por 2x1 passou eles na classificação. Em 2017 após várias anos jogando o Gel desistiu de disputar a Série B paralisando as atividades mas o time não foi extinto.











2 comentários:

  1. Volta GEL, sou seu fã, eu assisti o seu jogo quando conseguiu ser vice campeão em um jogo de muita raça e beleza, e foi coroado com honra com uma vaga merecidíssima na serie A.
    Que saudade.

    ResponderExcluir