segunda-feira, 29 de maio de 2017

América de Marechal Floriano



Nome : América Futebol Clube
Fundação : 27 de maio de 1957
Local : Marechal Floriano
Estádio : José Henrique Pereira
Títulos : Campeão Centro Sul 1982
Copa Sul 2016


No aniversário de 58 anos este belo escudo pode ser visto

Outro modelo muito utilizado pelo Mequinha

Estádio José Henrique Pereira

Fundado em Marechal Floriano localizada no km 45 da rodovia Vitória- Belo Horizonte, na região montanhosa do Espírito Santo, a “Cidade das Orquídeas” o América Futebol Clube foi fundado em 27 de maio de 1957.
"É o América, um time de tradição. As suas cores vermelha e branca estão guardadas em nossos corações”. Como diz a parte do hino criado por José Carlos Pereira, o “Cacau Pereira”, José Henrique Pereira Filho, o “Zé Piaba”, Osmar Pereira, Darly Soldado e Marijalma Farias. Zé Piaba foi quem tomou a iniciativa de se criar um clube, ele era jogador profissional, jogava no Leopoldina de Vitória e quando foi para Marechal Floriano se movimentou para a criação do América, a ideia ganhou força em 1956 e em 1957 se concretizou.
O terreno onde construíram o campo foi cedido por José Henrique Pereira, avô de Cacau Pereira e pai de “Zé Piaba”. O estádio teve uma ajuda do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de transportes) na terraplanagem do terreno pois no mesmo período estavam construindo a BR-262.
Em 1948 em um jogo de futebol entre as equipes do Campinho e Marechal Floriano, depois de uma briga, o campo foi fechado para a prática do futebol, sendo seu proprietário, o Sr. José Henrique Pereira. O time de Marechal tinha uma camisa verde e branca. Jogadores que atuavam nesta época: Carlinhos e Juscelino Damasceno, Arlindo Gibi que era o goleiro, José Piaba, João Carreiro, Oscar Araújo, Nenê Lovatti, Juca Tarqueta, Alfeu Endlich, Ormindo Endlich, Nino Pereira, Erotildes, Diógenes, Roudão Barreto, Oscar Schunck. 1956 Depois de 08 anos sem ter futebol, devido a briga entre Campinho e Marechal, um policial com o nome de Darly Simões, José Carlos (Cacau) e Osmar, pedem autorização ao Sr. José Henrique Pereira e reabrem o campo. O Marechal tinha a sua camisa tricolor: Branco, Verde e Vermelho.

Em pé esquerda para direita : Osmar, Belita, Adelson, Badeco, Sergio Bento, Marreco(Edmar), Vivinho, Ildo, Denizarth e Pelenco(Adelmo), Augusto(treinador). Agachados : Gilsinho Lopes, Ernani, Gilmar, Jaime, Marquinho, Beleléu, Bézinho, Lico e Tunico. América campeã Centro Sul 1982.
Em 27 de maio fundou-se o América Futebol Clube. Sendo seus fundadores: Marijalma Ferreira Faria, o topógrafo do DNER, Aldair Guerra e José Henrique Pereira Filho “José Piaba”.
Seu maior rival é o campinho de Domingos Martins, essa rivalidade é tão grande ao ponto de após uma partida entre América e Campinho no Estádio do Campinho uma torcedora do América saindo sozinha do estádio foi encurralada por torcedores do dono da casa, sorte dela que uma torcedora do Campinho evitou algo de pior. Mas o que motiva essa rivalidade? É simples…América e Campinho eram ambos de Domingos Martins, pois o município de Marechal Floriano só foi emancipado em 1991 por isso tanta rivalidade e tantas confusões.(Em 30 de Junho foi feito o plebiscito. Em 31 de Outubro os Distritos de Marechal Floriano e Araguaia Emanciparam de Domingos Martins, pela Lei 4571/91.)
Em 1965 o Campinho de Domingos Martins organizou m torneio, o América na foto ao funfo eliminou o time principal do Campinho mas acabou eliminado pelo aspirante, na frente o Brasil de Parajú.
Sabia que o América está na lista dos mil gols de Túlio?!, mas está na lista dos times que sofreram gols, Túlio já apareceu aqui no Blog várias vezes jogando por equipes amadoras do Espírito Santo mas nesta partida em 2010 ele atuou pelo Botafogo do Distrito Federal, a partida mais pareceu futdal com placar de 7 para o Botafogo e 6 para o América, Túlio jogou até os 30 do 2º tempo e anotou 3 gols para sua lista folclórica

Os vários troféus do América

Em 2015 uma cena inusitada movimentou o Estádio José Henrique Pereira, pois um helicóptero do SAMU fez um pouso em pleno gramado do” campo do América” para socorrer um homem com uma doença em estágio avançado, o momento virou uma atração, vários presentes entraram no gramado para fotografar e ver de perto a aeronave.



Helicóptero fazendo pouso no campo do América para um atendimento de urgência

Em 2016 o América teve uma grande conquista, levantou o troféu da Copa Sul, competição cheia de equipes tradicionais que já disputaram até a Série A e B estadual, na final encarou a equipe do Cofril de Atílio Vivacqua. 

Na partida de ida o América botou as duas mãos na taça ao golear por 3x0 em casa gols de Ximbinha, Ripher e Vander. O América entrou em campo com Welington, Biel, Ripher, Kesley, Ximbinha, Beibe, Jocinho, Gersinho, Dudu, Rominho e Bruninho. 
O Cofril jogou com Matheus, Welington, Arthur, Romildo, Eder, Jéferson, Hélio, Claudemir, Felipe, Vinicius e Alan.
No jogo de volta a vantagem que era grande ficou ainda maior  com gol de Rominho logo aos  aos 12 minutos. Ele recebeu na área e chutou de primeira no canto do goleiro Marlom, no Estádio do Grêmio Santo Agostinho em Cachoeiro de Itapemirim. Restava ao Cofril se lançar ao ataque para tentar marcar 4 gols para levar para a prorrogação, mas a equipe de Atílio só chegou ao empate aos 10 minutos da segunda etapa com Eraldo escorando de cabeça após cobrança de escanteio de Dega. O mesmo Eraldo também de cabeça desempatou a partida aos 40 minutos, o Cofril precisava de mais dois gols e foi pressão total, mas o América controlou bem os ânimos e levou o troféu inédito para Marechal Floriano!

Ficha da partida

Copa Sul 2016
Local: Estádio Grêmio Santo Agostinho (Cachoeiro de Itapemirim).
Arbitro: Julio Cezar.
Cofril: Marlon, Ramon, João Carlos, Allan e Carrapato; Dega, Tchu (Renato) e Pelica; Fabrício (Renan), Everton e Eraldo. Técnico: Fabrício Bernardo
América: Wellington, Biel, Ripher, Kesley e Ximbinha; Gercinho, Baby, Jocinho e Dudu(Wander); Bruninho(Rodrigo) e Rominho. Técnico: Batata.
América grande campeão da Copa Sul 2016
Registro dos anos 2000 da equipe fazendo a festa em todas categorias 


Uma imagem do América umas décadas atrás











Nenhum comentário:

Postar um comentário