sexta-feira, 19 de maio de 2017

Esporte Clube Ypiranga de Marataízes


Nome : Esporte Clube Ypiranga
Fundação : 19 de maio de 1956
Local : Marataízes
Estádio : Joca Soares
Títulos : Copa Sul 2009 e 2010


Escudo da equipe já foi grená por um tempo





Modelo retrô do Tubarão


Estádio Joca Soares

Esporte Clube Ypiranga de Marataízes, o "Tubarão da Barra" foi fundado em 19 de maio de 1956 no balneário da Barra do Itapemirim, em Marataízes , tem a tradição de manter a base sempre em atividade, e montar times competitivos nas disputas de torneios amadores no estado, tanto que em 2009 e 2010 conquistou a Copa Sul, é muito forte em casa no Estádio Joca Soares com capacidade de ate 3 mil expectadores. 

Nos torneios amadores o Ypiranga ou Tubarão da Barra é um adversário duro, com toda essa tradição disputou estadual Série B por 4 oportunidades, 
A primeira em 1998, 30 de agosto marcou a primeira a data da partida do Tubarão na Série B estadual, o placar um 2x1 sobre o Nacional de Itaguaçu, uma semana depois derrotou o Santa Maria por 2x0, na 3ª partida vem o tropeço, derrota de 4x0 para Guanduense, depois entrou em uma sequência de 4 empates consecutivos, 0x0 com Santos de Barra de São Francisco, São Gabriel. 0x0 com Nacional e 1x1 com Santa Maria estes  já pelo returno venceu o Guanduense e voltou a respirar na classificação placar de 2x0, derrota por 1x0 para Santos da Barra. A última rodada pegou fogo, com 13 pontos o Ypiranga encarava o São Gabriel com 15, Nacional com 13 encarava Santos da Barra com 12, Guanduense com 7 único eliminado contra Santa Maria com 11, o Tubarão precisava apenas de uma simples vitória mas ela não veio com empate em 0x0 mas por sorte o Santos da Barra também empatou (1x1) com isso Ypiranga avançou por 1 ponto. Mas o Tubarão acabou em 4º devido aos critérios de desempate encarando o São Gabriel melhor colocado da 1ª fase, e ao ser derrotado em casa por 1x0 ficou na obrigação de vencer fora, mas lá em São Gabriel da Palha o empate em 1x1 eliminou o Tubarão tirando sua chance de chegar a Série A logo na primeira disputa.

Em 1999 em 6 partidas o Tubarão venceu Tupy por 2x1 e 3x1, Domingos Martins por 3x2,, empatou com Estrela do Norte e Domingos Martins em 0x0 e perdeu para Estrela do Norte por 1x0, esta campanha valeu a liderança da chave e vaga na 2ª fase.

Lá começou com 0x0 com Riachuelo de Aracruz, derrota por 3x0 para o Estrela do Norte e empate em 2x2 com Esporte Clube Rio Branco (Cariacica). No returno 3 derrotas eliminaram a equipe da luta pela vaga na Série A.

Em 2000 foi uma Série B de tiro curto, e o Ypiranga patinou ao perder para o Alegrense por 3x1 e empatar com Cachoeiro em 1x1, mesmo derrotando Tupy por W.O e CTE Colatina 2x0 ficou em 4º fora da Série A novamente.


Após ficar de fora em 2001 retorna em 2002 começa com tudo aplicando 4x0 no Santa Teresa, 0x0 com Canário 2x1 sobre Jaguaré, acaba com derrota por 2x1 para Vitória. Seguindo a competição 2x1 sobre o Riachuelo, mas perde por 1x0 para CTE Colatina se recupera em grande estilo aplicando 3x0 no Castelo.

Mas no returno perde para Santa Teresa e Canário por 1x0, empate em 2x2 com Jaguaré e perde para Vitória por 4x2, após esta partida o Tubarão abandona a competição e é punido pela federação do estado com 2 anos afastado de competições oficiais, desde então só disputa amador e categorias de base, detalhe que mesmo abandonando a competição faltando 3 rodadas terminou empatado com Castelo, a frente de Riachuelo, Jaguaré e Aracruz que também abandonou a competição.

O título de 2009 o Ypiranga conquistou seu primeiro título da Copa Sul de futebol amador, a partida foi disputada no Estádio João Vieira da Fraga em Muqui,na ida em Marataízes o Tubarão fez 1x0, na volta o Muqui devolveu o placar, então a taça foi decidida nos pênaltis, e o Ypiranga venceu por 4x2 conquistando o título.

Em 2010 a Copa Sul Jornal A Tribuna vinha de campeões distintos. Em 2008 o campeão  foi o Central de Guarapari, em 2007 ficou com o Mimosense, em 2006 o título ficou com Afonso Cláudio, e 2009 o próprio Ypiranga, em 2010 o Armando Zanata tentava manter esse equilíbrio. Estádio Waldo Ribeiro Pessanha, Centro de Treinamento Armando Zanata e Ypiranga entraram para decidir o campeão, e nessa o visitante Ypiranga levou a melhor em pleno Itapemirim. O primeiro gol da partida só saiu aos 43 minutos da 1ª etapa com Farllyn depois de passe de Dedé, o artilheiro da Copa. “Era tudo o que eu queria. Conquistar o título de campeão e a artilharia, coisa que almejava há muito tempo. Minha mulher e filha vieram ao jogo e fiquei muito feliz”, afirmou o artilheiro. Aos 31 da 2ª etapa Pacholinnha acertou o ângulo fazendo 2x0“Estava devendo isso para a nossa torcida. Perdi aquele pênalti em casa, sei que é coisa do futebol, mas me sentia triste com isso, graças a Deus, tive a sorte e pude ajudar minha equipe a conquistar o título”, destacou Pacholinha, eleito o destaque da partida. Mesmo com a ótima participação de Odvan, ex-zagueiro da Seleção Brasileira, Vasco, Fluminense e grande atração do time do Armando Zanata, o Ypiranga foi sempre superior em campo, esta já era a 3ª edição de Odvan na competição jogou em 2008 e 2009 também.

Ficha da partida em 20 de junho de 2010

Armando Zanata 0x2 Ypiranga
Estádio Waldo Pessanha
Armando ZanataMacula; Rafael (Obina), Rodolfo, Odvan, Beto e Leleu, Dogão, Júlio César e Walker (Cajá), Regilson (Amoroso) e Dodoco. Técnico : Neto Reis
Ypiranga : Denis, Farllyn, Peter, Alex Passos e Maicon, Jorginho, Patrick, Pacholinha e Jean (Paulo César), Dedé (Diego) e Pepeta (Betinho).Técnico : Marquinhos
Ypiranga Bi-campeão 2010




Em 2012 Túlio Maravilha esteve mais uma vez no futebol amador capixaba, são várias passagens, Leão de São Marcos, Mimosense entre outras, nesta partida não marcou gol mas deu passe para  Flávio Medina na foto fazer 1x0 na vitória por 2x0 sobre o Anchieta.

Os 60 anos do Esporte Clube Ypiranga, o “Tubarão da Barra”, foi homenageado com um enredo de um dos blocos carnavalescos chamado Esplendor da Noite, no tradicional desfile de blocos da Barra do Itapemirim. Além dos 60 anos de criação, o clube de futebol também comemorou os títulos do Sulinão e Copa Sul. A figura do Tubarão, mascote do clube, e as cores vermelho e branco do uniforme do Ypiranga, dominaram as alegorias e fantasias.

O músico cachoeirense Betinho du Cavaco deu vida ao enredo do bloco, assinando letra e música, destacando o grito do Ypiranga, cantando os 60 anos de história, glórias e vitórias do clube. “Sou Tubarão, sou Esplendor, sou de Barra do Itapemirim”, canta Betinho. O enredo foi feito por ele, Abimar Leal, Betinho Pereira, Cleyton e Wescley Persona. E o intérprete foi professor Batistinha.

Dinei, Mauro,  Lauro, Roberto, Paulinho, Gilmario, Rui (Presidente), Washington, Cate, Amintas, Farley, Bibi e Gabarito

Washington, Chicão, Tayroni(com cabelo) Marcelo, Roberto, Carlinho, Helinho Posudo, Elion, Aécio, Paulinho Grauna, Farley, Batista e Gabarito


Ypiranga e Flamengo com seus times master


Ypiranga nos primeiros anos










Nenhum comentário:

Postar um comentário