terça-feira, 9 de maio de 2017

Bangu Football Club do Espírito Santo

Nome : Bangu Football Club
Fundação : 05 de maio de 1922 
Local : Vitória
Título : Taça Olindo Salles 1926



Fundado em 5 de maio de 1922 o Bangu Football Club na cidade de Vitória, nasceu com o nome de Bataelan Football Clube pouco tempo depois se tornou Bangu inspirado no Bangu Atlético Clube do Rio de Janeiro, há registros do clube tricolor participando do Campeonato Capixaba Série A por duas vezes, 1928 e 1929, e mais 6 na Série B ou Campeonato Suburbano como era conhecido na época, isso entre as décadas de 40,50 e 60 antes de ser extinto.

Logo nos primeiros meses de vida   o Bangu começou disputar as competições da federação de futebol, sua estreia foi no Torneio Início de 1926, e a equipe não fez nada feio, na primeira fase avançou eliminando o Vitória por 2x0, na fase seguinte 2x0 novamente agora sobre o Floriano, e na final acabou perdendo para o América devido a quantidade de cobranças de corner que era o primeiro critério desempate em caso de igualdade.

Em 1927 o Bangu entrou na disputa do clube mais querido do estado e com apenas 1 ano de fundação ficou atrás apenas do América de Vitória, Rio Branco, Vitória e Santo Antônio, além disso João Rosa seu atleta entrou no top 6 dos melhores jogadores do estado. 

Em 1926 descobrimos uma conquista do Bangu, a Taça Olindo  Salles disputada e conquistada contra o Gymnasio Espírito Santense. Mas essa taça foi cheia de discórdia, o Bangu venceu compro propriedade por 4x2 a partida, mesmo o adversário reforçado por 5 atletas do Vitória F.C, o Gymnasio pediu uma revanche que acabou empata em 2x2, nisso o Bangu deu como encerrada a disputa pela Taça Olindo Salles por ter vencido uma e empatado a outra, dia depois o Gymnasio pediu outra partida, o Bangu encarou como um amistoso comum e até jogou desfalcado, o Gymnasio se declarou o campeão ao vencer a partida por 4x3, mas a verdade é que o Bangu havia sido convidado para um amistoso apenas, não havia nada especificando a disputa de taça alguma.  



Uma vitória registrada pelo Suburbano foi contra Centenário também de Vitória que deixava a partida om aura de clássico, era uma rivalidade boa, a partida valia a 1ª posição do 1º turno. Euclides Honofre foi o árbitro da partida, Bangu escalou: Antônio, Pedro Lira, Germano, Milton, Carlos Zamprogno, Rubens, Gorila. Genóvita, Luiz Carlos, Jair e Adalberto.
Centenário escalou: Antônio(Jorge), Aderaldo, Marcos, Carlinhos, Hamilton, Ormelino, Israel, José Ângelo, Valdemar, Getúlio e Paulo(José Carlos). Vitória que classificou Bangu para fase seguinte brigando pelo título.

6º aniversário de fundação do Bangu ex Bataelan

Em 1958 um registro do Bangu em ação, a partida foi em janeiro daquele ano referente ao Campeonato Suburbano de 1957, o Bangu encarou o Atlético de Aribiri Vila Velha. A partida foi movimentada com Jose Rocha logo aos 17 minutos marcando Atlético 1x0, aos 27 Hernandes deixou tudo igual para o Bangu, mas ainda na primeira etapa o Atlético chegou ao segundo gol por intermédio de Antônio Fernandes aos 43 minutos, no segundo tempo Almir aos 17 deixou tudo igual novamente, o placar final foi mesmo o 2x2 entre as equipes, o Atlético ainda terminaria a partida com um a menos já que José Felipe foi expulso por João Zambelli por fazer gestos obscenos. O Atlético jogou com Hamilton, Luiz, Olímpio, João Augusto, Osman, Alcir, Esequiel, Donaldo, Antônio, Taciano, José Rocha (José Felipe). O Bangu foi a campo com Rubens (Antônio), Germano, Teodoro, Elosino, Carlos, Moisés, Hernandes, Genoviloti, Almir, Adalberto e Luiz Caros.
Bangu de Vitória 1941 no Estádio Governador Bley

2 comentários: