domingo, 7 de maio de 2017

América de Vitória



Nome: América Football Club
Fundação: 03 de maio de 1916
Local: Vitória
Títulos :Campeão Capixaba Série A: 1917, 1922, 1923, 1925, 1927 e 1928. Tetra Campeão Torneio Início :1922, 1923, 1926 e 1943.


Um dos primeiros modelos oficiais do América




Em 03 de maio de 1916 era fundado o América Football Club em Vitória por dissidentes do Rio Branco, o clube foi uma homenagem ao América/RJ, o Mequinha foi o 1º campeão capixaba da história em 1917. Sua sede ficava no Club Behemios em Vitória, local constantemente utilizado para bailes, inclusive no carnaval, em 1927 o América após uma votação pública foi eleito o "mais querido" pelo capixaba, sendo sim este é o verdadeiro clube mais querido do Espírito Santo. Uma curiosidade do clube é que chegou a contar com o zagueiro chamado Carlos Lindenberg, que para quem não sabe mais tarde se tornou governador do Espírito Santo e senador da República na década de 1950.
O clube foi um dos fundadores da Liga Sportiva Espírito Santense hoje chamada FES Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo, ao lado de Vitória F.C, Rio Branco, F.C, Moscoso F.C, Barroso F.C em 2 de maio de 1917.
Estatuto do América F.C



Entre os Américas este América é o que mais teve sucesso no futebol capixaba, o time de Vitória conquistou 6 vezes o Campeonato Capixaba, 1917, 1922, 1923, 1925, 1927 e 1928, 4 vezes Torneio Início 1922, 1923, 1926 e 1943. São vários Américas pelo mundo e no Espírito Santo temos América em Vila Velha, Linhares, Colatina e Castelo entre outros. 


Registro da primeira partida do Campeonato Capixaba Rio Branco 3x0 América, no fim o América foi quem sorriu conquistando o troféu.

A 1ª diretoria foi composta por: Melchiades Caldeira presidente, Oswaldo Guimarães vice, Clovis Nunes Pereira 1º secretário e Guilherme Carvalho, Raphael Carvalho 1º tesoureiro e Placido Barcellos 2º tesoureiro. Tomaram posse em 5 de maio de 1916 até 16 de abril de 1917.



Equipe América no começo da década de 20

No título histórico de 1917 o América foi a campo com: Airton, Landry, Adroaldo, Tito, Afonso, Carlos (Carlos Monteiro Linderberg), Aguinalo,Homero, Asdrúbal, Simplini e Pedrini. Este título por ironia do destino colocou América dos dissidentes "rebeldes" campeão e o Rio Branco "matriz"vice campeão.
Em 1922 e 1923 os títulos do Torneio Início, estes títulos tiveram um sabor muito especial, afinal foi contra o Rio Branco de onde insatisfeitos se retiraram e criaram o América.
Em 1922 e 1923 o América conquista seu primeiro bicampeonato, mostrando grande força e brigando com Rio Branco e Vitória diretamente pelos títulos estaduais. 
Em 1923 o América deixou para trás Uruguaiano, Floriano, Rio Branco, Santo Antônio, Moscoso e Vitória para trás para levantar o troféu.  
Em 1925 e 1927 mais dos títulos americano.

No ano de 1926 o América conquistou o Torneio Início pela 3ª vez, a competição foi disputada por Vitória, Floriano, Santo Antônio, Rio Branco, Moscoso, Bangu e América. na primeira fase derrotou o Santo Antônio por 1x0 gol de Raimundo, na fase seguinte vitória por 2x1 sobre Uruguaiano chegando assim a final diante do cacula Bangu fundado em maio daquele mesmo ano. Após empate em 0x0 o América sagrou-se campeão na quantidade de cobranças de escanteio. O time campeão foi escalado com: Adalto, Chinez I, Chinez II, Ventura, Medina, M carneiro, Raimundo, Tonini, Sarlo, Bebo e Deca. 

O título de 1927 foi conquistado após vitória por 3x1 sobre o Uruguaiano, Bezerra, Octavio e Milton marcaram os gols do América, Azarias descontou, detalhe o título veio de forma invicta. Este time de 1927 é responsável por uma das maiores goleadas da história do Vitória, as equipes foram para uma partida amistoso, onde o Vitória contava com reforços vindos do rival Rio Branco, mas América não deu a mínima e simplesmente passou por cima como um rolo compressor aplicando 10x2. O América jogou com : Ayrton, Américo, Chinez I, Ventura, Medina, Milton, Bezerra, Sarlo, Octavio, Bebo e Chinez II, e a goleada poderia ser muito pior pois o Vitória se retirou de campo faltando 15 minutos para acabar a peleja. Em 12 disputas de estaduais o América levantava o 6º troféu se tornando o maior campeão contra 4 do Rio Branco, 1 do Vitória e outro do surpreendente Floriano.


Título de 1927 o título eterno do 1º estadual da história

Na década de 30 o América já não era mais competitivo, era apenas um mero coadjuvante, no início dos anos 40 já com campo de treinamento em Jardim América Cariacica o América tentou se reerguer. A campanha começou com 4 tropeços,1x0 para Vitória, 3x2 para Rio Branco, 2x0 para o Vasco da Gama, a primeira vitória veio contra o Vilavelhense por 3x2, empatou em 1x1 com Santo Antônio e perdeu por 3x0 para o Americano. 
O returno o América começou com tudo, venceu Vitória por 3x2, Rio Branco por 2x0, 4x0 no Centenário e 5x4 no Vasco da Gama, porém a reação teve fim ao perder por 6x4 para o Americano e 4x0 para o Vilavelhense, já sem nenhuma pretensão um W.O contra o Santo Antônio.
América em 1940
Em 1943 mesmo afundada na crise a equipe alvirrubra levou mais um Torneio Início. Na primeira partida avançou com gol de Milton vencendo o Americano por 1x0, na fase seguinte eliminou o Rio Branco e na final uma bela vitória, o América goleou o Vitória por 3x0 gols de Milton, Otílio e Jair. A equipe campeã foi escalada com Preti, Mário, Alvarenga, Carlinhos, Pelota (Ricardo), Josafá, Joaninho (Didi), Jair, Chico, Murilo, Toninho e Irênio. 

A crise era tão grande que em 1945 chegou ao ponto de ser excluído do estadual por estar em débito com a federação, em 1946 fechou as portas. Mas em 1952 liderados por Carmine D"Achille americanos tentaram ressurgir a equipe alvirrubra com os mesmos direitos inclusive com os 6 títulos estaduais conquistados, mas a federação vetou e isso decretou de vez a extinção do América Football Club.



Registros do América em ação contra o Rio Branquinho (Atual Rio Branco Atlético Clube)


E essa elegância do América e seus adeptos!














4 comentários:

  1. ola blogueiro parabens pela iniciativa de recuperar a historia di futebol capixaba. tem um clube muit importante na decada de 60 chamado america f.c em colatina. poderia conseguir alguma coisa e fazer uma materia? tenho ligações afetivas com ese time que foi grande em colatina rivalizando com o vila nova e outros. muito agradecido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. América do Bairro Maria Ismênia correto? Buscamos a fundação deste clube faz tempo, várias vezes entramos em contato com colatinenses que prometeram mas não passaram mais nada sobre a data de fundação, tendo a data já poderemos fazer a matéria do América!

      Excluir
    2. Queria. Um. Informação sobre um jogado com apelido de gato

      Excluir